21. A noção do mundo religioso de que: “Os crentes em Deus já praticam bons comportamentos e mudaram, por isso não precisam aceitar o julgamento e a purificação nos últimos dias”

As pessoas do mundo religioso pensam que: “Desde que passamos a crer no Senhor, temos sido humildes e pacientes, amamos nossos inimigos, carregamos a cruz, abandonamos as coisas mundanas, trabalhamos e pregamos para o Senhor. Já passamos por uma pequena transformação. Quando o Senhor vier, seremos levados para o reino dos céus — por que você diz que, para sermos purificados, temos de aceitar a obra de julgamento de Deus nos últimos dias?”

Palavras da Bíblia

“Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome, e em Teu nome não expulsamos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).

“Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre” (João 8:34-35).

“Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26-27).

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

Palavras de Deus Todo-Poderoso dos últimos dias

É tão fácil assim ser aperfeiçoado perante Deus como uma pessoa santa ou justa? É uma verdade afirmar que “não há justos nesta terra, os justos não estão neste mundo”. Quando vocês vierem diante de Deus, considerem o que estão vestindo, considerem cada palavra e ação sua, todos os seus pensamentos e ideias e até os sonhos que vocês têm todos os dias — eles são todos para o seu bem. Não é esse o estado verdadeiro das coisas? “Justiça” não significa dar esmolas aos outros, não significa amar o próximo como a si mesmo, não significa deixar de brigar e disputar, nem de roubar e furtar. Justiça significa assumir a comissão de Deus como seu dever e se submeter às orquestrações e aos arranjos de Deus como a sua vocação providencial, independentemente de tempo ou lugar, exatamente como tudo que foi feito pelo Senhor Jesus. Essa é a justiça da qual Deus falou. Ló poderia ser chamado de justo porque ele salvou os dois anjos enviados por Deus, sem se importar com o que teria a ganhar ou perder; só é possível dizer que o que ele fez naquela ocasião pode ser chamado de justo, mas ele não pode ser chamado de homem justo. Foi só por ter visto Deus que Ló deu suas duas filhas em troca dos anjos, mas nem todo o seu comportamento no passado representava a justiça. Por isso digo que “não há justos sobre esta terra”. Mesmo entre aqueles que estão na corrente da recuperação, nenhum pode ser chamado de justo. Não importa quão boas sejam suas ações, não importa quanto você pareça glorificar o nome de Deus, sem agredir nem amaldiçoar os outros, nem roubar e saquear deles, ainda assim você não pode ser chamado de justo, pois isso é o que uma pessoa normal é capaz de fazer. O importante agora é que você não conhece Deus. Só pode ser dito que, no presente, você tem bem pouco de humanidade normal, mas nenhum elemento da justiça falada por Deus, e assim nada do que você faz é capaz de provar que você conhece Deus.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Os malignos certamente serão punidos”

