Como buscar a verdade (11)
Adendo: A senda que as pessoas trilham determina o que elas colherão no fim
Qual é o propósito de crer em Deus? É obter graça e bênçãos? É evitar viver uma vida vazia e libertar-se de interesses de baixo nível? (Não, não é.) Então, o que é? (É ganhar a verdade.) É ganhar a verdade, ganhar a vida. Então, tudo o que as pessoas fazem todos os dias é direcionado a esse objetivo? O tempo e a energia que você gasta no desempenho de seu dever todos os dias servem todos a esse objetivo? As pessoas creem em Deus sem o objetivo claro de ganhar a verdade. No coração, elas estão confusas em relação a esse aspecto das visões e não sabem qual é o propósito de crer em Deus. É como se elas só soubessem no coração que é para obter bênçãos — mas o que se deve fazer para obter bênçãos? Elas não sabem que obter bênçãos exige entender, praticar e buscar a verdade. Então são pessoas que buscam a verdade? Elas também não têm certeza disso. Elas pensam: “Isso não é um problema grande. Eu creio sinceramente em Deus; Ele não me abandonará. Mesmo que os outros digam que não sou alguém que busca a verdade, isso não importa”. Às vezes, ao verem os outros compartilharem seu testemunho experiencial enquanto elas mesmas não conseguem compartilhar nenhum, elas também ficam chateadas, um pouco ansiosas e inquietas no coração. Mas, na maioria das vezes, elas acham que isso não é um problema grande. Simplesmente assim, cinco anos se passam num piscar de olhos, dez anos se passam num piscar de olhos — agora, algumas pessoas estão na faixa dos trinta ou quarenta anos, algumas têm mais de cinquenta; elas não se casaram e estão sempre desempenhando seu dever. Até agora, quanta verdade ganharam? Elas têm vida? Elas mesmas não têm certeza. Acham: “Parece que entendi muita verdade e consigo pregar muitos sermões; eu deveria ter vida, certo?”. Seja durante as reuniões ou quando encontram problemas em seus deveres, elas conseguem discursar longamente, como se entendessem cada verdade, mas não conseguem resolver nenhum problema real. Por mais elevadas que sejam as doutrinas que falam, no desempenho de seus deveres, ainda assim não conseguem agir de acordo com as verdades princípios e até continuam a seguir sua própria vontade em muitas questões, sem entender as verdades princípios nem minimamente. E assim, no coração, elas ficam perplexas: “Eu realmente sou alguém que entende a verdade ou não?”. Elas não sabem se são pessoas que entendem a verdade. Então, são pessoas que buscam e praticam a verdade? Elas mesmas também não tem certeza disso. Elas realmente ganharam a verdade ou não? Elas ainda têm dúvidas sobre isso. Elas realmente têm vida ou não? Afinal, o que, exatamente, é a vida? Qual é a sensação de uma pessoa ter a vida? Que mudanças ocorrerão na vida diária de uma pessoa quando ela a tiver? Como seus pensamentos mudarão? Que mudanças ocorrerão em sua humanidade? Elas não têm clareza sobre nada disso. Não importam quantos anos tenham crido em Deus, ao falar sobre algum aspecto da verdade, elas conseguem pregar algumas palavras e doutrinas; mas quando os princípios de prática da verdade estão envolvidos, elas não conseguem explicá-los claramente. Em particular, algumas pessoas, depois de serem podadas por irem contra os princípios em suas ações, não só se tornam negativas, mas também ficam perplexas e duvidam de si mesmas, dizendo: “Eu realmente ganhei vida ou não? A verdade tem um lugar no meu coração, ela se tornou a minha vida? Eu ainda posso realmente alcançar a salvação?”. Elas estão confusas em todas essas questões que envolvem a verdade, mas quando se trata de questões externas que não envolvem a verdade, elas se lembram delas com muita clareza. Por exemplo, há quantos anos, meses e dias elas creem em Deus, em que nível serviram como líder ou obreiro, que deveres desempenharam, quanto trabalho da igreja realizaram, para quantos lugares viajaram, quantas pessoas ganharam pregando o evangelho, quantas igrejas regaram, o quanto sofreram ao se despenderem por Deus, quanto dinheiro ofertaram, que coisas doaram aos irmãos, por quanto tempo permaneceram presas e encarceradas, quantas vezes foram espancadas, a quanta tortura foram submetidas, quantas vezes permaneceram firmes em seu testemunho para Deus e assim por diante — elas guardam todas essas questões externas como relíquias na memória e se lembram delas frequentemente. Elas mantêm um registro de tudo isso na mente, lembrando-se de cada item claramente, e nunca se esquecem disso. Mas quando se trata de quantas verdades elas entendem e de quanta realidade possuem, elas sempre têm um registro confuso disso. Elas nunca têm clareza na mente sobre quais verdades entendem, quais verdades colocaram em prática e se conseguem se ater à verdade e agir de acordo com os princípios quando as coisas acontecem com elas; elas têm um registro confuso de tudo isso. Tampouco têm clareza na mente sobre quais de seus caracteres corruptos elas têm um entendimento verdadeiro, se se livraram deles e quais caracteres corruptos elas revelam com frequência, mas dos quais não se livraram; elas têm um registro confuso de tudo isso. Depois de crer em Deus por tantos anos, quais verdades conseguem colocar em prática e quais não colocaram em prática, em quais aspectos da verdade elas progrediram e o quanto progrediram — elas têm um registro confuso de tudo isso. O que, exatamente, elas vivem em termos de sua humanidade — se possuem consciência e razão e se viveram a humanidade normal — elas têm um registro confuso de tudo isso. Quantos de seus deveres elas desempenharam com sinceridade e lealdade, quantos deveres desempenharam de forma deliberadamente perfunctória, quantos desempenharam de acordo com o padrão e quantos ainda não estão de acordo com o padrão, em quais deveres elas conseguiram agir de acordo com os princípios de modo que o desempenho desses deveres satisfizesse a Deus e estivesse alinhado com as intenções Dele, e em quais deveres elas ainda não captaram as verdades princípios e não conseguiram satisfazer a Deus — elas têm um registro confuso de tudo isso. Em quais aspectos, exatamente, elas conseguem atender às exigências de Deus e submeter-se a Ele, até que ponto elas se submeteram a Ele, em quais aspectos elas ainda não conseguem se submeter a Ele, o que causou sua incapacidade de se submeter a Ele e como é que elas deveriam entrar daqui para frente — em relação a todas essas coisas, elas não têm plano nem ideias e, é claro, menos ainda têm uma senda clara. Tendo crido em Deus por tantos anos, elas não sabem quantas coisas fizeram para proteger os interesses da casa de Deus ou quantas boas ações prepararam; elas não sabem quanto mal cometeram ou quantas coisas fizeram que causaram interrupções e perturbações — em sua memória, parece que elas fizeram algumas dessas coisas, mas não sabem se se arrependeram depois de cometerem o mal. Embora, às vezes, consigam perceber que cometeram o mal e se sintam transtornadas e tenham orado a Deus e confessado seus pecados, elas obtiveram o perdão de Deus? Há alguma acusação em seu coração? Elas também não sabem dessas coisas. Elas pensam consigo: “Quem se importa se me sinto acusada ou não? De qualquer forma, estou vivendo de forma bastante confortável agora; ainda estou desempenhando meu dever”. Então, quantas boas ações elas fizeram no desempenho do dever? Elas também não sabem dizer ao certo, mas sentem que fizeram algumas boas ações — recentemente, pregaram o evangelho e ganharam duas pessoas. Elas têm esse pequeno número de boas ações, mas fazem as coisas sem princípios e até agem de acordo com sua própria vontade e de maneira arbitrária e imprudente — isso conta como atos malignos? Elas também não têm clareza sobre isso. Elas acham que, como a igreja não lidou com elas e os líderes não as podaram nem as responsabilizaram por essas coisas, não são atos malignos; se fossem responsabilizadas, então talvez essas coisas fossem atos malignos. Elas não sabem quantas boas ações prepararam. Se as coisas que estão fazendo atualmente são boas ações ou atos malignos, quantas delas são boas ações, quantas delas são atos malignos, quantas estão alinhadas com as verdades princípios, quantas vão contra os arranjos de trabalho e as verdades princípios — elas não sabem nada disso. Elas nunca mantiveram um registro dessas questões. De qualquer forma, todos os dias elas comem e dormem na hora certa, levantam-se no horário estabelecido para os devocionais espirituais ou para o trabalho e mantêm o mesmo estado enquanto trabalham e as mesmas etapas de trabalho do dia anterior, fazendo as coisas que sempre fizeram. Elas nunca chegaram a conhecer nem resumiram de forma específica ou sistemática as questões de buscar a verdade e entrar na verdade realidade ou de livrar-se de caracteres corruptos e ganhar a vida. Portanto, qualquer coisa que envolva buscar a verdade ou a entrada na vida é um registro confuso para elas. Digam-Me, se alguém vive dessa maneira todos os dias, vivendo em tal estado, ele não está desnorteado? (Está, sim.) “Desnorteado” é uma expressão literária; em termos coloquiais, significa viver à deriva sem rumo. Esse estado de viver, esse estado de existir, é bom ou não? (Não é bom.) Superficialmente, essas pessoas não exibem comportamentos óbvios nem manifestações de opor-se a Deus, mas quando se trata das questões de buscar a verdade e da entrada na vida, elas estão confusas e não levam isso a sério. Esse estado é exatamente o que significa estar desnorteado. Isso mostra claramente o problema de uma pessoa e revela claramente a senda que ela trilha ao crer em Deus.
Quando se trata das questões de buscar a verdade e da entrada na vida no processo de crer em Deus, independentemente da atitude, dos desejos subjetivos ou das manifestações de uma pessoa, aos olhos de Deus, o estado em que uma pessoa se encontra mostra qual senda ela está trilhando. Algumas pessoas, desde o momento em que começam a crer em Deus, não amam a verdade e, não importa como a verdade seja comunicada, elas não a aceitam. A senda que elas trilham é uma senda que segue direto para a morte e para o Inferno. Algumas pessoas, quando começam a crer em Deus, não entendem as exigências Dele e buscam apenas obter bênçãos e entrar no reino dos céus. No entanto, por comer e beber continuamente as palavras de Deus, elas chegam a entender a verdade e são capazes de buscar a verdade, conseguem suportar o sofrimento e pagar um preço em prol de ganhar a verdade. No fim, pode-se ver que a senda que elas trilham leva à luz e ao reino dos céus. Em relação às questões da entrada na vida, a maioria das pessoas semelhantemente não tem clareza em seus objetivos e permanece em um estado de confusão. No entanto, a julgar pelas manifestações dessas pessoas, algumas não aceitam a verdade de forma alguma, são consistentemente perfunctórias no desempenho de seus deveres e, depois de crer em Deus por muitos anos, não mudaram nem um pouco — a senda que elas trilham é uma senda que leva à destruição e ao Inferno. Por outro lado, algumas pessoas são capazes de aceitar a verdade, conseguem aceitar a poda no desempenho dos deveres, têm alguma submissão verdadeira e, aos poucos, passam a desempenhar seus deveres de uma maneira que está de acordo com o padrão — a senda que elas trilham é uma senda que leva à luz e ao reino dos céus. Aqueles que não aceitam a verdade nem um pouco — em outras palavras, aqueles que seguem diretamente pela senda da destruição — no desempenho do dever, cometem o mal incessantemente e frequentemente cometem atos que vão contra a verdade e são detestados por Deus, perturbando a vida e o trabalho da igreja. Essas pessoas exibem algumas manifestações “especiais”. Ou seja, desde o momento em que começaram a crer em Deus até agora, elas nunca se arrependeram e, no desempenho do dever, frequentemente agem de forma perfunctória, são escorregadias e negligentes, escolhem as tarefas fáceis, esquivam-se das difíceis e não protegem os interesses da casa de Deus; elas são especialmente egoístas e desprezíveis e só se importam com seu próprio desfrute. Essa também é uma característica dessas pessoas. Há algumas pessoas que são ainda mais malignas — no processo de desempenhar o dever, elas agem desenfreadamente cometendo malfeitos e agem de maneira arbitrária e imprudente, nunca praticam nem implementam o trabalho de acordo com os arranjos de trabalho. Há também pessoas que, em seu dever, frequentemente competem por status, exaltam a si mesmas e testificam de si mesmas e atraem pessoas para estabelecer seu próprio reino independente. Há também aquelas que, enquanto desempenham o dever, roubam ou desperdiçam ofertas e traem os interesses da casa de Deus. Essas manifestações são positivas ou negativas? (São negativas.) Essas pessoas têm exibido tais manifestações desde o momento em que começaram a crer em Deus. A casa de Deus continua lhes dando oportunidades — algumas que têm um pouco de calibre recebem o arranjo para desempenhar o dever de supervisor, mas, após um período de mau desempenho, recebem o arranjo para desempenhar um único dever; no entanto, mesmo em um único dever, elas permanecem perfunctórias, agem desenfreadamente cometendo malfeitos, agem de maneira arbitrária e imprudente, causam interrupções e perturbações, e algumas até competem por status e poder e não protegem os interesses da casa de Deus. Quando têm a chance, elas até roubam e desperdiçam ofertas. Não importa por quantos anos tenham crido em Deus, essas manifestações nelas não diminuíram nem um pouco, e elas não mudaram nem um pouco. No fim, o que se vê nelas? É que, no desempenho do dever, essas pessoas agem consistentemente de forma perfunctória, são escorregadias e negligentes, escolhem as tarefas fáceis e se esquivam das difíceis e até se entregam ao conforto carnal e agem de forma irresponsável. Suas manifestações não são ocasionais ou temporárias, mas consistentes — isso é problemático para elas. No desempenho do dever, elas agem consistentemente de forma perfunctória, agem desenfreadamente cometendo malfeitos e causam interrupções e perturbações, e não importa quem fale com elas, elas não mudam. Não importam quantos sermões ouçam, elas nunca se arrependem nem têm um coração arrependido. Há também aquelas que consistentemente competem por status e traem e nunca protegem os interesses da casa de Deus. A palavra “consistentemente” é fácil de entender? Seja quem for que, no desempenho do dever, aja de forma perfunctória, seja arbitrário e imprudente ou tenha algumas manifestações ruins, a casa de Deus sempre lhe dá muitas oportunidades de se arrepender. Nunca é por causa de suas manifestações temporárias que elas são mandadas embora e perdem a permissão para desempenhar seu dever. Em vez disso, elas são repetidamente exortadas, a verdade lhes é comunicada, e elas são amorosamente ajudadas e apoiadas. Além disso, o Espírito Santo as move, esclarece e repreende em medida adicional. As pessoas fazem o trabalho, e o Espírito Santo também faz a obra, mas pessoas como essas, no coração, são simplesmente intransigentes e avessas à verdade. Elas nunca aceitam a verdade, nunca aceitam a ajuda, a crítica, os acompanhamentos ou a supervisão dos irmãos e, mais ainda, não aceitam o esclarecimento e o castigo do Espírito Santo. Quer tenham crido em Deus por três ou cinco anos, ou por dez ou vinte anos, elas permanecem assim. Embora estejam mais velhas agora e pareçam um pouco mais maduras e experientes, elas ainda desempenham seus deveres da mesma maneira — agem consistentemente de forma perfunctória e desenfreadamente fazendo coisas ruins. Elas têm sido assim durante esses vinte anos, sem mudar absolutamente nada. Quando falam, sua boca transborda de mentiras, e elas nunca dizem a verdade. Elas são assim ainda agora; não importam quantas palavras digam, não se sabe quais são verdadeiras e quais são falsas — não há uma única palavra honesta entre elas. Embora tenham sofrido um pouco ao desempenhar seus deveres ao longo desses vinte anos e tenham ganhado algumas pessoas pregando o evangelho, sua vida caráter não mudou nem um pouco. Elas ainda são particularmente escorregadias e enganosas; são apenas velhas serpentes, incapazes de dizer uma única palavra honesta. Isso basta para provar que não são pessoas que amam a verdade; mesmo que entendam um pouco dela, não conseguem colocá-la em prática. Que tipo de pessoas elas são? São pessoas que consistentemente agem de forma perfunctória e desenfreada, fazem coisas ruins e agem de maneira arbitrária e imprudente, consistentemente causam interrupções e perturbações, competem por poder e consistentemente trapaceiam, mentem e enganam. Pode-se dizer que são velhas raposas astutas — que são simplesmente serpentes velhas, enguias velhas e escorregadias, diabos velhos, satanases velhos. A todas as suas ações, o advérbio “consistentemente” deve ser adicionado. Assim que “consistentemente” for adicionado, não será uma questão de preconceito pessoal contra eles, mas sim algo causado por suas próprias ações e comportamento. Aos olhos de todos, essa pessoa não fez essas coisas apenas uma ou duas vezes — ela é uma infratora habitual. Como os departamentos de polícia de vários países tratam os infratores habituais? Os antecedentes criminais dos infratores habituais precisam ser documentados. Sempre que ocorre um crime, esses infratores habituais são os principais suspeitos, e a polícia certamente começará por eles quando iniciar a investigação do caso e lançar seu inquérito. E quanto àqueles que consistentemente desempenham seu dever de maneira perfunctória na casa de Deus? Suas manifestações de serem perfunctórios e de agirem desenfreadamente cometendo malfeitos não são apenas coisas que acontecem uma ou duas vezes, nem acontecem apenas em circunstâncias especiais. Esses estados e manifestações são a maneira consistente como eles tratam seu dever. A julgar por essa maneira consistente com que tratam o dever, pode-se ver qual é a atitude deles em relação à verdade. Então, qual é a atitude deles em relação à verdade? (Eles são avessos a ela e resistem a ela.) Pessoas desse tipo são avessas à verdade e resistem a ela. Elas nunca a aceitam. No fundo, elas a menosprezam e desprezam as coisas positivas. Não importa quem comunique a verdade a elas, elas não ouvem. Não importam quantas oportunidades lhes sejam dadas para se arrependerem, elas não as valorizam nem as levam a sério. Agem como querem, da maneira que lhes agrada. Quando o Espírito Santo as move, elas não têm sentimento algum e não se importam com isso. Elas são avessas às exortações e à ajuda das pessoas e as desconsideram e, se essas pessoas as podam, elas ficam com raiva, furiosas, irritam-se com elas e sentem repulsa no coração. A igreja tem uma avaliação das manifestações de cada pessoa em cada estágio, e essa avaliação é muito importante para o desfecho de uma pessoa. Se a palavra “consistentemente” for adicionada às manifestações de atos malignos de uma pessoa quando ela está sendo caracterizada, isso é problemático para ela. Fica muito claro que tipo de senda, exatamente, essas pessoas estão trilhando. Então, que senda, exatamente, elas estão trilhando? É uma senda que leva à destruição ou uma senda que leva à salvação? (Uma senda que leva à destruição.) Por que esse resultado ocorre? Isso é lançar julgamento sobre essas pessoas? Isso está fora de sintonia com a situação real? (Não, não está.) Elas ainda deveriam receber oportunidades de se arrepender? (Não, não deveriam.) Algumas pessoas dizem: “Não deveríamos simplesmente descartá-las de todo — talvez elas se arrependam um dia!”. O povo de Nínive cometeu inúmeros atos malignos, e seus atos malignos haviam chegado aos ouvidos de Deus. Quando Deus estava prestes a destruí-los, Ele enviou Jonas adiante para entregar uma mensagem, dizendo-lhes que Nínive seria destruída em quarenta dias. Como o povo de Nínive se comportou depois de ouvir isso? Durante quarenta dias, eles se vestiram com pano de saco e se cobriram com cinzas e se arrependeram diante de Deus. Mas agora, para aqueles que consistentemente têm um desempenho ruim ao desempenhar seu dever, quantas sequências de quarenta dias já lhes foram dadas para se arrependerem? Eles se arrependeram? Estão dispostos a se arrepender? Mostram alguma inclinação para o arrependimento? (Não.) Nos últimos dez ou vinte anos, suas manifestações têm sido consistentemente as de cometer o mal, então, nos próximos dez ou vinte anos, eles podem mudar? Eles podem parar de cometer o mal? Isso pode ser uma incógnita, mas as várias manifestações dessas pessoas nos últimos dez ou vinte anos são suficientes para mostrar que todos os seus comportamentos e manifestações vão contra a verdade, resistem a Deus e se opõem a Ele. Isso prova que seu coração é avesso à verdade, que sua natureza essência é perversa e não tem nenhum elemento de amar a verdade e que elas não possuem a humanidade de amar e praticar a verdade. A julgar por suas manifestações nos últimos dez ou vinte anos, essa é a conclusão. Já que essa é a conclusão até este ponto, a julgar por sua humanidade e sua essência, nos próximos dez, vinte ou trinta anos, alguma delas será capaz de se arrepender e mudar verdadeiramente? De trinta pessoas, poderia haver uma? De cinquenta pessoas, poderia haver uma? De cem pessoas, poderia haver uma? Ou seja, nos próximos dez ou vinte anos, eles podem repentinamente ganhar a percepção da consciência, podem se interessar pela verdade e pelas coisas positivas, podem ser capazes de aceitar a verdade e as coisas positivas, podem chegar a conhecer a si mesmos e ter um arrependimento genuíno e sentir remorso e sentir-se em dívida pelo mal que cometeram no passado? Com base nas observações de vocês, qual é a proporção? De mil pessoas, poderia haver uma? (Acho que mesmo entre mil pessoas, não haveria nenhuma.) Em que você se baseia para dizer isso? (No fato de que, ao crer em Deus por dez ou vinte anos, a atitude dessas pessoas em relação à verdade tem sido consistentemente de repulsa e resistência, e elas não aceitam a verdade nem um pouco e não demonstraram a menor manifestação de arrependimento. Isso prova que elas também não se arrependerão verdadeiramente no futuro.) Essa afirmação é precisa? (É, sim.) Algumas pessoas dizem: “Deveríamos ser tolerantes e indulgentes com os outros. Se eles não se arrependeram nos últimos dez ou vinte anos, foi porque eram jovens e imaturos, ou porque tinham boas condições familiares e foram paparicados e mimados, ou porque tinham alto status social e certos pontos fortes. Não foram essas circunstâncias e esses ambientes especiais que fizeram com que fossem desse jeito? Talvez, nos próximos dez ou vinte anos, eles se libertem das influências desses ambientes familiares e fatores adversos e possam mudar”. Isso é difícil de dizer. No entanto, com base nas manifestações passadas dessas pessoas, todas aquelas que têm o advérbio “consistentemente” adicionado a suas manifestações estão em grande perigo. Mesmo entre cem ou mil dessas pessoas, pode não haver nem mesmo uma única que consiga se arrepender verdadeiramente. Se nenhum de seus atos malignos foi precedido pelo advérbio “consistentemente”, então talvez ainda haja um pouco de esperança para tais pessoas. Isso dependerá de quais serão suas manifestações nos próximos três a cinco anos. Se for porque são jovens e imaturos, ou porque sua crença em Deus não tem alicerce, ou porque têm calibre baixo, ou porque alguns fatores ambientais objetivos afetaram sua aceitação e compreensão da verdade — se isso for causado por esses motivos objetivos e suas manifestações de atos malignos forem apenas temporárias, então é necessária uma observação mais aprofundada. Mas, até agora, aqueles que incessantemente cometem atos malignos — aqueles cujas manifestações são precedidas pela palavra “consistentemente” — não prepararam boas ações suficientes para sua destinação. Em vez disso, em seu processo de crer em Deus, eles acumularam muitos atos malignos. O que acontece é que eles se recusam a admitir que são pessoas malignas e ainda tentam se justificar usando as dificuldades que suportaram, o preço que pagaram e sua senioridade como crentes de longa data em Deus. A senda que essas pessoas trilham não está apenas traçada diante delas, mas também é revelada diante de todos. Suas manifestações e revelações, suas ações e comportamento, sua atitude em relação ao desempenho de seu dever, sua atitude em relação à verdade e em relação a todas as coisas positivas já são suficientes para mostrar sua essência. É claro que sua atitude em relação a seu dever e à verdade também já revelaram a senda que estão trilhando.
