A entrada na vida começa com o desempenho do dever
Há muitas pessoas que sentem que lhes falta muito depois de desempenharem seu dever, e que não possuem a verdade realidade, por isso sempre pedem mais sermões para ouvir, e que os líderes e os obreiros façam mais reuniões, como se só isso poderá lhes dar entrada na vida e crescimento de vida. Se passam um período sem participar de uma reunião ou ouvir um sermão, elas sentem como se seu coração estivesse totalmente vazio, como se não houvesse nada dentro delas. No coração delas, é como se apenas ouvir sermões e participar de reuniões todos os dias lhes dará entrada na vida ou lhes permitirá crescer até a maturidade espiritual. Elas acham que, se não ouvirem sermões nem participarem de reuniões todos os dias, e em vez disso apenas se ocuparem desempenhando seu dever, não haverá crescimento em sua vida. Esse tipo de pensamento está totalmente incorreto. Na realidade, como um crente em Deus, ser capaz de entender a verdade e entrar na realidade depende principalmente de experienciar e praticar as palavras de Deus. Em particular, se em seu dever elas buscam as verdades princípios em todas as coisas e são capazes de agir de acordo com os princípios, sua vida crescerá mais rápido. Se você diz que crê sinceramente em Deus, mas não quer desempenhar seu dever, então onde está a sinceridade na sua crença em Deus? Aqueles que desempenham sinceramente o dever são os que têm fé. Somente aqueles que têm fé ousam dedicar toda a sua vida a Deus e estão dispostos a renunciar a tudo para se despender por Ele. Pessoas assim experienciam a obra do Espírito Santo enquanto desempenham seu dever; elas são esclarecidas, orientadas e disciplinadas pelo Espírito Santo. Tudo isso produz experiência de vida. Portanto, a entrada na vida começa por desempenhar formalmente o seu dever.
Se as pessoas são descuidadas ao desempenhar seu dever ou estão sempre confusas, em sua opinião, que tipo de atitude é essa? Isso não é só ser perfunctório? É essa a atitude que vocês têm em relação a seu dever? Isso é um problema de calibre ou um problema de caráter? Todos vocês deveriam ter clareza em relação a isso. Por que as pessoas são simplesmente perfunctórias quando desempenham o dever? Por que não são devotas quando fazem coisas para Deus? Elas chegam a ter razão ou consciência? Se você realmente possuir consciência e razão, então, quando fizer as coisas, você investirá um pouco mais de dedicação nelas, bem como um pouco mais de boa vontade, responsabilidade e consideração, e você será capaz de empregar mais esforço. Quando você conseguir empregar mais esforço, os resultados do dever que você desempenha melhorarão. Seus resultados serão melhores, e isso satisfará tanto às outras pessoas quanto a Deus. Você precisa colocar o coração nisso! Não pode ficar desatento, como se estivesse trabalhando no mundo secular e apenas ganhasse dinheiro com base no tempo que você gastou. Se você tem esse tipo de atitude, você está encrencado. É impossível que desempenhe bem seu dever. Que tipo de humanidade é essa? As pessoas sem consciência têm humanidade? Não têm. Se você diz que você tem humanidade e quer colocar a verdade em prática e desempenhar bem seu dever, então você deveria investir mais esforço em seu dever e colocar mais seu coração nele. Você diz que você tem consciência, mas nunca coloca o coração em seu dever. Sua consciência está fazendo efeito? Você precisa colocar o coração no lugar certo. Vocês deveriam refletir frequentemente sobre essas coisas — devem entender todas elas. Ser perfunctório ao desempenhar o dever é um grande tabu. Se você sempre é perfunctório ao desempenhar o dever, então você não tem como desempenhar o dever de acordo com o padrão. Se quiser desempenhar seu dever com devoção, você deve primeiro resolver seu problema de ser perfunctório. Você deveria dar passos para corrigir a situação assim que você perceba suas manifestações. Se você fica confuso, nunca consegue perceber os problemas, sempre só age sem se envolver e faz as coisas de um jeito superficial, então você não tem como desempenhar bem seu dever. Portanto, você deve colocar o coração no dever. A oportunidade para as pessoas desempenharem seu dever é difícil de encontrar! Quando Deus lhes dá essa chance, no entanto, elas não a agarram, essa oportunidade se perde — e mesmo se, mais tarde, elas quiserem encontrar essa oportunidade, é possível que não surja novamente. A obra de Deus não espera por ninguém, nem as chances de alguém desempenhar seu dever. Algumas pessoas dizem: “Não desempenhei bem meu dever antes, mas agora ainda desejo desempenhá-lo. Eu vou simplesmente me reerguer”. É maravilhoso ter determinação como essa, mas você deve ter clareza sobre como desempenhar bem seu dever: você deve se esforçar pela verdade. Somente aqueles que entendem a verdade conseguem desempenhar bem o dever. Se a pessoa não entende a verdade, até mesmo sua labuta não estará de acordo com o padrão. Quanto mais clareza você tiver sobre a verdade, mais eficiente você se tornará em seu dever. Se conseguir ver essa questão pelo que ela é, você colocará esforço na verdade e você terá uma esperança de desempenhar bem o dever. Atualmente, não existem muitas oportunidades de desempenhar um dever, portanto você deve agarrar-se a elas quando puder. É precisamente quando é confrontado com um dever que você deve investir um esforço verdadeiro; é quando você deve se ofertar e se despender por Deus, e é então que você precisa pagar um preço. Não retenha nada, não abrigue esquemas, não deixe nenhuma margem, não proveja para si um escape. Se deixar alguma margem, trapacear ou for escorregadio e negligente, você está fadado a fazer um trabalho ruim. Suponha que você diga: “Ninguém me viu sendo escorregadio e negligente. Que legal!”