Só ao conhecer as próprias opiniões erradas pode-se realmente se transformar
Agora vocês têm um caminho para conhecer a si mesmos, de ganhar entrada na vida e de entrar na senda correta da crença em Deus? Vocês têm um objetivo ou direção? Vocês devem ter algumas ideias, pois comunicamos bastante alguns assuntos como, por exemplo, como ser uma pessoa honesta, como conhecer a si mesmo, como comer e beber a palavra de Deus, como vocês devem comunicar a verdade para resolver problemas, como devem cooperar harmoniosamente no desempenho de seu dever, como os irmãos e irmãs devem estabelecer relações interpessoais normais entre si, e assim por diante. Agora que vocês têm uma clareza maior em todos os aspectos da verdade relacionada à fé em Deus, têm algum conhecimento prático e não são mais como antes — quando todos vocês eram vagos, independentemente do aspecto sobre o qual eram questionados — vocês não se sentem muito melhor? (Agora me sinto cada vez mais esclarecido.) “Cada vez mais esclarecido” é correto. Na realidade, não importa que aspecto da verdade seja praticado, seja ser uma pessoa honesta ou treinar-se para se submeter a Deus, ou seja como se envolver amigavelmente com seus irmãos e irmãs, como viver a humanidade normal ou algo semelhante, não importa em que aspecto da verdade você busque entrar, você deve começar abordando a questão do autoconhecimento. Ser honesto não envolve conhecer a si mesmo? Você não será capaz de praticar a honestidade enquanto não tiver conhecido seu próprio engano e desonestidade. Quando vier a perceber que falhou em se submeter a Deus, somente então você será capaz de praticar submissão a Ele ou de buscar o que você deve fazer para se submeter a Ele. Se você não conhece a si mesmo, seus desejos de ser uma pessoa honesta, de se submeter a Deus ou de alcançar a salvação são todos vazios. Isso acontece porque as pessoas têm caracteres corruptos e, para elas, não é fácil praticar qualquer aspecto da verdade, pois sua prática é sempre manchada e obstruída por seus caracteres corruptos. Quando você pratica qualquer aspecto da verdade, seus caracteres corruptos certamente se revelarão, impedindo seus esforços para ser honesto, obstruindo sua submissão a Deus e inibindo sua paciência e tolerância para com seus irmãos e irmãs. Se você não refletir, não desenterrar, não dissecar nem reconhecer esses caracteres corruptos e, em vez disso, confiar em suas noções e imaginações para praticar a verdade, estará apenas seguindo regulamentos, porque você não entende a verdade e não sabe a quais verdades princípios obedecer. Por isso, não importa que aspecto da verdade uma pessoa esteja praticando ou o que ela esteja fazendo, ela precisa primeiro refletir e conhecer a si mesma. Conhecer a si mesmo é conhecer cada palavra e ato seu, e cada movimento seu; é conhecer seus pensamentos e ideias, suas intenções e motivações, e suas noções e imaginações. Você também precisa conhecer segundo quais das filosofias de Satanás e dos venenos do grande dragão vermelho você vive, e segundo que aspectos do conhecimento cultural você vive. Você precisa buscar a verdade e discernir essas coisas claramente. Dessa forma, você entenderá a verdade e conhecerá a si mesmo verdadeiramente. Embora uma pessoa possa ter exercido muitos bons comportamentos desde que começou a crer em Deus, ela ainda não consegue ver muitas coisas claramente, muito menos consegue alcançar um entendimento da verdade. No entanto, por causa de seus muitos bons comportamentos, ela acha que já está praticando a verdade, que já se submeteu a Deus e que já satisfez Suas intenções. Quando nada lhe acontece, você é capaz de fazer tudo que o mandam fazer, e desempenha o seu dever sem hesitar, sem desafiar nada. Quando é instruído a pregar o evangelho, você não se queixa e consegue suportar essa dificuldade; e quando é instruído a correr por aí e trabalhar ou a executar certa tarefa, você o faz. Por causa disso, você sente que é alguém que se submete a Deus e busca verdadeiramente a verdade. Contudo, se sujeitam você a um exame sério, se lhe perguntam: “Você é uma pessoa honesta? Você é uma pessoa que realmente se submete a Deus? Uma pessoa cujo caráter mudou?” — se cada pessoa for submetida a comparação com a verdade das palavras de Deus — pode-se dizer que ninguém está de acordo com os padrões e que ninguém seria capaz de agir de acordo com as verdades princípios. Portanto, toda a humanidade corrupta deveria refletir sobre si mesma. Precisa refletir sobre os caracteres segundo os quais ela vive e sobre as filosofias, lógica, heresias e falácias de Satanás que formam a base de todos os seus atos e ações. Ela precisa refletir sobre a causa raiz do motivo pelo qual revela seus caracteres corruptos, qual é a essência de sua ação intencional, sobre o que e para quem ela vive. Se isso for comparado com a verdade, todas as pessoas serão condenadas. Qual é a razão disso? A razão é que a humanidade está profundamente corrompida. As pessoas não entendem a verdade, e todas elas vivem segundo seus caracteres corruptos. Elas não têm um pingo de autoconhecimento, sempre acreditam em Deus de acordo com suas noções e imaginações, desempenham seus deveres com base em suas próprias preferências e métodos e seguem teorias religiosas sobre como servem a Deus. Além disso, elas ainda acham que estão repletas de confiança, que suas ações são muito sensatas e, no fim, acham que ganharam muito. Sem perceberem, elas chegam a pensar que já estão agindo de acordo com as intenções de Deus, e que as satisfizeram completamente, e que já cumpriram as exigências de Deus e estão seguindo Sua vontade. Se é assim que você se sente, ou se acha que já colheu alguns ganhos em seus vários anos de fé em Deus, então você precisa voltar ainda mais para diante de Deus e examinar a si mesmo com cuidado. Você deve olhar para a sua jornada ao longo desses anos de crença em Deus e ver se seus atos e feitos estão de acordo com as verdades princípios, bem como quais de suas manifestações estão em oposição a Deus, quais são de submissão a Ele, quais atendem às Suas exigências, quais são de dar testemunho Dele e em quais áreas você está em dívida com Ele. Você deve ter clareza sobre todas essas coisas — somente então poderá ser considerado como tendo autoconsciência.
O segredo para a autorreflexão e se conhecer é este: quanto mais você sente que em certas áreas agiu bem ou fez a coisa certa, e quanto mais você acha que pode satisfazer as intenções de Deus ou que é capaz de se gabar em certas áreas, mais vale a pena conhecer a si mesmo naquelas áreas e mais vale a pena aprofundá-las para ver que impurezas existem em você, bem como que coisas em você não podem satisfazer as intenções de Deus. Tomemos Paulo como exemplo. Paulo era especialmente instruído, ele sofreu muito quando pregou e trabalhou, e muitas pessoas o adoravam especialmente. Como resultado, após completar muito trabalho, ele supôs que havia uma coroa já reservada para ele. Isso fez com que ele seguisse cada vez mais a senda errada, até que, finalmente, ele foi punido por Deus. Se tivesse refletido sobre si mesmo e se dissecado na época, ele não teria dito aquelas palavras arrogantes que foram desprovidas de razão. Durante seu tempo pregando o evangelho, Paulo se concentrou apenas em fazer o trabalho e não buscou a verdade. Pode-se ver, por suas epístolas, que ele nunca buscou nem reuniu as palavras ditas pelo Senhor Jesus, nem propagou as palavras ditas pelo Senhor Jesus em suas epístolas. Evidentemente, Paulo nunca refletiu sobre si mesmo dentro das palavras do Senhor Jesus, nem viu a preciosidade das palavras do Senhor Jesus, por isso é difícil dizer que conhecimento verdadeiro Paulo tinha do Senhor Jesus. Paulo apenas achava que entendia a Bíblia e acreditava apenas em suas próprias noções e imaginações. Ele achava que, desde que tivesse algumas boas práticas e exibisse alguns bons comportamentos, ele poderia obter a aprovação de Deus e ser recompensado por Ele. Como resultado, ele entrou na senda de servir a Deus, mas se opondo a Ele. E, no entanto, nos últimos dois mil anos, os crentes no Senhor não tiveram discernimento dele. Eles não sabem quem Paulo foi nem a senda que ele trilhou. Simplesmente porque as epístolas dele foram registradas na Bíblia, as pessoas sempre adoraram Paulo, estabeleceram-no como o objetivo de sua busca e o consideraram um ídolo ao qual aspirar e o qual buscar se tornar. Como resultado, todos aqueles que adoram e imitam Paulo entraram na senda dos anticristos. O caso de Paulo serve como um alerta para cada um do povo escolhido de Deus. Especialmente quando nós, que seguimos a Deus, conseguimos sofrer e pagar um preço em nossos deveres e em nosso serviço a Deus, e assim sentimos que somos devotos e que somos pessoas que O amam — em momentos como esse, devemos refletir sobre nós e nos entender ainda mais a respeito da senda que estamos trilhando, o que é muito necessário. Isso porque você determinará que as coisas que você considera como sendo seus pontos fortes, e as coisas que você acha que fez da maneira certa, estão corretas, e não duvidará delas, não refletirá sobre elas nem dissecará se há algo nelas que se opõe a Deus. Por exemplo, há pessoas que acreditam que são extremamente bondosas. Nunca odeiam nem prejudicam os outros e sempre oferecem ajuda a um irmão ou irmã cuja família passa por necessidades para que seu problema não permaneça não resolvido. Elas têm muita boa-vontade e fazem de tudo em seu poder para ajudar a todos que puderem. No entanto, elas nunca se concentram em praticar a verdade e não têm entrada na vida. Qual é o resultado de tal ajuda? Elas entravam sua própria vida. Entretanto, estão bastante satisfeitas consigo mesmas e extremamente satisfeitas com tudo que fizeram. E mais, elas se orgulham muito disso, acreditando que, em tudo o que fizeram, não há nada que contrarie a verdade, que isso definitivamente satisfará as intenções de Deus e que são crentes verdadeiras em Deus. Elas veem sua boa vontade natural como capital e tomam-na como verdade. Na realidade, tudo que fazem é o bem humano. De forma alguma praticam a verdade, pois o que fazem é feito diante do homem e não diante de Deus, e ainda menos praticam de acordo com as exigências de Deus e a verdade. Portanto, todas as suas ações são em vão. Nada que fazem é praticar a verdade ou as palavras de Deus, muito menos seguir Sua vontade; ao contrário, usam a boa vontade e o bom comportamento humano para ajudar os outros. Em suma, não buscam as intenções de Deus em tudo que fazem, nem agem de acordo com Suas exigências. Deus não aprova esse tipo de bom comportamento do homem; para Deus, ele deve ser condenado e não merece ser lembrado por Ele.