A senda que as pessoas trilham determina o que elas colherão no fim. Se as pessoas trilham a senda da destruição, o que elas colhem no fim é escancarar as portas do Inferno e descer ao Inferno. Isso não tem nada a ver com os outros — não é causado por outras pessoas, mas é o resultado final provocado pela senda que você trilha. Pode ser que você tenha crido em Deus por muitos anos e tenha cometido muitas transgressões, tenha tomado alguns caminhos errados e tenha feito algumas coisas que se desviam da senda certa; há até algumas pessoas que cometeram alguns atos de rebelião contra Deus e de oposição a Ele. Embora essas manifestações não sejam boas e, aos olhos de Deus, sejam condenadas, se — ao mesmo tempo em que você revela um caráter corrupto e se rebela contra Deus e se opõe a Ele — você for capaz de refletir sobre si mesmo e verdadeiramente dar meia volta e usar sua sinceridade, o fato de você pagar um preço, sua prática da verdade e sua atitude positiva e proativa em relação à verdade para preparar ativamente muitas boas ações, então a atitude de Deus em relação a você mudará. Por exemplo, suponha que, quando os anticristos e as pessoas malignas interrompem e perturbam o trabalho da igreja e desorientam os irmãos, você consiga expor prontamente os atos malignos dos anticristos e das pessoas malignas, pondo fim a suas interrupções e perturbações, protegendo os irmãos e os interesses da casa de Deus. Além disso, no processo de desempenhar seu dever, tenham havido muitas dificuldades e obstáculos imprevistos, e você tenha gastado seu tempo, energia e força física, sacrificando seus momentos felizes de desfrute carnal e exercendo todo o seu esforço para resolver essas dificuldades e problemas. Por meio de sua insistência, supervisão e acompanhamento, por meio de seu sofrimento e pagamento de um preço, o trabalho evangelístico da igreja tenha sido capaz de se desenvolver e prosseguir de forma normal e tranquila. Além disso, no processo de pregar o evangelho, você tenha trazido algumas pessoas com calibre bom e capacidade de compreender a verdade e comunicou claramente várias verdades a elas, permitindo que elas estabelecessem um alicerce no caminho verdadeiro, desempenhassem seu dever na igreja e se tornassem assistentes capazes em certos itens de trabalho. Ou você tenha desempenhado um papel crucial em algum trabalho especializado específico na casa de Deus, usando métodos ou etapas de trabalho eficazes para avançar o progresso do trabalho e melhorar seus resultados. Ou, na vida da igreja, você tenha ajudado alguns irmãos que estão negativos e fracos ou que se sentem perdidos e não têm uma senda, ajudando-os a encontrar uma senda a trilhar, a entender as intenções de Deus e não entendê-Lo mal e a ter a determinação de buscar a verdade. Melhor ainda, você tenha conseguido encorajar essas pessoas para que elas estejam dispostas a desempenhar um dever e se despender por Deus. Ou, em algum trabalho especializado, você tenha assumido um papel indispensável — pode ser que a tarefa que você faz seja árdua e exaustiva e não tenha visibilidade, mas você está disposto a ser um trabalhador obscuro, nos bastidores, esforçando-se sem pedir nenhuma recompensa, buscando apenas oferecer sua sinceridade e lealdade. Todas as manifestações positivas desse tipo são, aos olhos de Deus, boas ações que são dignas de lembrança. Por outro lado, pode ser que, quando você se depara com essas coisas, não apenas deixe de desempenhar seu dever e cumprir suas responsabilidades, mas também adote uma abordagem de não envolvimento e observe e ria da situação de fora, ignorando-as completamente, fazendo vista grossa e se fingindo de surdo. Você não faz o que pode nem sequer se dá ao trabalho de oferecer uma sugestão, temendo se cansar. Você evita as coisas sempre que possível, achando que, quanto mais ocioso estiver, melhor. Você sempre acha que ser meticuloso e responsável não vale a pena e que se preocupar com questões de trabalho dá muito trabalho. Embora essas manifestações sejam diferentes dos atos malignos de interromper e perturbar o trabalho da igreja e Deus não lhe dê uma classificação ruim, Ele também não lhe dará uma classificação boa. O que quero dizer com não lhe dar uma classificação boa? Significa que, nessas coisas, você não preparou boas ações nem fez coisas que ganhem a lembrança de Deus. Quando você se deparou com essas coisas, perdeu a oportunidade de preparar boas ações. Você é muito tolo; você não é confiável, não é digno de ser promovido, não é digno de ser exaltado e não é digno de que Deus lhe confie assuntos. Você está a mundos de distância de Noé e Abraão. Digam-Me, uma pessoa a quem Deus não ousa confiar nada pode não ir necessariamente para o Inferno no fim, mas será que ela pode entrar no reino dos céus? Só se pode dizer que é incerto e acrescentar um monte de pontos de interrogação; está cheio de incerteza. Essa incerteza se baseia em suas manifestações consistentes. Se você perguntar a todos por que creem em Deus, se querem entrar no reino dos céus ou ir para o Inferno, algumas pessoas zombarão de você, dizendo que essa pergunta é incrivelmente tola: “Quem desejaria ir para o Inferno e ser destruído? Quem não desejaria entrar no reino dos céus e alcançar a salvação?”. Mas essa pergunta realmente precisa ser feita. Ela não é tola. Algumas pessoas nunca refletiram sobre si mesmas dessa maneira. Quando se deparam com situações, elas sempre temem problemas e temem provocar disputas. Em particular, quando veem pessoas malignas interromperem e perturbarem o trabalho da igreja, com o povo escolhido de Deus sendo desorientado e explorado e, consequentemente, o trabalho da igreja não podendo prosseguir, elas não estão cientes de que Deus está escrutinando as pessoas nem estão cientes de que isso é precisamente uma oportunidade para preparar boas ações. Em vez disso, elas escolhem ser bajuladoras e abandonar as verdades princípios e não refletem sobre si mesmas nem um pouco. Qual é a sua responsabilidade? Qual é a sua obrigação? Qual é a comissão de Deus para você? Deus falou tantas palavras e fez tanta obra — qual é a expectativa de Deus para você? Você pode Lhe dar uma resposta satisfatória? Você preparou boas ações? Em todas essas questões, você deve frequentemente refletir sobre si mesmo e ter clareza no coração.
Todos querem ganhar bênçãos. Ninguém quer ser destruído e mandado para o Inferno, mas, a despeito de si mesmas, muitas pessoas cometem o mal repetidamente, seguindo em alta velocidade pela senda que leva ao Inferno. Vez após vez, algumas pessoas ignoram as oportunidades de desempenhar seu dever dadas pela casa de Deus, ignoram quando o Espírito Santo as move e repreende e ignoram a ajuda e as expectativas da casa de Deus. Elas insistem em ser perfunctórias, em agir com rédeas soltas fazendo coisas ruins, em agir arbitrária e descuidadamente e interromper e perturbar o trabalho da igreja, sem refletir sobre si mesmas nem um pouco. Elas não são apenas carne de pescoço? Você comete o mal constantemente dessa forma. Não é que outros o forcem a fazer isso — é obviamente sua escolha pessoal, algo que você pessoalmente gosta de fazer e fica feliz em fazer. Se alguém diz que a senda que você está trilhando é a de se opor a Deus e que leva ao Inferno, você fica chateado e negativo. Por que você fica negativo? Você não causou isso a si mesmo e colheu o que plantou? Você não merece isso? Algumas pessoas dizem: “Eu cometo o mal involuntariamente. Sempre quero fazer bem as coisas, mas, quando termino, descubro que as consequências de minhas ações não são muito boas”. Você cometeu o mal, causou interrupções e perturbações e trouxe perdas para o trabalho da igreja. Mesmo que não seja responsabilizado por suas transgressões, elas deixaram riscos ocultos em seu rastro, e você poderá cometê-las novamente no futuro. Isso é muito perigoso. É exatamente como uma senda que uma pessoa trilhou — por onde quer que tenha andado, ela está fadada a deixar rastros. Você reconhece as transgressões que cometeu? Sente remorso por elas? Sente-se em dívida e triste? Chora amargamente por causa delas? Deu meia volta? Você realmente odeia seus atos malignos? Largou o mal que está em suas mãos e se arrependeu genuinamente diante de Deus? Algumas pessoas dizem: “Eu também me odeio. Dei tapas na minha própria cara inúmeras vezes em particular, como também me ajoelhei diante de Deus e chorei amargamente em oração”. Você pode ter passado por esses processos, mas Deus não olha para eles. O que Deus observa são as suas manifestações. Quando a mesma situação surge novamente ou o mesmo dever recai sobre você novamente, como você lida com isso? Você tem sinceridade e lealdade? Consegue pagar um preço? Consegue agir de acordo com as palavras de Deus? Quais são as manifestações da meia volta que deu? Largou o mal que está em suas mãos? Ainda continua fazendo as coisas malignas que fez no passado? Ainda mente, ainda age arbitrária e descuidadamente, ainda vai contra os arranjos de trabalho e as verdades princípios, ainda age de acordo com suas próprias ambições e desejos e ainda conspira com pessoas malignas para interromper e perturbar o trabalho da igreja? Se ainda age assim, seu arrependimento e choro amargo são falsos e perfunctórios. Como é caracterizado o arrependimento falso e perfunctório? (Como hipocrisia.) É caracterizado como hipocrisia? É caracterizado como enganação. Essa afirmação é precisa? (É, sim.) Aos olhos de Deus, tal choro amargo e tal arrependimento são enganação. Por exemplo, Deus diz: “Oferte-Me dez quilos de arroz da colheita deste ano”. Algumas pessoas não estão dispostas a ofertá-los e querem guardá-los para si mesmas como comida, então pegam dez quilos de cascas de arroz e as colocam no altar. Quando questionadas sobre o que é, dizem que é arroz com casca. Deus diz: “Eu não pedi arroz a você?”. Elas dizem: “Arroz com casca é arroz”. Isso é enganação? (É, sim.) Isso é uma enganação descarada. Depois de cometer o mal, você confessa seu pecado, diz repetidamente que está em dívida com Deus e até chora amargamente, mas, depois, age como se nada tivesse acontecido e continua fazendo as coisas como antes. Deus caracteriza esse tipo de comportamento como enganação. Aos olhos de Deus, esse tipo de comportamento enganoso é equivalente a atos malignos. Se você realmente tem a determinação de mudar e de agir de acordo com as verdades princípios, você não precisa fazer resoluções nem chorar amargamente. Faça isso primeiro — faça um voto a Deus quando você puder fazê-lo. Se não consegue fazê-lo, então jamais deve fazer um voto. Se você fizer um voto, Deus o levará a sério e exigirá o resultado do voto que você fez. Se você não puder cumpri-lo, aos olhos de Deus, isso é enganação — enganar a Deus se torna mais um ato maligno registrado contra você. Portanto, se você não consegue se arrepender genuinamente e, em vez disso, engana a Deus com seus votos, a senda que você trilha é uma senda que leva à destruição. Cada um de seus atos malignos é uma batida nos portões do Inferno; talvez uma dessas batidas finalmente os abra, e então a hora de sua morte terá chegado. Pode-se dizer que, para algumas pessoas, desde o momento em que começaram a crer em Deus até agora, todas as suas ações e comportamentos têm sido para acumular constantemente atos malignos e bater aos portões do Inferno, e, ao mesmo tempo, para acumular a ira de Deus; elas estão esperando que a punição de Deus caia sobre elas. Outras pessoas, no entanto, progridem em uma direção positiva e correta no processo de crer em Deus. A senda que trilham é o caminho para o reino dos céus. Durante esse período, embora sejam rebeldes e revelem caracteres corruptos, e, é claro, também tenham noções e imaginações sobre Deus e tenham a própria vontade ao desempenhar seu dever, ao revelar essas manifestações ou se envolver nesses comportamentos, elas também aceitam continuamente a verdade e continuamente se livram de seus caracteres corruptos e fazem com que sejam transformados; elas genuinamente deram meia volta e têm as manifestações e a realidade de aceitar a verdade e de se submeter a ela. Embora essas pessoas tenham cometido muitas transgressões e feito algumas coisas que Deus detesta e condena, aos poucos elas se livram de seus caracteres corruptos e não cometem mais o mal depois de entender a verdade e dar meia volta. Com sua meia volta e sua determinação e resolução de suportar adversidade e pagar um preço pela verdade, elas comovem a Deus. Ao mesmo tempo, seus esforços e ações e as boas ações que preparam ganham gradualmente a aceitação e a aprovação de Deus, e essas coisas também são lembradas por Ele. A julgar pelas manifestações gerais de tais pessoas, elas são — como vocês costumam dizer — basicamente pessoas corretas. A senda que essas pessoas corretas trilham é a senda que leva ao reino dos céus, a senda que leva à salvação. Tais pessoas estão trilhando a senda da salvação. É claro que, basicamente, as manifestações dessas pessoas não são o resultado de os outros as pressionarem, supervisionarem, gerenciarem ou podarem, nem do regulamento dos decretos administrativos da igreja. Em vez disso, elas dão meia volta proativamente e, em sua entrada na vida, têm seus planos e projetos pessoais, bem como sua própria resolução proativa. A senda que essas pessoas trilham é a senda correta. Elas estão preparando boas ações para sua destinação com essas manifestações positivas e proativas. É a sua busca pessoal e subjetiva que determina a senda que trilham e determina a atitude de Deus para com elas. Em última análise, por causa de sua busca pessoal e subjetiva, elas são capazes de receber de Deus um veredicto adequado e uma destinação adequada.