. Que tipo de pensamento é esse? Você acha que conseguiu tapar os olhos das pessoas e de Deus também? Na verdade, porém, Deus sabe o que você fez? Ele sabe. Na verdade, qualquer um que interagir com você por um tempo conhecerá sua corrupção e sua hediondez; é só que pode ser que ele não diga isso diretamente: no coração, ele terá uma avaliação de você. Muitas pessoas foram reveladas e eliminadas porque a maioria das pessoas conseguiu perceber bem a essência delas e as expôs pelo que elas eram e fez com que fossem removidas da igreja. Então, se buscam a verdade ou não, as pessoas deveriam desempenhar bem seu dever o melhor que puderem; deveriam ser guiadas por sua consciência e fazer algumas coisas reais. Você pode até ter deficiências, mas, se conseguir ser eficiente no desempenho do dever, você não será eliminado. Se você sempre achar que está bem, que definitivamente não será eliminado, se você nunca refletir nem tentar conhecer a si mesmo e ainda ignorar suas tarefas adequadas e for sempre perfunctório, então, quando o povo escolhido de Deus perder realmente a tolerância com você, ele exporá quem você é, e você será eliminado. Então será tarde demais para se arrepender, porque todos o terão percebido bem, e você terá perdido toda sua dignidade e integridade. Se ninguém confia em você, Deus o faria? Deus escrutina o mais íntimo do coração do homem: Ele jamais confiaria numa pessoa assim. Se encontrar uma pessoa não confiável, sob nenhuma circunstância lhe confie fazer algo. Se você não está familiarizado com a pessoa e apenas ouviu outras pessoas dizerem que ela consegue fazer as coisas bem o suficiente, mas, no coração, você não tem cem por cento de certeza, então tudo o que você pode fazer é dar-lhe primeiro uma tarefa pequena ou comum para realizar. Somente se ela for bem-sucedida em tarefas pequenas e comuns você deverá lhe confiar as importantes. Se bagunça a tarefa comum, essa pessoa não é confiável. Nada pode ser confiado a ela, não importa o que seja. Se você notar uma pessoa que é gentil e responsável, que nunca é perfunctória no que faz, que trata as tarefas que os outros lhe confiaram com a mesma seriedade como se fossem dela, que tem você em mente ao realizar cada aspecto da tarefa, pensa nas suas necessidades, considera as coisas de forma minuciosa e abrangente, e lida com as coisas exatamente da maneira certa, deixando você particularmente satisfeito com o trabalho dela — esse é o tipo de pessoa que é confiável. Pessoas confiáveis são aquelas que têm humanidade, e pessoas que têm humanidade possuem consciência e razão, e deveria ser muito fácil, para elas, desempenhar bem seu dever, porque elas o tratam como algo que lhes cabe e põem o coração em desempenhá-lo. Pessoas sem consciência ou razão estão fadadas a desempenhar mal seu dever. Elas não agem com responsabilidade, não importa qual dever desempenhem. Os outros sempre têm que se preocupar com elas, supervisioná-las e averiguar o trabalho delas; se não, elas poderiam causar problemas ao desempenhar o dever e fazer algo ruim ao trabalhar em uma tarefa, o que mais causaria problemas do que valeria a pena. Em suma, as pessoas sempre deveriam examinar-se ao desempenhar seu dever: “Eu desempenhei esse dever de acordo com o padrão? Eu dediquei meu coração a ele? Será que estive num estado perfunctório?”. Se você é sempre perfunctório, você está em perigo. No mínimo, isso significa que você não tem credibilidade e que as pessoas não podem confiar em você. Mais sério ainda, se você sempre é perfunctório ao desempenhar seu dever, e se você sempre engana a Deus, você está em grande perigo! Quais são as consequências de descaradamente se engajar no engano? Todos podem ver que você está intencionalmente agindo errado. Você está vivendo inteiramente de acordo com seus caracteres corruptos e, no seu dever, você não passa de perfunctório e não pratica a verdade nem um pouco — isso significa que você é desprovido de humanidade! Se isso sempre se manifesta em você — você não comete erros grandes, mas não cessa de cometer os erros menores, é impenitente desde o início até o fim, então você é uma pessoa maligna, é um descrente, e deveria ser removido — essa é uma grave consequência. Você é completamente revelado e eliminado como um descrente e uma pessoa maligna.
Qualquer dever que você desempenha envolve entrada na vida. Quer seu dever seja mais regular ou irregular, monótono ou animado, você deve sempre obter entrada na vida. Os deveres que algumas pessoas desempenham são bastante monótonos; elas fazem a mesma coisa todos os dias. No entanto, ao executá-los, os estados que essas pessoas revelam não são tão homogêneos. Às vezes, quando de bom humor, as pessoas são um pouco mais aplicadas e fazem um trabalho melhor. Outras vezes, devido a alguma influência desconhecida, seus caracteres corruptos satânicos instigam travessuras nelas, fazendo com que tenham opiniões inadequadas; elas caem em estados ruins e mau humor, e acabam desempenhando seus deveres de maneira perfunctória. Os estados internos das pessoas mudarão de acordo com o ambiente delas, mas não importa como mudem, se a pessoa entende a verdade, ela consegue agir de acordo com os princípios. É errado fazer as coisas com base no seu humor; isso é fazer as coisas com base nas suas preferências. Quando está de bom humor, você consegue colocar um pouco de dedicação no que faz, e quando está de mau humor, não coloca o coração no que faz e age perfunctoriamente — isso é fazer as coisas com base em princípios? Isso lhe permitirá desempenhar seu dever de maneira que esteja de acordo com o padrão? Não importa qual seja seu humor, as pessoas devem saber orar diante de Deus e buscar a verdade; somente desse jeito poderão evitar ser constrangidas e influenciadas por seu humor. Ao desempenhar seu dever, você deve sempre examinar a si mesmo para ver se está fazendo as coisas de acordo com os princípios, se o desempenho do seu dever está de acordo com o padrão, se você está fazendo isso de maneira perfunctória, se foi escorregadio e desleixou, e se há algum problema com sua atitude e com a maneira como pensa. Depois de refletir sobre si mesmo e essas coisas ficarem claras para você, você terá mais facilidade em cumprir seu dever. Não importa o que você encontre ao desempenhar seu dever — negatividade e fraqueza, ou ficar de mau humor depois que podarem você — você deve tratar isso adequadamente e deve também buscar a verdade e entender as intenções de Deus. Ao fazer essas coisas, você terá uma senda de prática. Se deseja fazer um bom trabalho no desempenho do seu dever, você não deve ser afetado pelo seu humor. Não importa quão negativo ou fraco você esteja se sentindo, você