Conhecer a si mesmo é crucial para toda e qualquer pessoa, porque impacta diretamente a importante questão de saber se alguém pode ou não abandonar seus caracteres corruptos e alcançar a salvação. Não pense que essa é uma questão simples. Conhecer a si mesmo não é entender suas ações ou práticas, mas conhecer a essência de seu problema, conhecer a raiz de sua rebeldia e sua essência, saber por que você não consegue praticar a verdade e entender as coisas que surgem e o perturbam quando você a pratica. Esses são alguns dos aspectos mais importantes de conhecer a si mesmo. Por exemplo, devido ao condicionamento da cultura tradicional chinesa, nas noções tradicionais dos chineses, eles acreditam que se deve praticar a piedade filial para com os pais e que qualquer um que não respeita a piedade filial é um filho rebelde. Essas ideias foram incutidas nas pessoas desde a infância e são ensinadas em praticamente todos os lares, bem como em todas as escolas e na sociedade em geral. Quando a cabeça de uma pessoa foi preenchida com coisas desse tipo, ela pensa: “A piedade filial é mais importante que qualquer coisa. Se eu não fosse filial, não seria uma boa pessoa; eu seria um filho rebelde, seria condenado pela opinião pública. Eu seria uma pessoa sem consciência”. Essa opinião é correta? As pessoas viram tantas verdades expressadas por Deus — Deus exigiu que se mostre piedade filial em relação aos pais? Essa é uma das verdades que os crentes em Deus precisam entender? Não, não é. Deus só comunicou alguns princípios. Quais são os princípios com os quais se pede às pessoas que tratem os outros nas palavras de Deus? Ame o que Deus ama e odeie o que Deus odeia. Esse é o princípio ao qual as pessoas deveriam aderir. Deus ama aqueles que buscam a verdade e são capazes de seguir Sua vontade; essas são as pessoas que nós deveríamos amar também. Aquelas que não são capazes de seguir a vontade de Deus, que odeiam e se rebelam contra Deus — essas pessoas são detestadas por Deus, e nós também deveríamos detestá-las. Isso é o que Deus pede ao homem. Se seus pais não acreditam em Deus, se eles sabem muito bem que a fé em Deus é o caminho correto e que pode levar à salvação, e não somente não são receptivos, mas também julgam e condenam os crentes em Deus, então, sem dúvida, eles são pessoas que são avessas à verdade e a odeiam, e são, sem dúvida, pessoas que se opõem e odeiam a Deus — e Deus, claro, os detesta e os odeia. Você conseguiria detestar pais como esses? Eles se opõem a Deus e O insultam — nesse caso, eles certamente são demônios e satanases. Você conseguiria odiá-los e amaldiçoá-los? Todas essas são questões práticas. Se seus pais o impedirem de crer em Deus, como você deveria tratá-los? Você deveria seguir a exigência de Deus: amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia. Durante a Era da Graça, o Senhor Jesus disse: “Quem é Minha mãe? E quem são Meus irmãos?”, “Qualquer que seguir a vontade de Meu Pai que está nos céus, esse é Meu irmão, irmã e mãe”. Essas palavras já existiam lá na Era da Graça, e agora as palavras de Deus são ainda mais claras: “Ame o que Deus ama e odeie o que Deus odeia”. Essas palavras vão direto ao ponto, mas em geral as pessoas são incapazes de compreender seu significado verdadeiro. Se uma pessoa é alguém que nega a Deus e se opõe a Ele, é amaldiçoada por Deus, mas é um pai ou parente seu e, pelo que sabe, não parece ser uma pessoa maligna e ela o trata bem, talvez você se veja incapaz de odiar essa pessoa, e pode até permanecer em contato próximo com ela, sem mudar seu relacionamento. Ao ouvir que Deus odeia tais pessoas, você ficará chateado, não poderá ficar do lado de Deus e não conseguirá endurecer seu coração para rejeitá-las. Você sempre será constrangido por afetos e não poderá de fato cortar laços com elas. Qual é a razão disso? Isso acontece porque seus afetos são fortes demais, e eles o impedem de praticar a verdade. Essa pessoa é boa para você, por isso você não consegue odiá-la. Você só conseguiria odiá-la se ela o prejudicasse. Esse ódio estaria alinhado com as verdades princípios? Além disso, você ainda é restringido por noções tradicionais, pensa que a pessoa é seu pai, ou sua mãe, ou seu parente, e que, se a odiar, você será escarnecido pela sociedade e denunciado pela opinião pública, condenado como não filial, como não tendo consciência, e como não sendo humano. Você acha que sofreria condenação divina e seria punido. Mesmo se quiser odiá-la, sua consciência não lhe permitirá. De onde vem esse efeito da sua consciência? Vem de uma ideia que foi semeada em você desde sua infância, por meio da herança de sua família, da educação que você recebeu de seus pais e do condicionamento da cultura tradicional. Essa ideia está profundamente enraizada em seu coração e o leva a acreditar equivocadamente que a piedade filial é algo perfeitamente natural e justificado, e que algo herdado dos seus antepassados é sempre bom. Você aprendeu isso primeiro, e isso permanece dominante, criando um grande obstáculo e perturbando sua fé e a aceitação da verdade, deixando-o incapaz de pôr em prática as palavras de Deus e incapaz de praticar amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia. Na verdade, você sabe no seu coração que sua vida veio de Deus, não de seus pais, e você também sabe que seus pais não só não acreditam em Deus, mas se opõem a Deus, que Deus os odeia e que você deve se submeter a Deus, ficar do lado Dele, mas você simplesmente não consegue convencer-se a odiá-los, mesmo que queira. Você não consegue mudar isso, não consegue fortalecer seu coração e não consegue colocar a verdade em prática. Qual é a raiz disso? Satanás usa essas culturas tradicionais e essas noções de moralidade para amarrar seu coração e sua mente, fazendo com que suas opiniões sobre as coisas se tornem absurdas e com que você negue e se oponha a Deus em seu coração, assim deixando-o incapaz de aceitar as palavras de Deus; você foi possuído por essas coisas de Satanás, e elas o deixaram incapaz de aceitar as palavras de Deus. Se você quiser praticar as palavras de Deus, essas coisas se manifestarão e causarão perturbações em você e farão com que você resista à verdade e às exigências de Deus. Mesmo que você queira se livrar do jugo da cultura tradicional, você não terá o poder para fazer isso. Depois de lutar por um tempo, você fará concessões. Acreditará que as noções tradicionais de moralidade estão corretas e de acordo com a verdade, e assim você rejeitará ou duvidará das palavras de Deus, não as aceitará como a verdade e não se importará se você pode alcançar a salvação, achando que, afinal de contas, ainda vive neste mundo e que você só pode ter um caminho adiante na vida se confiar nessas coisas. Incapaz de suportar a condenação da opinião pública, você prefere abrir mão da verdade e das palavras de Deus e, em vez disso, agarrar-se às noções de moralidade da cultura tradicional, passando para o lado de Satanás e permanecendo com ele, preferindo ofender a Deus a aceitar a verdade. Digam-Me, o homem não é lamentável? Ele não precisa da salvação de Deus? Algumas pessoas têm acreditado em Deus por muitos anos, mas ainda não conseguem perceber bem a questão da piedade filial. Não importa quanta verdade seja comunicada, elas não conseguem entendê-la. Elas nunca conseguem superar essa relação mundana; não têm coragem, nem fé, muito menos determinação, por isso não conseguem amar nem se submeter a Deus. Algumas pessoas são capazes de perceber bem isso, e elas dizem: “Meus pais não acreditam em Deus, e eles me impedem de acreditar. Eles são diabos”. Isso não é algo que é fácil fazer. Nem um único não crente tem fé de que existe um Deus, ou que Ele criou os céus e a terra e todas as coisas, ou que o homem foi criado por Deus. Há até alguns que dizem: “A vida foi dada ao homem por seus pais, e ele deve honrá-los”. De onde vem tal pensamento ou opinião? Vem de Satanás? Milênios de cultura tradicional