Digam-Me, como as pessoas deveriam fazer ações justas e em que estado e condição devem fazê-las para que sejam consideradas uma preparação de boas ações? No mínimo, elas devem ter uma atitude positiva e proativa, e, enquanto desempenham seu dever, devem ser leais, ser capazes de agir de acordo com as verdades princípios e proteger os interesses da casa de Deus. Ser positivo e proativo é a chave. Se você é sempre passivo, isso é problemático. É como se você não fosse um membro da casa de Deus; você não está desempenhando seu dever, antes, você não tem escolha a não ser fazê-lo a mando de um empregador a fim de receber um salário — você não o faz voluntariamente. Mesmo que faça um pouco dele, você o faz porque tem que fazer, e o faz passivamente. Se os seus interesses não estivessem envolvidos, você simplesmente não o faria, ou se ninguém o supervisionasse, você definitivamente não o faria. Tais ações negativas e passivas não são boas ações. Portanto, uma pessoa desse tipo é muito tola. Ela é muito passiva ao fazer coisas positivas e ao fazer o que devia fazer — não faz as coisas em que consegue pensar, nem faz as coisas de que é capaz e que exigem tempo e energia, apenas espera e observa de fora, achando que é melhor se os outros as fizerem. Isso é problemático, e é muito difícil, para ela, desempenhar bem seu dever. Em primeiro lugar, não é que seu calibre seja inadequado; em segundo lugar, não é que sua experiência seja insuficiente; em terceiro lugar, não é que você não tenha as condições certas para fazê-lo. Você possui o calibre para fazer esse trabalho e, se gastar tempo e energia, conseguirá fazê-lo, mas não o faz, você deixa de preparar boas ações. Isso é muito lamentável. Por que digo que é lamentável? É porque, se você se lembrar disso depois de muitos anos, sentirá arrependimento e se quiser voltar àquele ano, àquele mês e àquele dia para fazer esse trabalho, as coisas terão mudado, e aquele tempo já terá passado. Você não terá uma segunda chance igual àquela; quando essa oportunidade passa, ela passa, quando é perdida, ela está perdida. Se você perder prazeres carnais, como comer uma boa comida ou usar roupas bonitas, isso não importa muito, porque essas coisas são vazias e não têm nenhum impacto em sua entrada na vida, ou em sua preparação de boas ações, ou em sua destinação. No entanto, se algo estiver relacionado à atitude de Deus em relação a você e à avaliação que Ele faz de você, ou até mesmo à senda que você trilha e à sua destinação, então perder a oportunidade de fazê-lo é muito lamentável. É assim porque isso deixará uma mancha e dará origem a arrependimentos em sua futura senda de existência, e em toda a sua vida você nunca terá outra chance de compensar isso. Isso não é lamentável? Se seu calibre for muito baixo, e você não puder assumir esse trabalho, então isso não é lamentável — a casa de Deus pode arranjar que outra pessoa o faça. Se você é capaz de fazer isso bem, mas não o faz, isso é extremamente lamentável. Essa é uma oportunidade que Deus lhe dá, mas você não a leva a sério, não a aproveita e permite que ela escape por entre seus dedos — isso é lamentável demais! Para você, é lamentável; para Deus, é decepcionante. Deus lhe deu calibre suficiente e condições superiores, permitindo que você veja algumas coisas com clareza e seja competente para esse trabalho. No entanto, você não tem a atitude correta para com o seu dever, você não tem sinceridade, muito menos devoção, e você não quer tentar o máximo que pode para fazê-lo bem. Isso decepciona muito a Deus. Portanto, se você for preguiçoso e sempre achar que o trabalho que lhe foi atribuído é problemático e não quiser fazê-lo, e se resmungar internamente: “Por que exigem que eu faça isso e não outra pessoa?”, então esse é um pensamento tolo. Quando um dever recai sobre você, não é um evento infeliz, é uma honra, e é exaltação de Deus. Você deveria aceitá-lo com alegria e desempenhar o dever que deve desempenhar; isso não vai esgotar você. Pelo contrário, se você desempenhar bem seu dever, entender a verdade e resolver os problemas, você sentirá paz e segurança em seu coração, e não terá desapontado a Deus. Diante de Deus, você terá fé e será capaz de conduzir-se de cabeça erguida. Se você não cumpriu seu dever e age sempre de modo perfunctório, isso é uma transgressão, e, mesmo que você não tenha causado nenhuma perda, essa transgressão deixará um remorso para o resto da vida em seu coração. Essa transgressão será como um abismo sem fundo; sempre que você pensar nela, sentirá dor e desconforto, uma agonia que perfura o coração. Você não só não terá paz nem alegria, mas, pelo contrário, a dor do remorso e do tormento o acompanhará por toda a sua vida e nunca poderá ser apagada. Isso não é um remorso eterno? E quanto à perspectiva de Deus? Deus usa as verdades princípios para caracterizar essa questão, portanto, a natureza disso é muito mais séria do que o que você sente. Você entende? (Sim.) Portanto, Deus considerará de forma abrangente seu desempenho habitual e sua atitude em relação à verdade e ao seu dever, para ver a senda que você está trilhando. Suponha que sua atitude em relação à verdade e ao seu dever seja sempre perfunctória, que você faça promessas na superfície, mas não as coloque em prática nos bastidores, que você se atrase e fique enrolando e não tenha uma atitude positiva de consideração pelas intenções de Deus. Mesmo que, por fora, você não cause interrupções nem perturbações, não cometa o mal, não aja arbitrária e descuidadamente, nem ande descontrolado cometendo malfeitos imprudentes e pareça ser uma pessoa que obedece às regras e muito bem-comportada, você não faz, de forma positiva e proativa, o que Deus exige de você, mas, em vez disso, é astuto e desleixado e evita fazer o trabalho real. Nesse caso, que senda você está realmente trilhando? Mesmo que não seja a senda de um anticristo, no mínimo, é a senda de um falso líder.
Algumas pessoas parecem ser submissas no desempenho dos deveres, fazendo tudo o que o alto arranja. Mas quando lhes perguntam: “Você desempenha seu dever perfunctoriamente? Você o desempenha de acordo com os princípios?”, elas não conseguem dar nenhuma resposta definitiva, dizendo apenas: “Faço o que o alto instrui e não ouso andar descontrolado cometendo malfeitos”. Quando lhes perguntam se cumpriram sua responsabilidade, dizem: “Bem, faço o que devo fazer”. Elas sempre têm esse tipo de atitude ao desempenhar seu dever, sem pressa e indiferentes. Embora nenhum problema óbvio tenha surgido, se medido de acordo com as verdades princípios, seu desempenho do dever é ineficiente e não está de acordo com o padrão. Mas elas não se importam. Elas continuam agindo da mesma maneira perfunctória que no passado, e ainda são igualmente passivas quando se trata de coisas que elas deveriam tomar a iniciativa de fazer — elas não mudaram nada. Elas não são desavergonhadamente teimosas? Elas sempre mantêm esta atitude: “Você pode ter milhares de planos brilhantes, mas eu tenho meu próprio conjunto de regras. Eu sou simplesmente assim. Vamos ver o que você pode fazer contra mim. Essa é minha atitude!”. Elas não fizeram nada imensamente traiçoeiro ou maligno, mas também fizeram poucas boas ações. Que senda você diria que estão trilhando? Esse tipo de atitude em relação à crença em Deus e a seu dever é bom? (Não.) No livro do Apocalipse, da Bíblia, Deus diz isto: “Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da Minha boca” (Apocalipse 3:16). Ser morno, nem frio nem quente — essa atitude é boa? (Não.) Esse tipo de pessoa também tem seu próprio conjunto de cálculos na mente: “Contanto que eu não cometa o mal nem interrompa o trabalho da igreja no desempenho do meu dever, não serei condenado. Se desempenhar bem meu dever for exaustivo demais e exigir sofrimento demais, eu não farei isso. Não vou me cansar, mas também não cometerei grandes erros. Dessa forma, não serei removido nem eliminado, e ainda sou muito melhor do que aqueles que não desempenham um dever. Portanto, permaneço morno, nem frio nem quente. O que quer que você peça que eu faça, eu o farei. Mas se não me mandar fazer algo, não intervirei. Dessa forma, não me cansarei e, além disso, as pessoas não conseguirão encontrar falhas em mim. Essa abordagem é ótima!”. Essa maneira de se conduzir é boa? (Não.) Você sabe que isso não é bom, então como sua prática deveria mudar? Se você nunca procurar seguir a senda da busca da verdade e ainda persistir em viver pelas filosofias de Satanás, então você está fadado a não ter esperança de alcançar a salvação. Se você se conduzir no mundo dessa maneira, você realmente terá uma vantagem. Sua filosofia para os tratos mundanos e sua atitude em relação a eles o protegerão, e você também não ofenderá as pessoas. Além disso, aquelas pessoas de classe alta com prestígio e reputação não sentirão que você é uma ameaça para elas e todas o apreciarão muito. Aquelas pessoas de classe baixa sem status também não ousarão ofendê-lo. Assim, você será bastante popular — tanto para as pessoas de classe baixa quanto para as de classe alta, você será alguém que elas buscam conquistar, será muito procurado e será capaz de transitar por todos os círculos, altos e baixos, bons e ruins, com facilidade. No entanto, se você ainda usar esse tipo de atitude para com os tratos mundanos na casa de Deus e diante de Deus, isso não funcionará. Todos os vários princípios que envolvem a verdade exigem uma atitude de você, e essa atitude é certa ou errada, preta ou branca, verdadeira ou falsa — é particularmente clara e se baseia de modo especial em princípios. Eles exigem sua postura e seu ponto de vista preciso, não sua abordagem de meio-termo. Aqueles que adotam uma abordagem de meio-termo não conseguem permanecer firmes diante da verdade. Não pense: “Olhe como meu modo de viver é inteligente. Aprendi a me proteger usando esse método desde criança e, olhando para minha vida até agora, sinto que esse método é muito prático. Depois de passar a crer em Deus, continuo vivendo de acordo com esse método. Nos anos em que tenho crido em Deus, não fui podado, não falhei significativamente no desempenho de meu dever, não fui submetido a nenhum grande refinamento ou provação, e Deus nunca me condenou nem me detestou e rejeitou. Olhe como sou bem-sucedido em me conduzir, como sou habilidoso nisso!”. Você está errado! Você não sabe se conduzir — você usa um método ardiloso para abordar cada questão e a verdade. Esse método é totalmente errado, e você não consegue permanecer firme agindo assim. Não tenha uma mentalidade de contar com a sorte, pensando: “Eu costumava fazer isso e sempre tive sucesso. Nunca falhei e nunca passei vergonha nem revelei minha ignorância. Agora que creio em Deus, continuarei persistindo nessa estratégia mais sofisticada para os tratos mundanos”. Eu digo que isso é tolice da sua parte! Por que Deus fala tantas palavras para salvar as pessoas? É precisamente para capacitar as pessoas, sob a orientação dessas palavras, a entender qual é a senda certa na vida e que tipo de senda as pessoas devem trilhar; é para permitir que você escolha — não é para permitir que você siga na inércia de forma oportunista aqui. Se fosse para permitir que você seguisse na inércia de forma oportunista, Deus não falaria essas palavras nem faria esta obra. Por que, em nossa comunhão das várias questões, todas as coisas que vão contra a verdade são totalmente esclarecidas? É justamente para lhe dizer o que são as coisas positivas e o que são as coisas negativas, para que você possa distingui-las claramente e vê-las com clareza. As coisas positivas e as coisas negativas são totalmente abertas, reveladas e transparentes diante de Deus — elas não são obscuras. Portanto, Deus exige que você seja claro ao fazer qualquer coisa e ao escolher sua senda — sua atitude e seus pensamentos e pontos de vista devem ser claros; não deve haver nada ambíguo. O que envolve a verdade e as verdades princípios não contém nada ambíguo — o preto é preto, o branco é branco, o sim é sim, o não é não. Uma mentira, mesmo que contada mil vezes, continua sendo uma mentira e nunca pode se tornar a verdade. A verdade, mesmo que poucos no mundo a aceitem, ou mesmo que muitas nações a rejeitem e condenem, continua sendo a verdade. A verdade é sempre a verdade e jamais se tornará uma falácia ou heresia. Não importam quantas pessoas sigam as coisas negativas de Satanás ou por quantos anos elas tenham se tornado uma tendência mundana, elas continuam sendo coisas negativas e de Satanás — elas nunca se transformarão em coisas positivas. Por outro lado, as coisas positivas, mesmo que sejam atacadas, suprimidas e condenadas neste mundo, continuam sendo coisas positivas e nunca se tornarão coisas negativas. Deus é Deus para sempre, é para sempre a personificação da retidão e para sempre o representante de todas as coisas positivas. O status de Deus é imutável, e Sua essência é imutável. Satanás, por sua vez, é Satanás para sempre, é para sempre a personificação do mal, para sempre o representante do eixo do mal, para sempre negativo, e nunca se tornará uma coisa positiva.
Algumas pessoas dizem: “Você tem de ser flexível ao viver na igreja. Não se incline demais para nenhum dos lados. Não aceite a verdade, mas também não tenha aversão a ela; não ofenda as figuras positivas nem as negativas. É melhor simplesmente ficar em cima do muro. Não me oponho às coisas positivas e não critico as coisas negativas. Não bajulo nem tento agradar as pessoas que buscam a verdade, nem me aproximo delas, tampouco me distancio dos anticristos. O que você pode fazer contra mim? Olhe como entendo a vida com clareza!”. Isso é entender com clareza? Isso não é entender com clareza; isso é tolice. Isso é ser confuso e incapaz de distinguir o certo do errado. Tal pessoa é uma pessoa confusa. Eu lhes digo, esse tipo de pessoa de duas caras simplesmente não é bom. Qual será o resultado final de viver dessa maneira? (Ele não terá desfecho nem destinação.) Ele terá arruinado a própria destinação. Embora não se oponha às coisas positivas, em essência, ele também não aceitou as coisas positivas. Não se opor não é igual a aceitar, e não criticar as coisas negativas não é igual a abrir mão delas. Você acha que, por não aceitar as coisas positivas e não criticar as coisas negativas, você largou as coisas e os pontos de vista negativos? Você não consegue largá-los. Você só pode largar e desfazer aos poucos os pensamentos e pontos de vista negativos das pessoas, bem como os pensamentos e pontos de vista perversos que são de Satanás, se aceitar as coisas positivas e a verdade; só então as pessoas podem aceitar os pensamentos e os pontos de vista positivos, juntamente com as práticas, as percepções, o entendimento e os critérios que se alinham com as verdades princípios. Em outras palavras, se você quer aceitar os pensamentos e pontos de vista positivos, se quer aceitar a verdade, se quer que a verdade entre em você e se torne sua vida, você deve primeiro esvaziar-se do que está dentro e, então, aceitar a verdade e permitir que a verdade entre em você e detenha o poder em seu coração. Isso é ter a verdade como a vida. A busca da verdade é praticada dessa maneira. O propósito principal de crer em Deus é ganhar a verdade. Você deve ser capaz de discernir vários pensamentos e pontos de vista que vão contra a verdade. Especialmente se você é o tipo de pessoa que segue a filosofia de Satanás, você deve largar os pensamentos e pontos de vista escorregadios da abordagem de meio-termo e rebelar-se conscientemente contra eles. Quando tais pensamentos e pontos de vista surgirem nas situações que você encontrar, você deverá perceber que eles estão errados e pensar: “O que as palavras de Deus dizem? O que Deus exige? Qualquer que seja a maneira de agir que esteja de acordo com as verdades princípios, tomarei a iniciativa e me esforçarei para agir de acordo, não deixando que os pensamentos e pontos de vista da abordagem de meio-termo me governem ou me impeçam de praticar a verdade. Em vez disso, devo permitir que as palavras de Deus, a verdade, se tornem os critérios para minha conduta e minhas ações e para o desempenho do meu dever”. Praticar dessa maneira trará um resultado diferente. Mesmo que seja uma questão muito pequena e não seja digna de ser lembrada por Deus, pelo menos, Ele não a condenará. À medida que suas ações se acumulam pouco a pouco dessa maneira, suas boas ações serão preparadas pouco a pouco. Se suas ações puderem ser consideradas boas ações aos olhos de Deus, então você terá esperança. Você começará a ter uma direção e um objetivo corretos e positivos e começará a se tornar uma pessoa positiva, uma pessoa correta. Dessa forma, você terá se distanciado da senda da perdição que leva ao Inferno e se voltado gradualmente para a senda que leva ao reino dos céus. Esse é um bom resultado de uma pessoa ser capaz de dar meia volta. Isso é fácil de alcançar? Isso depende da medida em que a pessoa ama a verdade. Se você cometer um erro e apenas disser: “Eu realmente me odeio! Como pude fazer uma coisa tão baixa e vil? Não consigo esperar para dar alguns tapas na minha cara!”, e apenas se odiar, isso não adiantará nada. O importante é que, quando cometer um erro, você deve ser capaz de discernir o que há de errado nisso, o que o levou a cometê-lo, por que você é incapaz de praticar a verdade, qual é a causa principal e quais são a base e os princípios de suas ações. A questão chave também é se, ao ser confrontado com alguma questão, você age conscientemente de acordo com as palavras de Deus e se rebela conscientemente contra seus pensamentos e opiniões satânicos, suas ambições e desejos, suas intenções e planos. Se você tiver feito todas essas coisas conscientemente, terá preparado boas ações, e isso é ótimo, e você ganhou algo. Esse tipo de resultado é bom? Esse é o resultado que vocês desejam ver? É isso o que vocês querem buscar? (É, sim.) Que tipo de ponto de vista a maioria das pessoas tem agora? É este: “Eu não cometo o mal nem causo interrupções e perturbações. Contanto que eu não seja removido da igreja de dever de tempo integral, tudo está bem. Embora eu não tenha preparado muitas boas ações e em meu dever eu não seja muito leal, não tenha muita sinceridade e não pratique seriamente de acordo com as verdades princípios, contanto que eu não cometa o mal nem cause interrupções e perturbações, isso não basta?”. Como é esse ponto de vista? Esse é um pensamento e ponto de vista degenerado — um ponto de vista que não busca o progresso. Você jamais deve pensar que, contanto que não cometa o mal nem cause interrupções e perturbações, você é uma boa pessoa, uma pessoa nobre, que consegue permanecer firme e que o que você faz se alinha com a verdade. Eu lhe digo, isso está errado — essa é uma maneira tola de pensar! Não cometer o mal não é equivalente a preparar boas ações. Não cometer o mal e preparar boas ações são dois conceitos diferentes. Desempenhar um dever sem cometer o mal é o que um ser criado deve fazer; é uma manifestação que aqueles que têm a consciência e a razão da humanidade normal devem possuir. Por exemplo, algumas pessoas dizem: “Há pessoas que cometem homicídio, mas eu não fiz isso; aquela pessoa roubou coisas de outras pessoas, mas eu não fiz isso. Isso significa que sou uma boa pessoa”. Vale a pena gabar-se disso? Sua afirmação está correta? (Não está.) Isso é confundir os conceitos. Não ser um ladrão, não cometer homicídios ou incêndios criminosos e não se envolver em relações sexuais ilícitas não é igual a ser uma boa pessoa. Não cometer o mal ou não violar a lei é um conceito diferente de ser uma boa pessoa. Ser uma boa pessoa tem seus próprios padrões. Não cometer o mal e praticar boas ações também são dois conceitos distintos. Desempenhar seu dever sem cometer o mal é algo que você deve alcançar como uma pessoa normal. Mas preparar boas ações significa que você deve praticar a verdade de forma proativa e positiva e cumprir seu dever de acordo com as exigências de Deus e as verdades princípios. Você deve ter lealdade, estar disposto a suportar adversidade e pagar um preço, estar disposto a assumir responsabilidade e ser capaz de agir de forma positiva e proativa. Todas as ações realizadas de acordo com esses princípios são basicamente boas ações. Independentemente de serem questões grandes ou pequenas, de serem dignas de serem lembradas pelas pessoas ou não, de serem muito valorizadas pelas pessoas ou consideradas insignificantes, ou de as pessoas acharem que são dignas de atenção, aos olhos de Deus, todas elas são boas ações. Se você preparou boas ações, isso, em última análise, lhe trará bênçãos, não calamidades. Algumas pessoas não preparam nenhuma boa ação e se contentam apenas com o seguinte: “Faço o que me mandam fazer e vou aonde me mandam ir. Nunca falo nem ajo de maneira arbitrária e nunca causo problemas maliciosamente nem interrupções e perturbações. Eu realmente sou obediente e bem-comportado”. Elas sempre nutrem esse tipo de atitude. Não buscam ativamente a verdade nem aderem aos princípios no desempenho de seu dever. Quando descobrem seus próprios desvios e erros, elas não os corrigem nem os mudam prontamente. Quando descobrem que foram rebeldes e revelaram caracteres corruptos, elas nunca refletem sobre si mesmas, tampouco buscam ativamente a verdade para resolver o problema; em vez disso, fazem apenas o que querem. Embora não tenham cometido nenhum grande mal que fizesse com que os interesses da casa de Deus sofressem perdas, elas ainda assim afetaram o progresso do trabalho da igreja. Na melhor das hipóteses, o desempenho de seu dever é apenas labuta, e a labuta, por natureza, não chega a ser uma boa ação. Então, como as boas ações são definidas em última análise? É quando o que você faz é, no mínimo, útil para a sua própria entrada na vida e a dos irmãos e é benéfico para o trabalho da casa de Deus. Se for benéfico para você mesmo, para os outros e para a casa de Deus, então o seu desempenho é eficaz diante de Deus e aprovado por Ele. Ele dará uma nota a você. Portanto, avalie estas coisas: quantas boas ações você preparou ao longo dos anos? Essas boas ações podem compensar suas transgressões? Depois de compensá-las, quantas boas ações restam? Você precisa dar uma nota a si mesmo e ter um entendimento firme disso; você não deve estar confuso sobre esse assunto.
