Pergunta 5: A obra na Era da Lei foi executada por Moisés sendo usado por Deus. Por que Deus não usa o homem para executar Sua obra de julgamento dos últimos dias? E por que Ele precisa se tornar carne para que Ele próprio a realize?

Resposta: Por que a obra de julgamento de Deus dos últimos dias deve ser realizada por Deus encarnado? Por que isso não pode ser feito por pessoas usadas por Deus? Esta questão é muito importante, fundamental, e tem a ver com a questão importante de o homem poder ser levado perante o trono de Deus, alcançar a salvação e entrar no reino dos céus. Deus Todo-Poderoso falou disso. Vamos ler algumas passagens de Deus Todo-Poderoso sobre isso.

Deus Todo-Poderoso diz: “A obra de julgamento é a própria obra de Deus, portanto ela deve ser naturalmente realizada pelo Próprio Deus; não pode ser realizada pelo homem em Seu lugar. Como o julgamento é a conquista da raça humana por meio da verdade, é inquestionável que Deus ainda apareça como imagem encarnada para realizar essa obra entre os homens. Isto é, nos últimos dias, Cristo usará a verdade para ensinar os homens do mundo todo e revelar todas as verdades a eles. Essa é a obra de julgamento de Deus(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Cristo realiza a obra do julgamento com a verdade”).

Nos últimos dias, Cristo usa uma variedade de verdades para ensinar o homem, expor a essência do homem e dissecar suas palavras e ações. Essas palavras abrangem várias verdades: o dever do homem, como o homem deveria obedecer a Deus, como o homem deveria ser leal a Deus, como o homem deve viver a humanidade normal, bem como a sabedoria e o caráter de Deus e assim por diante. Essas palavras são todas dirigidas à essência do homem e ao seu caráter corrupto. Em especial, essas palavras que expõem como o homem desdenha de Deus são faladas em relação a como o homem é a corporificação de Satanás e uma força inimiga contra Deus. Ao realizar Sua obra de julgamento, Deus não torna clara a natureza do homem simplesmente com algumas palavras; Ele também expõe, trata e poda a longo prazo. Esses métodos de exposição, tratamento e poda não podem ser substituídos por palavras comuns, mas pela verdade que o homem absolutamente não possui. Apenas métodos desse tipo podem ser chamados de julgamento; só por meio de julgamento desse tipo é que o homem pode ser subjugado e completamente convencido a se submeter a Deus e, além disso, ganhar verdadeiro conhecimento de Deus. O que a obra de julgamento produz é o entendimento do homem da verdadeira face de Deus e da verdade sobre a própria rebelião. A obra de julgamento permite que o homem ganhe bastante entendimento da vontade de Deus, do propósito da obra de Deus e dos mistérios que lhe são incompreensíveis. Também permite que o homem reconheça e conheça sua substância corrupta e as raízes de sua corrupção, bem como descubra a fealdade do homem. Esses efeitos são todos produzidos pela obra de julgamento, pois a substância dessa obra é, de fato, a obra de revelar a verdade, o caminho e a vida de Deus a todos aqueles que têm fé Nele. Essa obra é a obra de julgamento realizada por Deus(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Cristo realiza a obra do julgamento com a verdade”).

Ninguém está mais adequado e qualificado do que Deus na carne para a obra de julgar a corrupção da carne humana. […] Satanás só pode ser plenamente derrotado se Deus na carne julgar a corrupção da humanidade. Sendo igual ao homem possuído de humanidade normal, o Deus na carne pode diretamente julgar a injustiça do homem; essa é a marca de Sua santidade inata e Sua extraordinariedade. Somente Deus é qualificado e tem condição para julgar o homem, pois possui toda a verdade e a justiça e, por isso, é capaz de julgar o homem. Aqueles que não possuem a verdade e a justiça não servem para julgar os outros(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A humanidade corrupta está mais necessitada da salvação do Deus encarnado”).

É precisamente por causa desse julgamento que vocês foram capazes de ver que Deus é o Deus justo e que Deus é o Deus santo; é precisamente por causa de Sua santidade e Sua justiça que Ele julga vocês e deixa fluir a Sua ira sobre vocês. Por Ele poder revelar o Seu caráter justo quando vê a rebeldia do homem e por Ele poder revelar a Sua santidade quando vê a imundície do homem, isso é suficiente para mostrar que Ele é o Próprio Deus, que é santo e imaculado, e mesmo assim vive na terra da imundície. Se uma pessoa chafurda na lama com outros e não há nada santo nela, e ela não tem um caráter justo, então ela não está qualificada para julgar a iniquidade do homem, nem é apta para executar o julgamento do homem. Se uma pessoa fosse julgar outra, não seria como se elas estivessem se estapeando a cara? Como as pessoas que são igualmente imundas umas com as outras poderiam estar qualificadas para julgar aquelas que lhes são iguais? Só o Próprio Deus santo é capaz de julgar toda a humanidade imunda. Como o homem poderia julgar os pecados do homem? Como o homem poderia ver os pecados do homem e como o homem poderia estar qualificado para condenar esses pecados? Se Deus não fosse qualificado para julgar os pecados do homem, então como Ele poderia ser o Próprio Deus justo? Quando os caracteres corruptos das pessoas são revelados, Deus fala a fim de julgar as pessoas, e só então as pessoas veem que Ele é santo(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Como são alcançados os efeitos do segundo passo da obra de conquista”).