educaram e desorientaram o homem desse jeito, fazendo com que ele negue a criação e a soberania de Deus. Sem Satanás desorientando e controlando as pessoas, a humanidade investigaria a obra de Deus e leria Suas palavras, e ela saberia que foi criada por Deus, que sua vida é dada por Deus, que tudo que ela tem é dado por Deus e que é a Deus que ela deveria agradecer. Caso alguém nos faça um favor, devemos aceitar isso de Deus, em especial, nossos pais, que nos colocaram no mundo e nos criaram; tudo isso é arranjado por Deus. Deus tem soberania sobre tudo; o homem é só uma ferramenta de serviço. Se alguém conseguir deixar seus pais, ou seu marido (ou esposa) e seus filhos de lado, a fim de se despender por Deus, essa pessoa será mais forte e terá um senso maior de retidão diante Dele. No entanto, é muito difícil, para as pessoas, romper as amarras da educação nacional e das ideias, noções e preceitos morais da cultura tradicional, porque esses venenos e filosofias de Satanás há muito se enraizaram no coração das pessoas e produziram todos os tipos de caracteres corruptos, impedindo-as de ouvir as palavras de Deus e de se submeter a Ele. No fundo do coração da humanidade corrupta, falta uma disposição fundamental para colocar a verdade em prática e seguir a vontade de Deus. Portanto, todas as pessoas podem se rebelar contra Deus e se opor a Ele; elas podem traí-Lo e renunciar a Ele a qualquer momento. Com esses caracteres corruptos, esses venenos de Satanás e essas filosofias de Satanás que habitam nas pessoas, elas podem aceitar a verdade? Elas podem alcançar submissão a Deus? É, de fato, muito difícil. Se não fosse pela obra de julgamento do Próprio Deus, a humanidade profundamente corrupta não poderia alcançar a salvação e não poderia ser purificada de todos os seus caracteres satânicos. Mesmo se as pessoas creem em Deus e estão dispostas a segui-Lo, elas não conseguem ouvi-Lo e submeter-se a Ele, pois é difícil demais para elas aceitar a verdade. Portanto, ao buscar a verdade, é preciso, primeiro, buscar conhecer-se; aceitar a verdade fica fácil quando primeiro você resolve os seus caracteres corruptos. Conhecer-se não é nem um pouco fácil; somente aqueles que aceitam a verdade podem conhecer-se. É por isso que conhecer a si mesmo é tão vital e é uma questão que vocês não podem ignorar.
As pessoas têm caracteres corruptos, por isso é muito difícil aceitarem a verdade, e é ainda mais difícil conhecerem a si mesmas. Se quiserem alcançar a salvação, elas precisam conhecer seus caracteres corruptos e sua natureza essência. Só então poderão realmente aceitar a verdade e colocá-la em prática, e finalmente se livrar de seus caracteres corruptos e ser salvas. A maioria das pessoas que creem em Deus ficam satisfeitas em apenas poder falar as palavras e doutrinas, pensando que entendem a verdade. Esse é um erro grave. Aqueles que não conhecem a si mesmos não entendem a verdade. Portanto, para entender e ganhar a verdade em sua crença em Deus, as pessoas precisam se concentrar em conhecer a si mesmas. Não importa quando, onde e nem em que ambiente estejamos, se pudermos nos conhecer, desvendar e dissecar nossos próprios caracteres corruptos e tratar o autoconhecimento como nossa mais alta prioridade, certamente ganharemos algo e, aos poucos, aprofundaremos nosso conhecimento de nós mesmos. Ao mesmo tempo, praticaremos a verdade, o amor e a submissão a Deus, e entenderemos cada vez mais a verdade. Assim, a verdade naturalmente se tornará a nossa vida. No entanto, se você não tem entrada nenhuma no que tange a conhecer-se, é falso você dizer que pratica a verdade, porque você está sendo cegado por muitas manifestações superficiais. Você acha que o seu comportamento melhorou, que tem mais consciência e razão do que antes, que é mais gentil, que agora pode ter mais consideração e ser mais tolerante com os outros, e que consegue exercer paciência para com eles e perdoá-los. Consequentemente, você acha que já está vivendo uma humanidade normal e que é uma pessoa maravilhosa e perfeita. Mas, aos olhos de Deus, você é somente um pouco bem-comportado por fora — ainda está muito aquém de Seus padrões exigidos, e está muito longe de realmente se submeter a Ele e adorá-Lo. Isso mostra que você não ganhou a verdade, que carece do mínimo de realidade e que ainda está longe de satisfazer os padrões da salvação. As pessoas precisam entender com quais verdades elas devem se equipar para satisfazer as exigências de Deus. Elas ainda não conseguem distinguir entre o bom comportamento externo e a prática da verdade. Tudo que as pessoas possuem agora são apenas pequenas mudanças em seu comportamento externo. Hoje em dia, a maioria das pessoas participa de reuniões e ouve sermões frequentemente, e pode conviver e interagir com seus irmãos e irmãs de maneira normal. Elas não brigam, são capazes de ser tolerantes e pacientes umas com as outras e são mais conscienciosas no desempenho de seus deveres do que eram antes. No entanto, seu entendimento da verdade é superficial demais, seus pensamentos e pontos de vista sobre muitos assuntos ainda estão distantes da verdade ou a contrariam, e algumas de suas visões são até hostis em relação a Deus. Isso é suficiente para ilustrar que as pessoas ainda não obtiveram a verdade. É por isso que precisamos buscar a verdade em todos os aspectos do autoconhecimento e nos empenhar para nos conhecermos mais profundamente. Por meio desta comunhão, vocês não sentem que é muito importante conhecer a si mesmos? Acabei de dar um exemplo de demonstração de piedade filial para com os pais. Essa é uma questão significativa que todas as pessoas precisam enfrentar. Se vocês não conseguirem compreender a verdade e emergir dos pensamentos e noções tradicionais, será difícil renunciarem a tudo e se despenderem verdadeiramente por Deus. Há muitas pessoas que acreditaram em Deus durante anos e anos, mas não desempenharam um dever. Elas têm lutado em seus corações por um período desconhecido, e é incerto quando serão capazes de realmente entender a verdade e emergir das restrições e dos grilhões de seus afetos carnais e pensamentos e noções tradicionais e de chegar ao ponto de “amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia”. Não é fácil alcançar isso. Enxergar a essência da família e se livrar das restrições das relações carnais é um obstáculo difícil para aqueles que seguem a Deus. Existe um processo para romper os grilhões da família e dos afetos carnais e libertar-se das restrições dos pensamentos da cultura tradicional — isso exige que Deus estabeleça ambientes nos quais possamos praticar como entrar na verdade. Especialmente quando se trata de nossos entes queridos, é ainda mais necessário vermos claramente sua face verdadeira e cada uma de suas naturezas essências. Ao mesmo tempo, precisamos também refletir, com base na verdade, sobre os caracteres corruptos que revelamos e as heresias e falácias satânicas que ainda existem em nosso coração. Isso exige que Deus estabeleça vários ambientes para nos revelar, para que possamos saber quais coisas ainda existem em nosso coração que resistem a Ele ou são incompatíveis com Ele e então buscar a verdade para resolvê-las. Precisamos que Deus arranje ambientes adequados para revelar nossa corrupção e nossa estatura. No entanto, precisamos também cooperar ativa e positivamente com Deus e fazer exigências a nós mesmos de acordo com a Sua palavra, e só então podemos ser completados por Ele. Mas antes de Deus agir, precisamos nos preparar mentalmente. Primeiro precisamos reconhecer os venenos satânicos que estão dentro do homem e entender que os pensamentos e as noções da cultura tradicional desorientam e corrompem as pessoas. Precisamos entender quão severamente essas coisas satânicas — que herdamos e que provêm da educação e da sociedade — resistem a Deus e o quanto elas contrariam a verdade. Só quando você enxerga essas coisas, pode-se dizer que você realmente entende a verdade.