Digam-Me, a Minha comunhão dessas questões é necessária? (É, sim.) Preciso falar estas palavras a vocês e lhes dar algumas orientações. O propósito de lhes dar orientações não é acabar com o entusiasmo de vocês, nem rir de vocês, muito menos condená-los, mas dar-lhes um lembrete, soar um alarme, para que vocês saibam — agora mesmo, no presente, neste momento — em que situação vocês estão, qual é o estado de vocês e quais são os perigos potenciais. Vocês devem ter clareza sobre essas coisas em seu coração. Em sua crença em Deus, as pessoas devem examinar constante e frequentemente qual é seu estado diante de Deus. Elas devem saber constante e claramente como é seu relacionamento com Ele, se existem conflitos e barreiras entre elas e Ele, se elas têm noções e mal-entendidos sobre Ele, se têm exigências irracionais para com Ele e como Ele vê as suas manifestações gerais. As pessoas devem entender e saber essas coisas; isso é muito benéfico para a sua entrada na vida. O propósito de praticar dessa maneira é garantir que as pessoas possam agir com precisão de acordo com as intenções de Deus. Não tomem caminhos errados, não se sintam satisfeitos consigo mesmos nem enganem a si mesmos e aos outros. Não tomar caminhos errados significa não seguir a sua própria senda desviada. Você acha que esse seu desempenho em crer em Deus é muito bom, então continua seguindo por esse caminho. Acontece, porém, que você se desviou da senda certa; Deus o abandonou há muito tempo, e o Espírito Santo parou de operar em você. Deus detesta você, mas você ainda acha que está indo bem em sua crença: “Ganhei coisas por crer em Deus. Consigo suportar adversidade agora, não cometo o mal agora, sei como evitar causar interrupções, e agora sei por que aqueles que causam interrupções e perturbações são removidos ou isolados e por que eles não têm permissão para desempenhar um dever”. Não basta saber essas coisas. Você deve saber como agir para seguir o caminho de Deus, como praticar para trilhar a senda certa e como agir para ser capaz de alcançar a salvação. Tudo isso é muito importante; você deve realizar revisões e tirar conclusões em intervalos regulares. Isso é tudo quanto a este tópico. Vamos continuar comunicando o tópico que temos comunicado durante este período.
A primeira prática para buscar a verdade: largar
Largar as barreiras entre si mesmo e Deus e sua hostilidade em relação a Ele
I. Largar as noções e imaginações sobre Deus: largar as noções e imaginações sobre a obra de Deus
F. A obra de Deus não muda as condições inatas das pessoas; ela visa mudar seus caracteres corruptos
6. Várias manifestações de condições inatas, humanidade e caracteres corruptos
Nossa comunhão durante este período tem sido sobre um tópico específico envolvido no princípio da prática de “largar” em como buscar a verdade — as condições inatas, a humanidade e os caracteres corruptos. Depois de comunicar isso várias vezes, vocês têm agora um pouco de discernimento sobre algumas manifestações e revelações específicas que envolvem esses três aspectos — as condições inatas, a humanidade e os caracteres corruptos? (Meu discernimento dessas coisas está um pouco melhor do que antes. Antes, eu costumava confundir índole e caracteres corruptos, mas, por meio das últimas comunhões de Deus, consigo agora distingui-los até certo ponto.) Por que é necessário diferenciar essas coisas? (Para que saibamos quais problemas dentro de nós mesmos devem ser resolvidos e quais precisamos apenas abordar corretamente.) Bem dito. Comunicar tão detalhadamente torna as distinções entre as condições inatas, a humanidade e os caracteres corruptos mais claras e as pessoas ganham um entendimento mais claro dos caracteres corruptos e das manifestações de uma índole extremamente ruim, que são duas coisas separadas. Em particular, as pessoas são capazes de distinguir entre a índole ruim, os caracteres corruptos e as condições inatas. Elas não considerarão certos defeitos na humanidade nem, é claro, certas inadequações e defeitos nas condições inatas como caracteres corruptos. Quando as pessoas têm esse discernimento, elas passam a ter cada vez mais clareza sobre as várias manifestações dos caracteres corruptos e não fazem mais tempestade em copo d’água com relação a problemas que não envolvem os caracteres corruptos. Ao mesmo tempo, elas também têm um entendimento mais claro do que os caracteres corruptos realmente são. Então, vocês podem explicar claramente o que, exatamente, são os caracteres corruptos? Os caracteres corruptos têm alguma conexão com as condições inatas? Eles são influenciados pelas condições inatas? (Não, não são.) Suponhamos que uma pessoa seja bonita, de pele clara e tenha traços bem proporcionados — podemos dizer que, por ter uma boa aparência, ela não tem caracteres corruptos, que sua humanidade é tão perfeita e pura quanto sua aparência, que ela não é nem um pouco arrogante ou perversa, mas excepcionalmente santa? Pode-se dizer isso? (Não, não se pode.) Depois de comunicar dessa forma, as distinções entre esses três aspectos — os caracteres corruptos, as condições inatas e a humanidade — estão basicamente claras agora, certo? (Estão, sim.) Elas são fáceis de discernir.
Ser habilidoso em fazer negócios
Da última vez, comunicamos o tema “amar fazer negócios”. Em que aspecto essa manifestação de amar e gostar de fazer negócios deveria ser classificada? (Nas condições inatas.) Por que é considerada uma condição inata? (É um interesse e um hobby, portanto, conta como uma condição inata.) Por um lado, é um interesse e um hobby; por outro, se uma pessoa ama fazer negócios e tem talento para negócios — ela é naturalmente habilidosa nisso sem ter se envolvido em estudos profissionais e é capaz de entender isso e saber ganhar dinheiro, gerar lucro, aproveitar as oportunidades de negócios e assim por diante sem a orientação de outras pessoas — ela possui um ponto forte em fazer negócios dentro de suas condições inatas. Se uma pessoa possui esse ponto forte inato, isso certamente é uma condição inata, e as condições inatas têm pouco a ver com influências recebidas após o nascimento. Vejam bem, algumas pessoas começam a aprender a fazer negócios aos 15 ou 16 anos de idade, enquanto ainda estão na escola. Sempre que têm algo bom, pensam em maneiras de vendê-lo. Vendem até os presentes de aniversário que seus pais lhes dão. Elas não gastam sua mesada e, em vez disso, economizam tudo para fazer negócios. Quando chegam aos 18 ou 19 anos, já são capazes de operar pequenos empreendimentos comerciais. Suas notas na escola são apenas medianas, no entanto, elas têm talento para fazer negócios, são rápidas nos cálculos e têm um jeito particular para os negócios — isso é um ponto forte. Amar fazer negócios se insere nas categorias de pontos fortes ou de interesses e hobbies dentro das condições inatas. De qualquer forma, é um aspecto das condições inatas, e é assim que a manifestação de amar fazer negócios é classificada. Algumas pessoas não têm necessariamente um hobby ou ponto forte relacionado a negócios. Elas confiam principalmente em trapacear e enganar as pessoas quando fazem negócios. Elas não ganham dinheiro por meio de seu próprio trabalho duro e esforço ou usando meios e métodos comerciais legítimos, mas usam a fraude e a enganação de todas as formas e a exploração de brechas legais para alcançar seu objetivo de gerar lucro e ganhar dinheiro. Que tipo de problema é esse? Tais pessoas conduzem negócios consistentemente dessa maneira — isso envolve a substância de sua humanidade? (Envolve.) Essa humanidade é boa ou ruim? (É ruim.) Em que sentido ela é ruim? Quando se trata da humanidade de tais pessoas, de modo geral, elas têm índole ruim. O objetivo das pessoas ao fazer negócios sempre é ganhar dinheiro. Se você ganha dinheiro por meios legítimos ao conduzir negócios, essa é uma habilidade que você tem, e é um benefício gerado pelo ponto forte que Deus lhe deu. Mas se alguém não obtém dinheiro e lucro por meios legítimos ao conduzir negócios, mas por meio da fraude e da enganação de todas as formas, tais pessoas são desprovidas de integridade e têm índole baixa. Tais pessoas têm consciência? (Não, não têm.) Em termos coloquiais, sua consciência é completamente podre — elas não têm consciência. Por que dizemos que elas não têm consciência? (Geralmente, as pessoas que têm consciência se sentem acusadas por ela depois de trapacear e enganar as outras pessoas e deixam de fazer essas coisas. No entanto, as pessoas que não têm consciência só se importam em obter lucro. A consciência delas não tem percepção alguma, portanto, elas simplesmente continuam fazendo essas coisas.) Elas não têm a função da consciência; pode-se dizer também que elas não têm consciência. Se tivessem consciência, ela funcionaria e, depois de enganar alguém uma vez, elas sentiriam a reprovação da consciência. Mesmo que tivessem obtido lucro, elas se sentiriam péssimas por dentro. Quando gastassem o dinheiro, o rosto delas ficaria vermelho, e elas se sentiriam incomodadas por dentro, sentindo que o que fizeram foi sujo e baixo. Assim, a partir de então, elas nunca mais enganariam ninguém; não importa quão grande fosse o lucro potencial, elas nunca o fariam — essa é a função da consciência. Mas aqueles que são habilidosos em trapacear, ludibriar e enganar os outros farão isso sempre que quiserem. Depois de terem sucesso, eles não se sentem mal no coração quando gastam o dinheiro. Uma vez que colocam as mãos no dinheiro, acham que são espertos e brilhantes e ficam encantados e especialmente orgulhosos do sucesso de suas estratégias de fraude. Vendem mercadorias com peso adulterado, vendem remédios falsos, ginseng falso, carne injetada com água — tudo o que vendem é adulterado e enganoso. Cada empreendimento comercial que realizam envolve táticas de fraude e armadilhas, e todo o dinheiro que ganham é obtido por meios fraudulentos. Não importa em qual negócio se envolvam, eles nunca o conduzem respeitando as regras, nunca cobram o preço adequado. Como vê, algumas pessoas enganam especificamente os clientes regulares quando fazem negócios. Por exemplo, se você compra delas com frequência e elas sabem que você tem dinheiro, elas cobrarão de você 100 yuans por um item que vendem a outros por 10 yuans. Elas até dirão: “Não vendo isso para mais ninguém — guardo só para você. Está vendo como nosso relacionamento é forte? Você está fazendo um bom negócio, não está?”. Elas enganam as pessoas e até fazem com que elas se sintam gratas — como são golpistas habilidosas! Pessoas que não têm nenhum senso de autoacusação não sentem nenhuma reprovação ou percepção na consciência, não importa o que façam, portanto, pode-se dizer que tais pessoas não têm consciência. Independentemente de como seja a razão delas, a julgar apenas pela consciência, essas pessoas são desprovidas de humanidade e têm índole baixa. Em que medida é baixa? Elas não têm consciência nem humanidade. Ou seja, falta-lhes a percepção, a função e as restrições da consciência que as pessoas normais têm. Sem essas restrições, elas são capazes de fazer qualquer coisa. Ao fazer negócios, elas podem se envolver em trapaças e fraudes; em qualquer operação comercial, elas podem manipular as coisas e quebrar as regras. Podem cometer qualquer ato imoral. Até quando constroem casas, elas usam materiais de má qualidade. Como vê — qual é a causa daqueles edifícios inclinados e dos desabamentos de edifícios na China continental? É que, a fim de obter lucros exorbitantes, os construtores adotaram proporções de mistura de concreto e técnicas de uso de vergalhões de aço abaixo do padrão, o que já afetou a condição dos edifícios. Como resultado, pouco tempo após as pessoas os ocuparem, alguns edifícios desabam. Se houvesse um terremoto de magnitude cinco ou seis, a maioria dos edifícios desabaria, e as consequências seriam inimagináveis. Esses empreiteiros de coração negro não têm consciência alguma — ao verem as pessoas morrerem, eles imediatamente procuram seus apoiadores para tomar contramedidas para lidar com a situação. Se seus apoiadores forem fortes o suficiente e tiverem contramedidas, o assunto poderá ser encoberto com sucesso. Aquelas poucas mortes são resolvidas com algumas despesas funerárias, e ninguém será capaz de responsabilizá-los de forma alguma. Sua consciência não tem percepção; sem falar de algumas mortes — mesmo que dezenas, centenas ou dezenas de milhares de pessoas morressem, isso não significaria nada para eles. Aos seus olhos, a vida humana não é diferente da vida de formigas — ela não significa nada. Digam-Me, tais pessoas têm consciência? Pode-se dizer que as pessoas que não têm consciência não têm humanidade. Então, suas ações de trapacear e fraudar os outros ao fazer negócios são revelações de caracteres corruptos? (São, sim.) Há caracteres corruptos específicos nisso. Que caracteres corruptos? (Crueldade e enganação.) Seus caracteres corruptos característicos e representativos são a enganação e a perversidade. Aqueles que conseguem se envolver em fraude e enganação de todas as formas são especialmente enganosos. Às vezes, os meios que usam para ludibriar e enganar as pessoas são aqueles que você nunca esperaria, e você pode até se sentir muito feliz ao ser enganado por eles, achando que eles o tratam muito bem. Só depois de muito tempo você acorda e, de repente, percebe que eles lhe passaram a perna. E quando você for procurá-los, eles já terão desaparecido sem deixar vestígios. Como seus meios de enganar as pessoas são sofisticados! Nas décadas de 1980 e 1990, a indústria e o comércio eram relativamente desenvolvidos em Guangdong, na China. Certos eletrodomésticos relativamente avançados ainda não haviam chegado ao interior, então algumas pessoas do interior viajavam para Guangdong para comprá-los a fim de acompanhar as tendências. Quando os comerciantes perceberam que esses clientes eram do interior, eles começaram a pensar que essa era sua chance de aplicar um golpe. As pessoas do interior compravam gravadores, televisões e outros aparelhos. Após o pagamento, os vendedores até diziam a eles qual era o período de garantia e diziam que, se houvesse algum problema com os aparelhos, eles poderiam voltar para trocá-los, o que fazia com que os clientes achassem que o atendimento pós-venda era muito bom. Quando estavam prestes a sair, os vendedores diziam que precisavam embalar o aparelho e, então, o levavam para os fundos para embrulhá-lo. Mas, quando os clientes chegavam em casa e abriam a embalagem, não encontravam nada além de tijolos — só então percebiam que os comerciantes haviam feito uma troca e que eles haviam sido enganados. A viagem de volta para encontrá-los seria muito longa e lhes custaria muito em despesas de viagem, então, tudo que podiam fazer era aceitar o prejuízo e aprender uma lição com isso — quando você compra algo, você precisa entregar o pagamento com uma mão e pegar a mercadoria com a outra, e tudo deve ser inspecionado pessoalmente para garantir que você está recebendo aquilo pelo qual pagou. Esse tipo de coisa acontece com frequência com pessoas que viajam muito a negócios. Agora, tais incidentes não são mais apenas ocorrências ocasionais em uma única cidade, eles se tornaram comuns. Incidentes de fraude e enganação de todas as formas estão aumentando, e cada vez mais pessoas que fazem negócios estão se envolvendo em golpes. Por que não havia tanto disso antes? Era simplesmente porque, naquela época, algumas pessoas ainda não haviam descoberto essas táticas de enganação. Uma vez que essas táticas de enganação se enraizaram na sociedade, os comerciantes começaram a imitar e seguir o exemplo um após o outro, e todos começaram a fazer isso. Todos começaram a fazer isso — isso poderia significar que a consciência deles foi corrompida mais tarde? Não, inerentemente, essas pessoas não têm muita consciência. É que, anteriormente, devido a seu nível de experiência ou conhecimento, elas ainda não haviam descoberto como ludibriar e enganar os outros dessa forma. Mais tarde, com a corrupção do clima social, elas se tornaram cada vez mais implacáveis e impiedosas ao fazer tais coisas, e a natureza de suas ações se tornou cada vez mais vil.
