11. Por que os crentes em Deus devem cumprir bem seus deveres

Palavras de Deus Todo-Poderoso dos últimos dias

Por ora, deixemos de lado os anticristos e falemos, em vez disso, sobre como Deus opera para gerenciar e salvar a humanidade, e assim ocasionar o dever da humanidade; e apesar do dever que o homem realiza, existe alguma coisa mais apropriada? Essa é a coisa mais linda e justa entre os homens. Seres criados deveriam cumprir seu dever para receber a aprovação do Criador. Seres criados vivem sob o domínio do Criador e aceitam tudo que é fornecido por Deus e tudo que vem de Deus, portanto, deveriam cumprir suas responsabilidades e obrigações. Isso é ordenado pelo Céu e reconhecido pela Terra; é o decreto de Deus. Isso mostra que, para as pessoas, o cumprimento do dever de um ser criado é mais justo, mais lindo e mais nobre do que qualquer outra coisa feita durante a vida no mundo do homem; nada em meio à humanidade é mais significativo ou digno e nada traz maior significado e valor para a vida de ser criado do que cumprir o dever de um ser criado. Na terra, somente o grupo de pessoas que verdadeira e sinceramente cumprem o dever de um ser criado é aquele que obedece ao Criador. Esse grupo não segue as tendências do mundo exterior; obedece à liderança e à orientação de Deus, só ouve as palavras do Criador, aceita as verdades expressadas pelo Criador, vive segundo as palavras do Criador. Esse é o testemunho mais verdadeiro, mais retumbante e é o melhor testemunho de fé em Deus. Um ser criado ser capaz de cumprir o dever de ser criado, ser capaz de satisfazer o Criador, é a coisa mais maravilhosa em meio à humanidade e é algo que deve ser celebrado pela humanidade. Qualquer coisa confiada pelo Criador aos seres criados deve ser aceita por eles incondicionalmente; para a humanidade, isso é algo abençoado e glorioso, e para todos aqueles que cumprem o dever de um ser criado, nada é mais maravilhoso ou digno de comemoração — é algo positivo. […] Como ser criado, quando você vem para diante do Criador, você deve cumprir o seu dever. É a coisa correta a se fazer e é a responsabilidade sobre seus ombros. Com base no fato de que os seres criados cumprem seus deveres, o Criador fez obra maior entre a humanidade. Ele realizou mais um passo de obra na humanidade. E que obra é essa? Ele provê a humanidade com a verdade, permitindo que ela ganhe a verdade Dele ao cumprir o seu dever e ao se livrar de seu caráter corrupto e ser purificada. Assim, as pessoas vêm a satisfazer a vontade de Deus e a embarcar na senda correta na vida e, por fim, elas são capazes de temer a Deus e evitar o mal, alcançar salvação completa e não mais estar sujeitas às aflições de Satanás. Esse é o efeito que Deus quer que a humanidade alcance no fim através do cumprimento de seu dever. Portanto, durante o processo de cumprir seu dever, Deus não o leva meramente a ver uma coisa claramente e a entender um pouco da verdade, nem Ele o capacita meramente a desfrutar da graça e das bênçãos que você recebe ao cumprir o seu dever como um ser criado. Antes, Ele permite que você seja purificado e salvo e, no fim, passe a viver na luz da face do Criador.

A Palavra, vol. 4: Expondo os anticristos, “Item Nove: parte 7”

Como membros da raça humana e cristãos devotos, é responsabilidade e obrigação de todos nós oferecer nossa mente e nosso corpo para a realização da comissão de Deus, pois todo o nosso ser veio de Deus e existe graças à Sua soberania. Se a nossa mente e o nosso corpo não servirem à comissão de Deus e à causa justa da humanidade, então nossa alma se sentirá indigna daqueles que foram martirizados pela comissão de Deus e mais indigna ainda de Deus, que nos proveu de todas as coisas.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Apêndice 2: Deus preside o destino de toda a humanidade”