Acabei de falar sobre como tratar os pais. Pode-se dizer que essa é uma questão importante na vida, e é também uma questão significativa que toda pessoa precisa enfrentar. Isso é inegável. A seguir, comunicaremos outro tópico, ou seja, como tratar os filhos. Quando se trata de como tratar seus filhos e seus pais, a maneira como você os trata não importa; pelo contrário, o que importa é sua perspectiva: trata-se da perspectiva e da atitude com que você os aborda. Isso é algo que precisamos entender no coração. A partir do momento em que tem filhos, cada pessoa começa a planejar o tipo de educação que quer que eles recebam, o tipo de faculdade que devem frequentar e como eles podem encontrar um bom emprego depois disso, para que possam se firmar e ter certo nível de status na sociedade. Todas as pessoas acreditam que, nesta vida, primeiro é preciso ter conhecimento e um diploma avançado — aos olhos delas, essa é a única maneira de encontrar emprego e garantir um meio de subsistência na sociedade, para que, no futuro, não seja preciso preocupar-se com necessidades básicas como alimentação, roupas, abrigo e transporte. Portanto, quando se trata da forma como as pessoas tratam seus filhos, todos os pais esperam que eles recebam uma educação superior. Esperam que, um dia, seus filhos progridam no mundo, que tenham um lugar na sociedade, uma renda alta e estável e status e prestígio. Acham que somente isso trará honra aos seus antepassados. Todas as pessoas têm essa visão. “Espero que meus filhos entrem para a nata da sociedade” — essa visão está correta? Todos querem que seu filho ou filha frequente uma universidade de prestígio e depois continue seus estudos, acreditando que ele ou ela será capaz de progredir no mundo depois de obter um diploma avançado. Todas as pessoas adoram o conhecimento em seus corações e acreditam que “outras buscas são pequenas, os livros superam todas elas”; além disso, acham que, hoje em dia, a concorrência na sociedade é particularmente feroz e que, se alguém não tiver uma qualificação acadêmica, será difícil até mesmo tentar manter-se alimentado. Esse é um pensamento e um ponto de vista que todas as pessoas têm — é como se, desde que alguém possua um diploma avançado, seu sustento e suas perspectivas futuras estarão seguros. Assim, quando se trata das exigências a seus filhos e filhas, as pessoas fazem do ingresso em uma instituição de ensino superior e da sua obtenção a prioridade mais alta. Na realidade, toda essa educação, todo esse conhecimento e todas as ideias que as pessoas recebem vão contra Deus e a verdade e são odiados e condenados por Ele. Isso prova que as opiniões do homem são erradas e absurdas. As pessoas devem entender que, se receberem esse tipo de educação, além de adquirirem um pouco de conhecimento intelectual útil, elas também serão doutrinadas com muitos dos venenos, pensamentos, teorias e várias heresias e falácias de Satanás, e elas devem entender quais serão as consequências disso. As pessoas nunca refletiram sobre isso antes e não conseguem perceber bem essa questão. Elas só acreditam que seus filhos terão um futuro melhor e trarão honra para seus antepassados se ingressarem em instituições de ensino superior. Como resultado, quando seu filho chegar em casa um dia e você falar com ele sobre crer em Deus, ele se sentirá avesso a isso, e quando você lhe comunicar a verdade, ele chamará você de tolo, zombará de você e tratará suas palavras com desprezo. Nesse momento, você perceberá que escolheu a senda errada quando mandou seu filho para uma instituição de ensino superior para receber uma educação avançada. No entanto, será tarde demais para arrependimentos. Assim que uma pessoa aceita as filosofias e visões de Satanás e essas coisas criam raízes, florescem e começam a dar frutos dentro dela, é o mesmo que desenvolver tumores cancerígenos — essas coisas não podem ser removidas ou alteradas da noite para o dia. A essa altura, torna-se difícil para essa pessoa aceitar a verdade, e é impossível que ela seja salva. Isso equivale a ela ser envenenada até a morte por Satanás. Não vi ninguém dizer: “Quando meu filho for para a escola, que ele simplesmente aprenda a ler, para que possa entender o que significa a palavra de Deus. Depois disso, eu o orientarei a acreditar em Deus de todo coração e a aprender um pouco sobre uma profissão útil para que ele possa conseguir um bom emprego e ter uma vida estável no futuro. Assim, poderei ficar tranquilo. Seria melhor se ele tivesse calibre alto, possuísse boa humanidade e pudesse desempenhar um dever na casa de Deus. Se ele não puder desempenhar um dever, basta que ele tenha um emprego fora da igreja para conseguir sustentar sua família. Acima de tudo, quero que ele receba as verdades de Deus em Sua casa e que não seja poluído nem condicionado pela sociedade”. As pessoas não têm a fé para trazer seus filhos para diante de Deus; elas sempre se preocupam com o fato de que seus filhos não terão boas perspectivas se não ingressarem no ensino superior. Em outras palavras, quando se trata de seus filhos, não existe uma pessoa sequer que esteja disposta a trazê-los para diante de Deus para que eles possam aceitar a palavra de Deus e se conduzir de acordo com a verdade e as exigências Dele. As pessoas não estão dispostas e não ousam fazer isso. Elas temem que, se agirem dessa forma, seus filhos não terão meios de subsistência ou perspectivas nesta sociedade. O que essa visão confirma? Confirma que as pessoas, que foram profundamente corrompidas por Satanás, não têm interesse na verdade, nem em acreditar em Deus. Mesmo que acreditem em Deus, isso é apenas para serem abençoadas. Elas não buscam a verdade, pois o que as pessoas adoram no coração são coisas materiais, dinheiro e a influência de Satanás. Você não tem fé para dizer: “Se alguém abandonar as tendências do mundo e confiar em Deus, Ele lhe oferecerá uma saída para que possa sobreviver”. Você carece dessa fé. Sua opinião errada de adorar conhecimento se enraizou em seu coração. Ela controla cada palavra e ação sua, de modo que você não consegue aceitar nem se submeter à obra de Deus, muito menos aceitar as verdades que Deus expressa. Por que digo isso? Porque esse pensamento e essa opinião são hostis a Deus, traem a Deus, negam a Deus e não são compatíveis com a verdade. Quando uma pessoa entende a verdade, ela consegue perceber bem esse problema e se dá conta de que há muitas coisas dentro dela mesma que estão em oposição a Deus — coisas que são fundamentalmente odiadas por Deus. Todos esses são resultados alcançados experienciando a obra de Deus. Sem a exposição da palavra de Deus e sem seu julgamento e castigo, as pessoas pensariam que elas já se tornaram santificadas, que estão cheias de amor por Deus e que sua fé Nele é forte depois de acreditarem em Deus por alguns anos e fazerem algumas mudanças em seu comportamento. Agora que entendem a verdade, de repente elas percebem: “Como essas coisas corruptas ainda podem existir nas pessoas? Por que eu não conseguia reconhecê-las antes? As pessoas são simplesmente ignorantes demais!”. Nesse momento, elas aprendem que a exposição de Deus sobre a corrupção do homem é tão grande e tão necessária, e sabem que, se Deus não expusesse e julgasse sua corrupção, elas nunca seriam capazes de reconhecê-la. Todas as pessoas são hábeis em fingir e se disfarçar. Elas conseguem se disfarçar, esconder e preparar muito bem, mas os caracteres corruptos que revelam e os pensamentos que estão profundamente enraizados em suas mentes resistem a Deus, e essas coisas são detestadas e odiadas por Ele. Essas são as coisas que Deus quer expor, e são as coisas que as pessoas deveriam conhecer. No entanto, as pessoas pensam muitas vezes: “Em termos de nossa fala, não pronunciamos nenhuma palavra que resista a Deus, e possuímos razão. Em termos de nosso comportamento, não fizemos nada que passasse dos limites, já alcançamos o ponto em que estamos desempenhando nossos deveres de forma muito apropriada. Não temos problemas evidentes, que mais deveríamos saber sobre nós mesmos? Será que realmente precisamos nos conhecer?”. Essa visão está alinhada com os fatos? Se estiver, por que as pessoas continuam confessando sempre seus pecados a Deus? Por que as pessoas ainda revelam seus caracteres corruptos com frequência e até cometem transgressões? Portanto, quanto mais você se considera bom em um aspecto, mais vale a pena buscar a verdade, refletir e conhecer a si mesmo nesse aspecto. Só por meio disso você poderá realmente conhecer seus caracteres corruptos e ser purificado e aperfeiçoado por Deus. Esse é o desfecho de experienciar a obra de Deus.