Na religião, muitas pessoas sofrem bastante ao longo da vida: subjugam seu corpo e carregam sua cruz e até continuam a sofrer e a tolerar quando estão à beira da morte! Algumas ainda estão jejuando na manhã de sua morte. A vida inteira elas se negam bons alimentos e vestuário, concentrando-se apenas no sofrimento. Elas são capazes de subjugar o corpo e se rebelar contra a carne. Seu espírito de tolerar o sofrimento é elogiável. Mas o pensamento dessas pessoas, suas noções, sua atitude mental e, sem dúvida, sua antiga natureza não foram podados nem um pouco. Elas carecem de todo e qualquer conhecimento verdadeiro de si mesmas. Sua imagem mental de Deus é aquela tradicional de um Deus vago. Sua determinação de sofrer por Deus resulta de seu zelo e da boa índole de sua humanidade. Embora acreditem em Deus, elas nem O entendem nem conhecem Sua vontade. Simplesmente trabalham e sofrem às cegas por Deus. Não dão valor algum ao discernimento, pouco se importam em como garantir que seu serviço realize de fato a vontade de Deus e menos ainda estão cientes de como alcançar o conhecimento de Deus. O Deus a quem servem não é Deus em Sua imagem inerente, mas um Deus que imaginaram, um Deus de quem só ouviram falar, ou do qual apenas leram lendas que foram escritas. Então, usam sua imaginação fértil e devoção para sofrer por Deus e empreender a obra de Deus que Deus quer fazer. O serviço delas é por demais inexato, tanto que praticamente nenhuma delas é verdadeiramente capaz de servir de acordo com a vontade de Deus. Não importa o quão alegremente elas sofram, sua perspectiva original sobre o serviço e sua imagem mental de Deus permanecem inalteradas, porque elas não passaram pelo julgamento, castigo, refinamento e aperfeiçoamento de Deus, nem tiveram alguém que as conduzisse usando a verdade. Ainda que acreditem em Jesus, o Salvador, nenhuma delas jamais viu o Salvador. Elas só sabem Dele pelas lendas e por ouvir dizer. Como resultado, seu serviço equivale a não mais que servir a esmo, de olhos fechados, como um cego servindo ao próprio pai. O que, no fim, pode ser alcançado por tal serviço? E quem o aprovaria? Do começo ao fim, o serviço delas permanece inteiramente o mesmo; elas recebem apenas lições criadas pelo homem e baseiam seu serviço somente em sua naturalidade e nas próprias preferências. Que recompensa isso poderia trazer? Nem mesmo Pedro, que viu Jesus, sabia como servir de acordo com a vontade de Deus; ele só veio a sabê-lo no fim, em sua velhice. O que isso diz sobre aquelas pessoas cegas que não experimentaram o mínimo de serem podadas e que não tiveram ninguém para guiá-las? O serviço de muitos entre vocês hoje não é como o dessas pessoas cegas? Todos os que não receberam julgamento, que não receberam poda e que não mudaram — não estão todos conquistados de modo incompleto? De que utilidade são tais pessoas? Se o seu pensamento, seu conhecimento de vida e seu conhecimento de Deus não mostrarem uma mudança nova e se você verdadeiramente não ganhar algo, então você nunca alcançará algo notável em seu serviço! Sem uma visão e um conhecimento novo da obra de Deus, você não é conquistado. Sua maneira de seguir Deus então será como daqueles que sofrem e jejuam: de pouco valor! É precisamente porque há pouco testemunho no que fazem que Eu digo que o serviço deles é fútil! Ao longo da vida, esses indivíduos sofrem e passam um tempo na prisão; são sempre tolerantes, amorosos e sempre carregam a cruz, são ridicularizados e rejeitados pelo mundo, experimentam toda e qualquer dificuldade e, embora sejam obedientes até o fim, ainda não são conquistados e não podem oferecer o testemunho de serem conquistados. Sofreram bastante, mas por dentro não conhecem Deus de maneira alguma. Nenhum de seus antigos pensamentos, velhas noções, práticas religiosas, conhecimento criado pelo homem e ideias humanas foi podado. Não existe neles o menor sinal de conhecimento novo. Nenhuma parcela de seu conhecimento de Deus é verdadeira ou exata. Eles entenderam errado a vontade de Deus. Isso serve a Deus? Seja qual for o seu conhecimento de Deus no passado, se ele continua o mesmo hoje e você continua a basear seu conhecimento de Deus em suas noções e ideias próprias, não importa o que Deus faça, o que equivale a dizer que você não possui um conhecimento novo e verdadeiro de Deus e se deixa de conhecer a verdadeira imagem e o verdadeiro caráter de Deus, se o seu conhecimento de Deus ainda é guiado pelo pensamento feudal e supersticioso e ainda nasce da imaginação e das noções humanas, então você não foi conquistado. Todas as muitas palavras que hoje eu lhe digo são para que você saiba, para que esse conhecimento possa conduzi-lo a um conhecimento mais novo e exato; elas também servem para podar as velhas noções e o conhecimento antigo dentro de você, para que você possa possuir um conhecimento novo. Se você verdadeiramente comer e beber as Minhas palavras, então seu conhecimento mudará consideravelmente. Contanto que coma e beba as palavras de Deus com um coração de submissão, então sua perspectiva será revertida. Contanto que você seja capaz de aceitar os repetidos castigos, sua antiga mentalidade mudará gradualmente. Contanto que sua antiga mentalidade seja inteiramente substituída pela nova, sua prática também mudará de acordo. Desse modo, seu serviço se tornará progressivamente mais certeiro, progressivamente capaz de satisfazer a vontade de Deus. Se você puder mudar sua vida, seu conhecimento da vida humana e suas muitas noções sobre Deus, então sua naturalidade gradualmente diminuirá. Isso, e nada menos que isso, é o efeito quando Deus conquista essas pessoas, é a mudança que ocorre nas pessoas. Se, em sua fé em Deus, tudo que você sabe é subjugar seu corpo e tolerar e sofrer, e você não sabe se isso é certo ou errado, muito menos por causa de quem é feito, então como tal prática pode levar à mudança?

