Perguntas da Bíblia: O mistério de Mateus 24:36, “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe”, foi revelado

07 de Maio de 2020

Por Xinjie

As quatro luas de sangue já surgiram e catástrofes como terremotos, fome e epidemias são cada vez mais comuns. As profecias sobre o retorno do Senhor já foram essencialmente cumpridas e algumas pessoas deram testemunho pela internet de que Ele já veio. Alguns irmãos e irmãs estão confusos, já que a Bíblia diz claramente: “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai(Mateus 24:36). Como eles podem saber que o Senhor já retornou? Ele realmente retornou? O que devemos fazer para que possamos acolhê-Lo? Vamos comunicar juntos sobre essa questão em particular.

“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe” Qual o significado disso?

Alguns irmãos e irmãs acreditam, com base neste versículo da Bíblia, “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe”, que quando o Senhor efetivamente retornar, ninguém ficará sabendo. É por isso que nenhum deles dá crédito ou atenção às pessoas que divulgam notícias sobre o retorno do Senhor. Esse entendimento está deveras correto ou não? Está de acordo com a vontade do Senhor? O Senhor Jesus certa vez profetizou: “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!(Mateus 25:6). “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo(Apocalipse 3:20). Essas linhas das Escrituras nos mostram que, depois que o Senhor retornar nos últimos dias, Ele baterá à nossa porta com Suas palavras e até mesmo nos convocará para sair e acolhê-Lo por meio de um grito humano: “eis o noivo”. Como há pessoas que divulgam para nós a notícia do retorno do Senhor, isso mostra que, quando Ele vier, certamente comunicará o fato. Claramente, dizer que “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe” significa que ninguém ficará ciente da vinda do Senhor depois que ela ocorrer é uma interpretação completamente errada.

Então, como devemos interpretar exatamente essa passagem das Escrituras? Podemos interligar estes versículos: “Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras jamais passarão. Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai(Mateus 24:32—36). “Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem(Mateus 24:44). E Apocalipse 3:3 diz: “Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei(Apocalipse 3:3). Essas passagens exploram presságios sobre o retorno do Senhor para nos informar. Elas mencionam que “virá o Filho do homem” e “como um ladrão”. O “Filho do homem” realmente se refere a Deus encarnado; o corpo espiritual não pode ser chamado de Filho do homem. Somente alguém como o Senhor Jesus — o Espírito de Deus provido de carne, que desceu entre os humanos para realizar uma obra eminentemente prática, que possui a humanidade normal — pode ser chamado de Filho do homem. “Como um ladrão” significa vir furtivamente e em segredo. Isso mostra claramente que o retorno do Senhor envolve descer secretamente na carne como o Filho do homem. Dado que Ele desce em segredo, não poderemos identificá-Lo facilmente, pois o dia e a hora em que Deus Se manifesta em carne encarnada são desconhecidos a todos. Ou seja, “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe”, significa que ninguém sabe a hora exata do retorno do Senhor. No entanto, após o Seu retorno para falar e executar a Sua obra, com certeza haverá algumas pessoas que estarão cientes disso, e é nesse momento que devemos estar alertas. Ao ouvirmos pessoas divulgando o evangelho do retorno do Senhor, devemos buscar e investigar; somente assim poderemos acolher o Senhor e cear com Ele. Contudo, neste momento, não só não estamos alertas, como deixamos de buscar e investigar quando ouvimos outras pessoas divulgando a notícia do retorno do Senhor. Sendo assim, não interpretamos mal a vontade do Senhor? Vamos ler mais algumas passagens das palavras de Deus para termos maior compreensão dessas passagens das Escrituras.