As pessoas assim usam meios de trapaça e fraude ao fazer negócios, então elas também trapacearão e fraudarão as pessoas quando estiverem fazendo outras coisas? (Sim.) Seus meios e métodos de fazer negócios e sua atitude em relação a coisas como trapacear e fraudar representam sua humanidade. Elas têm esse tipo de humanidade, então não importa o que façam — mesmo que não seja trapacear e fraudar os outros — não será melhor do que isso. Como esse tipo de humanidade é a base sobre a qual elas fazem essas coisas, não importa o que façam, a natureza disso é basicamente a mesma — elas são simplesmente desprovidas da percepção da consciência. Quando essas pessoas se tornam autoridades, seus meios de falar e agir são os mesmos de quando fazem negócios — elas não têm a função da consciência, elas trapaceiam e fraudam, prejudicam e matam pessoas e infringem a lei; elas são capazes de fazer qualquer coisa que vá contra a humanidade, a moralidade e a justiça moral. Elas se comportam dessa maneira nos negócios, bem como na política. Se elas se envolverem em pesquisa científica, a humanidade delas pode mudar porque o campo em que estão envolvidas é diferente? Não. Digam-Me, tais pessoas estão em vantagem quando se trata de realizar o trabalho de assuntos gerais na igreja? Algumas pessoas dizem: “Fulano de tal já foi um grande chefe ou um CEO no mundo secular. Seus meios de fazer negócios são particularmente inteligentes, mas apenas um pouco indecentes — às vezes eles trapaceiam e fraudam as pessoas. Não sei se promover esse tipo de pessoa para fazer o trabalho de assuntos gerais na igreja é apropriado ou não”. Digam-Me, esse tipo de pessoa é uma boa pessoa? É um indivíduo verdadeiramente talentoso? (Não, não é.) Algumas pessoas sempre consideram esses indivíduos como pessoas talentosas e recomendam todas essas pessoas que têm um pouco de prestígio na sociedade, dizendo que fulano de tal era um CEO ou um executivo sênior, que outro indivíduo era um dos dez jovens mais notáveis da sociedade ou um trabalhador exemplar e que os outros têm mestrado ou doutorado ou trabalharam como advogados ou jornalistas, como funcionários públicos ou autoridades. Na verdade, as pessoas que recomendam esses indivíduos não têm entendimento espiritual nem entendem a verdade. Elas só acham que os vários itens de trabalho na casa de Deus precisam ser assumidos por essas pessoas talentosas e elites de todas as esferas da sociedade, por isso recomendam essas pessoas para assumir o papel de supervisores desses itens de trabalho. Quando essas pessoas se tornam supervisoras, elas não só não conseguem lidar bem com o trabalho, como também o transformam em uma bagunça completa, o que resulta em caos por toda parte no trabalho da igreja — é um absurdo total! Tudo o que essas pessoas conseguem fazer é ousar agir com imprudência irracional, agir de forma desenfreada cometendo malfeitos, ser imprudentes e audaciosas e realizar descaradamente certos trabalhos — fora isso, não há um único item de trabalho que elas possam realmente fazer de acordo com as verdades princípios. A maior característica dessas pessoas é que elas nunca buscam a verdade em nada que fazem e carecem de um coração temente a Deus. Por que elas conseguem se tornar supervisoras? Um motivo é que elas acreditam que são da elite, indivíduos talentosos e pilares de todas as esferas da sociedade, por isso acham que devem assumir posições-chave, assumir grandes responsabilidades e desempenhar papéis importantes depois de virem para a casa de Deus, que devem ter prestígio e ser respeitadas e que a casa de Deus não pode ficar sem elas. Assim, elas se colocam sob os holofotes, tentam tornar-se supervisoras e assumir o trabalho. Outro motivo é que a casa de Deus também lhes dá oportunidades. Já que estão dispostas a fazer o trabalho, permite-se que elas tentem — independentemente de serem competentes ou não, elas têm de ser postas à prova. Mas essas pessoas não têm nenhum talento genuíno ou conhecimento real. Não importa se elas entendem a verdade e se conseguem agir de acordo com as verdades princípios — apenas em termos de seu próprio calibre, talentos, percepção, sua capacidade de compreender as várias questões, sua capacidade de ver as coisas e de lidar com os assuntos, a maioria delas não tem talento genuíno nem conhecimento real. Elas não têm talento genuíno nem conhecimento real, por que, então, ainda estão tão ansiosas e são proativas para assumir grandes responsabilidades e arcar com o trabalho? Porque a ambição e a vaidade delas estão em ação e, além disso, elas são descaradas — não conhecem seu verdadeiro tamanho, mas sempre querem se exibir. Como resultado, elas não conseguem fazer bem o trabalho e apenas se fazem de tolas. Por que Eu digo isso? Porque, depois que essas pessoas assumiram esses papéis, cada parte do trabalho que fizeram ficou desorganizada e virou uma bagunça completa. Para descrevê-lo em uma palavra, foi um “caos”. Elas não tinham princípios ao designar as pessoas, não tinham princípios ao lidar com as questões, gastavam as ofertas de forma irracional e não acompanhavam nem lidavam prontamente com os vários itens de trabalho. Até o trabalho de assuntos gerais mais básico estava fora do alcance do que a maioria delas poderia assumir; elas deixaram tudo em completa desordem. Cultivar, criar galinhas, criar ovelhas — nenhuma delas era competente para tarefas desse tipo. Elas não tinham clareza sobre o que plantar em qual estação, quando arar, fertilizar e capinar a terra, nem quando colher. Elas lançaram todo o seu trabalho no caos. Se, no início, a casa de Deus não tivesse usado essas pessoas, elas teriam achado que a casa de Deus não estava lhes dando oportunidades e as estava menosprezando. Então elas receberam oportunidades — e qual foi o resultado de serem usadas? Elas deixaram seu trabalho em completa desordem e, no fim, a casa de Deus ainda teve de arrumar a bagunça delas. Cada item de trabalho que elas faziam exigia que o alto fornecesse instrução e verificação — mesmo em questões pequenas, como manter a limpeza interna e externa, o alto tinha de dar instrução. No fim das contas, só se pode considerar que o trabalho entrou nos eixos agora por meio do alto, que realizou supervisão estrita, planejamento e coordenação, instruindo e direcionando tudo do zero, pouco a pouco. Sem mencionar mais nada — só falando sobre os problemas com as fazendas, tinha de haver no mínimo pessoas adequadas para gerenciar a limpeza. A maioria das pessoas era como animais selvagens, jogava lixo por toda parte, falava sem considerar o impacto no ambiente, gritava e berrava — elas eram simplesmente idênticas aos não crentes. Nenhuma dessas supostas pessoas talentosas, quando confrontada com esses assuntos gerais específicos, conseguia gerenciar bem as coisas de forma sistemática. Elas não conseguiam nem lidar bem com as questões pequenas como gerenciar a limpeza e o ambiente. Esses assuntos externos não envolvem a verdade, e qualquer um com um pouco de calibre e um pouco de consciência deveria ser capaz de lidar bem com eles — se alguém não consegue nem lidar bem com esses assuntos externos, então é simplesmente inútil. Aquelas pessoas queriam ser autoridades e dar as ordens, apesar do fato de não terem consciência e razão, nem calibre e talento. Quando não receberam a permissão de ser autoridades, elas se tornaram desafiadoras e discutiram e não cederam a ninguém. Elas não são diabos? Depois que a casa de Deus expôs e eliminou esses diabos, as pessoas adequadas foram escolhidas para gerenciar a fazenda. Graças à orientação e ao planejamento do alto, a fazenda está muito bem construída agora, e todos gostam dela. Os moradores locais também a admiram e a aprovam muito. Alguns deles disseram: “Nunca vi uma fazenda ser gerenciada de forma tão limpa e bonita. Não conseguiríamos transformá-la nisso nem em dez anos. Como vocês conseguiram gerenciá-la tão bem, tão rapidamente? Quantos anos vocês levaram para transformá-la nisso?”. Na verdade, uma mudança tão grande levou apenas um ano, transformando um terreno baldio em algo que os irmãos veem como um parque, um jardim. Alguns até disseram que esse lugar parece uma terra das fadas, uma pintura. O planejamento e a construção adequados realmente fazem a diferença. Esse lugar estava originalmente coberto de terra e lama, e havia lixo e bagunça por toda parte. Mais tarde, por meio de limpeza e organização, ele melhorou aos poucos. Com o tempo, todos se acostumaram com esse tipo de ambiente de vida, a ponto de, se ele ficar um pouco sujo ou bagunçado, algumas pessoas nem estão acostumadas com isso. Vejam bem, por meio desse tipo de gerenciamento, a maioria das pessoas se beneficia e desenvolve bons hábitos de vida. É somente sob a instrução pessoal do alto que esse tipo de construção pôde ser alcançado. Em contraste, na verdade, nenhuma dessas supostas pessoas talentosas consegue fazer nada real. Elas não conseguem nem gerenciar bem o trabalho básico de limpeza. Elas não sabem organizar um cômodo de uma forma que pareça apropriada e não conseguem perceber que tipo de pessoa é adequada para fazer qual dever. Que tipo de trabalho essas pessoas podem assumir? Elas não conseguem fazer nenhum trabalho. Elas não conseguem nem gerenciar seu próprio ambiente de vida — como poderiam ser consideradas pessoas talentosas? Essas pessoas não têm nem mesmo aquele pouco de inteligência, não conseguem falar com clareza, veem as coisas de forma imprecisa e não têm julgamento independente. Isso mostra que elas são “pessoas talentosas” entre aspas, não pessoas com talento genuíno e conhecimento real. As pessoas talentosas devem primeiro possuir certas qualidades em sua humanidade, como a capacidade de apreciar as coisas, a capacidade de avaliar e apreciar as coisas, como também percepção. Se elas não possuem essas qualidades, elas apenas se envergonham ao lidar com questões específicas e não conseguem nem gerenciar e planejar um único jardim ou um ou dois acres de terra — nem fazer uso eficaz disso — então não há nada de talentoso em tais pessoas. Não se exige que você gerencie a Terra toda, você está apenas recebendo um ou dois acres de terra para gerenciar bem, ou seja, para arrumar de modo que fiquem bonitos e limpos e se transformem em um ambiente elegante — como seria maravilhoso viver lá, nem mesmo os pássaros estariam dispostos a ir embora depois de chegarem. Essas supostas pessoas talentosas não são nada. Elas não conseguem fazer nenhum trabalho concreto. Não há nada de talentoso nelas — faltam-lhes coisas em sua humanidade. Elas não conseguem fazer nada bem, ainda assim querem se exibir e ser líderes e obreiras, ainda assim querem assumir posições-chave e ser supervisoras. Que tipo de caráter é esse? Esse é um caráter arrogante.
Voltemos ao tópico de amar trapacear e fraudar as pessoas ao fazer negócios. Que tipo de problema é trapacear e fraudar as pessoas? Um aspecto do problema é que a humanidade de tais pessoas é ruim; elas não têm consciência nem razão. A julgar pelo comportamento delas, então, quais caracteres corruptos elas revelam? Em primeiro lugar, o caráter de tais pessoas é enganoso e perverso; em segundo lugar, elas são avessas à verdade e intransigentes. Quando enganam os outros, a implacabilidade que demonstram é crueldade — independentemente de seu alvo ser rico ou pobre, de o alvo ter dinheiro ou não, elas o fraudam da mesma forma, sem demonstrar nenhuma misericórdia. Os caracteres corruptos de tais pessoas são bastante severos em todos os aspectos. Digam-Me, é fácil para tais pessoas alcançar a salvação? (Não, não é.) A julgar por seus caracteres corruptos, não é fácil para elas alcançar a salvação. Então, em termos de sua humanidade, que aspecto torna difícil para elas alcançar a salvação? Existe uma causa raiz? (Elas não têm consciência.) Isso mesmo, não é fácil para pessoas que não têm consciência alcançar a salvação. A faculdade da consciência já se foi nelas, não existe mais. Sem a função da consciência, a pessoa não possui a condição fundamental para aceitar e praticar a verdade. Assim, é muito difícil para elas alcançar a salvação; também se pode dizer que elas não podem alcançar a salvação. Também é possível que esse tipo de pessoa esteja disposto a labutar e consiga fazê-lo até certo ponto e, no fim das contas, como sua labuta está de acordo com o padrão e atende às exigências de Deus, ele se tornará um labutador leal e sobreviverá. Isso também é a graça de Deus. Embora os labutadores leais possam sobreviver, isso não significa que eles alcançaram a salvação. Sobreviver e alcançar a salvação são dois conceitos diferentes. Há uma lacuna e uma diferença entre eles. Os princípios, os limites, a direção e os objetivos das ações de uma pessoa estão, em grande parte, relacionados a se a humanidade dela é boa ou ruim. Se uma pessoa ama as coisas positivas ou tem algum senso de retidão, isso mostra que sua consciência tem percepção — mostra que essa pessoa tem um pouco de consciência. Em sua conduta pessoal, algumas pessoas não têm senso de retidão nem fazem escolhas positivas. Elas simplesmente amam fazer coisas perversas e sentem muita repulsa pelas coisas positivas. Especialmente quando alguém fala um pouco sobre as maneiras positivas de agir, sobre como a pessoa deve ter humanidade, consciência e limites morais e seguir as regras em sua conduta pessoal, elas veem isso como um sermão. Chamar isso de “sermão” é ser gentil; na realidade, elas desdenham e zombam de você. Elas acreditam que conduzir-se dessa maneira é um fracasso: “Olhe como sua vida é patética. Você não sabe se envolver em fraude e enganação de todas as formas nem sabe obter vantagens por meio da astúcia. Em sua conduta, você é sempre tão obediente às regras, tão temeroso. Nos dias de hoje, os ousados se empanturram enquanto os temerosos passam fome. Se você for temeroso, não sobreviverá!”. Elas acreditam que, ao conduzir-se com consciência e princípios, você está apenas sendo temeroso, e que, ao ousar se envolver em fraude e enganação de todas as formas, elas estão sendo ousadas. Mas é realmente porque elas são ousadas? Algumas pessoas que creem em Deus no país do grande dragão vermelho não têm medo de sofrer perseguição nem de ser presas e ainda persistem em crer em Deus. Isso tem alguma coisa a ver com ser ousado ou temeroso? (Não, não tem.) Isso está relacionado à sua busca — em sua humanidade, elas têm a necessidade e o anseio de crer em Deus. Isso não é uma questão de ser ousado ou temeroso. Algumas pessoas se envolvem em fraude e enganação de todas as formas ao fazer negócios. Muitas vezes, elas enfrentam a possibilidade de serem caçadas e presas, de terem suas propriedades confiscadas ou correm o risco de falência e fechamento, mas continuam a enganar as pessoas da mesma forma. Mesmo que suas enganações causem a perda de vidas, elas não se importam. Algumas pessoas, ao fazer negócios, enganam as outras abrindo uma empresa falsa — na realidade, essa empresa não existe, não tem negócios reais e não produz nenhum produto. Elas dependem apenas de sua lábia para enganar as pessoas e fazê-las fazer pedidos em todos os lugares. Assim que as outras pessoas fazem um depósito, elas fogem imediatamente, sem deixar vestígios. Elas enganam as pessoas desse jeito, uma transação após a outra, e depois de extorquirem o dinheiro, toda a família vive no luxo, empanturrando-se com a melhor comida e bebida. Até que ponto algumas pessoas se envolvem em enganações? Elas enganam até instituições e agências de alto nível. Às vezes, elas estão por um fio, e é possível que alguém perceba bem seus truques e as exponha. Na verdade, elas sabem no coração que suas ações as colocarão em risco, mas não se importam. Se, por sorte, elas se safarem, continuarão a enganar as pessoas na próxima oportunidade. Desde que ganhem dinheiro por meio de seus golpes, elas acham que venceram, que “alcançaram fama e sucesso”. Mas se você pedir a elas que creiam em Deus, elas não ousam. Elas dizem: “Crer em Deus fará com que eu seja condenado e preso pelo governo. Eu não ouso crer!”. No entanto, quando se trata de se envolver em fraude e enganação de todas as formas, elas não têm medo de ser presas. Se você for a reuniões, elas até dirão: “Você é muito ousado. O Estado está prendendo e perseguindo os crentes de forma fanática agora; como você ainda ousa ir a reuniões?”. Você diz: “Nós, que cremos em Deus e trilhamos a senda certa, não temos medo de ser presos. É extremamente perigoso para vocês administrar empresas de fachada e aplicar golpes — por que você não tem medo?”. Elas dizem: “Nós, empresários, não temos medo de correr riscos. Mas vocês são muito ousados por ainda terem a ousadia de frequentar reuniões quando o governo está se esforçando tanto para prender os crentes!”. Quando veem que os crentes em Deus estão sendo presos, elas não ousam crer, mas não têm medo de ser presas por aplicar golpes ao fazer negócios. Que tipo de canalhas elas são? Isso não mostra a diferença na humanidade das pessoas? Existe precisamente essa diferença entre as pessoas. Os caracteres corruptos das pessoas são os mesmos — todas elas têm os mesmos caracteres corruptos — mas, a julgar pelas diferenças em sua humanidade, algumas pessoas nunca serão capazes de crer em Deus; nunca poderão ser membros da casa de Deus. Mesmo que tais pessoas creiam em Deus, elas nunca poderão alcançar a salvação. A partir de que aspecto isso pode ser visto? Pode ser visto a partir de sua humanidade. Algumas pessoas apoiam o fato de suas esposas crerem em Deus, mas quando suas esposas os incentivam a crer, eles dizem que é muito perigoso e que não ousam crer. No entanto, ao fazer negócios, eles se envolvem em fraude e enganação de todas as formas e não ligam, não importa quanto perigo enfrentem. Eles são capazes de infringir qualquer lei e ousam usar qualquer tática. Não importa quão de perto o governo conduza o monitoramento ou quais condenações e sentenças sejam proferidas de acordo com a lei, eles não ligam. Eles não têm limites na forma como se conduzem, não se importam com as consequências quando agem e acham que está tudo bem, desde que haja lucro a ser obtido. Se uma pessoa assim crê em Deus, ela não pode ganhar a verdade e não pode alcançar a salvação — isso acontece porque ela não ama a verdade, apenas o dinheiro. Enquanto estiver fazendo negócios, ela trapaceará e enganará os outros e fraudará as coisas — seu coração negro se manifesta. Alguém com esse tipo de índole está completamente arruinado; Deus não salva esse tipo de pessoa. Algumas pessoas dizem: “E se uma pessoa assim ganhar muito dinheiro e o ofertar à casa de Deus?”. A casa de Deus não aceita esse dinheiro; a casa de Deus não aceita dinheiro que não seja ganho por meios legítimos. Esse tipo de pessoa se envolverá em fraude e enganação de todas as formas assim que conduzir negócios — ela tem uma humanidade muito pobre. Quão pobre ela é? Se você pedir a ela que examine sua consciência, ela dirá: “Não sinto nada. Não sei onde está minha consciência. Também não sei o que é consciência, nem quanto custa o quilo”. Naquele momento, você entende: “Não é de admirar que ela ganhe dinheiro mais rápido do que outras pessoas no mesmo negócio. Não é de admirar que todos os clientes comprem dela. Essa pessoa usa táticas ardilosas — ela se envolve em práticas obscuras quando faz negócios, e seu comportamento fraudulento é muito sério!”. No entanto, ela não apenas não vê isso como vergonhoso, como até se gaba e se vangloria, dizendo: “Olhem para vocês, vocês fazem negócios de um jeito todo certinho e correto. Vocês enganam alguém uma vez e ficam com tanto medo que seu coração dispara. Olhem para mim — eu não tenho medo! Desde que o Departamento de Indústria e Comércio e a polícia não consigam nenhuma prova, está tudo bem. Quer me processar? Você não tem provas! Olhe como eu engano as pessoas de forma inteligente! Você consegue fazer isso? Você não consegue! No momento em que você engana alguém, você se entrega. Você não tem as táticas que eu tenho. Seu calibre é ruim!”. Que tipo de pessoa é essa? Ela é uma pessoa maligna. Há alguma esperança de redimi-la? Ela está fora do alcance da redenção. Não é porque tais pessoas têm caracteres corruptos que elas não podem ser salvas, mas porque a humanidade delas é muito pobre. Pobre de que maneira? Pobre no sentido de que elas não têm humanidade nem consciência; elas perderam a consciência. O que significa ter perdido a consciência? Significa fazer as coisas sem os limites da consciência. Esses limites são construídos sobre a consciência — a consciência constitui os limites. Não importa quem você engane ao se envolver em fraude e enganação de todas as formas enquanto faz negócios, seja uma pessoa ruim ou uma pessoa boa, de qualquer forma, o ato em si vai contra a moralidade, a consciência e a humanidade. Uma vez que tal coisa é feita, você sentirá a autoacusação em sua consciência para sempre. Isso se tornará uma mancha por toda a vida. Se você é verdadeiramente humano, você nunca deveria fazer tal coisa. Não importa quem seja o alvo de seus golpes e não importa a quantia que você obtenha com golpes — mesmo que você engane pessoas malignas e pessoas ruins — continua sendo enganação. É por isso que, independentemente das circunstâncias ou de com quem você esteja lidando, você nunca deveria enganar as pessoas. Isso é ter os limites da consciência em sua conduta pessoal e é a força restritiva que vem da função da consciência. Se você tem a função da consciência, você tem limites no que você faz. Se não tiver a função da consciência, você cruzará esses limites e será capaz de qualquer coisa. Pode-se dizer que os indivíduos assim não têm o menor pingo de consciência e razão e que são piores do que as bestas. Se algumas pessoas acham que essa afirmação é extrema demais, vamos colocar de outra forma: uma pessoa sem o menor pingo de razão é igual a uma besta. As pessoas sem humanidade não são bestas? Se uma pessoa é humana, mas não tem humanidade, então qual é sua essência? Não é a de uma besta? A diferença entre elas e uma besta é que elas conseguem andar eretas e têm linguagem, enquanto as bestas não possuem a habilidade da linguagem humana. A fim de lucrar, você é capaz de usar todos os tipos de meios e métodos para se envolver em fraude e enganação de todas as formas, enquanto as bestas não têm tais meios. Portanto, dizer que as pessoas desse tipo são equivalentes a bestas é, na verdade, pegar leve com elas — na verdade, tais pessoas são realmente piores do que as bestas. Aqueles que são piores do que as bestas podem alcançar a salvação? Eles não aceitam a verdade nem um pouco — eles só amam o dinheiro. Esse é um problema com a natureza deles, e ninguém pode mudar isso. Esperar que tais pessoas aceitem a verdade é igual a esperar que um galo bote ovos — isso nunca acontecerá. Portanto, entre a humanidade corrupta, exceto aqueles que cometem assassinato por lucro ou se envolvem em atos criminosos e violam a lei, essas pessoas que se envolvem em fraude e enganação de todas as formas podem ser consideradas como tendo a pior humanidade — elas são a escória da humanidade, os degenerados da humanidade. Nesta era atual de grande prosperidade econômica, há um número excepcionalmente grande de pessoas desse tipo que se envolvem em fraude e enganação de todas as formas ao fazer negócios. Mas não importam quantas dessas pessoas existam, de qualquer forma, tais manifestações são suficientes para ilustrar um problema de humanidade. Como é a consciência de uma pessoa e se ela tem os limites da consciência — esse é um indicador para avaliar sua humanidade. Como alguém que nem sequer tem humanidade pode ser salvo? No mínimo, a humanidade da pessoa deve conter as condições para aceitar a verdade. Aqueles que se envolvem fundamentalmente em fraude e enganação de todas as formas não possuem as condições para aceitar a verdade dentro de sua humanidade. Então, se você pedir a eles que aceitem a verdade a fim de se livrarem de seus caracteres corruptos, será impossível para eles alcançarem isso. Somente aqueles com consciência e razão podem aceitar a verdade e se livrar de seus caracteres corruptos e, assim, alcançar a salvação, porque a consciência deles tem certo nível de percepção, e quando eles se conduzem e agem, a consciência deles pode desempenhar certa função. Quando você comunica a verdade a tais pessoas e fala sobre como entrar na verdade, como se livrar dos caracteres corruptos, quais coisas estão alinhadas com as intenções de Deus e quais não estão e como as pessoas deveriam agir, elas conseguem aceitar e se submeter. É apropriado comunicar a verdade a tais pessoas — elas são as receptoras certas. Se você comunicar a verdade àqueles cujo principal meio de fazer negócios é trapacear e enganar os outros, isso seria igual a falar com as paredes. Então, quando se trata de tais pessoas que fazem negócios, apenas observe se elas usam meios legítimos ao fazer negócios e em suas transações e tratos com as pessoas, se elas têm as restrições e os limites da consciência, e se a consciência delas consegue funcionar em suas transações e tratos com as pessoas. Se a consciência de uma pessoa consegue funcionar e exercer uma força restritiva sobre ela, ela é aceitável e vale a pena se associar a ela. O evangelho pode ser pregado e a verdade pode ser comunicada a tais pessoas. Se elas forem capazes de aceitar a verdade, há esperança de que alcancem a salvação. Isso é tudo para a nossa discussão sobre amar fazer negócios.