Há muitas pessoas que acreditam que piedade filial agrada a Deus e é abençoada por Ele. Elas acham que ser filial aos pais é algo que Deus certamente aprova, porque acreditam que piedade filial é perfeitamente natural e justificada, que isso prova que uma pessoa tem consciência e que ela não se esqueceu de onde veio. De acordo com as noções tradicionais, tais indivíduos são considerados pessoas boas e filhos filiais. Quando se trata de filhos filiais, todos os aprovam. As pessoas os amam, assim como seus pais. Portanto, naturalmente, você supõe que Deus também deve gostar deles e desejosamente acha que: “Deus deve gostar daqueles que demonstram piedade filial a seus pais — Ele definitivamente gosta deles!”. Assim, você desiste de desempenhar seu dever e volta para casa para demonstrar piedade filial a seus pais. Ao fazer isso, você fica cada vez mais motivado e cada vez mais convencido de que isso é justificado e adequado e de que está praticando a verdade. Inconscientemente, você começa a acreditar que já satisfez a Deus e que tem o capital necessário para obter a aprovação de Deus, Seu gozo e Seu reconhecimento. Quando Deus diz que você O está desafiando e traindo, ou quando Ele diz que você não mudou nada, você resiste e O julga. Você nega Suas palavras, alegando que Ele está errado. Que tipo de problema é esse? Quando Deus diz que você é bom e o aprova, você aceita. Mas quando Deus expõe que você está se rebelando contra Ele e O desafiando, você nega e rejeita isso e até resiste e julga a Deus. Que tipo de caráter é esse? É evidente que as pessoas são arrogantes, convencidas e presunçosas. Normalmente, parece que elas conseguem reconhecer que a palavra de Deus é a verdade, e todas se consideram submissas a Ele, mas quando Deus as julga e expõe seus caracteres corruptos, nenhuma delas dá atenção a Suas palavras, nem compara suas ações com Sua palavra sempre que fazem algo. Ao contrário, elas apenas falam e conversam um pouco, e ponto final, ou recitam algumas linhas da palavra de Deus durante as reuniões, comungando um pouco sobre elas, e nada mais. Na realidade, quando você faz as coisas, você não pratica de forma alguma de acordo com a palavra de Deus. Então, qual é o sentido de você ler e comunicar a palavra de Deus? Você não coloca a palavra de Deus em prática quando algo acontece com você e não vive de acordo com a palavra de Deus, por que, então, você lê a palavra de Deus? Isso não é meramente uma formalidade? Você consegue entender a verdade dessa forma? Você pode obter a verdade? Não faz sentido acreditar em Deus desse jeito. Muitas pessoas simplesmente leem um pouco a palavra de Deus, ganham um entendimento de seu significado literal e acham que, ao proferir algumas palavras e doutrinas, elas entenderam a verdade e possuem a verdade realidade. Alguns dizem: “Estou comungando a palavra de Deus, então como podem ser apenas palavras e doutrinas?”. Você não conhece a essência da palavra de Deus, não coloca Sua palavra em prática e certamente não tem conhecimento experiencial dela, por isso está falando palavras e doutrinas quando comunga isso. A palavra de Deus é, evidentemente, a verdade, mas você não a entende verdadeiramente nem a coloca em prática, portanto, o que você entende é apenas doutrina. Vocês conseguem entender isso? Vocês acham que ouvir essas palavras tocou num ponto sensível? Vocês dirão: “Se eu não honrar meus pais, isso não é uma ofensa terrível? As exigências de Deus às pessoas não são desatenciosas em relação aos sentimentos delas?”. Digam-Me, os padrões que Deus exige do homem são elevados? Na verdade, não são elevados — com base na consciência e razão do homem, todos eles são padrões que as pessoas conseguem cumprir. É devido à influência dos afetos humanos e ao fato de a cultura tradicional já ter criado raízes firmes e inabaláveis em seus corações que as pessoas consideram as exigências de Deus muito altas e fora de seu alcance. Isso é causado por uma falta de entendimento da verdade. Se realmente entenderem a verdade e perceberem bem a natureza verdadeira dessa questão, vocês serão capazes de abordar e lidar com esse problema da maneira correta. Por milhares de anos, as pessoas têm sido influenciadas pela cultura tradicional. As filosofias de Satanás e leis para lidar com o mundo já se enraizaram no coração das pessoas. Você vive segundo tais ideias, então o que, exatamente, você viveu? Você viveu uma humanidade normal? Você viveu uma vida real? Vale a pena você conhecer e dissecar esse assunto. Você precisa refletir sobre o que ganhou da cultura tradicional e das filosofias e opiniões de Satanás, se essas coisas realmente são a verdade e o que elas lhe trazem. Então você deve comunicar esses assuntos e dissecá-los com base na palavra de Deus. Se você fizer isso, será fácil descobrir a verdade. Uma vez que entender a verdade e captar as intenções de Deus, você verá que todas as exigências Dele às pessoas são coisas que a consciência e a razão do homem podem realizar. Naturalmente, você deixará de reclamar que Deus exige demais do homem. Em vez disso, você dirá: “Entendemos os princípios; temos uma senda de prática e entendemos como lidar com essas coisas”. Dessa forma, pouco a pouco, você entrará na realidade da palavra de Deus. Esse é o processo de entender a verdade.
Para entrar na verdade realidade, o autoconhecimento é de importância extraordinária. Autoconhecimento significa saber que coisas, em nossos pensamentos e opiniões, estão fundamentalmente fora de acordo com a verdade, pertencem a caracteres corruptos e são hostis a Deus. É fácil obter um entendimento dos caracteres corruptos do homem, como arrogância e presunção, e mentira e enganação. Você pode vir a conhecê-los um pouco simplesmente comunicando a verdade algumas vezes ou quando seus irmãos apontam seu estado para você. Além disso, a arrogância e a enganação estão presentes em todas as pessoas, diferindo apenas em grau, de modo que é relativamente fácil conhecê-las. Mas discernir se seus pensamentos e opiniões estão alinhados com a verdade é difícil, e não tão fácil quanto conhecer seus caracteres corruptos. Quando o comportamento ou as práticas externas de uma pessoa mudam um pouco, ela sente que mudou, mas, na verdade, essa é uma mera mudança comportamental e não significa que suas opiniões sobre as coisas mudaram verdadeiramente. No fundo do coração das pessoas, ainda há muitas noções e imaginações, e vários pensamentos, opiniões e venenos da cultura tradicional. Ainda há muitas coisas que são hostis a Deus escondidas dentro das pessoas, e ainda não foram desenterradas. Elas são a raiz das revelações de seus caracteres corruptos e são parte da natureza essência do homem. É por isso que, quando Deus fizer algo que não esteja alinhado com suas noções, você resistirá e desafiará. Você não entenderá por que Deus operou desse jeito, e, embora saiba que tudo que Deus faz é a verdade e deseje se submeter, você descobrirá que não é capaz de fazer isso, seja como for. Por que você não é capaz de se submeter? Qual é a razão da sua resistência e do seu desafio? É porque existem muitas coisas nos pensamentos e opiniões do homem que são hostis a Deus, hostis aos princípios pelos quais Deus age e hostis a Sua essência. Para as pessoas, é difícil obter conhecimento dessas coisas. Já que comuniquei essas palavras, vocês deveriam ser capazes de ganhar percepção e algum entendimento. Suponhamos que vocês tenham noções sobre Deus quando algo acontece e pensam: “Isso não pode ser ato de Deus, pois, se fosse Deus, Ele não teria feito nem falado desse jeito. Tudo que Deus faz é amor, é fácil de ser aceito pelas pessoas”, mas então suponhamos que vocês pensem: “Essa maneira de pensar está errada. Deus já disse que há verdade a ser buscada onde quer que as pessoas não consigam entender. Eu deveria refletir sobre mim mesmo, pois são as noções e imaginações em meu coração que estão se manifestando, levando-me a delimitar a obra de Deus. Eu não deveria entendê-Lo errado” — essa é a maneira correta de refletir sobre si mesmo. Sempre que vê que a obra ou as palavras de Deus não se conformam a suas noções, você deve refletir sobre si mesmo, apressar-se para buscar a verdade nas palavras de Deus, comparar-se com elas e depois praticar de acordo com elas. Esse não é um caminho adiante?
Acabamos de comunicar como tratar os pais. Muitos de vocês sentem que devem muito a seus pais, pois eles sofreram muito por vocês durante toda a vida e demonstraram grande amor e cuidado. Se, um dia, eles adoecem, você fica de consciência perturbada, e se sente culpado. De repente, você acha que deveria ficar com seus pais para cumprir seu dever filial para com eles, confortá-los e garantir que eles sejam felizes na velhice. Você acha que essa é sua responsabilidade e obrigação como filho deles. Se, enquanto você cumpre essa obrigação, Deus pede algo a você ou lhe dá uma provação inesperada, Sua intenção é que você não faça isso, mas acredite em Deus, desempenhe bem seu dever e busque a verdade como o princípio. Como você se sentiria se Deus pedisse diretamente que você não fosse filial com seus pais nem os tratasse dessa forma? Você consideraria essa questão através das lentes das noções tradicionais, e se queixaria de Deus, no coração, achando que Ele fez isso sem considerar seus sentimentos e que isso não satisfaz sua piedade filial. Você acredita que está agindo cheio de piedade filial, humanidade e consciência, mas Deus não permite que você aja de acordo com sua consciência ou piedade filial. Então você resistirá, e se rebelará e se oporá a Deus, e não aceitará a verdade. Estou dizendo tudo isso para que as pessoas percebam que a raiz e a essência da natureza rebelde do homem vêm principalmente dos pensamentos e opiniões das pessoas, que são formados quando elas são sujeitadas à educação da família e da sociedade, e à cultura tradicional. Depois que esses pensamentos e essas opiniões da cultura tradicional são, pouco a pouco, plantados profundamente no coração das pessoas, por meio da herança da família, da educação escolar ou da influência da sociedade, as pessoas começam a viver de acordo com eles. Inconscientemente, elas vêm a acreditar que essas coisas da cultura tradicional são corretas, irrepreensíveis e não podem ser criticadas, e que só se agirem de acordo com as exigências da cultura tradicional elas poderão ser verdadeiros seres humanos. Se não fazem isso, elas sentem que são desprovidas de consciência, contrárias a e sem qualquer humanidade, e não conseguem se conciliar com isso. Esses pensamentos e opiniões humanos não estão muito distantes da verdade? As coisas dos pensamentos e opiniões humanos e os objetivos que as pessoas buscam são direcionados para o mundo, para Satanás, e para a escuridão, enquanto a busca da verdade que Deus exige do homem está voltada para Deus e para a luz. Os pensamentos, as opiniões e a direção da busca do homem, e as exigências de Deus para ele e a senda que Ele lhe indica, são duas direções diferentes, dois objetivos diferentes. Aja de acordo com os objetivos que Deus deu ao homem, e Suas exigências para o homem, e sua humanidade será cada vez mais normal, você viverá mais e mais semelhança humana, e o seu coração se aproximará mais e mais de Deus. Se agir de acordo com os pensamentos e opiniões da cultura tradicional, você perderá mais e mais de sua consciência e razão, será ainda mais falso e disfarçado, seguirá ainda mais as tendências do mundo e fará parte das forças do mal. Então você viverá completamente nas trevas, sob o poder de Satanás. Suas ações e o seu comportamento terão ido totalmente contra a verdade, e você terá traído a Deus.