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A verdade interna da obra de conquista (3)”

A transformação no caráter de uma pessoa não é uma mudança de comportamento, tampouco é uma mudança exterior fingida nem uma alteração temporária feita por zelo. Não importa quão boas sejam essas mudanças, elas não podem tomar o lugar das mudanças no caráter de vida, porque essas mudanças externas podem ser alcançadas através do esforço humano, mas as mudanças no caráter de vida não podem ser alcançadas apenas por meio só do esforço pessoal. Para alcançar isso, é necessário experimentar o julgamento, o castigo, as provações e o refinamento de Deus, bem como o aperfeiçoamento do Espírito Santo. Embora as pessoas que acreditam em Deus exibam certo bom comportamento, nenhuma delas obedece verdadeiramente a Deus, ama verdadeiramente a Deus ou consegue fazer a vontade de Deus. Por que isso acontece? Porque isso requer uma mudança no caráter de vida, e uma mera mudança no comportamento está longe de ser suficiente. Uma mudança no caráter significa que você tem conhecimento e experiência da verdade, e que a verdade se tornou sua vida, que ela pode guiar e dominar sua vida e tudo o que diz respeito a você. Isso é uma mudança em seu caráter de vida. Só as pessoas que possuem a verdade como vida são aquelas cujos caracteres mudaram. No passado, pode ter havido algumas verdades que você não pôde colocar em prática quando você as entendeu, mas agora você pode praticar, sem obstáculos ou dificuldades, qualquer aspecto da verdade. Quando você pratica a verdade, você descobre que está cheio de paz e felicidade, mas se você não consegue praticar a verdade, você sente dor, e a consciência fica perturbada. Você pode praticar a verdade em tudo, viver segundo as palavras de Deus e ter um fundamento para viver. Isso significa que seu caráter mudou. Agora você pode renunciar facilmente a suas noções e imaginações, a suas preferências e buscas carnais, e àquelas coisas às quais antes você não conseguia renunciar. Você sente que as palavras de Deus são genuinamente boas e que praticar a verdade é a melhor coisa a fazer. Isso significa que seu caráter mudou. Uma mudança no caráter parece muito simples, mas, na realidade, é um processo que envolve muita experiência. Durante esse período, as pessoas precisam sofrer muitas adversidades, precisam subjugar o próprio corpo e renunciar à carne, precisam também sofrer julgamento, castigo, poda, tratamento, provações e refinamento, e precisam também experimentar muitos fracassos, quedas, lutas internas e tormentos dentro do coração. Somente depois dessas experiências as pessoas podem ter um pouco de entendimento da própria natureza, mas um pouco de entendimento não produz uma mudança completa imediatamente; elas têm que passar por um longo período de experiência antes de finalmente conseguir se livrar pouco a pouco de seus caracteres corruptos.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “O que deveria ser conhecido sobre a transformação do caráter”