Amar as artes
Agora analisaremos “amar as artes”. Aqueles que amam as artes gostam de cantar, dançar e tocar instrumentos musicais inatamente, também gostam de se apresentar. Quanto mais pessoas há, mais animados ficam; e querem fazer um pequeno show, fazendo diálogos cômicos, esquetes, cantando, dançando ou tocando instrumentos musicais para deixar todos felizes e ajudá-los a relaxar. Que tipo de manifestação é amar as artes? Primeiro, precisamos ver se as artes consistem em coisas positivas ou negativas. Se vocês não têm clareza sobre isso, então deixem-Me perguntar-lhes: vocês acham que cantar e dançar são necessidades legítimas da humanidade? (São, sim.) São necessidades legítimas da humanidade. Ou seja, as pessoas usam sua voz de canto, sua linguagem corporal ou um tipo de método artístico para tornar a vida divertida, para aumentar a alegria de viver ou para expressar um de seus humores. Isso pode ser considerado legítimo? (Pode, sim.) Agora, voltemos ao tópico original — amar as artes, amar cantar e dançar, tocar instrumentos e se apresentar — a que categoria pertencem esses tipos de manifestações? (Interesses e hobbies.) Já que são interesses e hobbies, em que eles se enquadram? (Nas condições inatas.) Algumas crianças gostam de ouvir música e assistir a danças desde os cinco ou seis anos de idade e, quando ouvem o ritmo da música, suas mãos e seus pés começam a se mexer, e elas sentem o desejo de dançar. Isso é inato. Algumas pessoas ouvem canções e músicas de dança e querem aprender, mas não conseguem, nem mesmo na adolescência ou aos vinte e poucos anos. É muito cansativo para elas tentar aprender a dançar, e elas são particularmente desajeitadas. Isso também é inato. Em contrapartida, aqueles que, inatamente, amam cantar e dançar conseguem começar a dançar alegremente quando ouvem música. Quando ouvem alguém cantar uma música, eles conseguem acompanhá-la e aprender com a pessoa e, depois de praticar apenas algumas vezes, conseguem cantá-la. Isso prova que, nesse tipo de pessoa, essas coisas são inatas e estão em seu sangue; ele gosta dessas coisas do fundo do coração e também é bom nelas. Ele sabe fazê-las sem que ninguém o ensine. Há até alguns indivíduos particularmente notáveis que conseguem cantar alguns trechos de ópera regional com apenas sete ou oito anos de idade, e o canto deles tem aquele toque autêntico, está afinado e segue o ritmo certo — isso é muito raro! Algumas crianças conseguem até cantar algumas músicas pop, e algumas conseguem dançar estilos como dança indiana, dança de Xinjiang ou dança moderna. Quando ouvem canções ou música de dança, elas instintivamente gostam delas e rapidamente começam a mexer o corpo conforme a música. Se você não as deixar cantar, elas cantarão secretamente no coração ou encontrarão um lugar adequado para cantar em voz alta. Elas simplesmente querem cantar e amam cantar, e ninguém consegue contê-las. Elas não foram influenciadas pelos pais nem foram ensinadas por ninguém. Desde pequenas, elas possuem esses pontos fortes ou hobbies. É óbvio que essa é uma condição inata — elas têm um interesse inato pelas artes. Se essas crianças se interessam pelas artes, elas precisam se envolver nesse trabalho — elas precisam trabalhar nessa indústria a vida inteira? Não necessariamente. Isso depende da ordenação de Deus, de como Ele exerce Sua soberania e arranja as coisas. Se Ele arranjar que trabalhem nas artes, elas ficarão vinculadas a essa indústria por toda a vida. Mas se Deus não arranjou nem ordenou que elas trabalhem nessa indústria, elas terão apenas esse interesse e hobby, e mesmo que gostem disso, não será possível que se envolvam nesse trabalho. Algumas pessoas gostam das artes desde a infância. Seus pais, ao verem que a criança tem esse interesse e hobby, pensam: “Vamos cultivar isso, então. Talvez nossa família possa produzir um talento artístico. Talvez nosso filho até fique famoso e seja um astro!”. Então eles começam a incentivar a criança nos estudos de dança e canto e, por fim, a ela é admitida em uma academia de artes. Embora seu interesse pelas artes e seu hobby permaneçam fortes após a formatura, é incerto se ela conseguirá trabalhar nessa indústria. É possível que, quando ela estiver prestes a se envolver nesse trabalho, seu humor mude, e então mude sua atitude e suas opiniões em relação a esse trabalho, também é possível que, devido a vários motivos dentro das circunstâncias objetivas, ela perca a oportunidade de fazer parte dessa indústria. Todas essas coisas são possíveis; isso depende da preordenação de Deus. Mas, analisando isso a partir da causa principal, o interesse e o hobby da criança são sua condição inata — antes mesmo de nascer, Deus já havia arranjado esse ponto forte para ela e acrescentado certas qualidades especiais à sua humanidade, tornando-a inatamente muito sensível e boa em música, dança e outros aspectos das artes. Assim, o que ela revela em sua vida diária é um gosto especial por cantar e dançar. Independentemente de sua personalidade ser vívida ou tímida, de amar falar ou não, de qualquer forma, há algo na medula de seus ossos que não pode ser removido — ela gosta de cantar, de dançar e de se apresentar. Algumas pessoas, embora fiquem extremamente cheias de energia e sintam uma sensação de libertação na alma quando cantam, continuam muito tímidas quando você fala com elas, e não são boas em se expressar ou interagir com as pessoas. Ao se associarem com os outros, ficam especialmente duras, tensas e até nervosas e com medo, sem saber lidar com essas situações. Mas quando sobem no palco para se apresentar, elas o fazem com facilidade; é como se tivessem se tornado uma pessoa diferente. Os não crentes dizem que essa é a “divindade padroeira” da área delas que lhes concede essa capacidade de ganhar a vida — isso está correto? Na realidade, é a ordenação de Deus. Os pontos fortes, interesses e hobbies inatos de uma pessoa estão relacionados à preordenação de Deus. Quaisquer que sejam os pontos fortes e hobbies de uma pessoa, todos eles são preordenados por Deus. Se Deus lhe dá um interesse e um hobby, você gosta dele e o aprecia do fundo do coração, sentindo uma paixão especial por ele. Quando você se envolve nesse trabalho ou faz algo relacionado a ele, você se sente especialmente tranquilo e à vontade por dentro, como também se interessa especialmente por ele. Portanto, se você tem algum tipo de ponto forte, quando o trabalho da casa de Deus tiver necessidade dele, você deveria desempenhar esse dever correspondente. Para você, essa é a melhor oportunidade de fazer uso de seu ponto forte. Da mesma forma, já que esse ponto forte lhe foi dado por Deus, ele não é sua propriedade privada; você não pode fazer mau uso dele como bem entender. Quando o trabalho da casa de Deus tiver necessidade dele, você deveria usá-lo e ofertá-lo a Deus, usando-o em seu dever. Essa é uma condição favorável para você alcançar a salvação, e é também uma condição superior que Deus lhe deu — você deve usá-la e aplicá-la bem, sem se conter. Dessa forma, por um lado, você pode usar seu ponto forte e, por outro lado, pode cumprir seu dever para retribuir o amor de Deus. Isso não é ótimo? (É, sim.)
Deus deu às pessoas certos tipos de pontos fortes e, seja nos tempos antigos ou nos tempos modernos, um deles — as artes — nunca foi levado a sério e sempre figurou entre as coisas das classes mais baixas. Em particular, em alguns ambientes sociais relativamente tradicionais e feudais, todas as pessoas olham para as artes com preconceito, e as artes são sempre discriminadas por alguns. Entre as pessoas, as artes são caracterizadas dessa forma e têm esse tipo de classificação, status ou definição por causa das noções das pessoas, de suas ideias feudais ou daqueles pensamentos e opiniões distorcidos e falaciosos que Satanás instila nas pessoas. Há outro fator, que é o fato de que um clima ruim foi cultivado nessa indústria devido à influência da sociedade maligna e das tendências malignas e, assim, as pessoas fazem uma avaliação ruim da indústria das artes. Algumas pessoas envolvidas nessa indústria têm usado seus interesses e pontos fortes nas artes para fazer muitas coisas negativas e perversas, o que manchou as artes e distorceu sua natureza. Como resultado, as pessoas desenvolveram muitas opiniões negativas sobre o mundo das artes e consideram aqueles que trabalham nas artes ou têm interesses e hobbies nessa área como figuras negativas. No entanto, independentemente de como essa sociedade e humanidade veem esse tipo de ponto forte, em suma, se qualquer pessoa — seja ela um membro da casa de Deus ou uma pessoa que está fora da casa de Deus — tem um ponto forte ou interesse e hobby nessa área, é inegável que esse ponto forte e hobby são condições inatas. Precisamente por serem condições inatas, eles não são negativos nem perversos. É apenas devido à direção de certos pensamentos e teorias errôneos em eras específicas que as artes e aqueles que se envolvem nelas têm sido caracterizados como coisas perversas e negativas. Isso é algo que ocorreu frequentemente ao longo da história. É exatamente como a soja que pode ser transformada em tofu perfumado que as pessoas gostam de comer, mas também pode ser fermentada com microrganismos como mofo para se transformar em tofu fedorento. Você não pode dizer que a soja é ruim só porque não gosta de comer tofu fedorento. Esse raciocínio lógico está correto? (Não, não está.) Obviamente está incorreto; é distorcido. Portanto, embora haja algumas coisas imundas e feias dentro dos grupos artísticos na sociedade, você não pode dizer que as artes em si são imundas, feias e negativas, muito menos pode dizer que todas essas pessoas que gostam das artes e são habilidosas nelas são figuras negativas perversas e feias. Esse é um raciocínio falho; não é uma compreensão correta. Se, por algumas dessas pessoas serem perversas, você disser que as artes nas quais elas são boas também são perversas, esse é um erro grave. Os vários pontos fortes que Deus dá às pessoas pretendem servir ao mundo humano. Se a humanidade não tivesse uma vida cultural, isso seria monótono demais. O fato de Deus arranjar que as pessoas tenham uma vida cultural não é errado. Todas essas coisas perversas são causadas por diabos e Satanás que exploram oportunidades para criar perturbações. Embora, em comparação com a humanidade perfeita — aquela que, em última análise, será completada — essa humanidade que Deus criou não seja perfeita e tenha defeitos agora, isso não significa que a humanidade que Deus criou seja perversa ou negativa — esses são dois conceitos diferentes. Vocês entendem? (Entendemos.) Independentemente de como essa era e esse mundo malignos posicionem as artes e os interesses, hobbies ou pontos fortes em cantar e dançar, em todo caso, é inegável que eles são necessidades da humanidade e que também são interesses e hobbies que algumas pessoas especiais possuem. Já que são interesses e hobbies, eles são inatos às pessoas e algo com o qual as pessoas nascem, o que significa que vêm de Deus e são dados por Ele. Antes mesmo de as pessoas nascerem, Ele já predestinou a profissão na qual cada uma delas trabalhará: algumas pessoas são inseridas no comércio para fazer negócios, algumas são colocadas em fábricas para serem operárias; outras, na agricultura para fazerem trabalho agrícola; outras, na educação para serem professoras; e ainda outras, nas artes para serem artistas. Deus já colocou vários tipos de pontos fortes em pessoas diferentes antes mesmo de nascerem. Ou seja, dentro de sua vida carnal, os interesses, hobbies e pontos fortes de cada pessoa são diferentes. Antes de você nascer, Deus já havia acrescentado algumas coisas especiais e diferentes a você. Se você não tem interesses e hobbies ou pontos fortes, você não deveria reclamar de que Deus não os acrescentou a você. Sem eles, você ainda pode viver e desempenhar seu dever. Não lhe falta nada em comparação com os outros, porque você tem a mesma oportunidade que os outros de desempenhar um dever. Seus caracteres corruptos são os mesmos dos outros; acontece apenas que as condições inatas das pessoas são diferentes — cada pessoa tem seus próprios pontos fortes e fracos. Então, qual é o ponto-chave? O ponto-chave são as diferenças na humanidade. Uma pessoa que possui alguns interesses, hobbies e pontos fortes especiais dentro de suas condições inatas não é algum tipo de pessoa de talento especial, e uma pessoa que não possui nenhum interesse, hobby ou ponto forte dentro de suas condições inatas não é algum tipo de pessoa medíocre. Todos são mais ou menos iguais. Acontece apenas que Deus exige de você tudo o que Ele lhe dá, e você deveria usá-lo em seu dever, e tudo o que Ele não lhe dá Ele não exige adicionalmente de você. Embora Deus possa não lhe ter dado interesses e hobbies ou pontos fortes, as várias coisas ou condições que você possui dentro de sua humanidade ainda bastam para você assumir um trabalho ou um dever. Se você é incapaz de assumi-lo, então é possível que você não faça parte das fileiras daqueles que desempenham um dever, e isso seria uma questão totalmente diferente.
Encerraremos por aqui nossa discussão sobre o tópico de amar as artes. A caracterização desse tipo de ponto forte deveria estar clara para vocês agora. Não pensem que aqueles que amam as artes são estranhos ou perversos. Se pensam dessa forma, sua compreensão é muito distorcida. Vocês deveriam tratar essas pessoas corretamente, interagir com elas corretamente e incentivá-las a aplicar aos seus deveres as técnicas profissionais nas quais são habilidosas e que entendem. Se você é um líder ou obreiro, você deve aprender a usar a abordagem correta para ajudar, orientar e direcionar essas pessoas a usar seus pontos fortes, para que possam entrar na trilha certa e assumir um dever relacionado aos seus interesses e hobbies, tornando-se, assim, seres criados que estão de acordo com o padrão e que são dignos dos vários interesses, hobbies e pontos fortes que Deus lhes deu. Se elas forem incapazes de assumir um dever relacionado aos seus interesses e hobbies, também não há problema em desempenharem outro dever. No entanto, elas não deveriam ser restringidas de ter seus próprios interesses e hobbies, porque isso é parte de sua humanidade.