deve praticar a verdade, cumprir suas obrigações e responsabilidades, e ater-se aos princípios em tudo o que fizer. Se fizer isso, não apenas as outras pessoas aprovarão você, mas Deus também gostará de você. Sendo assim, você será uma pessoa que é responsável, que consegue assumir responsabilidade, que é genuinamente boa e que realmente desempenha seus deveres de acordo com o padrão, e você viverá plenamente a semelhança de uma pessoa genuína. Tais pessoas são purificadas e alcançam transformação real ao desempenhar seus deveres, e pode-se dizer que são pessoas honestas aos olhos de Deus. Somente pessoas honestas conseguem perseverar em praticar a verdade a fim de alcançar agir com princípios e ser capazes de desempenhar seus deveres de acordo com o padrão. Pessoas que agem com princípios desempenham seus deveres meticulosamente quando estão de bom humor; elas não trabalham de maneira perfunctória, não são insolentes e elas não se exibem para fazer os outros as terem em alta estima. Quando estão de mau humor, conseguem concluir as tarefas cotidianas com a mesma seriedade e responsabilidade, e mesmo que enfrentem algo que seja vexatório e ponha alguma pressão sobre elas ou cause perturbações enquanto desempenham seus deveres, ainda conseguem acalmar seu coração diante de Deus e orar, dizendo: “Não importa o tamanho do problema que eu enfrente — mesmo que o céu desmorone — enquanto estou vivo, devo cumprir meu dever. Todo dia que eu vivo é um dia em que devo cumprir bem o meu dever, para que eu seja digno desse dever que me foi dado por Deus, bem como do fôlego que Ele colocou em meu corpo. Não importa a dificuldade em que possa estar, deixarei tudo de lado, pois cumprir meu dever é da maior importância!”. Aqueles que não são afetados por qualquer pessoa, evento, coisa ou ambiente, que não são constrangidos por qualquer humor ou situação externa e que colocam seus deveres e as comissões que Deus lhes confiou em primeiro lugar — são as pessoas que são leais a Deus e se submetem genuinamente a Ele. Pessoas assim obtiveram a entrada na vida e entraram na verdade realidade. Essa é uma das expressões mais genuínas e práticas de viver a verdade. Viver desse jeito deixaria uma pessoa tranquila? Você precisaria se preocupar com como Deus vê você? Como, em sua opinião, vocês precisam agir a fim de ficar tranquilos? (Não permitir que qualquer pessoa, evento ou coisa o constranja, e colocar o dever em primeiro lugar. Esse é o único jeito de evitar decepcionar a Deus.) Correto, esse é o segredo para ficar tranquilo. Todos vocês dominaram esse segredo? Se alguém tiver uma atitude ruim ao falar com você e pretender tirar você do caminho ou deliberadamente criticar você, você ficará infeliz, como se uma faca tivesse sido enfiada em você. Você perderá o apetite, e seu sono será afetado. Em todo caso, você ficará mal-humorado, e seu coração sentirá dor. A essa altura, o que você fará? Talvez você diga: “Hoje, estou mal-humorado, por isso suspenderei meu dever por alguns dias”, ou: “Continuarei desempenhando meu dever, mas tudo bem se eu o fizer sem dedicação e só agir sem me envolver. Todos têm momentos em que as coisas não vão do jeito que eles querem, portanto, se eu estiver mal-humorado, Deus não exigirá demais de mim, não é? Eu só suspenderei meu dever por um tempinho hoje. Tudo bem, farei um bom trabalho amanhã. Deus vem fazendo Sua obra há seis mil anos, então Ele realmente se importará se eu atrasá-la por um dia?”. Que tipo de pessoa permite que coisas pequenas afetem seu humor e então necessariamente permite que isso afete seu dever? Esse não é um temperamento infantil, não promissor? Quando qualquer coisa acomete essa pessoa, ela se irrita, fica completamente irracional, não desempenha seu dever, não tem determinação e se esquece de seus votos. Que tipo de problema é esse? Não é um problema de teimosia? Pode haver algumas pessoas que não costumam se comportar assim, mas, quando estão mal-humoradas, elas desistem de seu trabalho. Coisas como essa acontecem com muita frequência. Existem algumas pessoas que são um pouco afetadas por estar mal-humoradas, e consequentemente não têm energia ao desempenhar seu dever, e não conseguem juntar nenhum entusiasmo. O que deveria ser feito quando isso acontece? Esses problemas não precisam ser resolvidos? Algumas pessoas dizem: “Não há como resolvê-los. Por ora, não quero resolvê-los, e simplesmente seguirei o fluxo. Em todo caso, estou mal-humorado e não quero que ninguém fale comigo. Deixe-me ser infeliz um pouco”. Embora ainda estejam aqui desempenhando seu dever, elas só estão presentes em corpo, não em mente. É incerto para onde seu coração vagou. Elas não são responsáveis em seu dever, não empregam esforço e são fracas. No entanto, quando seu humor melhora, elas voltam a ficar entusiasmadas; elas são capazes de suportar adversidade e sofrer exaustão novamente, e não fazem estardalhaço sobre o que comem. Tudo isso não é um pouco anormal? Por que as pessoas são influenciadas por tantos sentimentos e circunstâncias diferentes? Alguma vez vocês já procuraram a razão? Essas coisas não preocupam vocês com frequência? Vocês não ficam presos nesses estados com frequência? Não é um problema que todos vocês enfrentam? (É, sim.) Se esses problemas não forem resolvidos, as pessoas nunca amadurecerão; sempre serão crianças. Por exemplo, se alguém disser algo sem pensar em seus sentimentos, algo dirigido parcialmente a você, ou se ele falar sobre você pelos cantos, você se sentirá um pouco desconfortável. Se você falar com alguém e ele não prestar atenção em você, ou não tiver uma expressão agradável no rosto, você se sentirá desconfortável. Se você tiver um dia em que seu dever não vai como você quer, você se sentirá desconfortável. Se você tiver um pesadelo que parece ser um mau presságio, você se sentirá desconfortável. Se receber notícias ruins sobre a sua família, você ficará incomodado, mal-humorado e não conseguirá se animar. Se você vir outra pessoa cumprindo bem o dever, e ela receber elogios e for promovida a líder, isso também o deixará desconfortável e afetará seu humor… Todas essas coisas que são capazes de influenciá-lo, tanto grandes quanto pequenas, podem prender você em negatividade, deixá-lo