As pessoas que vivem nesta sociedade real foram profundamente corrompidas por Satanás. Independentemente de serem educadas ou não, seus pensamentos e opiniões contêm muitas coisas da cultura tradicional. Em particular, exige-se que as mulheres cuidem do marido, criem os filhos e sejam uma boa esposa e mãe amorosa, dedicando toda a sua vida ao marido e aos filhos e vivendo para eles. Elas devem lidar adequadamente com todas as tarefas domésticas, tais como as refeições diárias da família, lavar e limpar. Esse é o padrão aceito de ser uma boa esposa e mãe amorosa. Toda mulher também acha que é isso que ela deveria fazer e que, se não o fizer, ela não é uma boa mulher e violou sua consciência e esse padrão tradicional de moralidade. Algumas pessoas não conseguem conciliar a violação desse padrão moral com sua consciência; acharão que prejudicaram o marido e os filhos e que não são boas mulheres. Mas depois de você crer em Deus, ler muitas de Suas palavras, entender algumas verdades e perceber bem algumas questões, você pensará: “Eu sou um ser criado e devo desempenhar o dever de um ser criado e me despender por Deus”. Nesse momento, há algum conflito entre ser uma boa esposa e uma mãe amorosa e desempenhar seu dever como ser criado? Se quer ser boa esposa e mãe amorosa, você não pode desempenhar seu dever em tempo integral, mas, se quer desempenhar seu dever em tempo integral, você não pode ser boa esposa e mãe amorosa. E agora, o que você faz? Se escolher desempenhar bem seu dever e ser responsável pelo trabalho da igreja, e ser devoto a Deus, você precisa desistir de ser boa esposa e mãe amorosa. O que você pensaria agora? Que tipo de luta interior haveria em sua mente? Você acharia que decepcionou seus filhos e seu marido? De onde vem esse sentimento de culpa e desconforto? Quando não cumpre o dever de um ser criado, você sente que decepcionou a Deus? Você não tem sentimento de culpa ou repreensão porque, em seu coração e sua mente, não há o menor indício da verdade. Então, o que você entende? A cultura tradicional — ser uma boa esposa e uma mãe amorosa. Assim, a noção de “se eu não sou uma boa esposa e uma mãe amorosa, não sou uma mulher boa nem decente” surgirá em sua mente. A partir de então, você ficará presa e acorrentada a essa noção, e permanecerá presa a isso mesmo depois de acreditar em Deus e desempenhar seu dever. Quando houver um conflito entre desempenhar seu dever e ser boa esposa e mãe amorosa, embora relutantemente você possa escolher desempenhar seu dever ou mostrar um pouco de devoção a Deus, ainda haverá um sentimento de desconforto e um pouco de repreensão em seu coração. Portanto, quando tiver algum tempo livre durante o desempenho de seu dever, você procurará oportunidades para cuidar de seus filhos e marido, querendo compensá-los ainda mais, e achará que está tudo bem, mesmo que tenha que sofrer mais, contanto que tenha paz de espírito. Isso não é causado pela influência da ideia e da teoria da cultura tradicional sobre ser uma boa esposa e uma mãe amorosa? Agora você está com um pé em cada lado, querendo desempenhar bem seu dever, mas também querendo ser uma boa esposa e uma mãe amorosa. Mas, diante de Deus, temos somente uma responsabilidade e obrigação, e uma missão: cumprir o dever de um ser criado. Você tem cumprido esse dever? Por que você se desviou da trilha? Realmente não existe nenhum sentimento de reprovação ou autoacusação no seu coração? É precisamente porque a verdade ainda não estabeleceu fundamentos em seu coração e ainda não reina sobre ele que você pode se desviar da trilha ao desempenhar seu dever. Embora seja capaz de desempenhar seu dever agora, na verdade você ainda está muito aquém dos padrões da verdade e das exigências de Deus. Você consegue ver esse fato agora, com clareza? O que Deus quer dizer quando diz que “Deus é a fonte da vida do homem”? É para que todos percebam isto: nossa vida e nossa alma vêm todas de Deus e foram criadas por Ele — elas não vêm dos nossos pais, e certamente não vêm da natureza, mas nos foram dadas por Deus; acontece apenas que nossa carne nasceu dos nossos pais e que nossos filhos nasceram de nós, no entanto, a sina deles está inteiramente nas mãos de Deus. O fato de podermos crer em Deus é uma oportunidade que nos foi dada por Ele; é ordenado por Ele e é Sua graça. Portanto, não há necessidade de você cumprir sua obrigação ou responsabilidade para com mais ninguém; você só deveria cumprir o dever para com Deus que deveria cumprir como um ser criado. É isso que as pessoas devem fazer acima de qualquer outra coisa e é o assunto principal que as pessoas mais deveriam completar em sua vida. Se você não desempenhar bem seu dever, você não é um ser criado que está de acordo com o padrão. Aos olhos dos outros, você pode ser uma boa esposa e uma mãe amorosa, uma dona de casa competente, uma filha filial e um bom membro da sociedade, mas, diante de Deus, você é aquela que se rebela contra Ele, aquela que acredita em Deus, mas não cumpre o dever nem a obrigação de um ser criado, aquela que acredita em Deus, mas não busca a verdade, não se submete genuinamente a Deus e que será exposta e eliminada. Uma pessoa como essa pode ganhar a aprovação de Deus? Pessoas como essa não valem nada. Não importa quão boa você seja como esposa e quão amorosa seja como mãe, nem quão elevados sejam seus padrões de moralidade social, nem se ganha elogios das pessoas por isso, isso não significa que você está colocando a verdade em prática, muito menos que está se submetendo a Deus. Se você também é avessa à verdade e se recusa a aceitá-la, isso só prova que você não tem consciência, nem razão, nem humanidade normal, e é alguém sem Deus no coração. Alguém assim não fica muito aquém das exigências de Deus? Aqueles que não buscam a verdade são assim, sempre vivem de acordo com as ideias e teorias da cultura tradicional, sempre seguem as tendências da sociedade, mas não aceitam a verdade e são incapazes de se submeter a Deus. Essas pessoas não são pobres e lastimáveis? Não são tolas e ignorantes? Ser uma boa esposa e uma mãe amorosa, ser uma mulher boa e querida, ainda é motivo para se gabar e se orgulhar?
