Como adorar a Deus: você adora a Deus em espírito e em verdade?

12 de Março de 2019

Por Xianxin

Conteúdos
1. Estamos praticando a verdade ou nos apegando a regras e rituais?
2. Nós despendemos por Deus a fim de amá-Lo e satisfazê-Lo?

O Senhor Jesus disse: “Em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:23-24). O Senhor exige que adoremos a Deus em espírito e em verdade, pois somente assim poderemos conquistar Sua aprovação. Mas o que implica exatamente adorar a Deus em espírito e em verdade? Alguns irmãos e irmãs acreditam que orar e ler a Bíblia diligentemente todos os dias é adorar a Deus, algumas pessoas acreditam que frequentar reuniões pontualmente e ir à igreja toda semana é adorar a Deus, outras ainda acreditam que labutar, trabalhar, renunciar e despender pelo Senhor é adorar a Deus e assim por diante. Há muitas maneiras de praticar a adoração a Deus, mas estamos adorando a Ele em espírito e em verdade? Deus louva esse tipo de prática? Vamos comungar juntos sobre isso.

1. Estamos praticando a verdade ou nos apegando a regras e rituais?

A partir do momento em que começamos a crer no Senhor, embora possamos orar, ler a Bíblia e cantar hinos todos os dias e frequentar a igreja, louvar ao Senhor e ouvir sermões toda semana, será que adorar a Deus em espírito e em verdade envolve apenas essas práticas externas? Lembremos que, quando a mulher samaritana perguntou ao Senhor Jesus onde ela deveria adorar a Deus, Ele respondeu: “A hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. […] em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:21, 23-24). O Senhor Jesus revelou claramente às pessoas a vontade e as exigências de Deus: não importa onde as pessoas adorem a Deus e elas não devem seguir nenhuma regra ou cerimônia, mas adorar a Deus em espírito e em verdade. Esse é também o nosso princípio de prática para adorar a Deus. Mas, na maioria das vezes, concentramos nosso esforço apenas em nossas práticas externas; temos o cuidado de orar um pouco mais e dizer um pouco mais; lemos versículos da Bíblia várias vezes, tentando memorizá-los; frequentamos a igreja com qualquer tempo, sob vento ou chuva, faça calor ou frio; organizamos todos os tipos de atividades ou produzimos vários espetáculos para louvar ao Senhor e sempre participamos com uma atitude positiva; e assim por diante. Externamente, parece que estamos despendendo muito esforço e pagando um preço alto para louvar ao Senhor e sofrendo muito, mas quantas vezes dizemos o que está em nosso coração quando oramos a Deus? Quantas vezes durante o curso da leitura da Bíblia, cantando hinos ou frequentando igrejas e ouvindo sermões, nos esforçamos para estar perto de Deus e contemplar as palavras do Senhor? Quantas vezes, ao adorar a Deus, buscamos a vontade do Senhor e a compreensão de Suas palavras? Alguns irmãos e irmãs têm praticado dessa maneira por muitos anos, mas ainda não compreendem a verdade nem têm conhecimento do Senhor, e quando algo lhes acontece, ainda pecam com frequência e vivem escravizadas e restritas pelo pecado. Nisso nos deparamos com um problema sério: a maior parte do tempo que passamos orando, lendo a Bíblia, frequentando a igreja e ouvindo sermões, estamos simplesmente agindo sem nos envolver. Não estamos realmente adorando a Deus em espírito e em verdade, nem estamos praticando a verdade para satisfazer a Deus. Independentemente de quanto nos dediquemos a essas práticas externas, Deus não aprova.

Portanto, como podemos adorar a Deus em espírito e em verdade ao orar ou ler a Bíblia? Vamos ler juntos uma passagem das palavras de Deus. As palavras de Deus dizem: “Uma vida espiritual normal é uma vida vivida diante de Deus. Ao orar, pode-se aquietar o coração diante de Deus e pela oração, pode-se buscar a iluminação do Espírito Santo, conhecer as palavras de Deus e entender a vontade de Deus. Ao comerem e beberem das Suas palavras, as pessoas podem ganhar um entendimento mais claro e mais profundo da obra atual de Deus. Elas também podem ganhar uma nova senda de prática e não se agarrarão à antiga; tudo o que elas praticam será para alcançar crescimento na vida. Quanto à oração, não se trata de dizer algumas palavras que soem bem ou de desabar em lágrimas perante Deus para mostrar o quanto você está em dívida; antes, seu propósito é treinar-se no uso do espírito, permitindo que se aquiete o coração diante de Deus, treinar-se para buscar orientação das palavras de Deus em todos os assuntos, a fim de que seu coração possa ser atraído a uma luz nova e fresca a cada dia, e para que não seja passivo ou preguiçoso e possa entrar na trilha certa de pôr as palavras de Deus em prática” (“A respeito de uma vida espiritual normal”).