A maioria das pessoas põe ênfase especial no comportamento em sua crença em Deus, e como resultado disso ocorrem certas mudanças em seu comportamento. Depois que começam a acreditar em Deus, eles param de fumar e de beber, e não brigam mais com os outros, preferindo exercer paciência quando sofrem uma perda. Eles passam por algumas mudanças comportamentais. Algumas pessoas acham que, assim que acreditam em Deus, elas entendem a verdade lendo a palavra de Deus: elas experimentaram a obra do Espírito Santo e têm prazer verdadeiro em seu coração, o que faz delas particularmente fervorosas, não havendo nada que não possam abandonar ou sofrer. No entanto, depois de acreditar por oito, dez ou até vinte ou trinta anos, porque não houve mudança em sua vida caráter, elas acabam retornando à velha maneira de ser; sua arrogância e seu convencimento ficam mais evidentes, elas começam a competir por poder e ganhos, cobiçam o dinheiro da igreja, elas invejam aqueles que se aproveitaram da casa de Deus. Elas se tornam parasitas e vermes dentro da casa de Deus, e algumas são até reveladas e expulsas como falsos líderes e anticristos. E o que esses fatos provam? Meras mudanças comportamentais são insustentáveis; se não houver alteração na vida caráter das pessoas, mais cedo ou mais tarde, elas mostrarão suas cores verdadeiras. Isso é porque as mudanças comportamentais têm sua origem no fervor, e associado a alguma obra do Espírito Santo nesse momento, torna-se extremamente fácil para elas ser fervorosas ou ter boas intenções por um curto tempo. Como dizem os descrentes, “Fazer uma boa ação é fácil; o difícil é fazer uma vida inteira de boas ações”. Por que as pessoas são incapazes de fazer boas ações durante toda a sua vida? Porque, por natureza, as pessoas são perversas, egoístas e corruptas. Seu comportamento é ditado por sua natureza; seja qual for a sua natureza, tal é o comportamento que ele revela, e somente aquilo que é naturalmente revelado representa a natureza de alguém. Coisas que são falsas não podem durar. Quando Deus opera para salvar o homem, não é para adornar o homem com bom comportamento — o propósito da obra de Deus é transformar o caráter das pessoas, fazê-las renascer como novas pessoas. O julgamento, o castigo, as provações e o refinamento do homem por Deus servem todos para mudar seu caráter, para que elas possam alcançar submissão e lealdade absolutas a Deus e vir a adorá-Lo normalmente. Esse é o objetivo da obra de Deus. Comportar-se bem não é o mesmo que se submeter a Deus, muito menos é igual a ser compatível com Cristo. Mudanças de comportamento são baseadas em doutrina e nascem de fervor; elas não se baseiam no verdadeiro conhecimento de Deus ou na verdade, muito menos se apoiam na orientação do Espírito Santo. Embora haja momentos em que parte do que as pessoas fazem é esclarecida ou orientada pelo Espírito Santo, isso não é uma revelação da sua vida. Elas ainda não entraram nas verdades realidades, e sua vida caráter não mudou nem um pouco. Não importa quanto seja bom o comportamento de uma pessoa, isso não prova que ela se submete a Deus ou que põe a verdade em prática. Mudanças comportamentais não representam mudanças na vida caráter e não podem ser consideradas revelações da vida.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Parte 3”

Algumas pessoas acabarão por dizer: “Tenho feito tanto trabalho por Ti e, embora possa não ter feito quaisquer conquistas celebradas, ainda assim fui diligente nos meus esforços. Não podes simplesmente me deixar entrar no céu para comer o fruto da vida?”. Você deve saber que tipo de pessoa Eu desejo; a quem é impuro não se permite entrar no reino, a quem é impuro não se permite macular o solo santo. Ainda que possa ter feito muito trabalho e trabalhado por muitos anos, no fim, se você ainda é deploravelmente imundo, será intolerável para a lei do Céu que você deseje entrar no Meu reino! Desde a fundação do mundo até hoje, nunca ofereci fácil acesso ao Meu reino àqueles que Me bajulam. Esta é uma regra celestial, e ninguém pode infringi-la! Você deve buscar a vida. Hoje, os que serão tornados perfeitos são do mesmo tipo que Pedro. Eles são aqueles que procuram mudanças em seu próprio caráter e que se dispõem a dar testemunho de Deus e a cumprir seu dever como seres criados. Somente pessoas como essas serão tornadas perfeitas. Se você só busca recompensas e não procura mudar seu próprio caráter de vida, então todos os seus esforços serão inúteis — essa é uma verdade inalterável!

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “O sucesso ou o fracasso dependem da senda que o homem percorre”

Antes de o homem ser redimido, muitos dos venenos de Satanás já estavam plantados dentro dele e, depois de milhares de anos de ser corrompido por Satanás, o homem já tem dentro de si uma natureza estabelecida que resiste a Deus. Portanto, quando o homem foi redimido, isso não é nada mais do que um caso de redenção, na qual o homem é comprado por um alto preço, mas a natureza venenosa dentro dele não foi eliminada. O homem que é contaminado assim deve sofrer uma mudança antes de ser digno de servir a Deus. Por meio dessa obra de julgamento e castigo, o homem conhecerá por completo a essência imunda e corrupta dentro de si mesmo, e ele poderá mudar completamente e se tornar limpo. Só assim o homem pode se tornar digno de retornar diante do trono de Deus. Toda a obra feita neste dia é para que o homem possa ser limpo e mudado; através do julgamento e castigo pela palavra, bem como por meio do refinamento, o homem pode remover sua corrupção e ser purificado. Em vez de considerar este estágio da obra como sendo o da salvação, seria mais apropriado dizer que é a obra de purificação. Na verdade, este estágio é o da conquista, assim como o segundo estágio na obra da salvação.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “O mistério da encarnação (4)”