Todas as coisas que as pessoas guardam no coração são, na verdade, contrárias à verdade e hostis a Deus. Isso inclui coisas que acreditamos ser positivas, boas e que geralmente são consideradas corretas. Nós até vemos essas coisas como a verdade, como necessidades humanas e coisas nas quais as pessoas deveriam entrar. Para Deus, porém, elas são coisas odiosas. Quão longe das verdades faladas por Deus estão as opiniões que o homem vê como corretas, ou as coisas que o homem acredita serem positivas? Longe, de fato — a distância é imensurável. Portanto, precisamos conhecer a nós mesmos, e tudo, desde a educação acadêmica que recebemos até nossas buscas e preferências, desde nossos pensamentos e opiniões até as sendas que escolhemos e trilhamos, tudo é digno de profunda escavação e dissecação. Algumas destas são herdadas da família; algumas vêm da formação escolar; algumas, da influência e do condicionamento dos ambientes sociais; algumas são aprendidas em livros; e algumas vêm de nossas imaginações e noções. Essas são as coisas mais assustadoras, pois elas dominam nossa mente e governam os motivos, as intenções e os objetivos de nossas ações. Elas também prendem e controlam nossas palavras e ações. Se não desenterrarmos essas coisas e não as rejeitarmos, nunca aceitaremos plenamente as palavras de Deus e nunca aceitaremos Suas exigências sem reservas, nem as colocaremos em prática. Enquanto você abrigar ideias e pontos de vista próprios, e coisas que você acredita serem corretas, você jamais aceitará as palavras de Deus sem reservas, tampouco as praticará na forma original; certamente, você processará as palavras de Deus no coração e as praticará somente após conformá-las a suas noções. É assim que você agirá, e é assim que “ajudará” os outros, levando-os a fazer as coisas de acordo com seus métodos. Parecerá que você está colocando em prática as palavras de Deus, mas o que você praticará serão adulterações humanas. Você não saberá disso e achará que está praticando a verdade, que já entrou na verdade realidade, que já ganhou a verdade. Isso não é arrogante e presunçoso? Esse estado não é algo temível? Se as pessoas não forem meticulosas na prática da verdade, desvios ocorrerão. Se alguém sempre confiar na imaginação para colocar as palavras de Deus em prática, ele não só não estará praticando a verdade, como também não poderá alcançar submissão a Deus. Se alguém pretende entrar na verdade realidade, ele precisa refletir sobre quais noções e imaginações existem nele, e sobre quais de suas opiniões não estão alinhadas com a verdade. Ao dissecar essas coisas, uma ou duas palavras não serão suficientes para explicá-las ou esclarecê-las completamente. É claro, na vida existem muitos outros assuntos como esses. Como os mais de cem venenos de Satanás que foram coletados no passado — você pode ter entendido as palavras e frases, mas como você se comparou com elas? Você já refletiu sobre elas? Você não compartilha também esses venenos? Eles não refletem também como você pensa? Quando está fazendo as coisas, você não age também com base nesses venenos? Você precisa cavar fundo em sua experiência pessoal e avaliá-la mediante essas palavras. Se vocês simplesmente passarem o olho nas palavras de Deus que expõem os venenos de Satanás, dando apenas uma olhada, ou se refletirem de modo simplório sobre elas, admitindo que essas coisas são de fato venenos, que elas de fato corrompem e prejudicam as pessoas, e depois deixarem as palavras de Deus de lado, vocês não terão como resolver seu caráter corrupto. Muitas pessoas leem as palavras de Deus e não conseguem relacioná-las à realidade. Elas simplesmente leem as palavras e passam o olho no texto, e, contanto que entendam o significado literal, acreditam que entenderam as palavras de Deus, ou até mesmo que entenderam a verdade. No entanto, elas nunca refletem sobre seus caracteres corruptos, e, quando sabem que estão revelando corrupção, não buscam a verdade para resolvê-la. Elas se contentam meramente em admitir que todos os estados expostos pelas palavras de Deus são reais e que são revelações de caracteres corruptos, e param por aí. Alguém que lê as palavras de Deus pode, dessa forma, realmente conhecer a si mesmo? Pode se livrar de seu caráter corrupto? De forma alguma. A maioria das pessoas que acredita em Deus o faz dessa maneira, e, como resultado, não vê nenhuma mudança em seu caráter após dez ou vinte anos de crença. A causa principal disso é que elas não investem esforço nas palavras de Deus e não conseguem aceitar a verdade nem se submeter a esta no coração. Elas meramente observam regulamentos em sua prática e evitam cometer grandes males, e, assim, pensam que estão praticando a verdade. Não há um desvio em sua prática? Praticar a verdade é tão simples assim? As pessoas são seres vivos e todas elas têm pensamentos; em particular, todas elas têm caracteres corruptos profundamente enraizados no coração, e possuem vários pensamentos e opiniões que surgiram a partir da dominação de sua natureza satânica. Todos esses pensamentos e opiniões são revelações de um caráter satânico. Se as pessoas não conseguem dissecar nem conhecer essas coisas com base na verdade das palavras de Deus, elas não têm como conhecer sua essência corrupta, e seus caracteres corruptos não podem ser purificados. Por que aqueles que não aceitam a verdade são tão arrogantes, presunçosos e recalcitrantes? É porque todos eles têm pensamentos e opiniões diferentes sobre várias coisas, e todos eles têm algumas ideias e teorias para guiá-los, por isso eles acham que estão corretos, menosprezam os outros e são arrogantes, presunçosos e recalcitrantes. Não importa quanto os outros lhes comuniquem a verdade, eles não estão dispostos a aceitá-la — eles continuam vivendo de acordo com os pensamentos e opiniões dentro deles, porque estes já se tornaram sua vida. Fato é que, em tudo que você faz, há um pensamento ou uma opinião dentro de você que dita como você o faz e em que direção você o faz. Se não estiver ciente disso, você deveria refletir sobre si mesmo com frequência, pois assim saberá quais pensamentos e opiniões dentro de você estão controlando seus atos e ações. Claro que, se examinasse seus pensamentos e opiniões agora, você sentiria que não há nada neles que é hostil a Deus, que você é honesto e leal, que você desempenha seu dever de boa vontade, que você consegue renunciar a coisas e se despender por Deus. Você sentiria que está indo bem em todos esses aspectos. Mas quando Deus realmente adotar uma atitude séria em relação a você, quando Ele exigir que você faça algo que não está de acordo com suas noções, algo que você não está disposto a fazer, como você abordará isso? É nesse momento que seus pensamentos, opiniões e caracteres corruptos serão expostos, assim como a água que flui de uma comporta aberta — você não consegue controlá-la, por mais que queira. Isso impedirá que você pratique a verdade e se submeta a Deus. Você dirá: “Por que não consigo me controlar? Eu não quero resistir a Deus, então por que estou fazendo isso? Eu não quero julgar a Deus e não quero ter noções sobre Suas ações — por que, então, estou julgando a Deus? Por que ainda tenho essas noções?”. Nesse momento, você deveria refletir e conhecer a si mesmo, e examinar o que, dentro de você, resiste a Deus ou é hostil e contrário à obra que Ele está fazendo atualmente. Se você conseguir descobrir essas coisas e resolvê-las de acordo com a verdade nas palavras de Deus, você terá progresso de vida e será alguém que entende a verdade.
A China é governada por um partido político ateu, e os chineses são educados em ateísmo e evolução, com ditados populares como “todas as coisas vêm da natureza” e “os humanos descendem dos macacos”. Depois de acreditar em Deus e ler Suas palavras, você sabe que os céus e a terra e todas as coisas foram criadas por Deus, inclusive os seres humanos, e todos são capazes de sentir no coração que a palavra de Deus é verdadeira. Toda a natureza é criação de Deus, e nada teria surgido se Deus não tivesse criado. O fato de os seres humanos descenderem dos macacos é particularmente insustentável, pois, durante toda a história da humanidade, ninguém jamais viu um macaco se transformar em homem. Não há evidências, e, portanto, tudo isso é mentira e enganação de Satanás. Aqueles que entendem a verdade rejeitam as palavras diabólicas, as heresias e as falácias de Satanás, e acreditam na Bíblia e nas palavras de Deus sem a menor sombra de dúvida. Mas para aqueles que não amam a verdade, é impossível aceitar plenamente que as palavras de Deus são a verdade. Alguns podem se perguntar: “O homem foi criado por deus, mas como? Por que não vi isso? Eu não acredito no que não vi”. A crença em Deus se baseia no que eles podem ver com os próprios olhos. Isso não é ter fé. O homem veio de Deus, e Deus tem conduzido o homem passo a passo até agora, sempre com soberania sobre a sina do homem. Isso é um fato. Nos últimos dias, Deus revelou todos esses mistérios, dizendo que o homem tem reencarnação e transmigração, e que a vida e a alma humanas são dadas por Deus e vêm Dele. Essa é a verdade. Mas sempre que você vê esse aspecto da verdade, já que você não aceita que essas palavras de Deus são a verdade, você as compara com seus pensamentos e opiniões: “Já que o homem não veio dos macacos, mas de deus, como, então, o homem veio de deus? Como ele deu vida ao homem?”