As palavras de Deus nos mostram o caminho da prática. Quando oramos, devemos ter o cuidado de falar com Deus de coração, falar honestamente e confiar a Deus nossas dificuldades práticas e estado real. E quando lemos a Bíblia, cantamos hinos, frequentamos a igreja ou ouvimos sermões, nosso coração deve sempre se concentrar em buscar a verdade, buscar a iluminação e o esclarecimento do Espírito Santo e contemplar as palavras de Deus para que possamos compreender Sua vontade por meio de Suas palavras, conhecer a Deus e ter uma senda de prática e entrada. Só isso é adorar a Deus em espírito e em verdade. Se praticarmos muitas vezes dessa maneira, teremos crescimento contínuo na vida.

2. Nós despendemos por Deus a fim de amá-Lo e satisfazê-Lo?

Como adorar a Deus

Depois que começam a crer no Senhor, muitos irmãos e irmãs renunciam e despendem pelo Senhor e cumprem seu dever em meio a grande adversidade. Alguns fazem doações frequentes, alguns se ocupam em divulgar o evangelho, alguns dão sermões onde quer que estejam e alguns até mesmo abandonam seus casamentos e servem ao Senhor pelo resto de suas vidas… Muitos irmãos e irmãs acreditam que isso é adorar a Deus em espírito e em verdade. Mas em algum momento refletimos se pagamos esse preço para amar e satisfazer ao Senhor? Se pensarmos bem sobre isso, embora trabalhemos e preguemos o evangelho para o Senhor, às vezes ainda nos exibimos e damos testemunho de nós mesmos ao promover a Bíblia para ganhar a estima e o apoio dos outros e estabelecer nossa própria posição e imagem. Embora alguns irmãos e irmãs renunciem, despendam, labutem e trabalhem, eles possuem muitas impurezas e fazem essas coisas para obter recompensas e coroas e para que possam desfrutar as bênçãos do reino celestial… Podemos ver então que não pagamos um preço nem nos despendemos com um coração honesto em consideração ao fardo de Deus e para satisfazer à Sua vontade, mas, ao contrário, trabalhamos, pregamos o evangelho, renunciamos às coisas e nos despendemos a fim de satisfazer às nossas próprias vontades egoístas, e lutamos por nossos próprios futuros e posições. Isso não é adorar a Deus em espírito e em verdade. Pagar um preço e despender dessa maneira é negociar com Deus e não pode ganhar a aprovação do Senhor. O Senhor Jesus disse: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:22-23). O Senhor condenou as pessoas que pregavam e trabalhavam para Ele como pessoas que desenvolviam a iniquidade. Isso porque eles não adoravam a Deus em espírito e em verdade, nem despendiam sinceramente por Deus. Em vez disso, queriam trabalhar para o Senhor em troca de recompensas e bênçãos. Esforçavam-se e trabalhavam pelo bem de seus próprios destinos e por fama, fortuna e status. No fim das contas, não só não conquistaram a aprovação do Senhor pelo preço que pagaram, mas, pelo contrário, foram condenados pelo Senhor. Vejam o exemplo dos fariseus naquele tempo. Durante várias gerações eles leram as escrituras e frequentaram o templo em todas as condições climáticas para adorar a Deus Jeová. Viajaram por terra e mar para divulgar o evangelho de Jeová, despenderam abandonando suas famílias e negócios e sofreram muito. Mas nada do que fizeram foi para amar nem satisfazer a Deus, e sim para o bem de suas próprias posições e sustento. Quando o Senhor Jesus veio realizar Sua obra, eles sabiam perfeitamente que as obras e palavras do Senhor Jesus possuíam autoridade e poder e que tudo vinha de Deus, no entanto, não procuraram nem investigaram de maneira alguma. Em vez disso, definiram o Senhor de acordo com suas próprias noções e imaginações, acreditando que um homem que não se chamava Messias não poderia ser Deus. Em particular, quando viram o número crescente de pessoas comuns que seguiam o Senhor Jesus, temeram que ninguém mais os seguisse e que não conseguiriam manter suas posições e sustento. Assim, aproveitaram todas as oportunidades para O atacar, julgar, condenar e blasfemar, até que finalmente crucificaram o Senhor Jesus. A partir disso, podemos ver que os fariseus não adoravam a Deus em espírito e em verdade. Pareciam piedosos externamente, mas sua essência era hipócrita e enganadora e por isso o Senhor Jesus os repreendeu, dizendo: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!” (Mateus 23:13).