Falando nisso, lembro-Me de uma coisa — neste momento, na casa de Deus, alguns novos cantores têm gravado músicas. Esses novos cantores, depois de adquirirem diligentemente conhecimento profissional e praticarem o canto, finalmente conseguiram gravar canções finalizadas, passando de trabalhar nos bastidores a se apresentar no palco principal. Embora seu canto esteja aquém de um padrão profissional e ainda não alcance o nível de cantores profissionais e haja espaço para melhorias — alguns deles cantam sem muita técnica refinada, a voz de alguns cantores não é tão melodiosa e as apresentações deles não são tão agradáveis aos olhos — a atitude deles ao desempenhar seu dever merece encorajamento. Passar de amador a aparecer na tela como um cantor novato, um cantor inexperiente, é algo que merece ser encorajado. Então, o que quero dizer a vocês a respeito desse assunto? É que, quando os vídeos de hinos gravados por esses novos cantores forem publicados na internet, vocês deveriam encorajá-los. Vocês também podem fazer algumas sugestões boas que possam beneficiá-los, mas não procurem defeitos, não os menosprezem de forma desdenhosa e não sejam excessivamente críticos. Essa atitude não é boa; no mínimo, não há amor e tolerância nela, e não é a atitude que se deveria ter em relação aos irmãos. Qual é a maneira apropriada de tratá-los, então? Vocês deveriam incentivá-los e alegrá-los um pouco e, então, oferecer algumas sugestões apropriadas; só isso é benéfico para eles. No mínimo, eles têm a coragem de subir no palco e cantar hinos para louvar a Deus, o que é benéfico para o povo escolhido de Deus. Portanto, todos deveriam ajudá-los a desempenhar bem seu dever, e ninguém deve, de forma alguma, fazer comentários irresponsáveis, tampouco deve ter inveja deles. Deveríamos ficar felizes e contentes pelo fato de a casa de Deus ter mais pessoas com o talento de cantar — isso é uma coisa boa. Todos aqueles que têm pontos fortes nessa área deveriam ter a permissão de usá-los; todos eles deveriam receber oportunidades. Eles mesmos não têm muita confiança e não têm um meio de expressar os pequenos interesses e hobbies que têm. Se eles estão dispostos a desempenhar bem esse dever e gravaram vídeos de hinos, quando você assistir a eles, deve pelo menos ouvi-los duas ou três vezes — ouvir com atenção e cuidado — e incentivá-los. Não os mine pelas costas. Você deve pedir a outros irmãos que ouçam mais as canções que eles cantam e deem mais curtidas a eles. Alguns deles cantam muito bem, com emoção genuína, articulam cada verso com muita clareza; os trajes e o comportamento deles são dignos e adequados e fazem com que sua aparência seja apropriada para os outros. Outros, no entanto, podem deixar um pouco a desejar em termos de voz e maturidade técnica. Se você sabe um pouco sobre música e consegue identificar falhas, não zombe deles; trate-os adequadamente e incentive-os e apoie-os mesmo assim. Essa é a atitude que você deveria ter como membro da família, como um irmão. Não imite as pessoas más fazendo coisas que menosprezem ou rebaixem os outros. Se você mesmo não consegue subir no palco, mas quando qualquer outra pessoa o faz, você fica com inveja, prejudica-a e faz comentários mesquinhos pelas costas dela, isso é falta de humanidade. Conduzir-se dessa maneira não é bom — é desprezível. Mesmo que você consiga identificar as falhas deles, ainda assim deveria encorajá-los. Deveria fazer isso porque eles são irmãos — não são profissionais nem passaram por formação profissional — e o fato de conseguirem cantar como cantam agora é puramente o resultado de sua própria exploração, prática e trabalho duro. Então, por que não encorajá-los? Se você aprender a ser encorajador e tolerante, e ainda conseguir tratá-los corretamente com amor e tolerância mesmo quando notar alguns defeitos no canto deles, isso mostra que você tem humanidade. Algumas pessoas sempre comparam os cantores da casa de Deus com os cantores profissionais do mundo não crente, assim, menosprezam os cantores da casa de Deus e procuram defeitos nisso e naquilo. Isso é falta de humanidade. Se você sempre aponta as falhas dos outros e sempre acha que é melhor e superior aos outros, por que, então, você não consegue cantar uma música que comova as pessoas? Não procure defeitos nos outros. Os cantores da igreja não têm formação profissional, mas há uma coisa que é especial em relação a eles: ao fazer esse trabalho, eles não estão seguindo uma carreira — estão desempenhando seu dever. O dever deles é usar a voz para cantar as palavras de Deus e para testificar das palavras de Deus e propagá-las. Portanto, você deveria encorajá-los. Fazer isso não é bom? (É, sim.) Isso é ter humanidade. Não procure defeitos quando ouvir um novo cantor, dizendo: “A voz dessa pessoa não é boa. Não é refinada. Ela está fora do ritmo é desafinada — não vou ouvir! Ninguém deveria ouvi-la nem deveria dar uma curtida nela!”. Por que você está sendo tão meticuloso nesse assunto? Cantar com uma voz um pouco desafinada, cantar sem muita técnica refinada ou de uma forma não profissional — isso vai contra as verdades princípios? Não vai. Eles estão desempenhando seu dever, portanto, você deveria avaliar o canto deles de acordo com os princípios de desempenhar um dever, não com base em seus próprios gostos e perspectivas. Para ser franco — o que você sabe? Se você sabe tanto sobre canto, por que não cantou uma única música de acordo com um padrão exemplar? Já que não cantou de acordo com um padrão exemplar, você não tem o direito de criticar os outros. É claro que, mesmo que você consiga cantar de acordo com um padrão exemplar, ainda assim não deveria criticar os outros. Desempenhar esse trabalho não é, em si, envolver-se na indústria das artes ou trabalhar nas artes — é desempenhar um dever e propagar as palavras de Deus, o que é de uma natureza diferente. Independentemente de cantarem bem ou não, eles estão investindo o coração no que fazem — estão desempenhando seu dever. Quanto ao nível profissional deles, isso é outro assunto. Um padrão profissional só pode ser alcançado aos poucos por meio de aprendizado e prática de longo prazo. Atualmente, os novos cantores da casa de Deus estão no nível em que estão. As pessoas deveriam tratá-los corretamente — todos deveriam oferecer encorajamento e apoio. Não procure defeitos e não se exiba. Se você se exibir, as pessoas o acharão repulsivo. Se você não se exibir e, em vez disso, ouvir mais algumas vezes, as pessoas acharão que você é uma pessoa muito boa, alguém que tem um coração temente a Deus, cujo coração apoia a casa de Deus e que tem tolerância, e isso, então, é um ponto forte, um mérito de sua humanidade. Se você fizer isso, as pessoas gostarão de você, e Deus também gostará de você. Se você se exibir, sempre apontar falhas para mostrar que você é brilhante e que é um especialista, você está prejudicando e perturbando o trabalho da casa de Deus. Se você prejudicar o trabalho, Deus pode gostar de você? (Não, não pode.) Deus não gostará de você, e os irmãos também não gostarão de você. Como os cantores ofenderam você? Por que você tem de se exibir e prejudicá-los dessa forma? Você está prejudicando apenas uma pessoa? Não, você está prejudicando o trabalho da casa de Deus, está prejudicando a Deus. Se você faz isso, Deus pode gostar de você? Mesmo que você ouça falhas nas canções que eles cantam, você não deveria julgá-los, pois alcançar um padrão profissional em qualquer trabalho especializado não é algo que aconteça da noite para o dia. Não é fácil — requer aprimoramento e prática e a orientação de profissionais; além disso, todos têm aptidões diferentes. Nem mesmo Deus faz exigências a eles com base em um padrão profissional, então que qualificação você tem para exigir isso deles? Sempre exigir que os outros alcancem certo nível não é racional; isso é arrogância e exibicionismo. Quando os outros se destacam, você se sente incomodado no coração e fica cheio de uma inveja sem fim, sempre quer dizer algumas palavras mordazes e sarcásticas para satisfazer sua vaidade. Como é baixo fazer isso! Isso é desprezível e vil, e tal pessoa não tem consciência nem razão. Você deveria fazer coisas que sejam benéficas para os outros, coisas que sejam dignas da admiração dos outros e que também sejam lembradas por Deus. Não faça coisas que prejudiquem os outros. Vocês se lembrarão disso? (Sim.) Se você não consegue ser tolerante, apoiador e encorajador e não consegue proteger e salvaguardar o trabalho da igreja, se lhe falta essa humanidade, então, pelo menos, não faça nem diga coisas que prejudiquem os outros. Esse é o mínimo absoluto que deve ser feito — esse é o limite.
Gostar de idolatrar os astros
Encerramos nossa discussão sobre amar as artes. Agora, falaremos sobre gostar de se interessar pelos assuntos privados das celebridades. Algumas pessoas gostam particularmente de se interessar pelos assuntos privados das celebridades, dos astros — por exemplo, o que as celebridades comem, o que vestem, aonde vão para se divertir, se fizeram cirurgia plástica, com quem se envolvem romanticamente, quais amigos do sexo oposto elas têm, quais parceiros sexuais e até quantos filhos ilegítimos elas têm e com quais autoridades de alto escalão e pessoas ricas elas se envolveram intimamente. Essas pessoas se interessam particularmente por esses assuntos privados das celebridades. Elas não só se interessam pelos assuntos privados das celebridades, como também gostam particularmente de imitar as escolhas diárias de estilo de vida das celebridades, sua fala e seu comportamento e sua atitude em relação à vida. Ao mesmo tempo, também gostam particularmente de acompanhar onde estão e seus vários pensamentos e pontos de vista. Por exemplo, se uma celebridade gosta de ter um certo tipo de cachorro de estimação, elas também têm um. Se uma celebridade veste uma marca de roupa que é particularmente popular no mercado, elas comprarão a mesma peça. Se não tiverem condições de pagar, elas optarão por uma imitação. Se uma celebridade usa certo produto cosmético, elas darão um jeito de consegui-lo para se embelezar, mesmo que estejam sem dinheiro e tenham que vender um rim ou o sangue para pagar por isso. Elas até seguem as celebridades aonde quer que elas se apresentem, deem entrevistas coletivas à imprensa ou participem de eventos de lançamento de filmes e TV. Elas prestarão atenção e acompanharão cada palavra e ação, cada movimento e todo o itinerário da celebridade que seguem, alcançando um nível de obsessão em que deixam de ter uma vida própria ou seus próprios pensamentos, pontos de vista e estilo de vida corretos, em que são completamente desorientadas e controladas pelos pensamentos, pontos de vista e estilo de vida da celebridade. Que tipo de problema é esse? Isso é uma condição inata? (Não, não é.) Isso tem alguma coisa a ver com o ambiente social em que as pessoas vivem hoje? (Tem, sim.) Tem um pouco a ver com isso. Por que, então, não são todos, mas sempre um certo grupo de pessoas que idolatra os astros, apesar do fato de todas as pessoas viverem no mesmo ambiente atual? Isso está relacionado a quê? Você diria que essas pessoas que idolatram os astros amam as artes? Não necessariamente. Elas são boas nas artes? Isso também não é necessariamente verdade. Mas as coisas que elas fazem estão relacionadas às pessoas do mundo das artes e às tendências artísticas. Que tipo de problema é esse? É um problema de caracteres corruptos? Isso é precisamente uma revelação de caracteres corruptos. Tais pessoas reverenciam o mal e seguem as tendências malignas. Então, há um problema com a humanidade de tais pessoas? (Há, sim.) Por que, quando há tantas sendas a escolher na vida, elas escolhem essa senda? Isso envolve o problema da índole? (Envolve.) Algumas pessoas dizem: “Isso é um defeito de humanidade. Isso é ser inatamente simplório e tolo e é ser facilmente desorientado pelos outros”. É essa a razão? (Não) Outras dizem: “É porque a maioria das pessoas que idolatra os astros é jovem, imatura e superficial, incapaz de resistir à tentação dessas tendências sociais?”. É porque são jovens? (Não, não é.) Algumas das pessoas que idolatram os astros são de meia-idade ou idosas — esse grupo inclui pessoas de todas as idades. Em vista disso, essas pessoas que idolatram os astros não são desorientadas por essas tendências sociais porque são jovens, imaturas e ainda não entendem as questões da vida. Portanto, a afirmação de que “todas as pessoas que idolatram os astros são jovens e imaturas” não se sustenta. Já que não se deve ao fato de serem jovens e imaturas, isso é um problema de humanidade. Então, que problema de humanidade é esse? É não se dedicar às tarefas apropriadas? (É, sim.) Por um lado, é não se dedicar às tarefas apropriadas; por outro, é ser um tanto frívolo e não se manter dentro dos limites apropriados. O que mais isso é? (É não trilhar a senda correta.) Isso está correto — é não trilhar a senda correta. Envolve o problema da senda que a pessoa trilha. Depois de chegar à idade adulta, em qual profissão a pessoa se envolve e que tipo de senda ela escolhe seguir nesta sociedade e entre as pessoas é uma disciplina obrigatória que está diante de cada pessoa. Se ela se mantém em seu lugar e vive seus dias de maneira adequada, se ela se envolve em uma profissão apropriada e se dedica às tarefas apropriadas e trilha a senda correta — tudo isso depende do que ela gosta e do que ela segue dentro de sua humanidade. Olhem para as pessoas de todas as esferas da vida — algumas praticam artes marciais, outras aprendem sobre vida saudável, outras se envolvem na indústria de tecnologia, outras se envolvem na indústria da moda, outras se envolvem na indústria de cinema e televisão, outras fazem negócios e ainda outra entram na política, enquanto algumas creem no budismo, outras se juntam à fé taoísta e outras escolhem crer em Deus. Algumas pessoas não têm uma ocupação apropriada nem buscam seus próprios objetivos na vida — todos os dias, elas apenas se concentram em idolatrar astros. Até que ponto elas fazem isso? A ponto de perderem o apetite por comida e bebida. Se o astro que idolatram é seu amante dos sonhos, elas podem até abandonar o próprio cônjuge a qualquer momento. Se essas pessoas idolatram os astros a ponto de ficarem obcecadas, a ponto de isso ditar sua vida e a escolha de sua senda, tornando-se uma parte indispensável de sua vida, em que estado sua vida está atualmente? Elas não estão se mantendo em seu lugar enquanto vivem seus dias. Se a pessoa que idolatra os astros é uma mulher, ela pode ser uma dona de casa zelosa que apoia o marido e cria os filhos, uma esposa virtuosa e mãe amorosa? (Não, não pode.) Uma pessoa que idolatra os astros ao ponto da obsessão é simplesmente louca. Onde quer que seu amante dos sonhos realize um show ou dê uma entrevista coletiva, ela se sente compelida a ir para conseguir um autógrafo. Ela percorre longas distâncias de avião e até cruza fronteiras apenas para segui-lo, e sua família não consegue impedi-la. Ela sempre acompanha o itinerário da celebridade on-line e acampa nos locais onde a celebridade aparecerá. Se não consegue vê-la, passa vários dias e noites sem comer e sem dormir, chorando sem parar. Geralmente, tudo pelo que ela se interessa na internet e na TV são as celebridades. É claro que algumas pessoas não se concentram em apenas uma celebridade, mas em várias — celebridades masculinas e femininas, jovens, de meia-idade e idosas. Elas se interessam pela aparência dessas celebridades, pelo casamento, pelo status relacional e pela vida privada delas e gastam muita energia mental para obter informações sobre elas. Para elas, idolatrar os astros é uma fonte de prazer e interesse na vida, elas se dedicam a isso como se fosse um assunto sério. Em que estado está a vida desse tipo de pessoa? Ela é igual a um cadáver ambulante — seus pensamentos, o estado de sua vida, bem como seu comportamento diário e se ela está de bom ou mau humor são inteiramente influenciados pela celebridade que ela persegue e imita. Se a celebridade que ela persegue entra em um relacionamento, ela fica tão desolada que perde o apetite por comida e bebida por vários dias e noites. Se a celebridade termina o relacionamento, ela se sente nas nuvens, faz um banquete, abre um champanhe e posta isso no Weibo para comemorar. Toda noite, ela sonha em estar com a celebridade que persegue e não tem nada além de bons sonhos! A celebridade que ela persegue é seu amante dos sonhos, e ninguém mais lhe parece tão agradável quanto essa pessoa. O estado de sua vida não é anormal? (É, sim.) Ela alcançou esse nível de obsessão — ela foi controlada por um espírito maligno? (Foi, sim.) Então, a humanidade de pessoas desse tipo tem um defeito, uma falha ou um problema? (Um problema.) Seu estado mental é um pouco anormal. Às vezes, as pessoas normais ouvem algumas notícias sobre as pessoas do mundo das artes e, quando estão jogando conversa fora, também podem mencionar despreocupadamente algumas palavras sobre isso, mas quando retornam à vida real, continuam vivendo como sempre. Se são mães, cumprem suas responsabilidades como mães; se são pais, cumprem suas responsabilidades como pais. O trabalho em que se envolvem não é nem minimamente afetado nem prejudicado. Se o astro de que gostam realiza um show em algum lugar, elas sentem que isso não tem nada a ver com elas e continuam vivendo sua vida como de costume, sem serem afetadas. Embora tenham alguma admiração e inveja por esse astro e nutram certo carinho por ele, quando retornam à vida real, elas têm pensamentos independentes, e nenhum impacto é causado em sua própria vida e carreira, em sua própria fé nem nas coisas que deveriam buscar e na senda que deveriam trilhar. Isso é ter o pensamento normal de sua humanidade e um estado mental normal. No entanto, as pessoas que amam idolatrar os astros já perderam a si mesmas e a capacidade de se controlar no processo; elas são completamente puxadas pela coleira por esses supostos astros. Seus pensamentos e o estado de sua vida são inteiramente controlados e ditados pelas palavras, ações e emoções dos astros. Isso não é mais apenas um problema de humanidade — o estado mental delas é um tanto problemático. Suas emoções se tornaram anormais, o estado de seu dia a dia se tornou caótico e elas perderam completamente a direção. Sua vida inteira consiste apenas em idolatrar os astros; idolatrar os astros é a única coisa indispensável em sua senda de existência. Enquanto vivem e respiram, elas gostam de idolatrar os astros e dependem disso para passar seu tempo todos os dias. Quando não idolatram os astros, elas acham que a vida é vazia e sem sentido e que vivem sem nenhum objetivo ou direção, sentindo-se perdidas no coração. Então, de tempos em tempos, elas sentem que devem entrar na internet para buscar atualizações sobre a celebridade de que gostam — o que ela está comendo e bebendo, em que estado a vida dela está atualmente, quando realizará um show, como foi a atuação mais recente dela em um filme, qual é o estado do casamento dela, qual é a situação familiar dela — de vez em quando, elas buscam tais informações para passar o tempo e para preencher sua vida vazia, desorientada e confusa. Elas não foram completamente controladas por essas celebridades? Elas não foram controladas por essa mentalidade ou tendência de idolatrar os astros? (Foram.) Então, as pessoas desse tipo ainda têm consciência e razão? Elas estão fora de si, seu estado mental se tornou anormal. Depois de serem desorientadas e perturbadas por esse tipo de tendência ou fenômeno externo, elas perderam a direção e não sabem mais se o que estão fazendo é certo ou errado — não sabem o que é bom ou ruim para elas. Se as pessoas tentam dissuadi-las, elas simplesmente não conseguem assimilar nem entender isso. A fim de comparecer ao show do astro que adoram, elas estão dispostas a gastar o equivalente a três a cinco meses de salário e até penhoram alguns itens valiosos ou pedem dinheiro emprestado, e quando retornam, têm de pagar suas dívidas. Elas pagam esse tipo de preço apenas para alcançar seu objetivo de idolatrar os astros. As pessoas desse tipo são normais? (Não, não são.) A julgar pelo nível de obsessão e falta de autocontrole que atingiram, tais pessoas já perderam toda consciência e razão e não conseguem mais se controlar; elas não se importam nem um pouco com quanto dinheiro gastam e quão longe viajam apenas para idolatrar os astros. Assim, a julgar por essas manifestações, é muito difícil que elas sejam classificadas como pessoas normais. Deve-se dizer que há um problema com sua humanidade — elas perderam sua racionalidade. A consciência delas ainda funciona? Elas ainda têm consciência? (Não, não têm.) Então, que tipo de pessoas elas são? Elas não têm consciência nem razão; sua humanidade foi reduzida a nada mais que uma casca vazia. A vida real de uma humanidade normal tornou-se cada vez mais distante delas. É muito difícil para elas se integrar na vida real e é muito difícil para elas acalmar a mente e se envolver em assuntos normais da vida real. Na vida delas, há apenas o único assunto de idolatrar os astros. Então, o mundo espiritual delas não foi controlado pela questão de idolatrar os astros? (Foi, sim.) Tal pessoa, por fora, parece ser uma pessoa, mas, em essência, ela já não se transformou em nada mais do que uma casca vazia? (Sim.) Que tipo de pessoa é esse que se reduziu a uma casca vazia? (É um cadáver ambulante.) Isso mesmo — um cadáver ambulante. Ele tem fé? (Não, não tem.) Ele tem alguma busca positiva? (Não, não tem.) Ele entende o que são as coisas positivas e o que são as coisas negativas, o que é reto e o que é perverso? (Não, não entende.) Como se pode ver que ele não entende? Atualmente, os cantores famosos, no palco, estão usando roupas cada vez mais reveladoras e sedutoras e realizando movimentos cada vez mais perversos. Os membros do público que idolatram esses astros se sentem cada vez mais entusiasmados, gratificados e inebriados quando assistem a isso. Em particular, quando um astro pop fica um pouco exaltado, tira a roupa e a joga para o público, as pessoas na multidão ficam completamente loucas. Algumas ficam tão animadas que sofrem uma parada cardíaca e desmaiam. Os espetáculos de idolatria aos astros são, na verdade, intensos assim! Às vezes, até ocorrem pisoteamentos, e algumas pessoas ficam feridas e perdem a vida quando os esforços de resgate falham. Todas essas são tragédias causadas por idolatrar os astros. Ficar ferido e perder a vida como resultado de idolatrar um astro — digam-Me, uma vida assim não é inútil? Ela vale alguma coisa? A julgar por suas emoções, pelas coisas de que gostam e pelas cenas que as deixam animadas o suficiente para gritar, essas pessoas têm vergonha? Elas sabem o que são as coisas positivas e retas e o que são as coisas perversas? (Não, não sabem.) Elas não sabem. As pessoas normais veem essas cenas e sentem repulsa: “Como o mundo se tornou tão maligno? Isso é maligno demais!”. Mas essas pessoas que idolatram os astros veem essas cenas e se sentem felizes, orgulhosas, satisfeitas e contentes, acreditando que agora não têm arrependimentos nesta vida e gritam e torcem por essas cenas. Isso mostra que, no fundo de sua alma, elas não sabem o que são as coisas perversas, o que são as coisas retas, o que são as coisas positivas ou o que são as coisas negativas. Algumas fãs de cantores ou atores até perseguem seu astro masculino favorito até a residência dele, prontas para se oferecerem a ele. Quando o astro recusa, elas até ficam com raiva e o chamam de covarde. Tais pessoas têm alguma vergonha? Elas entendem o significado das palavras “senso de vergonha”? Entendem o que são as coisas positivas e o que são as coisas negativas? (Não entendem.) Elas nem sequer entendem as palavras “senso de vergonha”. Quando o astro recusa, elas até o insultam. Será que elas são ao menos humanas? Não é que esteja faltando algo dentro da humanidade delas — elas são mentalmente desequilibradas; elas são espíritos imundos e espíritos malignos!