desanimado e influenciar sua capacidade de desempenhar seu dever. Que problema têm as pessoas que se comportam desse jeito? (Seus caracteres são instáveis.) Um caráter instável é um aspecto disso. Sua humanidade é imatura e infantil, e elas não têm percepção. No que diz respeito à entrada na vida, elas sempre sofrem as restrições de todos os tipos de pessoas, eventos e coisas, de modo que não é fácil, para elas, praticar a verdade. Se não conseguem colocar a verdade em prática, elas não conseguem entrar na verdade realidade, e, se não conseguirem entrar na verdade realidade, elas não terão entrada na vida. Não é assim que é? O que faz com que elas sejam constrangidas por pessoas, eventos e coisas? É porque elas não entendem a verdade, porque não conseguem distinguir entre o que é verdadeiro e o que é falso, e porque não conseguem distinguir quem está certo e quem está errado. Isso faz com que elas não saibam como praticar, sem margem para avançar ou recuar. Essa é a consequência. A maioria dos novos crentes está nesse estado. Quando eles entenderem a verdade, conseguirem ver as coisas com clareza, e conseguirem distinguir as pessoas, esse problema se resolverá naturalmente. No entanto, aqueles que não amam a verdade não buscam a verdade quando as coisas os acometem. Esse tipo de pessoa será para sempre incapaz de se livrar das restrições de todos os tipos de pessoas, eventos e coisas. Que tipos de estados manifestam as pessoas que sofrem frequentemente as restrições de pessoas, eventos e coisas? Elas ficam negativas facilmente, e, quando sofrem contratempos ou encontram dificuldades, elas tropeçam. Essas coisas influenciam o humor e a capacidade de desempenhar o dever. Aqueles que não entendem a verdade são facilmente constrangidos por todos os tipos de pessoas, eventos e coisas. Sua entrada na vida é muito lenta, e, não importa há quantos anos acreditam, eles não têm progresso visível. Eles não mudaram nem um pouco, e são mais ou menos iguais aos não crentes. Tudo isso é o resultado de não buscar a verdade. Essa é a razão. Em uma palavra, não importa há quantos anos você acredita em Deus, não importam seu calibre ou sua idade, enquanto não amar a verdade nem buscar a verdade em todas as coisas, você será facilmente constrangido por todos os tipos de pessoas, eventos e coisas. Você não saberá agir apropriadamente, nem saberá como praticar a verdade ou estar de acordo com os princípios. Mesmo que você aja de acordo com as noções do homem e não faça coisas ruins, ainda assim você não saberá se você está de acordo com as intenções de Deus. Não importa há quantos anos esse tipo de pessoa acredita, ela não será capaz de falar sobre seus testemunhos experienciais, pois ela não entende como experimentar a obra de Deus, nem entende a verdade nem minimamente. Pessoas que não buscam a verdade são assim; não importa há quanto tempo acreditam em Deus, elas não têm testemunho para compartilhar. Sua estatura é pequena demais, e elas não têm a verdade realidade.
Neste momento, as pessoas estão ativas, desempenhando seu dever. Elas têm, também, a determinação de desempenhar seu dever, de se despender por Deus e renunciar às coisas por Ele, e se oferecer para Ele. Há até algumas pessoas que juraram muitas vezes que ofereceriam toda a sua vida a Deus, e que se despenderiam por Ele. Elas possuem todas essas coisas, mas não têm entrada na vida. Se uma pessoa não tiver entrada na vida, então, com todos os tipos de pessoas, eventos e coisas complicados, ela terá muita dificuldade de manter a compostura ou de lidar com o problema. Ela não consegue encontrar uma direção, nem consegue encontrar uma senda, e, muitas vezes, ela sente que não consegue se livrar de seu estado negativo. Ela fica emaranhada, constrangida, controlada e amarrada por todos os tipos de pessoas, eventos e coisas, e não sabe o jeito mais correto de praticar. Agora, Eu lhes direi um princípio de prática: não importa o que lhe aconteça, não importa se é um teste ou uma provação, nem se você está sendo podado, e não importa como as pessoas o tratem, você deveria primeiro deixar essas coisas de lado e vir para diante de Deus, orando sinceramente e buscando a verdade, de modo que você possa ajustar seu estado. Isso tem de ser feito primeiro. Você deveria dizer: “Não importa quão grande seja essa questão, mesmo que o próprio céu desabe, preciso desempenhar bem meu dever. Enquanto ainda respirar, eu não desistirei do meu dever”. Como, então, você desempenha bem seu dever? Você não pode agir sem se envolver, nem ficar fisicamente presente, mas permitir que sua mente vagueie — você deve concentrar o coração e a mente em seu dever. Não importam quão grandes sejam as questões que acometam você, você precisa primeiro deixá-las de lado e vir para diante de Deus para buscar como cumprir bem seu dever, para que ele satisfaça a Deus. Você deveria tentar pensar: “Com essa coisa com que me deparei hoje, como cumprirei bem meu dever? Antes, eu agia perfunctoriamente, então, hoje, preciso mudar meu método e me esforçar para cumprir bem meu dever, para que o meu desempenho do dever seja impecável. A chave é que não posso decepcionar a Deus. Devo deixar Seu coração tranquilo, para que, quando Ele me vir desempenhando meu dever, Ele saiba que não sou apenas obediente e submisso, mas também devoto”. Se você coloca isso em prática e se esforça nessa direção, então nada pode atrasar você no desempenho de seu dever, nem impactar a eficácia de seu dever. Ao orar, buscar a verdade e tentar entender as palavras de Deus continuamente, você será capaz de entender e resolver facilmente questões emocionais da carne; mas uma pessoa não pode fazer isso a não ser que aceite a verdade. Contanto que você entenda a verdade, qualquer problema pode ser resolvido. A melancolia, o desânimo, as preocupações, as apreensões e a negatividade do seu coração podem ser todos resolvidos completamente. Seu humor melhorará aos poucos, e você será completamente libertado. Se realmente tem dificuldades reais, você precisa aprender a buscar a verdade e se submeter. Quando uma pessoa é confrontada com esses tipos de coisas, isso é um teste de sua estatura e revela quem ela é, para ver se ela consegue colocar a verdade em prática.