. Se não entender a Deus, você pensará que é impossível que Deus tenha o poder, a sabedoria ou a autoridade para criar o homem com apenas um sopro ou uma palavra. Você não acredita que isso é um fato, ou que é a verdade. Quando tem dúvidas, você resiste a essas palavras de Deus, dizendo que não acredita nelas, mas, na verdade, seu coração está num estado e numa atitude de resistência. Você não está disposto a ouvir quando Deus fala essas palavras, sente repulsa no coração e não consegue dizer “amém” às palavras de Deus. Na realidade, olhando para os fatos, não precisamos investigar como ou quando Deus fez o homem, quem viu isso, ou se alguém pode testificar disso. Não há necessidade de as pessoas estudarem isso. Quando as pessoas realmente entenderem a verdade e conhecerem os atos de Deus, elas mesmas serão capazes de dar testemunho. Qual é a questão principal na qual elas deveriam se concentrar agora? É conhecer a obra de Deus. Do início ao fim, Deus vem executando Sua obra de gerenciar e salvar o homem em meio à humanidade. Do início ao fim, há somente um Deus operando, falando, ensinando e guiando a humanidade. Esse Deus existe. Deus disse tantas palavras agora, nós já O vimos face a face, O ouvimos falar, vivenciamos Sua obra e comemos e bebemos de Suas palavras, aceitando-as dentro de nós, para que se tornem nossa vida. E essas palavras estão nos guiando e nos transformando constantemente. Esse Deus existe, de fato. Portanto, devemos crer, como disse Deus, no fato de que Ele criou a humanidade e no fato de que Ele criou Adão e Eva no início. Visto que você acredita que esse Deus existe e agora veio diante Dele, você ainda precisa confirmar que a obra executada por Jeová é a obra desse Deus? Se ninguém puder confirmar e ninguém testemunhar isso, você não vai acreditar? Ou, com relação à obra da Era da Graça, você não acredita que Jesus era Deus encarnado porque nunca O viu? Se não visse pessoalmente o Deus do presente falar, operar ou encarnar na carne, você não acreditaria? Se não visse essas coisas ou se não houvesse testemunhas para confirmá-las, você não acreditaria em todas elas? Isso decorre de um ponto de vista absurdo que as pessoas têm em seu interior. É um erro cometido por tantas pessoas. Elas têm de ver tudo pessoalmente, e, se não veem, elas não acreditam nisso. Isso está errado. Se uma pessoa realmente conhece a Deus, então, mesmo sem ver, ela é capaz de crer em Sua palavra e confirmá-la. Somente assim ela é o tipo de pessoa que entende a verdade e tem fé verdadeira. Agora que vimos essas palavras de Deus e ouvimos Sua voz, isso basta para nos conceder fé verdadeira e, portanto, para fazer com que O sigamos e para fazer com que acreditemos em cada palavra e em toda a obra que vem de Deus. Não há necessidade de ficarmos analisando ou pesquisando as coisas. Não é esse o tipo de razão que as pessoas deveriam ter? Não havia ninguém para testemunhar quando Deus criou a humanidade, mas agora Ele Se tornou carne para expressar verdades e salvar a humanidade, para executar Sua obra de forma prática, e para caminhar em meio às igrejas e operar em meio à humanidade. Não é verdade que muitas pessoas viram isso? Nem todo mundo é capaz de ver, mas você acredita. Por que você acredita? Você não acredita apenas porque acha que as palavras de Deus são a verdade e que esses são o caminho verdadeiro e a obra de Deus? Você ainda consegue dizer: “Neste estágio da obra de deus, eu o ouvi falar, e também vi as palavras de deus. É verdade que essas palavras vieram de deus. Mas, com relação à obra do senhor Jesus da crucificação, não toquei suas marcas de pregos, então não acredito no fato de que ele foi crucificado. Não testemunhei a obra que deus Jeová fez durante a Era da Lei, e não ouvi as leis quando ele as proclamou. Somente Moisés as ouviu e escreveu os Cinco Livros de Moisés, mas não sei como ele os escreveu”? As pessoas que dizem essas coisas estão num estado de espírito normal? Elas são descrentes, e não pessoas que realmente acreditam em Deus. Isso é igual a quando os israelitas disseram: “Porventura falou Jeová somente por Moisés? Não falou também por nós?” (Números 12:2). O que quiseram dizer foi: “Não daremos ouvidos a Moisés, devemos ouvir isso pessoalmente de Deus Jeová”. É igual a quando as pessoas diziam, durante a Era da Graça, que, porque não viram pessoalmente, com os próprios olhos, não acreditavam que Jesus foi crucificado, nem que Ele ressuscitou dos mortos. Havia um discípulo chamado Tomé que insistia em tocar as marcas de pregos de Jesus. E o que disse o Senhor Jesus a ele? (“Porque Me viste, creste; bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).) “Bem-aventurados os que não viram e creram.” O que isso significa? Eles não viram nada mesmo? Na verdade, todas as coisas que Jesus disse e toda a obra que Ele fez já provaram que Jesus era Deus, e por isso as pessoas deveriam ter acreditado. Elas não precisavam que Jesus realizasse mais sinais e maravilhas ou dissesse mais palavras, nem precisavam verificar tocando Suas marcas de pregos, antes que pudessem crer. A fé verdadeira não depende apenas de ver — antes, com a confirmação espiritual, a pessoa pode crer até o fim sem nunca duvidar. Tomé contou apenas com o que viu, e era um descrente. Não sejam como Tomé.
Várias pessoas iguais a Tomé existem, de fato, na igreja. Elas duvidam constantemente da encarnação de Deus e estão esperando até que Deus deixe a terra, retorne ao terceiro céu, e até que elas vejam a forma verdadeira de Deus para finalmente acreditar. Elas simplesmente não acreditam que Deus Se tornar carne e expressar a verdade é Ele aparecer e fazer Sua obra. Quando tais pessoas de fato virem o corpo espiritual de Deus, será tarde demais, e é aí que elas serão condenadas por Deus. O Senhor Jesus disse a Tomé: “Porque Me viste, creste; bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29). Essas palavras significam que ele já havia sido condenado pelo Senhor Jesus e que ele é um descrente. Se você realmente crê no Senhor, e crê que todas as palavras que Ele diz são a verdade, e não duvida do Senhor no seu coração, você será abençoado. No entanto, algumas pessoas seguiram o Senhor Jesus por vários anos, mas não creem que as palavras do Senhor Jesus são a verdade, muito menos creem que Ele pode ressuscitar dos mortos ou que Ele é o Deus todo-poderoso. Essas pessoas não têm fé verdadeira e não ganharão bênçãos. Aqueles que creem no Senhor, mas não creem que Ele é a verdade, não ganharão nada. Se você sempre tem dúvidas na sua crença em Deus e sempre quer que Ele apareça para você ou realize sinais e maravilhas para então crer Nele, isso não é fé — isso é crer somente depois de ver. Como um ser criado, como você está qualificado para pedir a Deus que apareça pessoalmente para você? Como você está qualificado para pedir a Ele que fale pessoalmente com você, um ser humano corrupto? Além disso, como você está qualificado para pedir a Ele que lhe explique tudo claramente para então você crer? Se possui razão, você vai crer depois de apenas ver que essas palavras que Deus fala são todas a verdade. Se você realmente tem fé, então não importará para você o que Deus diz ou o que Ele faz, nem importará para você quão normal é Sua humanidade. Antes, ao ver que as palavras de Deus são todas a verdade, você já estará 100% convencido de que elas são ditas por Deus e que Ele fez essas coisas, e você terá a fé para segui-Lo até o fim, sem dúvidas. Aqueles que têm dúvidas são pessoas enganosas. Eles creem em Deus, mas não creem na verdade. Eles sempre querem entender esses mistérios e só vão crer verdadeiramente depois de compreendê-los a fundo. A precondição deles para crer em Deus é que eles devem entender claramente como o Deus encarnado chegou, quando Ele chegou, como Ele opera depois de chegar, por quanto tempo Ele vai operar antes de partir, qual será o processo da Sua partida, para onde Ele irá depois de partir… Eles querem entender alguns mistérios; eles estão aqui para sondá-los, não para buscar a verdade. Eles acham que não podem crer em Deus se não entenderem esses mistérios, como se isso os estivesse impedindo de crer em Deus. O fato de eles nutrirem essa opinião é sinal de problema. Se ficarem sempre investigando mistérios, no fundo eles não estarão interessados na verdade, e não terão vontade de dar ouvidos à verdade. Nesse caso, eles serão incapazes de entender a verdade. Se não leem as palavras de Deus nem se concentram em ponderar essas palavras, tais pessoas podem conhecer-se? Se não é fácil para elas conhecer-se, elas podem ter entrada na vida? Elas podem ganhar a verdade? De forma alguma. Se alguém não aceita a verdade e não crê nas palavras de Deus, ele não tem fé verdadeira. Em que as pessoas que não amam a verdade se concentram ao ler as palavras de Deus? Elas apenas se concentram em escrutinar alguns mistérios, em qual será sua destinação e seu desfecho, e em obter algumas notícias ou declarações especiais, mas não se concentram nem um pouco em questões de entrada na vida, muito menos se concentram em vir a conhecer seus caracteres corruptos e em aplicar as palavras de Deus a si mesmas. As coisas com as quais elas mais se importam e que mais querem entender não têm nada a ver com a verdade. Tais pessoas não são aquelas que aceitam a verdade. As pessoas que não aceitam a verdade são aquelas que creem verdadeiramente em Deus? De forma alguma. Se alguém realmente ajudar uma pessoa como essa a despertar, o estado dela será revertido. Ela perceberá que suas opiniões anteriores eram absurdas demais, que ela não aceitava a verdade e, no entanto, estava sempre investigando Deus, investigando se poderia ganhar bênçãos e nutrindo exigências que fazia a Ele, e que isso é arrogância em demasia e é ter um conceito alto demais de si mesmo. Então, ela ficará envergonhada. Aqueles que têm fé verdadeira confiarão em tudo o que Deus disser sem nenhuma dúvida, e, quando experienciarem as coisas por um tempo e virem que as palavras de Deus são todas cumpridas e realizadas, sua fé ficará ainda mais forte. Esse tipo de pessoa é aquele que tem entendimento espiritual, que acredita e consegue aceitar a verdade e que realmente tem fé.
Primavera de 2008