Na casa de Deus, há menção constante da comissão de Deus e do cumprimento do dever. Como o dever passa a existir? Falando de modo geral, ele passa a existir como resultado da obra de gerenciamento de Deus de trazer a salvação para a humanidade; falando de modo específico, na medida em que a obra de gerenciamento de Deus se desdobra entre a humanidade, surgem vários trabalhos que requerem que as pessoas cooperem e os completem. Isso fez surgirem responsabilidades e missões para as pessoas cumprirem, e essas responsabilidades e missões são os deveres que Deus concede à humanidade. Na casa de Deus, as diferentes tarefas que requerem a cooperação das pessoas são os deveres que elas deveriam cumprir. Então, há diferenças entre os deveres quanto a serem melhores e piores, nobres e humildes ou grandes e pequenos? Tais diferenças não existem; contanto que algo tenha a ver com a obra de gerenciamento de Deus, seja uma exigência do trabalho de Sua casa, e seja exigido pela divulgação do evangelho de Deus, então é um dever da pessoa. Essa é a definição e a origem do dever. Sem a obra de gerenciamento de Deus, as pessoas na Terra — independentemente de como vivam — teriam deveres? (Não.) Agora você vê claramente que existe uma relação direta entre os deveres de seres criados e a obra de gerenciamento de Deus para a salvação da humanidade. Pode-se dizer que, sem a salvação da humanidade por Deus e sem a obra de gerenciamento que Ele lançou na Terra entre os homens, as pessoas não teriam nenhum dever de que falar. Visto sob essa perspectiva, o dever é importante para cada pessoa que segue a Deus, não é? Em termos amplos, você está participando da obra do plano de gerenciamento de Deus; mais especificamente, você está cooperando com os vários tipos de trabalhos de Deus que são exigidos em momentos diferentes e no meio de diferentes grupos de pessoas. Não importa qual seja o seu dever, ele é uma missão que Deus lhe deu. Às vezes, pode ser preciso que você cuide ou salvaguarde um objeto importante. Isso pode ser uma questão relativamente trivial que só pode ser chamada uma responsabilidade sua, mas é uma tarefa que Deus lhe deu; você a recebeu Dele. Você a aceitou das mãos de Deus, e esse é o seu dever. Em termos mais amplos, Deus lhe dá uma comissão, que pode ser espalhar o evangelho ou liderar uma igreja, ou pode ser um trabalho ainda mais perigoso e mais importante. Não importa, contanto que tenha a ver com a obra de Deus e o trabalho de Sua casa, as pessoas deveriam aceitá-lo como um dever de Deus. Dever é, em termos ainda mais amplos, a missão de uma pessoa, uma comissão confiada por Deus; mais especificamente, é a sua responsabilidade, sua obrigação. Visto que é sua missão, uma comissão confiada a você por Deus, e que é sua responsabilidade e obrigação, ele nada tem a ver com seus assuntos pessoais.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Qual o desempenho adequado do dever?”

Essa visão precisa estar clara para vocês, agora: cumprir seu dever é de extrema importância para a crença em Deus. O aspecto mais crucial de crer em Deus, agora, é desempenhar dever. Sem desempenhar bem seu dever, não pode haver realidade. Ao desempenhar dever, as pessoas conseguem entender a vontade de Deus, e podem, gradualmente, construir um relacionamento normal com Ele. Ao desempenhar dever, as pessoas gradualmente identificam seus problemas e passam a reconhecer seu caráter corrupto e sua essência corrupta. Ao mesmo tempo, refletindo sobre si mesmas, as pessoas podem gradualmente descobrir o que Deus exige delas. Vocês entendem, agora, o que é, exatamente, aquilo em que estão crendo quando creem em Deus? Na verdade, é uma crença na verdade, uma alcançar da verdade. Desempenhar dever permite alcançar a verdade e vida. A verdade e vida não podem ser alcançadas sem desempenhar dever. Pode haver realidade se alguém crê em Deus sem desempenhar dever? (Não.) Não pode haver realidade. Assim, se não desempenha bem seu dever, você não pode alcançar a verdade. Quando você é expulso, isso mostra que você falhou em crer em Deus. Mesmo que você afirme crer Nele, sua crença já está desprovida de significado. Isso é algo que deve ser compreendido profundamente.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Somente buscando as verdades princípios pode-se desempenhar bem o dever”