As pessoas não podem mudar o próprio caráter; elas devem submeter-se ao julgamento e castigo, e ao sofrimento e refinamento das palavras de Deus, ou a disciplina e a poda pelas Suas palavras. Só então elas podem alcançar a submissão e a fidelidade a Deus, e não mais ser perfunctórias para com Ele. É sob o refinamento das palavras de Deus que o caráter das pessoas muda. Só por meio da exposição, julgamento, disciplina e poda de Suas palavras elas não ousarão mais agir precipitadamente, mas, em vez disso, se tornarão firmes e controladas. O ponto mais importante é que elas são capazes de se submeter às palavras atuais e à obra de Deus e, ainda que ela não esteja em concordância com as noções humanas, elas conseguem deixar essas noções de lado e se submeter voluntariamente. No passado, falar de mudanças no caráter se referia principalmente a ser capaz de se rebelar contra si mesmo, deixar a carne sofrer, disciplinar o próprio corpo e livrar-se de preferências carnais — que é um tipo de mudança no caráter. Hoje, todos sabem que a expressão real de uma mudança no caráter é se submeter às atuais palavras de Deus e verdadeiramente conhecer a Sua nova obra. Assim, o entendimento de Deus que as pessoas tinham, matizado por suas noções próprias, pode ser expurgado, e elas podem alcançar o conhecimento verdadeiro de Deus e a submissão a Ele — somente isso é uma genuína expressão de mudança no caráter.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “As pessoas cujo caráter mudou são as que entraram na realidade das palavras de Deus”

Cristo dos últimos dias usa uma variedade de verdades para ensinar o homem, expor a substância do homem e dissecar suas palavras e ações. Essas palavras abrangem várias verdades: o dever do homem, como o homem deveria se submeter a Deus, como o homem deveria ser leal a Deus, como o homem deve viver a humanidade normal, bem como a sabedoria e o caráter de Deus e assim por diante. Essas palavras são todas dirigidas à substância do homem e a seu caráter corrupto. Em especial, essas palavras que expõem como o homem rejeita a Deus são faladas em relação a como o homem é a corporificação de Satanás e uma força inimiga contra Deus. Ao realizar Sua obra de julgamento, Deus não torna clara a natureza do homem simplesmente com algumas palavras; Ele também expõe e poda a longo prazo. Todos esses métodos diferentes de exposição e poda não podem ser substituídos por palavras comuns, mas pela verdade que o homem absolutamente não possui. Apenas métodos desse tipo podem ser chamados de julgamento; só por meio de julgamento desse tipo é que o homem pode ser subjugado e completamente convencido em relação a Deus e, além disso, ganhar verdadeiro conhecimento de Deus. O que a obra de julgamento produz é o entendimento do homem da verdadeira face de Deus e da verdade sobre a própria rebelião. A obra de julgamento permite que o homem ganhe bastante entendimento da vontade de Deus, do propósito da obra de Deus e dos mistérios que lhe são incompreensíveis. Também permite que o homem reconheça e conheça sua essência corrupta e as raízes de sua corrupção, bem como descubra a fealdade do homem. Esses efeitos são todos produzidos pela obra de julgamento, pois a essência dessa obra é, de fato, a obra de revelar a verdade, o caminho e a vida de Deus a todos aqueles que têm fé Nele. Essa obra é a obra de julgamento realizada por Deus. Se você não considera essas verdades como importantes e só pensa em evitá-las ou em encontrar um novo caminho que não seja por elas, então digo que você é um pecador atroz. Se você tem fé em Deus, mas não busca a verdade ou a vontade de Deus, nem ama o caminho que o leva para mais perto de Deus, digo que você é alguém que está tentando se esquivar do julgamento, um fantoche e um traidor que foge do grande trono branco. Deus não poupará nenhum rebelde que fuja de Sua vista. Tais homens irão receber punição ainda mais severa. Aqueles que comparecerem perante Deus para ser julgados, e que, além disso, tiverem sido purificados, viverão para sempre no reino de Deus. Evidentemente, isso é algo que pertence ao futuro.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Cristo realiza a obra do julgamento com a verdade”

Hinos relacionados

Aceite o julgamento de Cristo dos últimos dias para ser purificado

Deus decide o fim do homem de acordo com sua posse da verdade

Anterior: 20. A noção do mundo religioso de que: “O julgamento do grande trono branco nos últimos dias tem a ver com a recompensa dos bons e a punição dos maus, não é salvação”

Próximo: 22. A noção do mundo religioso de que: “Deus é trino”

Tendo lido até aqui, você é uma pessoa abençoada. A salvação de Deus dos últimos dias virá até você.

Conteúdo relacionado

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro

Conecte-se conosco no Messenger