Na fé, é preciso concentrar-se na realidade — engajar-se em ritual religioso não é fé

Quantas práticas religiosas você observa? Quantas vezes já foi contra a palavra de Deus e seguiu seu próprio caminho? Quantas vezes você pôs em prática a palavra de Deus porque realmente é atencioso com Seus fardos e procura satisfazer Suas intenções? Você deveria compreender a palavra de Deus, praticar de acordo com ela e ter princípios em todas as suas ações e seus feitos; isso não significa se ater a regulamentos nem fazer algo com má vontade só para aparecer; ao contrário, significa praticar a verdade e viver segundo a palavra de Deus. Somente uma prática tal como esta satisfaz a Deus. Qualquer conduta que satisfaz a Deus não é um regulamento, mas a prática da verdade. Algumas pessoas gostam de se exibir. Na presença de seus irmãos e irmãs, talvez digam que estão em dívida com Deus, mas, pelas costas, não praticam a verdade e agem de maneira totalmente diferente. Não são eles fariseus religiosos? Uma pessoa que realmente ama a Deus e possui a verdade é alguém que é leal a Deus, mas não exibe isso exteriormente. Tal pessoa dispõe-se a praticar a verdade quando surgem situações e não fala nem age de forma que vá contra a sua consciência. Esse tipo de pessoa demonstra sabedoria quando as questões surgem e age com princípios independentemente das circunstâncias. Esse também é um tipo de pessoa que pode fornecer serviço verdadeiro. Há alguns que costumam falar da boca para fora de suas dívidas com Deus; passam os dias de cenho franzido de preocupação, assumem um ar afetado e fingem ser lamentáveis. Que repugnantes! E se você perguntasse a eles: “Você pode me dizer de que forma você está em dívida com Deus?”, eles ficariam sem palavras. Se é leal a Deus, você não sairá por aí falando disso; antes, você demonstrará seu amor por Deus por meio da prática real e vai orar a Ele com um coração verdadeiro. Aqueles que só falam de Deus da boca para fora são todos hipócritas! Alguns falam de dívida com Deus toda vez que oram, a qualquer momento, e começam a chorar toda vez que oram, mesmo sem ser movidos pelo Espírito Santo. Pessoas como essas são possuídas por noções e rituais religiosos; elas vivem segundo tais noções e rituais, sempre acreditando que essas ações agradam a Deus e que Ele favorece a piedade superficial ou as lágrimas aflitas. Tais pessoas absurdas podem dar em alguma coisa? Para demonstrar sua humildade, algumas fingem graciosidade quando falam na presença de outros. Algumas são propositalmente servis na presença de outras pessoas, agindo como cordeiros sem um pingo de força. Essa conduta é adequada para as pessoas do reino? Pessoas do reino deveriam ser vívidas e livres, puras e abertas, honestas e adoráveis e viver num estado de liberdade. Deveriam ter integridade e dignidade e ser capazes de permanecer firmes no testemunho aonde quer que forem; tais pessoas são amadas tanto por Deus quanto pelos homens. Aquelas que são novas na fé mantêm muitas práticas exteriores; elas devem passar primeiro por um período de poda e quebrantamento. Ter fé interior em Deus não é algo que os outros podem ver, mas as ações e os feitos de pessoas que o fazem são louváveis. Só tais pessoas podem ser consideradas as que vivem a palavra de Deus. Se você prega o evangelho todo dia para várias pessoas num esforço de levá-las à salvação, mas, no fim, continua a viver segundo regulamentos e doutrinas, então você não pode trazer glória a Deus. Tais pessoas são figuras religiosas e também hipócritas. Sempre que se juntam, essas pessoas religiosas perguntam: “Irmã, como tem passado esses dias?”. Ela responde: “Sinto-me em dívida com Deus e incapaz de satisfazer Suas intenções”. Outra diz: “Também me sinto em dívida com Deus e sou incapaz de satisfazê-Lo”. Essas poucas frases e palavras em si expressam as coisas vis que existem no fundo delas; tais palavras são sumamente repulsivas e extremamente repugnantes. A natureza de tais pessoas se opõe a Deus. Aqueles que se concentram na realidade comunicam tudo aquilo que têm em mente e o fazem de coração aberto. Não se engajam em um único exercício falso sequer, não demonstram tais civilidades nem cordialidades vazias. São sempre francos e não observam regras seculares. Algumas pessoas são propensas à exibição externa, a ponto de carecerem de toda a razão. Quando alguém canta, elas começam a dançar, sem sequer se dar conta de que o arroz na sua panela já queimou. Tais pessoas não são devotas nem nobres, e são frívolas demais. Todas essas coisas são manifestações de uma falta de realidade. Quando algumas pessoas comunicam questões da vida espiritual, ainda que não falem de estar em dívida com Deus, elas têm um amor autêntico por Ele lá no fundo. A sensação que você tem de estar em dívida com Deus não tem nada a ver com outras pessoas; você está em dívida com Deus, não com pessoas. De que adianta falar disso para os outros o tempo inteiro? Você deve dar importância a entrar na realidade, não a qualquer zelo ou exibição externos. O que representa o bom comportamento exterior dos humanos? Ele representa a carne; nem mesmo as melhores práticas exteriores representam a vida, e elas só podem mostrar seu temperamento individual. As práticas exteriores da humanidade não podem satisfazer as intenções de Deus. Você fala constantemente da sua dívida com Deus, mas não consegue suprir a vida dos outros ou estimular seu coração que ama a Deus. Você crê que essas suas ações satisfarão a Deus? Você acha que é a intenção de Deus que você aja dessa forma e que suas ações são espirituais, mas, na verdade, são todas absurdas! Você crê que o que você gosta e o que você está disposto a fazer são precisamente as coisas em que Deus Se delicia. Seus gostos podem representar Deus? Pode a personalidade de uma pessoa representar a Deus? O que você gosta é precisamente o que Deus detesta, e seus hábitos são o que Deus detesta e rejeita. Se você se sente em dívida, vá orar perante Deus; não há necessidade de falar disso com outras pessoas. Se você não ora diante de Deus e, em vez disso, coloca-se à mostra constantemente na presença dos outros, pode isso satisfazer as intenções de Deus? Se você sempre se concentra em fazer as coisas externamente, então isso significa que você é vaidoso ao extremo. Que tipo de pessoa são aqueles que têm somente bom comportamento exterior e são desprovidos de realidade? Eles são fariseus hipócritas e figuras religiosas! Se vocês não se livrarem de suas práticas exteriores e não conseguirem fazer mudanças, então os elementos de hipocrisia que há em vocês crescerão ainda mais. Quanto maiores forem seus elementos de hipocrisia, maior será a resistência a Deus. No final, tais pessoas serão certamente eliminadas!

Anterior: A diferença essencial entre o Deus encarnado e as pessoas usadas por Deus

Próximo: Somente aqueles que conhecem a obra atual de Deus podem servir a Ele

Tendo lido até aqui, você é uma pessoa abençoada. A salvação de Deus dos últimos dias virá até você.

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro

Conecte-se conosco no Whatsapp