A respeito de uma vida espiritual normal
A fé em Deus requer uma vida espiritual normal, que é a base para experienciar as palavras de Deus e entrar na realidade. Toda a sua prática atual de orações, de aproximação de Deus, de cantar hinos, louvar, meditar e ponderar as palavras de Deus equivale a uma “vida espiritual normal”? Nenhum de vocês parece saber. Uma vida espiritual normal não se limita a tais práticas como orar, cantar hinos, participar da vida da igreja e comer e beber as palavras de Deus. Antes, ela envolve viver uma vida espiritual nova e vibrante. O que importa não é como você pratica, mas que frutos a sua prática produz. A maioria das pessoas acredita que uma vida espiritual normal envolve necessariamente orar, cantar hinos, comer e beber as palavras de Deus ou ponderar Suas palavras, independentemente de tais práticas terem de fato qualquer efeito ou conduzirem a conhecimento verdadeiro. Essas pessoas focam em seguir procedimentos superficiais sem qualquer reflexão em seus resultados; são pessoas que vivem em rituais religiosos, não pessoas que vivem dentro da igreja, e muito menos são pessoas do reino. Suas orações, o cantar hinos e o comer e o beber as palavras de Deus são todos apenas uma forma de aderir a regulamentos, feitos por compulsão e para acompanhar tendências, não por disposição nem de coração. Entretanto, por mais que essas pessoas orem ou cantem, seus esforços não produzirão frutos, pois o que elas praticam são apenas regulamentos e rituais religiosos; na verdade elas não estão praticando as palavras de Deus. Elas focam somente fazer estardalhaço sobre abordagens e tratam as palavras de Deus como regulamentos a seguir. Tais pessoas não estão pondo as palavras de Deus em prática; estão apenas gratificando a carne e representando para que outras pessoas vejam. Esses rituais e regulamentos religiosos são todos de origem humana; eles não vêm de Deus. Deus não segue regulamentos nem segue nenhuma lei. Antes, Ele faz coisas novas todos os dias, realizando obra prática. Como as pessoas da Igreja dos Três Autos,* que se limitam a práticas como fazer vigílias matutinas todos os dias, fazer orações vespertinas e orações de gratidão antes das refeições, e dar graças em todas as coisas — por mais que façam e independentemente de por quanto tempo pratiquem, elas não terão a obra do Espírito Santo. Quando pessoas vivem em meio a regulamentos e têm o coração fixado em métodos de prática, o Espírito Santo não pode operar porque seus corações estão ocupados por regulamentos e noções humanas. Assim, Deus não pode intervir e operar nelas, e elas só podem continuar a viver sob os constrangimentos da lei. Tais pessoas serão para sempre incapazes de receber a aprovação de Deus.
Uma vida espiritual normal é uma vida vivida diante de Deus. Ao orar, pode-se aquietar o coração diante de Deus, e, pela oração, pode-se buscar o esclarecimento do Espírito Santo, conhecer as palavras de Deus e entender as intenções de Deus. Ao comerem e beberem Suas palavras, as pessoas podem ganhar um entendimento mais claro e mais completo da obra presente de Deus. Elas também podem ganhar uma nova senda de prática e não se agarrarão à antiga; tudo o que elas praticam será para alcançar crescimento na vida. Por exemplo, o propósito da oração não é dizer algumas palavras que soam bem ou desabar em lágrimas perante Deus para mostrar quanto você está em dívida; antes, é treinar o uso do espírito, permitindo que se aquiete o coração diante de Deus, treinar para buscar orientação das palavras de Deus em todos os assuntos, a fim de que seu coração possa ser atraído a uma luz nova e fresca a cada dia, e para que não seja negativo ou preguiçoso e possa entrar na trilha certa de pôr as palavras de Deus em prática. A maioria das pessoas, hoje em dia, foca métodos de prática; sua meta não é buscar a verdade e alcançar crescimento de vida. É nesse ponto que jaz seu desvio. Há também alguns que são capazes de aceitar nova luz, mas seus métodos de prática não mudam. Eles trazem suas noções religiosas prévias consigo enquanto tentam entender as palavras de Deus de hoje, então, o que entendem ainda é doutrina colorida por noções religiosas; eles não estão aceitando a luz de hoje de maneira pura e simples. Como resultado, suas práticas são maculadas; estão pondo um nome novo no mesmo produto de sempre. Por melhor que sua prática possa ser, eles são hipócritas. Deus conduz as pessoas a fazer coisas novas todos os dias, exigindo que a cada dia ganhem nova percepção e entendimento, e requerendo que elas não sejam antiquadas e repetitivas. Se você tem crido em Deus por muitos anos, mas seus métodos de prática não mudaram nada, e se você ainda é zeloso e se ocupa de assuntos externos, mas não vem perante Deus a fim de desfrutar Suas palavras com um coração sereno, você não vai obter nada. Quando se trata de aceitar a nova obra de Deus, se você não planejar de forma diferente, não seguir com sua prática de uma maneira nova e não buscar um entendimento mais novo, mas se agarrar ao antigo e aceitar somente alguma limitada luz nova, sem mudar sua maneira de praticar, então tais pessoas como você estão nessa corrente somente em nome; na realidade, são fariseus religiosos fora da corrente do Espírito Santo.