O desempenho do homem de seu dever é, na verdade, a realização de tudo que é inerente ao homem, isto é, do que lhe é possível. É aí que o seu dever é cumprido. Os defeitos do homem durante seu serviço são reduzidos gradualmente por meio da experiência progressiva e do processo de submeter-se ao julgamento; eles não impedem nem afetam o dever do homem. Os que param de servir ou cedem e retrocedem por medo de que possa haver inconvenientes em seu serviço são os mais covardes de todos. Se as pessoas não podem expressar o que deviam expressar durante o serviço, nem alcançar o que lhes é inerentemente possível, e, em vez disso, agem sem se envolver, elas perderam a função que um ser criado deveria ter. Essas pessoas são o que é conhecido por “mediocridades”; são refugo inútil. Como tais pessoas podem ser apropriadamente chamadas de seres criados? Não são seres corruptos que brilham por fora estando podres por dentro? Se um homem chama a si mesmo de Deus, mas é incapaz de expressar o ser divino, de fazer a obra do Próprio Deus ou representar Deus, sem dúvida alguma ele não é Deus, pois não tem a substância de Deus, e aquilo que Deus pode inerentemente alcançar não existe dentro dele. Se perde o que é inerentemente alcançável por ele, o homem não pode mais ser considerado homem e não é digno de permanecer como um ser criado nem de se achegar diante de Deus e O servir. Além disso, ele não é digno de receber a graça de Deus nem de ser cuidado, protegido e aperfeiçoado por Deus. Muitos que perderam a confiança de Deus prosseguem para perder a graça de Deus. Não apenas não odeiam seus atos malignos, mas descaradamente propagam a ideia de que o caminho de Deus é incorreto, e os rebeldes até negam a existência de Deus. Como tais pessoas, que são possuídas por tanta rebeldia, podem ter direito de desfrutar da graça de Deus? Aqueles que não cumprem seu dever são muito rebeldes contra Deus, e devem muito a Ele, mas viram e reclamam que Deus está errado. Como esse tipo de homem poderia ser digno de ser aperfeiçoado? Isso não é o que precede a ser excluído e punido? As pessoas que não fazem o seu dever diante de Deus já são culpadas do mais hediondo dos crimes, para quem até a morte é uma punição insuficiente, ainda assim elas têm o descaramento de debater com Deus e de se comparar a Ele. De que vale aperfeiçoar tais pessoas? Quando deixam de cumprir seu dever, as pessoas deveriam se sentir culpadas e em dívida; deveriam odiar sua fraqueza e inutilidade, sua rebeldia e corrupção e, além disso, deveriam dar sua vida por Deus. Só então elas são seres criados que realmente amam Deus, e só essas pessoas são dignas de desfrutar as bênçãos e promessas de Deus e de ser aperfeiçoadas por Ele.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A diferença entre o ministério de Deus encarnado e o dever do homem”