O Senhor Jesus disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento” (Mateus 22:37). Deus exige que busquemos o amor por Ele e que, ao despender por Ele e nos ocupar em trabalhar para Ele, o façamos sobre o fundamento de amar e satisfazer a Ele. Devemos ter consideração sincera pelo fardo de Deus e satisfazer à Sua vontade, sem nenhuma contaminação ou negociação pessoal, e não fazer tais coisas para obter bênçãos ou coroas – somente isso é adorar ao Senhor em espírito e em verdade. Vejam Pedro, por exemplo. Depois que o Senhor Jesus ressuscitou, Ele perguntou a Pedro três vezes: “Simão, filho de João, amas-me? […] Pastoreia as minhas ovelhas” (João 21:16). A partir de Sua pergunta, Pedro compreendeu as exigências do Senhor e a tarefa que Ele havia lhe confiado: buscar ser uma pessoa que amasse e satisfizesse a Deus, fazer tudo ao seu alcance para alimentar Suas ovelhas e completar Sua comissão. Pedro gravou a tarefa que o Senhor lhe confiou em seu coração e em seu trabalho posterior procurou ainda mais amar e satisfazer a Deus de com todo o coração e a alma. Ele divulgou o evangelho do Senhor por toda parte e deu testemunho de Suas palavras e vontade para ainda mais pessoas. Em seu trabalho ele exaltou o Senhor e deu testemunho Dele de todas as maneiras, liderou seus irmãos e irmãs usando a verdade que ele compreendeu, trouxe todos eles perante o Senhor e os ensinou a respeitar o Senhor acima de tudo. Além disso, quando Pedro enfrentou perseguição e adversidade, ele foi capaz de jurar lealdade ao Senhor até a morte, de modo que, no final, ele sacrificou tudo que tinha, até mesmo sua vida, pelo Senhor. Foi crucificado de cabeça para baixo, dando assim testemunho de seu amor extremo por Deus e sua disposição de obedecer até a morte. Pedro adorava a Deus em espírito e em verdade, ele despendia com um coração que amava a Deus e, no final, se tornou alguém que agradava ao Senhor e a quem o Ele louvou.

A partir da comunhão acima podemos ver que, se quisermos adorar a Deus em espírito e em verdade, devemos usar nosso coração para nos aproximar de Deus, buscar compreender Sua vontade e exigências a partir de Suas palavras, praticar Suas palavras em nossa vida diária e não nos apegar a rituais nem regras. Ao mesmo tempo, devemos ser capazes de sinceramente renunciar e despender por Deus sem pedir nada em troca nem estabelecer quaisquer condições, mas, em vez disso, devemos amar e satisfazer ao Senhor com todo o coração e a alma. Dessa maneira, poderemos adorar a Deus em espírito e em verdade. Somente praticando dessa maneira é que poderemos compreender a verdade e alcançar crescimento em nossas vidas, e só então conquistaremos a aprovação de Deus ao despender.

Todos os dias temos 24 horas e 1440 minutos. Você está disposto a dedicar 10 minutos para estudar o caminho de Deus? Você está convidado a se juntar ao nosso grupo de estudo.

Conteúdo relacionado

4. O que é oração verdadeira?

Palavras de Deus relevantes:O que significa orar verdadeiramente? Significa falar a Deus as palavras que estão dentro do seu coração e comungar com De…

Espiritualmente ressecada, ela finalmente bebe do rio da vida (parte 1)

Ela, ansiando verdadeiramente pelo retorno do Senhor, está ressecada em sua alma por causa da desolação de sua igreja. Ela começa a buscar as pegadas do Senhor por toda parte, mas tudo é em vão. Mais tarde, ela acolhe o retorno do Senhor com felicidade e finalmente é capaz de beber do rio da vida!

Entre em contato conosco pelo WhatsApp