Para viver uma vida espiritual normal, você deve ser capaz de aceitar luz nova diariamente e buscar um entendimento verdadeiro das palavras de Deus. Você deve ser capaz de entender a verdade claramente, encontrar uma senda de prática em todas as questões, descobrir novos problemas por meio da leitura das palavras de Deus a cada dia e perceber suas inadequações, para que possa ter um coração sedento e buscador que mova todo o seu ser e para que possa estar sereno diante de Deus a todo o tempo, profundamente temeroso de ficar para trás. Uma pessoa com tal coração sedento, buscador, que esteja disposta a obter entrada continuamente, está na trilha certa da vida espiritual. Aqueles que abraçam ser movidos pelo Espírito Santo, que desejam melhorar, que estão dispostos a buscar ser aperfeiçoados por Deus, que anseiam por um entendimento mais profundo das palavras de Deus, que não buscam o sobrenatural, mas que pagam um preço real, verdadeiramente mostram consideração pelas intenções de Deus e realmente obtêm entrada, fazendo de suas experiências mais genuínas e reais, que não buscam palavras e doutrinas vazias nem buscam sentimentos sobrenaturais, que não adoram nenhuma grande personalidade — esses são os que entraram em uma vida espiritual normal. Tudo o que eles fazem destina-se a alcançar mais crescimento na vida e torná-los frescos e animados no espírito, e eles sempre são capazes de obter entrada ativamente. Sem que percebam, eles vêm a entender a verdade e entram na realidade. Aqueles que têm vida espiritual normal e experienciam libertação e liberdade de espírito a cada dia podem praticar as palavras de Deus de uma maneira flexível para a Sua satisfação. Mesmo na oração, eles não agem sem se envolver, e são capazes de acompanhar a nova luz a cada dia. Por exemplo, as pessoas treinam a si mesmas para aquietar o coração diante de Deus e seu coração pode verdadeiramente estar sereno diante de Deus; elas não podem ser perturbadas por ninguém. Nenhuma pessoa, evento ou coisa pode constranger sua vida espiritual normal. Tal treinamento destina-se a produzir resultados; não se destina a estabelecer regulamentos para as pessoas aderirem. Essa prática não tem a ver com aderir a regulamentos, mas com a promoção de crescimento na vida das pessoas. Se você vir essa prática somente como regulamentos a seguir, sua vida nunca mudará. Você pode estar engajado na mesma prática que os outros, mas enquanto, no fim, eles são capazes de acompanhar a obra do Espírito Santo, você é eliminado da corrente do Espírito Santo. Você não está se fazendo de tolo? O propósito dessas palavras é permitir que as pessoas aquietem seu coração diante de Deus, voltem seu coração a Deus, para que a obra de Deus nelas possa ser sem impedimento e possa produzir fruto. Somente então as pessoas podem estar de acordo com as intenções de Deus.
*Nota do tradutor: Em 1950, a Igreja Cristã chinesa promoveu o Movimento de autoadministração, autossustentação e autopropagação (Movimento dos Três Princípios Administrativos).