Deus Todo-Poderoso disse: “Ao romper da aurora, sem que as multidões da humanidade soubessem, Deus veio à terra e começou Sua vida na carne. As pessoas não tinham conhecimento da chegada deste momento. Talvez estivessem todos dormindo; talvez muitos que estavam atentamente acordados estivessem esperando, e talvez muitos estivessem orando silenciosamente para Deus no céu. No entanto, entre todas essas pessoas, ninguém sabia que Deus já havia chegado à terra(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Obra e entrada (4)”). “No início, quando Jesus ainda estava por realizar oficialmente Seu ministério, como os discípulos que O seguiam, às vezes Ele também participava de reuniões, cantava hinos, dava louvores e lia o Antigo Testamento no templo. Depois que Ele foi batizado e se levantou, o Espírito desceu oficialmente sobre Ele e começou a operar, revelando Sua identidade e o ministério que Ele deveria empreender. Antes disso, ninguém conhecia Sua identidade e, além de Maria, nem mesmo João sabia. Jesus tinha 29 anos de idade quando foi batizado. Depois de concluído Seu batismo, os céus abriram e uma voz disse: ‘Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo’. Assim que Jesus foi batizado, o Espírito Santo começou a dar testemunho Dele dessa maneira. Antes de ser batizado, aos 29 anos de idade, Ele havia levado a vida de uma pessoa normal, comendo quando deveria comer, dormindo e Se vestindo normalmente, e nada a respeito Dele era diferente das outras pessoas, embora, é claro, isso fosse apenas para os olhos carnais do homem. […] A Bíblia não registra o que Ele fez antes de ser batizado porque Ele não fez essa obra antes de ser batizado. Ele era apenas um homem comum e representava um homem comum; antes de Jesus começar a realizar Seu ministério, Ele não era diferente das pessoas normais, e os outros não conseguiam ver diferença alguma Nele. Foi somente depois de chegar aos 29 anos de idade que Jesus soube que Ele tinha vindo para completar um estágio da obra de Deus; antes, Ele Mesmo não sabia disso, pois a obra feita por Deus não era sobrenatural(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Sobre denominações e identidade”).

A partir das palavras de Deus Todo-Poderoso, podemos ver que ninguém sabe quando Deus desce à terra como carne encarnada, nem mesmo o Filho do homem. Somente o Espírito no céu sabe. No entanto, quando Deus começa a executar a Sua obra, o Espírito Santo dá testemunho da obra de Deus encarnado e depois usa Seus seguidores para divulgar o evangelho. Assim, as pessoas aos poucos vão tomando ciência disso. É exatamente como no começo, Deus Jeová usou um profeta para anunciar a vinda do Messias, mas quanto a quando ou onde o Messias chegaria, somente Deus Jeová sabia. Quando o Senhor Jesus retornou na carne para realizar a obra, de início nem Ele Próprio sabia que era o Messias, que Ele viera para fazer a obra de redenção. Ele levou uma vida normal como um ser humano comum. Outras pessoas também não sabiam que o Senhor Jesus era Cristo, o Próprio Deus encarnado. Depois que Ele foi batizado, o Espírito Santo começou a dar testemunho Dele e o Senhor Jesus começou a expressar o caminho para o arrependimento humano, exibindo os sinais e as maravilhas de Deus, curando os doentes e expulsando demônios. Algumas pessoas começaram aos poucos a reconhecer que o Senhor Jesus era o Messias. Aqueles que primeiro aceitaram a obra de redenção do Senhor Jesus, tal como Pedro e João, começaram a viajar por toda a parte, divulgando o evangelho do Senhor. Assim, mais e mais pessoas tomaram conhecimento da salvação do Senhor, e isso foi transmitido através dos tempos até hoje. Agora há crentes em todas as partes do mundo.

O Senhor Jesus também profetizou o seguinte para os últimos dias: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13). “Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia(João 12:48). E na Bíblia está escrito: “Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade(João 17:17). “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus(1 Pedro 4:17). Quando o Senhor retorna, Ele expressa verdades mais numerosas e elevadas do que as da Era da Graça, de acordo com a nossa estatura. Ele nos julga e purifica com Suas palavras, para que possamos nos libertar das amarras do pecado e, assim, sermos purificados e transformados. Portanto, quando o Senhor retorna nos últimos dias para Se manifestar e fazer Sua obra, certamente há quem ouça a voz de Deus e aceite Sua obra, e depois viaje para os quatro cantos para divulgar as boas novas do retorno do Senhor. O mesmo aconteceu quando primeiro ganhamos fé no Senhor; só a aceitamos depois de ouvirmos outras pessoas espalhando o evangelho da crucificação. É como está escrito na Bíblia: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17).