Para desempenhar seu dever de maneira que esteja de acordo com o padrão, você precisa primeiro ter a mentalidade adequada. Quando seu caráter corrupto é revelado, você precisa, também, ajustar seu estado. Quando você for capaz de tratar seu dever corretamente, quando você tiver se livrado dos constrangimentos e influências de todos os tipos de pessoas, eventos e coisas, quando você conseguir se submeter completamente a Deus, você será capaz de desempenhar bem seu dever. O segredo para fazer isso é sempre colocar seu dever e responsabilidades em primeiro lugar. No processo de desempenhar seu dever, você deve sempre examinar a si mesmo: “Tenho uma atitude perfunctória em relação ao desempenho do meu dever? Que coisas me perturbam e fazem com que eu seja perfunctório ao desempenhar meu dever? Estou desempenhando o meu dever com todo o meu coração e força? Deus confiará em mim se eu agir desse jeito? Tenho um coração de submissão a Deus? Desempenhar meu dever desse jeito está de acordo com os princípios? Isso pode alcançar os melhores resultados?”. Você deveria refletir sobre essas perguntas com frequência. Quando descobre problemas, você deveria buscar a verdade ativamente e encontrar as palavras relevantes de Deus para resolvê-los. Assim, você poderá desempenhar bem o seu dever e terá paz e alegria no coração. Se problemas surgem frequentemente enquanto você desempenha o seu dever, onde está a raiz dessa questão? Esse é um problema no seu coração; é uma questão de ter caracteres corruptos. Quando o caráter corrupto de uma pessoa for revelado, ela terá problemas no coração e seu estado será anormal, o que influenciará diretamente como ela desempenha o dever. Problemas que influenciam o dever de alguém são problemas grandes e sérios; eles podem influenciar diretamente o relacionamento da pessoa com Deus. Por exemplo, algumas pessoas desenvolvem noções e mal-entendidos sobre Deus quando desastres acometem sua família. Algumas pessoas ficam negativas quando suportam um pouco de dificuldade no dever e ninguém vê isso nem as elogia por isso. Algumas pessoas não desempenham bem o dever, sendo sempre perfunctórias, e reclamam de Deus quando são podadas. Algumas pessoas não estão dispostas a desempenhar o dever porque estão sempre considerando uma rota de fuga. Todos esses problemas influenciam diretamente um relacionamento normal com Deus. Todos esses são problemas de caracteres corruptos. Todos eles provêm do fato de que as pessoas não conhecem Deus nem Sua obra, e que sempre tramam para obter e consideram seu status e reputação, suas perspectivas e destino, e seus interesses carnais, o que as impede de ter consideração pelas intenções de Deus e de se submeter aos Seus arranjos, o que leva a todos os tipos de emoções negativas. É exatamente assim que são as pessoas que não buscam a verdade. Quando confrontadas com situações um tanto difíceis, elas ficam negativas e fracas; quando encontram coisas que não saem do jeito delas, descontam sua frustração no dever. Ao desempenhar seu dever, elas sempre ficam negativas, desleixam e agem perfunctoriamente; elas ficam se rebelando contra Deus e resistindo a Ele, e até querem largar o trabalho em traição a Deus. Essas são todas as várias consequências que surgem quando alguém é constrangido por seus caracteres corruptos. Uma pessoa que ama a verdade é capaz de deixar de lado sua própria vida, perspectivas e destino, e só quer buscar e ganhar a verdade. Ela acha que não há tempo suficiente, teme não desempenhar bem seu dever e não ser aperfeiçoada, por isso é capaz de renunciar a tudo e despender-se por Deus. Sua mentalidade é apenas focar Deus e se submeter a Ele. Não há dificuldade que pode detê-la, e, se ela se sente negativa ou fraca, ela resolve isso naturalmente lendo algumas passagens das palavras de Deus. Pessoas que não buscam a verdade são muito problemáticas; não importa como a verdade seja comunicada, isso não consegue resolver totalmente seus problemas. Mesmo que se convençam momentaneamente e sejam capazes de aceitar a verdade, não obstante elas voltam atrás mais tarde, por isso é muito difícil lidar com esse tipo de pessoa. Não é que elas não entendem nem um pingo da verdade; é que elas não valorizam nem aceitam a verdade no coração. Como resultado, elas nunca são capazes de deixar de lado sua vontade, ou abrir mão de seus interesses pessoais, de suas perspectivas e sina, e de seu desfecho e destinação. Seu coração é sempre perturbado e constrangido por essas coisas, deixando-as incapazes de desempenhar bem seu dever. Se uma pessoa for capaz de aceitar a verdade, uma vez que a entenda, todas aquelas coisas que pertencem a caracteres corruptos desaparecerão naturalmente, e ela terá entrada na vida e estatura; ela não será mais uma criança ignorante. Quando uma pessoa tiver estatura, ela se tornará cada vez mais capaz de perceber bem as coisas, cada vez mais capaz de discernir todos os tipos de pessoas, e ela não será constrangida por qualquer pessoa, evento ou coisa. Não será influenciada por nada que alguém diga ou faça. Não estará sujeita à interferência das forças malignas de Satanás, nem será desorientada ou perturbada por falsos líderes e anticristos. Se isso acontecer, a estatura de uma pessoa não crescerá gradativamente? Quanto mais alguém entende a verdade, mais ele refletirá sobre si mesmo e conhecerá a si mesmo, mais ele será capaz de descobrir o dano que seus caracteres corruptos causam, mais ele será capaz de encontrar uma senda de praticar a verdade, e mais rápida será sua entrada na verdade realidade; ao mesmo tempo, ele será capaz, também, de desempenhar o dever de maneira que esteja de acordo com o padrão. Quando você tiver entrada na vida e sua vida estiver crescendo gradativamente, seu estado será cada vez mais normal. As pessoas, os eventos e coisas que, outrora, foram capazes de perturbá-lo e constrangê-lo deixarão de ser um problema para você. Você não terá mais dificuldade ao desempenhar seu dever, e seu relacionamento com Deus ficará cada vez mais normal. Quando você sabe confiar em Deus, quando você sabe buscar as intenções de Deus, quando sabe qual é seu lugar, quando sabe o que deveria e o que não deveria fazer, e que questões exigem ou não que você assuma responsabilidade, seu estado não fica cada vez mais normal? Viver desse jeito não o deixará cansado, certo? Não apenas você não ficará cansado, mas se sentirá particularmente relaxado e feliz. Seu coração não se sentirá iluminado, como resultado? Sua mentalidade será normal, seu espírito será libertado, você revelará caracteres corruptos com menos frequência e se submeterá mais a Deus. Desse jeito, você poderá viver constantemente na presença de Deus e viverá a humanidade normal. Quando as pessoas virem sua postura, elas sentirão que houve uma grande mudança em