Entre os diferentes grupos de pessoas, há sempre uma parcela de pessoas obcecada em idolatrar os astros. Tais pessoas, para ser exato, são cadáveres ambulantes e, em termos específicos, não são humanas. Elas veem os astros que frequentemente aparecem no palco e nas telas como algo a ser perseguido e até consideram transformar isso em uma carreira legítima. Elas desperdiçam a vida dessa maneira. Deve-se dizer que, em toda a sociedade, pessoas desse tipo são um grupo especial, mais ou menos iguais às pessoas na base da sociedade que não se dedicam a tarefas apropriadas — todas elas são escória e inúteis! Elas não têm fé, não têm buscas positivas e, em sua humanidade, não possuem nenhuma necessidade, aspiração ou coisa positiva. Não importa quão perverso ou quão sombrio seja o mundo das artes, elas não se importam nem o acham nojento e o aceitam e aprovam e, além disso, seguem-no zelosamente. Que tipo de pessoa é esse indivíduo? Pode-se dizer que é escória. Sob a perspectiva do âmbito espiritual, pessoas desse tipo são espíritos imundos e espíritos malignos. Quando os espíritos imundos e os espíritos malignos reencarnam como humanos, eles também têm de comer e agir como pessoas normais, mas não se dedicam às tarefas apropriadas e não aceitam a verdade nem minimamente e só gostam de procurar pessoas de sua laia para buscar prazer e passam a vida ociosamente enquanto esperam a morte. Se não conseguem se envolver na indústria das artes, eles seguem as pessoas que estão nela e seguem todos os tipos de tendências malignas dentro dela para satisfazer suas necessidades. Portanto, independentemente daquilo em que são boas, apenas o fato de terem tais buscas e escolherem tal senda e tal modo de viver na sociedade mostra que elas não são pessoas boas ou pessoas que podem alcançar a salvação. O motivo pelo qual Eu digo que tais pessoas não podem alcançar a salvação é precisamente porque há um “vazio” dentro da humanidade delas. Esse “vazio” deve ser colocado entre aspas. Por quê? Porque a humanidade delas não possui coisas positivas, mas, em vez disso, possui tudo o que os espíritos imundos e espíritos malignos possuem: seguir e reverenciar o mal, seguir e reverenciar as trevas. Elas são as seguidoras na vanguarda das tendências malignas em toda essa sociedade maligna, bem como as transmissoras dessas tendências. Depois que várias falácias perversas e vários pensamentos e pontos de vista distorcidos do mundo das artes são transmitidos ao público por meio de computadores, TVs, revistas, jornais, obras cinematográficas e televisivas e outras formas, eles circulam gradualmente entre as pessoas e, então, são amplamente disseminados. Entre essas pessoas, são precisamente esses idólatras de astros que são a vanguarda na disseminação dos pensamentos perversos ou das tendências malignas e maneiras de fazer as coisas encontradas em várias obras cinematográficas, televisivas e artísticas. Eles são a primeira linha de retransmissores que transmitem os vários pensamentos perversos e os vários pensamentos e pontos de vista distorcidos. Por meio desse boca a boca, por meio de suas ações e manifestações concretas, o público aprova e aceita aos poucos os vários pensamentos perversos e as tendências malignas. Então, ele se torna condicionado e permeado por eles pouco a pouco. No fim, isso faz com que as tendências malignas, os pensamentos perversos e os pensamentos e pontos de vista distorcidos ganhem gradualmente uma base e tomem forma sob os diferentes sistemas sociais e entre os vários grupos de pessoas. Olhando para o passado, em termos de casamento, quando as pessoas alcançavam a idade de se casar, elas eram apresentadas e seu casamento era arranjado por um casamenteiro. O casamento também exigia o consentimento dos pais de ambas as partes, após o qual uma data era marcada, e o casal subia ao altar. No contexto social do passado, a maioria das pessoas demonstrava respeito e prudência quando se tratava do casamento entre homens e mulheres. Elas consideravam o casamento um evento importante e eram capazes de tratá-lo com seriedade e sinceridade. Especialmente em relação a seus filhos, elas exigiam que eles não fossem devassos, não cometessem incesto e não se envolvessem em relações sexuais ilícitas — essas exigências tinham de ser seguidas. No mínimo, a maioria das pessoas tinha esse conceito no coração. Dessa forma, sob a restrição da consciência de sua humanidade, muitas pessoas evitavam os atos malignos de se envolver em relações sexuais ilícitas e em promiscuidade, o que, até certo ponto, protegia tanto os homens quanto as mulheres. É claro que isso também teve um certo efeito e uma influência positivos sobre o clima social. No entanto, com o desenvolvimento dos tempos e o surgimento de várias obras artísticas, todos os tipos de pensamentos e pontos de vista que defendem a libertação sexual, a liberdade de casamento e assim por diante têm aparecido continuamente. Por um lado, eles são defendidos por certos indivíduos; além disso, a sociedade os promove e os dissemina amplamente um pouco mais por meio de interpretações e performances em várias formas artísticas. Esses pensamentos são primeiramente reconhecidos e aceitos por uma parcela de idólatras de astros — ou seja, o primeiro público para eles são esses idólatras de astros. Como essas pessoas idolatram os astros, elas aceitam e aprovam rapidamente esses pensamentos defendidos pelos astros no palco, na tela ou em certas formas artísticas. Depois de aprová-los fortemente, elas então influenciam seus filhos, bem como as pessoas ao seu redor na vida diária. Dessa forma, uma pessoa repassa esses pensamentos para dez pessoas, dez pessoas os repassam para cem, cem pessoas os repassam para mil, mil pessoas os repassam para dez mil — difundindo esses pensamentos de um escopo pequeno para um escopo muito mais amplo. Ao longo dos próximos um ou dois anos, as pessoas expressam essas ideias e, cinco ou dez anos depois, elas ainda as expressam. Vinte ou trinta anos depois, tais pensamentos perversos tomam cada vez mais forma entre as pessoas, eles são disseminados cada vez mais amplamente para todos os cantos da sociedade e se instilam cada vez mais profundamente no coração de cada pessoa. Então, esses pensamentos perversos e tendências malignas são gradualmente aprovados pelas pessoas e gradualmente aceitos pelo público, e as pessoas se tornam cada vez mais autoindulgentes, devassas e irrestritas em relação ao casamento e às questões entre os homens e as mulheres. As pessoas acreditam que isso é ter uma mente aberta e ter horizontes amplos e que isso é um sinal de humanidade madura, falando sobre as coisas negativas como se fossem positivas e legítimas. A essa altura, as tendências malignas de toda a sociedade experimentaram uma escalada, ganharam a vantagem e se tornaram a corrente principal. A maioria das pessoas não tem mais pensamentos e pontos de vista corretos em relação ao casamento e aos relacionamentos entre homens e mulheres; elas acham que essas coisas não são grande coisa. Em particular, a homossexualidade se tornou cada vez mais comum; além disso, casos extraconjugais se tornaram cada vez mais comuns e, assim, a taxa de divórcio aumentou cada vez mais. Mais crianças também perderam o amor paterno e materno, elas vivem em uma casa com apenas um dos pais ou em uma casa com um padrasto ou madrasta. Muitas pessoas têm um parceiro do sexo oposto antes do casamento e não veem isso como vergonhoso e até acham que é normal, que é assim que a sociedade é e que não é grande coisa. Em todos os momentos, a perversidade é para sempre perversidade, e as coisas positivas são para sempre positivas. Mesmo que você ache que não é grande coisa, isso ocorre por causa dessa tendência maligna e da decadência desta sociedade — é causado pelos humanos que são corrompidos por Satanás, que têm pensamentos perversos e tendências malignas instilados e infundidos neles. Não é verdade que as coisas positivas possam ser chamadas de negativas nem que as coisas negativas possam, hoje em dia, ser transformadas em coisas positivas. Se você pensa dessa forma, é porque você não entende a verdade nem o que são coisas positivas. Isso se deve ao fato de você, sob essas circunstâncias, ser forçado a aceitar as tendências malignas e os pensamentos perversos como os princípios e o alicerce de como você se conduz. Esta sociedade e esta humanidade foram profundamente corrompidas exatamente dessa forma, pouco a pouco. Portanto, quanto à questão de tendências malignas serem amplamente disseminadas e profundamente instiladas no coração das pessoas, esses idólatras de astros desempenham o papel de vanguarda na disseminação de tendências malignas e pensamentos e pontos de vista perversos. Eles são os disseminadores diretos dessas coisas. Se dissermos que isso é Satanás corrompendo as pessoas, isso é um pouco vago ou abstrato. Mas se dissermos que esses idólatras de astros são os verdadeiros defensores da disseminação dos pensamentos e das tendências malignas de Satanás, isso é mais preciso. Isso ocorre porque eles são o grupo de pessoas mais próximo do mundo das artes ou dos vários pensamentos perversos e tendências malignas e são a parcela de pessoas que entra em contato próximo com esses astros de cinema e cantores famosos. Se essas pessoas não corressem atrás deles, sem o apoio obsessivo delas, esses supostos cantores famosos e astros de cinema não teriam um fascínio, um renome e uma influência tão grandes nem tal poder para desorientar. É precisamente por causa da adulação e da imitação intensa desses idólatras de astros que as várias tendências malignas e os diferentes pensamentos perversos têm sido disseminados entre as pessoas a uma velocidade extraordinária. Por meio de suas ações concretas, eles dizem ao público que as várias coisas perversas e os diferentes pensamentos e pontos de vista distorcidos e perversos que aparecem no mundo das artes são coisas que as pessoas deveriam aceitar, que essas coisas são muito normais e legítimas. No fim, a maioria das pessoas aceita gradualmente essas maneiras perversas de fazer as coisas e esses pensamentos e pontos de vista perversos. Como resultado, os casos extraconjugais, a promiscuidade ou quaisquer dos pensamentos, pontos de vista e maneiras perversas de fazer as coisas dessas supostas figuras conhecidas, cantores famosos e astros de cinema são minimizados, sem que ninguém expresse uma opinião ou julgamento correto sobre essas coisas. Assim, não importa quão promíscuas sejam essas figuras conhecidas, cantores famosos e astros de cinema, eles não são eliminados nem condenados, mas continuam a se exibir no palco. Isso está perfeitamente alinhado com um ditado popular na sociedade: “Zombe dos pobres, não das prostitutas”. Esse é um verdadeiro retrato da decadência da humanidade e é também uma evidência disso. Como vê, quando você crê em Deus e é preso e encarcerado, as pessoas zombam de você e o menosprezam. Na verdade, elas também sabem que você não fez nada de errado — crer em Deus é ter fé, é querer ser uma boa pessoa e querer ir para o Céu; as mulheres crentes não vendem seu corpo nem trabalham como prostitutas, e os homens crentes não realizam roubos, mas se conduzem de acordo com as regras. Ainda assim, as pessoas acham você desagradável. Se uma mulher é uma beldade atraente, tem envolvimentos indecentes com autoridades de alto escalão e pessoas ricas e sai para dar uma volta em carros de luxo todos os dias, os outros a invejam e admiram, dizendo: “Você realmente tem algo, você está com tudo. Você é capaz de ganhar dinheiro para seus pais para que eles possam comer bem e se vestir bem. Sua aparência com certeza é valiosa!”. Mas se você tiver boa aparência e se casar com alguém que crê em Deus, eles rirão de você. Não apenas rirão de você, mas quando virem você sendo perseguida, também a intimidarão. Não é esse o caso? (É, sim.)
Nenhuma das coisas feitas por esse grupo — esses idólatras de astros — tem significado algum. Pelo contrário, essas ações alimentaram a disseminação dos pensamentos perversos e das tendências malignas por Satanás. Olhe para os idólatras de astros dos dias de hoje — algumas mulheres sobem no palco e prontamente cantam e dançam, e quando veem um cantor famoso, elas o adoram incessantemente. Isso é muito diferente das mulheres dos anos 40 e 50. Nas palavras dos não crentes, elas se tornaram abertas — abertas em pensamento e abertas na sexualidade, elas são liberadas em ambas essas áreas. Algumas pessoas dizem: “Em que era estamos? Quem passa todos os seus dias com apenas um marido? Quem sempre concentra sua vida nos filhos? Você tem de encontrar alguém novo quando puder e se divertir quando tiver a chance!”. Basta olhar para o tipo de pensamentos que essas pessoas têm — quão aterrorizantes eles são! Se um crente em Deus também pensa dessa forma, isso é um bom sinal? Se uma crente tem esses pensamentos e pontos de vista, inveja e adora tais pessoas e quer ser tal pessoa, isso não é muito aterrorizante e muito perigoso para ela? (É, sim.) Não falemos por ora sobre quão aterrorizante ou perigoso isso é. Apenas em termos da essência dessas pessoas, no fundo de sua alma, elas invejam, admiram e amam especialmente esses astros. Elas conseguem aceitar todos os tipos de comportamentos, pensamentos e pontos de vista dos astros. Não importa quão perversos sejam os pensamentos, elas conseguem aceitá-los. Elas acreditam: “É assim que as pessoas deveriam se conduzir — só isso é ser livre. Deveríamos permitir que todos os pensamentos e pontos de vista existam. Afinal, o mundo é feito de todos os tipos de pessoas”. Em seus pensamentos, não há distinção entre positivo e negativo, nenhuma distinção entre certo e errado. Isso não é mentalmente anormal? Se é por causa de baixo calibre que alguém não tem a capacidade de discernir o certo do errado, mas ainda tem um senso de vergonha, e consegue aderir a algo se sabe que é certo, jamais fará algo que sabe ser errado e consegue abominar algo no coração se sabe que é perverso, então essa ainda é uma pessoa normal. Mas se a pessoa sabe claramente que algo é incorreto, que é perverso, no entanto, não só não resiste a isso, como também consegue aceitá-lo sem hesitação e até o inveja e o segue, afundando cada vez mais, ela não é uma pessoa, mas um cadáver ambulante. Ela está arruinada e não pode alcançar a salvação. Portanto, não se pode dizer que as pessoas desse tipo têm humanidade pobre, pouca integridade, índole vil ou ausência de consciência e razão — essa não é a questão. A maior questão é que elas simplesmente não têm humanidade. Então, o que são essas pessoas? São espíritos imundos, espíritos malignos e cadáveres ambulantes. Elas são as defensoras, retransmissoras e disseminadoras das diferentes tendências malignas e dos vários pensamentos e pontos de vista perversos e distorcidos. É exatamente como uma praga — uma pessoa portadora de um vírus o espalha por onde quer que vá, e a quantos mais lugares ela vai, mais amplamente o vírus se espalha. Esses idólatras de astros são equivalentes a portadores e disseminadores de vírus, portanto, eles jamais são membros da humanidade — eles são não humanos. Qual é a definição dos assim chamados não humanos? É que essas pessoas são as defensoras e disseminadoras de tendências malignas e de pensamentos e pontos de vista perversos. Você entende agora? Se você ainda inveja esses astros no coração ou se já quis se tornar esse tipo de pessoa, Eu lhe digo, essa é uma estrada sem volta. Nunca tente ser esse tipo de pessoa! Se você já desempenhou um papel em uma obra de cinema ou televisão, se já quis se tornar um astro de cinema ou uma figura conhecida e planejou trilhar essa senda, Eu lhe digo — pise no freio imediatamente e pare. Essa não é uma questão de ser punido ou recompensado. É uma estrada que leva à condenação eterna — nunca a siga! Se você quer seguir esse tipo de pessoa porque você foi temporariamente desorientado ou esteve fraco ou por causa de alguma inveja e anseio temporários, então ouça Meu aviso, ouça Minha exortação — pise no freio imediatamente. Nunca entre nessa indústria, nunca entre nessas fileiras; nunca se torne um deles. Se você não consegue persistir em trilhar a senda certa ou em fazer coisas significativas, ainda assim não deveria se tornar um disseminador de tendências malignas e pensamentos e pontos de vista perversos — essa é uma senda amaldiçoada por Deus. Então, não importa qual papel você já tenha desempenhado em uma obra de cinema ou televisão, se você se considerava uma figura importante, uma figura conhecida ou alguma figura de alto nível — não importa como você se posicionava — tudo isso se tornou passado, estava tudo errado. Se agora você já pisou no freio, então só se pode dizer que, naquela época, sua estatura era imatura e você não entendia a verdade. Nunca pense dessa forma no futuro e nunca trilhe essa senda também. Se você quer ser uma figura importante ou uma figura conhecida, se quer ser adorado e seguido pelos outros, então pense imediatamente nas palavras que Eu falei hoje. Para qualquer pessoa, a condenação eterna é uma notícia lamentável de se receber — é a pior notícia possível. Essa é uma senda amaldiçoada por Deus. Nunca trilhe essa senda, nunca seja contaminado por essa imundície. Pisar nessa senda significa condenação eterna! Você deve se conduzir e seguir as regras porque você é um ser criado, um membro da humanidade criada. Não importa qual papel você tenha ocupado, qual trabalho ou quais contribuições tenha feito na casa de Deus, no fim, você deve determinar seu lugar apropriado. Que lugar? Você é um ser criado, um membro da humanidade criada. Você deve cumprir o dever de um ser criado. O desempenho de seu dever deve estar de acordo com o padrão, deve ser feito para a satisfação de Deus. Você deve testificar de Deus, propagar Suas palavras, ser uma testemunha Dele e alcançar a salvação. Essa é a responsabilidade e a obrigação para toda a vida que você tem o dever de cumprir, bem como a senda que deveria escolher. Você não deveria seguir as tendências malignas de Satanás e ser um disseminador e retransmissor de pensamentos e pontos de vista perversos. Essas pessoas são os degenerados da humanidade, são espíritos malignos e imundos. Elas são amaldiçoadas e relegadas à condenação eterna! Se uma pessoa trilha essa estrada e nem mesmo dez cavalos selvagens conseguem puxá-la de volta, ela receberá o que merece — ela não terá um bom fim. Portanto, em todos os momentos, você deve saber que é um humano criado, deve saber qual é o seu lugar, o que deve fazer e que tipo de senda deve trilhar. Essa é a coisa mais importante. É necessário comunicar essas coisas? (É, sim.) Os tópicos que envolvem as sendas das pessoas na vida são muito importantes. De tempos em tempos, vocês deveriam ouvi-los e ponderar sobre eles. Fazer isso é benéfico e útil para a entrada na vida de vocês e para vocês trilharem a senda correta na vida — tem um impacto bom, positivo e construtivo sobre essas coisas. Não se esqueçam destas palavras.
Isso é tudo para a comunhão de hoje. Adeus!
30 de dezembro de 2023