Portanto, ao ouvirmos a notícia do retorno do Senhor, não devemos de maneira nenhuma rejeitá-la cegamente; devemos buscar com a mente aberta, perguntar aos que estão divulgando o evangelho qual obra o Senhor tem feito desde o Seu retorno e quais palavras Ele tem proferido. Se os seus testemunhos coincidirem com as profecias do Senhor, é prova de que Ele realmente retornou para Se manifestar e realizar a Sua obra, e, ao aceitar e nos submeter, estaremos acolhendo o Senhor. Deus Todo-Poderoso diz: “Uma vez que estamos buscando as pegadas de Deus, cabe a nós buscar a vontade de Deus, as palavras de Deus, Suas declarações — pois onde quer que haja novas palavras ditas por Deus, a voz de Deus está ali, e onde quer que haja passos de Deus, os feitos de Deus estão ali. Onde quer que haja a expressão de Deus, ali Deus aparece, e onde quer que Deus apareça, ali existem o caminho, a verdade e a vida. Na busca pelas pegadas de Deus, vocês ignoraram as palavras de que ‘Deus é o caminho, a verdade e a vida’. Assim, mesmo quando recebem a verdade, muitas pessoas não acreditam que tenham encontrado as pegadas de Deus e muito menos reconhecem a aparição de Deus. Que grave erro!(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Apêndice 1: A aparição de Deus inaugurou uma nova era”).

Em todo o mundo, apenas A Igreja de Deus Todo-Poderoso está testemunhando abertamente que o Senhor retornou — isto é, que Cristo dos últimos dias, Deus Todo-Poderoso, tem expressado muitas verdades e realizado a obra de julgar e purificar as pessoas. A grande maioria das declarações de Deus Todo-Poderoso está registrada no livro A Palavra manifesta em carne. As palavras de Deus esclareceram todos os aspectos da verdade. Eles falam claramente sobre os mistérios das encarnações de Deus, as verdades internas da Bíblia, o propósito do plano de gerenciamento de seis mil anos de Deus para a humanidade, as diferenças entre Sua obra e a obra do homem, e ainda como Deus julga e purifica as pessoas, como as pessoas devem conhecer a Ele, como Ele determina o desfecho e o destino de todo ser humano, e assim por diante. Todas essas verdades estão relacionadas à própria obra de Deus; são todos mistérios que nos mostram claramente a senda da salvação. Devemos nos empenhar na busca de saber se isso é realmente o Espírito Santo falando às igrejas, e se isso é realmente Deus dos últimos dias realizando a Sua obra de julgamento, começando por Sua casa. É assim que poderemos verificar se Deus Todo-Poderoso é realmente o Senhor Jesus retornado ou não. Acredito que, enquanto tivermos um anseio de buscar, Deus nos levará a acolher o retorno do Senhor! Isso porque, como o Senhor Jesus disse: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus(Mateus 5:3).

Todos os dias temos 24 horas e 1440 minutos. Você está disposto a dedicar 10 minutos para estudar o caminho de Deus? Você está convidado a se juntar ao nosso grupo de estudo.👇

Conteúdo relacionado

As profecias do fim dos tempos se cumpriram: como acolher o retorno do Senhor

Você deseja seguir os passos do Cordeiro? Você deseja acolher o Senhor? Você deseja ser arrebatado antes da grande tribulação? As palavras de Deus nos dizem que, se quisermos acolher o Senhor, é essencial que aprendamos a como ouvir a voz de Deus examinando se as palavras expressadas por Deus Todo-Poderoso são a verdade, se elas são as palavras do Espírito Santo às igrejas. Acredito que, se possuirmos um coração humilde de buscar e ansiar pela verdade, Deus nos guiará para acolher o Senhor em breve!

O mundo é afligido por catástrofes: como será o arrebatamento antes da tribulação?

Hoje, as catástrofes ao redor do mundo estão se tornando cada vez mais severas. O noticiário está cheio de histórias de pragas, terremotos, enchentes e secas. Alguma vez você já se perguntou: as profecias do retorno do Senhor se cumpriram, por que, então, ainda não acolhemos o Senhor? Se isso continuar, quando a grande tribulação chegar, nós não seremos lançados em desastre também? Quando, exatamente, o Senhor nos levará para o reino celestial?

Conecte-se conosco no Messenger