você. Elas estarão dispostas a se comunicar com você, sentirão paz e alegria no coração ao ouvir sua comunhão e também se beneficiarão disso. À medida que sua estatura crescer, sua fala e suas ações se tornarão mais ponderadas e baseadas em princípios. Quando vir que alguém está negativo e fraco, você será capaz de lhe dar um pouco de ajuda verdadeira. Não apenas você será capaz de resolver os problemas das pessoas, como também será capaz de evitar constrangê-las ou dar-lhes sermões e, em vez disso, usar suas experiências práticas para ajudar os outros, proporcionando-lhes algum benefício. Desse jeito, você não só estará se esforçando na casa de Deus, como, também, será uma pessoa útil, capaz de assumir um fardo e de fazer coisas mais significativas na casa de Deus. Não é esse o tipo de pessoa de que Deus gosta? Se você for uma pessoa de que Deus gosta, todos os outros também não gostarão de você? (Sim.) Por que Deus Se agrada com esse tipo de pessoa? Porque ela é capaz de fazer coisas reais diante Dele, não usa palavras vazias, floridas, e faz coisas reais. Ela é capaz de ajudar e guiar os outros falando sobre as experiências verdadeiras dela; ela é capaz de ajudar os outros a resolver qualquer problema, e, quando há dificuldades no trabalho da igreja, ela é capaz de guiar os demais adiante, resolvendo ativamente os problemas. É isso que significa desempenhar seu dever com devoção. Ela é capaz de ajudar seus irmãos a resolver problemas, o que prova que ela tem entrada na vida. O fato de ela conseguir fazer tantas coisas práticas prova que ela pratica a verdade e que ela vive na presença de Deus. Porque tem a verdade realidade, ela é capaz, também, de conduzir os outros a entrar na verdade realidade. Se você não possui a verdade realidade, nem tem experiências verdadeiras, você pode guiar os outros para ficar na presença de Deus? Se você não vive na presença de Deus, você não pode conduzir os outros para ficar na presença de Deus. Se você só se esforça ao desempenhar seu dever, sem jamais buscar as verdades princípios, e não está disposto a satisfazer a Deus, então você não está vivendo na presença de Deus. Aqueles que não vivem na presença de Deus conseguem aceitar Seu escrutínio? Conseguem resistir aos testes de Deus? Conseguem permanecer firmes em meio a provações? (Não, não conseguem.) Esse tipo de pessoa pode dar testemunho de Deus? Ela pode dar testemunho Dele? (Não, não pode.) Que tipo de pessoa é incapaz de dar testemunho de Deus? É alguém que realmente crê em Deus? No mínimo, ele ainda não entrou na verdade realidade das palavras de Deus, e ainda existe fora das palavras de Deus. Alguém que acredita em Deus há muitos anos sem nenhuma entrada na vida, que não consegue falar sobre testemunho experiencial, muito menos dar testemunho de Deus, que não consegue ganhar nenhuma pessoa boa pregando o evangelho — ele é indigno de ser chamado de testemunha de Deus. Portanto, alguém que tem estatura imatura e não tem entrada na vida nunca pode dar testemunho de Deus. A implicação tácita é que esse tipo de pessoa não vive na presença de Deus. Se você não vive na presença de Deus, não tem entrada na vida e não é uma testemunha de Deus, Ele reconhecerá você como um de Seus seguidores? Não reconhecerá. Deus lhe deu uma oportunidade para desempenhar seu dever, e você está disposto a desempenhá-lo, mas, por meio de suas manifestações, Ele viu que você não consegue dar testemunho Dele, nem mesmo após crer Nele por tanto tempo. Você não só não tem conhecimento experiencial verdadeiro, como vive de acordo com suas noções e imaginações; não tem verdade realidade alguma e simplesmente não vive na presença de Deus. Se Ele lhe dá uma provação, você não consegue suportar; se Ele poda você, você não consegue suportar; se Ele o julga e castiga, você desiste de seu trabalho e fica mal-humorado, e Ele pensará: “Essa pessoa é igual a uma onça que não se deve cutucar! Para onde quer que Eu vá fazer Minha obra ou falar, esse tipo de pessoa é indigno de seguir, indigno de estar Comigo”. Por que digo isso? Porque esse tipo de pessoa não entende a verdade, ele não tem uma compreensão pura, não tem experiências verdadeiras e não entende as intenções de Deus. Se não entende as intenções de Deus, ele pode ser compatível com Ele? Se não entende Suas intenções, ele pode compreendê-las? Consegue aceitar a verdade? É difícil dizer, e tudo isso são quantidades desconhecidas. Portanto, se esse tipo de pessoa estivesse com Deus, ele teria suspeitas a respeito Dele em tudo e não O entenderia, o que, então, faria surgir todos os tipos de equívocos e queixas, e julgamentos sobre Deus a cada passo. No fim, isso causaria traição. Deus poderia querer alguém que O trai? Deus poderia permitir que ele se tornasse Seu seguidor? Não poderia. Se você quer que Deus o reconheça como um de Seus seguidores, então, antes de mais nada, você deve focar a entrada na vida — isso significa começar por conhecer-se. Quanto mais a pessoa se conhecer, mais ela será capaz de perceber bem a essência e a realidade da sua corrupção, e mais terá uma sede interior de buscar a verdade; ao desempenhar seu dever, ela dará importância especial a buscar a verdade, praticar a verdade e livrar-se de seus caracteres corruptos, tornando-se, assim, capaz de manter seu dever e cumprir seu dever de acordo com as exigências de Deus. Essa deveria ser sua maior prioridade. O propósito de focar a entrada na vida é desempenhar bem seu dever; fundamentalmente, tudo se resume a desempenhar seu dever. Você deveria começar a buscar a entrada na vida desempenhando seu dever e, por meio da entrada na vida, deveria entender e ganhar a verdade gota a gota, de modo que chegue a um ponto em que tenha estatura, em que a sua vida cresça gradativamente e você tenha experiências práticas da verdade. Então você deveria dominar todos os tipos de princípios de prática, para que seja capaz de desempenhar seu dever sem ser constrangido ou perturbado por qualquer pessoa, evento ou coisa. Desse jeito, você viverá gradativamente na presença de Deus. Você não será perturbado por nenhum tipo de pessoa, evento ou coisa, e terá experiência da verdade. À medida que sua experiência se tornar mais abundante, você será mais capaz de dar testemunho de Deus, e, à medida que for mais capaz de dar testemunho de Deus, aos poucos você se tornará uma pessoa útil. Quando se tornar uma pessoa útil, você será capaz de desempenhar seu dever de maneira que esteja de acordo com o padrão na casa de Deus, será capaz de assumir adequadamente sua posição como um ser criado e se submeter aos arranjos e orquestrações de Deus, e será capaz de permanecer firme. Somente esse tipo de pessoa é um ser criado de acordo com o padrão e alguém que tem a aprovação de Deus. Então você será digno de tudo o que Deus lhe concedeu.