O que vocês devem realizar hoje não são exigências adicionais, mas o dever do homem e aquilo que deve ser feito por todas as pessoas. Se vocês são incapazes de fazer o seu dever ou de fazê-lo corretamente, não estão criando problemas para si mesmos? Não estão cortejando a morte? Como podem ainda esperar ter um futuro e perspectivas? A obra de Deus é para o bem da humanidade e a colaboração do homem é dada para o bem do gerenciamento de Deus. Quando Deus tiver realizado tudo o que Ele deve realizar, requer-se que o homem não poupe esforços na sua prática e colabore com Deus. Na obra de Deus o homem não deve poupar esforços, deve oferecer sua lealdade e não se entregar a múltiplas noções, nem sentar-se passivamente esperando a morte. Deus pode se sacrificar pelo homem, por que o homem não pode oferecer a sua lealdade a Deus? Deus é uno de coração e mente para com o homem, então, por que o homem não pode oferecer um pouco de colaboração? Deus realiza Sua obra para a humanidade, então por que o homem não pode desempenhar parte de seu dever para ajudar o gerenciamento de Deus? A obra de Deus alcançou o estágio atual e mesmo assim vocês veem, mas não agem, vocês ouvem, mas não se movem. Pessoas assim não são objetos de perdição? Deus já Se dedicou inteiramente ao homem, então por que, hoje, o homem é incapaz de desempenhar o seu dever com seriedade? Para Deus, Sua obra é Sua primeira prioridade, e a obra de Seu gerenciamento é da maior importância. Para o homem, colocar as palavras de Deus em prática e cumprir as exigências de Deus são sua primeira prioridade. Vocês todos devem compreender isso.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A obra de Deus e a prática do homem”

O modo como você vê as comissões de Deus é extremamente importante e isso é um assunto muito sério! Se você não consegue completar o que Deus confiou às pessoas, então você não está apto para viver em Sua presença e deveria ser punido. É perfeitamente natural e justificado que os humanos devem completar quaisquer comissões que Deus lhes confie. Essa é a responsabilidade suprema do homem, e é tão importante quanto sua própria vida. Se você não leva a sério as comissões de Deus, então você O está traindo da maneira mais grave. Nisso você é mais lamentável que Judas e você deveria ser amaldiçoado. As pessoas devem ganhar um entendimento completo de como tratar o que Deus lhes confia e, no mínimo, devem compreender que as comissões que Ele confia à humanidade são exaltações e favores especiais de Deus e que são as coisas mais gloriosas. Tudo o mais pode ser abandonado. Mesmo que alguém deva sacrificar a própria vida, ele ainda precisa cumprir a comissão de Deus.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Como conhecer a natureza do homem”

Não há correlação entre o dever do homem e se ele é abençoado ou amaldiçoado. O dever é o que o homem deve cumprir; é sua vocação providencial, e não deveria depender de recompensa, condições ou razões. Só então ele está fazendo o seu dever. Ser abençoado é quando alguém é aperfeiçoado e desfruta das bênçãos de Deus após experimentar julgamento. Ser amaldiçoado é quando o caráter de alguém não muda depois de ter experimentado castigo e julgamento, é quando não experimenta ser aperfeiçoado, mas, sim, punido. Mas, independentemente de ser abençoados ou amaldiçoados, os seres criados devem cumprir seu dever, fazer o que devem fazer e fazer o que são capazes de fazer; isso é o mínimo que uma pessoa, uma pessoa que busca a Deus, deveria fazer. Você não deve fazer o seu dever apenas para ser abençoado e não deve se recusar a agir por medo de ser amaldiçoado. Deixe-Me dizer-lhes uma coisa só: o desempenho do homem de seu dever é o que ele deve fazer e, se ele é incapaz de desempenhar seu dever, então isso é a sua rebeldia. É através do processo de fazer o seu dever que o homem é gradualmente mudado e é através desse processo que ele demonstra sua lealdade. Assim, quanto mais você for capaz de fazer o seu dever, mais verdade você receberá e mais real sua expressão se tornará. Aqueles que simplesmente agem sem se envolver ao cumprir seu dever e não buscam a verdade serão excluídos no fim, pois tais pessoas não fazem seu dever na prática da verdade e não praticam a verdade no desempenho de seu dever. Elas são aquelas que permanecem inalteradas e serão amaldiçoadas. Suas expressões não só são impuras, mas tudo que expressam é maligno.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A diferença entre o ministério de Deus encarnado e o dever do homem”

Cada um de vocês deve cumprir seu dever de coração aberto e honesto, e estar dispostos a pagar o preço que for preciso. Como vocês disseram, quando o dia chegar, Deus não será remisso com alguém que sofreu ou pagou um preço por Ele. Essa é uma convicção do tipo que vale a pena manter, e vocês não deveriam esquecê-la jamais. Somente assim posso acalmar-Me quanto a vocês. Caso contrário, nunca conseguirei acalmar-Me com relação a vocês, e sempre serão objeto da Minha aversão. Se todos vocês puderem seguir sua consciência e dar tudo de si por Mim, se não pouparem esforços pela Minha obra e devotarem uma vida inteira de esforço à Minha obra do evangelho, então Meu coração não pulará de alegria por vocês com frequência? Desse jeito, conseguirei acalmar-Me por completo a respeito de vocês, não é mesmo?