Qual é a chave para entrar na verdade realidade? Você precisa aprender a praticar a verdade para poder lidar com as coisas de acordo com os princípios. Tem algum sentido em sempre fazer juramentos e expressar sua determinação? Se você sempre faz juramentos e expressa sua determinação, mas, ainda assim, é incapaz de praticar a verdade, então tudo isso não tem utilidade nenhuma. A coisa mais crucial, mais real é alcançar entrada na vida no processo de desempenhar seu dever, por meio da busca da verdade, para resolver os vários problemas que aparecem enquanto você desempenha seu dever, e para reverter suas várias atitudes equivocadas em relação a seu dever. O que significa ter entrada na vida? Ter entrada na vida significa que você tem experiência e conhecimento da verdade, e é capaz de praticá-la corretamente. Todos vocês têm entrada na vida neste momento? Você é capaz de dar testemunho de Deus? Não é verdade que, na maioria das vezes, você só é capaz de dizer algumas palavras e doutrinas, sendo que seu conhecimento da verdade para no nível da doutrina, carecendo de qualquer conhecimento ou experiência verdadeira da verdade? Se não consegue alcançar experiência e conhecimento verdadeiros da verdade, você fica aquém de dar testemunho de Deus. Na maioria das vezes, você tem apenas algum conhecimento baseado em sentimentos, e sente que, quando Deus diz algo de um jeito, isso é a verdade, e quando Ele fala de outro jeito, também é a verdade — você sente que todas as palavras de Deus são a verdade, e diz amém a elas e as aprova. Mas você não consegue relacioná-las a si mesmo. Quando faz as coisas, você ainda fica confuso e não sabe quais verdades deveria usar para resolver seus problemas, nem sabe qual maneira de agir seria praticar a verdade. A maioria de vocês não está nesse tipo de estado? Embora consigam dizer muitas palavras e doutrinas, vocês não conseguem aplicá-las à sua vida real. Vocês ainda não sabem como praticar a verdade, nem sabem como aplicar as palavras de Deus na sua vida real e, não importa o que lhes aconteça, não sabem como buscar a verdade para resolver seus problemas. Isso porque a entrada na vida das pessoas é rasa demais, e a estatura delas é pequena demais. Quando vocês souberem como experimentar, praticar e aplicar as palavras de Deus em sua vida real, e quando souberem como buscar a verdade para resolver problemas quando algo lhes acontece, sua vida crescerá. Saber como praticar a verdade é um sinal de que sua vida está crescendo. Algum dia, quando você for capaz de resolver problemas com a verdade, quando tiver algum conhecimento de Deus, quando puder, por meio do compartilhamento de seu conhecimento verdadeiro de Deus, dar testemunho de Sua obra, de Seu caráter santo e justo, e de Sua onipotência e sabedoria, você poderá realmente dar testemunho de Deus e estará qualificado para ser usado por Deus. Se você acha que entende bastante e consegue falar infinitamente sobre doutrina, mas não consegue resolver nada que envolve os seus problemas, e também não sabe como buscar a verdade para resolvê-los, isso prova que o que você entende não é a verdade, mas palavras e doutrinas. Mesmo que os outros se identifiquem com algumas das doutrinas que ouvem você dizer, possam encontrar alguma edificação nelas, e as doutrinas que você diz alcancem alguns resultados, você simplesmente não é capaz de explicar as coisas minuciosamente, nem consegue resolver os problemas por completo. Isso prova que as doutrinas que você diz são transmitidas apenas em um sentido literal; elas são, no máximo, pedaços de conhecimento baseado em sentimentos, e não se elevam, ainda, ao nível do conhecimento racional; não se pode dizer que elas são a verdade realidade, muito menos que você entrou na verdade realidade. Agora, como você resolve esse problema de dizer palavras e doutrinas? Isso exige investir esforço em entender a verdade. Somente quando entender a verdade você refletirá sobre si mesmo, será capaz de reconhecer os caracteres corruptos que revelou e será capaz de descobrir a raiz dos seus problemas. Então, você deveria buscar a verdade e usar as palavras de Deus para resolver completamente os caracteres corruptos que você revelou. Não importa se o que você revela é arrogância e presunção, ou tortuosidade e enganação, ou se é egoísmo e desprezibilidade, ou perfunctoriedade e enganar Deus, você precisa refletir sobre esses caracteres corruptos até que os enxergue claramente. Desse jeito, você saberá que problemas existem no desempenho do seu dever, e quão longe você está de alcançar a salvação. Somente quando conseguir ver claramente seus caracteres corruptos você será capaz de saber onde estão as dificuldades e os obstáculos no desempenho de seu dever. Somente então você será capaz de resolver problemas logo na origem. Por exemplo, digamos que você não assume responsabilidade pelo desempenho de seu dever, em vez disso você sempre age perfunctoriamente, causando perdas em seu trabalho, mas você se importa com seu orgulho, por isso não está disposto a comunicar abertamente seu estado e dificuldades, nem a praticar dissecá-los e conhecê-los, em vez disso você sempre inventa desculpas para lidar com as coisas perfunctoriamente. Como você deveria resolver esse problema? Você precisa orar a Deus e refletir sobre si mesmo, dizendo: “Deus, desejo dizer tais coisas para proteger meu orgulho. É meu caráter corrupto que está falando. Eu não deveria falar desse jeito. Preciso me abrir, desnudar-me e falar em voz alta os pensamentos verdadeiros do meu coração. Eu preferiria passar vergonha e perder honra a satisfazer minha vaidade. Só quero satisfazer a Deus”. Desse jeito, rebelando-se contra si mesmo e falando em voz alta os pensamentos verdadeiros de seu coração, você está praticando ser uma pessoa honesta, e, além disso, não está agindo de acordo com sua vontade ou tentando defender seu orgulho. Você é capaz de colocar as palavras de Deus em prática, de praticar a verdade de acordo com os desejos de Deus, de cumprir seu dever com sinceridade e de cumprir completamente suas responsabilidades. Assim, não apenas você está colocando a verdade em prática e cumprindo seu dever, mas também está defendendo os interesses da casa de Deus, o que deixa o coração de Deus satisfeito. Viver desse jeito é algo franco e íntegro, e seus pensamentos e ideias, bem como suas ações e feitos, podem ser trazidos diante das pessoas e diante de Deus. Como isso é maravilhoso! Praticar desse jeito é um pouco difícil, e você pode enfrentar o fracasso várias vezes, mas se praticar e se esforçar nessa direção, certamente você terá sucesso. E o que ter sucesso significa para você? Significa que, quando pratica a verdade, você é capaz de dar esse passo que o liberta das amarras de Satanás, um passo que permite que você se rebele contra si mesmo. Significa que você é capaz de deixar de lado vaidade e orgulho, parar de buscar lucro, e parar de fazer coisas egoístas e desprezíveis. Quando coloca isso em prática, você mostra às pessoas que é alguém que ama a verdade, que tem a verdade realidade, alguém que anseia por retidão e luz. Esse é o resultado que você alcança ao praticar a verdade. Ao mesmo tempo, você também envergonha Satanás. Satanás o corrompeu, fez você egoísta e o fez proteger seus interesses e pensar no seu orgulho. Mas agora essas coisas de Satanás não podem mais prender você, você se libertou delas, você não é mais controlado por vaidade, orgulho ou seus interesses pessoais, e você pratica a verdade, então Satanás é totalmente humilhado, e não há nada que ele possa fazer. Quando Satanás não pode controlar você, você não é vitorioso, então? Quando você é vitorioso, você não permanece firme em seu testemunho para Deus? Você não combate o bom combate? Depois de combater o bom combate, você tem paz e alegria, e uma sensação de tranquilidade no coração. Se você vive com um senso frequente de acusação no coração, sente-se inquieto, não tem paz nem alegria, e se está sempre preocupado e angustiado com todos os tipos de coisas, o que isso demonstra? Apenas que você não pratica a verdade e não permanece firme no seu testemunho para Deus. Quando vive em meio a caracteres satânicos, você age de acordo com a sua vontade e não gosta de praticar a verdade e até trai a verdade, recorrendo a qualquer meio para alcançar seus objetivos. Você apenas protege sua vaidade, seu orgulho, sua reputação, seu status e seus interesses. Isso não é ser egoísta e desprezível? Quando você sempre vive para si mesmo e para os seus interesses, a vida se torna extremamente dolorosa. Você tem tantos desejos egoístas, embaraços, amarras, apreensões e vexações; não há paz nem alegria alguma em você. Viver para a carne corrupta não é nada além de sofrimento extremo. Aqueles que buscam a verdade são diferentes. Quanto mais entendem a verdade, mais libertos e livres eles são; quanto mais praticam a verdade, mais paz e alegria eles têm. Quando ganharem a verdade, viverão completamente na luz e desfrutarão das bênçãos de Deus, livres do sofrimento.