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Sobre a destinação”

Hoje, Eu amo quem pode seguir a Minha vontade, quem pode demonstrar consideração pelos Meus fardos, e quem pode dar tudo de si por Mim, com sinceridade e de todo o coração. Eu os esclarecerei constantemente e não deixarei que escapem de Mim. Muitas vezes, Eu digo: “Aquele que sinceramente se despende por Mim, Eu certamente o abençoarei muito”. A que se refere essa “bênção”? Você sabe? No contexto da presente obra do Espírito Santo, refere-se aos fardos que lhe dou. Para todos aqueles capazes de assumir um fardo pela igreja e que sinceramente se oferecem para o Meu bem, seus fardos e sinceridade são bênçãos que vêm de Mim. Além disso, Minhas revelações para eles também são uma bênção Minha. Isso é porque os que no momento não têm um fardo não foram predestinados nem escolhidos por Mim; Minhas maldições já recaíram sobre eles. Em outras palavras, aqueles que predestinei e selecionei têm participação nos aspectos positivos do que Eu disse, ao passo que os que Eu não predestinei nem selecionei só podem participar dos aspectos negativos de Minhas declarações.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 82”

Hoje, os que Me oferecem amor genuíno são pessoas bem-aventuradas; bem-aventurados são aqueles que se submetem a Mim, certamente permanecerão em Meu reino; bem-aventurados os que Me conhecem, certamente exercerão o poder em Meu reino; bem-aventurados são aqueles que Me buscam, eles certamente escaparão dos laços de Satanás e desfrutarão de Minhas bênçãos; bem-aventurados são aqueles capazes de se rebelar contra si mesmos, esses com certeza entrarão em Minhas posses e herdarão a generosidade do Meu reino. Daqueles que correm por Minha causa, vou Me lembrar; aqueles que fazem gastos por Minha causa, vou alegremente abraçar e àqueles que fazem ofertas a Mim, vou dar desfrutes. Aqueles que encontram prazer em Minhas palavras, Eu abençoarei; eles certamente serão os pilares que sustentam a cumeeira do Meu reino, certamente terão incomparável generosidade na Minha casa, e ninguém pode comparar-se a eles. Vocês já aceitaram as bênçãos que lhe foram dadas? Alguma vez já procuraram as promessas que foram feitas para vocês? Vocês, sob a orientação da Minha luz, romperão a repressão das forças das trevas. Certamente, no meio da escuridão, não perderão a luz que os guia. Vocês certamente serão os mestres de toda criação. Certamente serão vencedores diante de Satanás. Certamente, na queda do reino do grande dragão vermelho, levantar-se-ão no meio das miríades das multidões para dar testemunho da Minha vitória. Certamente serão firmes e inabaláveis na terra de Sinim. Através dos sofrimentos que vocês suportam, herdarão a bênção que vem de Mim, e certamente irradiarão Minha glória por todo o universo.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Palavras de Deus para todo o universo, Capítulo 19”

Hinos relacionados

As prioridades são praticar as palavras de Deus e Lhe satisfazer

Anterior: 2. Por que os crentes em Deus devem aceitar Seu julgamento e castigo

Próximo: 14. A relação entre cumprir um dever e dar testemunho de Deus

Tendo lido até aqui, você é uma pessoa abençoada. A salvação de Deus dos últimos dias virá até você.

Conteúdo relacionado

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro

Conecte-se conosco no Messenger