Neste momento, em que estado todos vocês vivem na maior parte do tempo? Vocês vivem num estado positivo ou negativo na maior parte do tempo? (Vivemos num estado negativo na maior parte do tempo.) Para alguém que sempre vive num estado negativo, persistir no desempenho de seu dever sem desistir não é coisa simples! Todos vocês ficam negativos com frequência, mas não sabem como resolver isso. Às vezes, é preciso muito esforço para resolver seus estados negativos, e, quando as coisas não acontecem como vocês querem, vocês ficam negativos novamente. Vocês sempre se reviram em sua negatividade, e não conseguiriam ficar de pé nem se quisessem; vocês não conseguem desempenhar bem nenhum dever, e são tão incompetentes que ninguém pode ajudá-los. Viver assim não é cansativo? (É, sim.) Então, como vocês lidam por completo com o problema da negatividade? É imprescindível que vocês entendam um pouco da verdade. A quantidade de doutrina sobre a qual vocês conseguem falar não resolverá seus problemas. Quando uma pessoa realmente entender a verdade, e quando ela for capaz de resolver qualquer negatividade ou dificuldade que encontrar, desempenhar o dever não será mais tão cansativo. Uma pessoa só pode ser livre e liberta se obtiver a verdade. Neste momento, a coisa da qual todos vocês mais carecem é a verdade, mas obter a verdade não é algo que pode ser feito de um dia para o outro. Vocês precisam ter um conhecimento verdadeiro da obra de Deus, e ser capazes de ver claramente os caracteres corruptos das pessoas. Isso exige tempo, e vocês precisam buscar a verdade a fim de entender isso. Todos vocês podem sentir a dor de viver num caráter corrupto, vocês têm uma profunda experiência em primeira mão disso. Vocês experimentaram a paz e a alegria que são produzidas em seu coração quando vocês entendem a verdade, quando são capazes de praticar a verdade e observar as verdades princípios? Vocês têm muitas experiências desse tipo? Se essas experiências são realmente abundantes, isso significa que vocês possuem completamente a verdade realidade. Vocês terão a sensação de viver na luz e na presença de Deus. Se, de vez em quando, vocês desfrutarem um pouco do esclarecimento de Deus, vocês ficarão muito satisfeitos. Se, de vez em quando, vocês confiarem em Deus, e não nas pessoas, e Deus lhes der um pouco de luz, um caminho adiante que vocês não tinham imaginado, e a questão for resolvida, vocês ficarão muito satisfeitos. Não basta ter essas experiências pequenas com frequência; vocês ainda precisam continuar investindo esforço na verdade. De um lado, vocês precisam entender a verdade sobre visões, ter um entendimento perfeitamente claro da obra de Deus, e realmente ter um conhecimento do caráter de Deus. Desse jeito, quando vocês voltarem a enfrentar dificuldades no desempenho de seu dever, no mínimo isso não gerará noções, nem gerará rebeldia. Esse é um aspecto das coisas. Além disso, vocês precisam investir esforço na entrada na vida. As verdades que precisam ser praticadas e nas quais vocês precisam entrar devem ser resumidas, como conhecer a si mesmo, ser uma pessoa honesta, aprender a se submeter a Deus, como confiar em Deus, como desempenhar seu dever com devoção, como discernir entre todos os tipos de pessoas, como vocês deveriam tratar Satanás, que sabedoria vocês devem possuir etc. Vocês só poderão temer a Deus e evitar o mal e se tornar uma pessoa perfeita se experimentarem e entrarem nesses diferentes aspectos da verdade. Então, em quantos aspectos da verdade realidade vocês já entraram? Em quais aspectos da verdade realidade vocês ainda não entraram? Vocês precisam ficar de olho nesse placar em seu coração. Quando vocês tiverem entrado em muitas verdades relacionadas à prática, sua vida já terá crescido, e vocês realmente terão estatura. Quando sua estatura tiver crescido até certo ponto, vocês serão capazes de entrar na estrada para serem aperfeiçoados por Deus, e terão estatura verdadeira. Essa não é uma questão que pode ser apressada — você não pode devorar um elefante numa única bocada. Neste momento, qual é a coisa mais crucial e importante que vocês precisam resolver? É que vocês precisam cumprir bem seu dever e ter entrada na vida enquanto desempenham seu dever. Essa é a chave. Você não pode simplesmente fazer um esforço — você precisa pôr o coração. Deus não quer que você venda sua labuta ao desempenhar o dever de um ser criado, Ele quer que você Lhe ofereça sua sinceridade. Ao desempenhar seu dever, você precisa ter entrada na vida. Somente quando tiver entrada na vida você terá vida; somente quando tiver vida você poderá crescer; e somente aqueles que têm vida têm a verdade.
10 de agosto de 2015