Deus Todo-Poderoso explica bem o significado de Deus se tornar carne para fazer a obra de julgamento nos últimos dias. A obra de julgamento de Deus nos últimos dias é feita pelas verdades de Deus, expressando o caráter justo, a onipotência e a sabedoria de Deus em expor e julgar a natureza satânica da humanidade corrupta, salvar a humanidade da influência de Satanás, mudar o caráter de vida do homem, e aperfeiçoar o homem para chegar à verdade, compreender Deus e viver uma vida significativa. A obra de salvar e aperfeiçoar o homem deve ser feita pelo Próprio Deus encarnado, porque nos últimos dias, a humanidade está corrompida e repleta do caráter de Satanás. Está muito arrogante, astuta e enganadora, egoísta e desprezível. Tornou-se descendente de Satanás. Perdeu a consciência, a razão, o caráter e a dignidade da humanidade normal. Os homens são como bestas sem espírito, diferentes dos seres humanos. Para Deus salvar os seres humanos extremamente corrompidos, Ele deve se tornar carne para expressar diretamente Suas palavras e expressar Seu caráter justo, majestoso e irado para julgar, conquistar e purificar a humanidade, fazendo-a não só ouvir a voz de Deus, mas ver o caráter e a ira de Deus. Só então a humanidade corrupta poderá ser totalmente conquistada e derrotada, O homem cairá no chão, temerá e obedecerá a Deus, e evitará o mal. Isso pode ser alcançado pela obra de julgamento de Deus na carne. Deus se tornar carne não é apenas para expressar Suas palavras. O principal é deixar a humanidade ver a manifestação de Deus e Seu caráter, ver os feitos de Deus e Sua onipotência e sabedoria, e, ao mesmo tempo, ver o tabernáculo de Deus com o homem, vivendo ao lado do homem e a humanidade vivendo diante de Deus, em comunhão e conversando com Deus. Tudo isso é realizado por Deus encarnado. Este é o verdadeiro significado de Deus se tornar carne para realizar a Sua obra de julgamento. Todos que experimentaram a obra de julgamento de Deus dos últimos dias podem avaliar estes fatos.

Muitas pessoas não entendem por que Deus não usa pessoas para realizar Sua obra de julgamento dos últimos dias. A principal razão é pela essência do homem ser corrupta e ter o caráter de Satanás. Mesmo aperfeiçoado e com o controle do Espírito Santo, ele não é digno de expressar as palavras de Deus. Além disso, não é digno de expressar o caráter de Deus, Sua onipotência e sabedoria e tudo o que Ele tem e é, pois o homem usado por Deus tem a essência da humanidade, não tem divindade, e não está apto a realizar a obra com a identidade de Deus. Não importa o que ele diga ou faça, ele não pode representar Deus. Assim, ele não pode realizar a obra de salvar a humanidade. Por exemplo, Deus usou Moisés para realizar a obra da Era da Lei. Moisés só podia transmitir as palavras de Deus como um profeta. Por que ele não se atreveu a falar em nome de Deus? Porque ele é um homem, não é Deus encarnado. Esta é a diferença essencial entre Deus na carne e uma pessoa usada por Deus. Acabaram de perguntar: já que Deus usou Moisés para realizar a obra durante a Era da Lei, por que Ele não poderia ter usado o homem para realizar Sua obra de julgamento dos últimos dias? Há um contexto especial para Deus usar Moisés para realizar a obra na Era da Lei. A corrupção do homem por Satanás durante a Era da Lei não era profunda. A obra da Era da Lei não foi para mudar o caráter do homem, mas para promulgar mandamentos, leis e decretos para guiar a vida das pessoas. Deus usou Moisés principalmente para promulgar mandamentos, leis e decretos, dizendo às pessoas como obedecer às leis e aos mandamentos de Deus Jeová e em quais princípios as pessoas deveriam se basear para que entendessem como viver diante de Deus e adorá-Lo, para ensinar àquela humanidade recém-nascida como viver na terra. Os resultados desta obra foram alcançados apenas por Deus usando Moisés para fazê-lo. Isso mostra que em todas as épocas, seja Deus se fazendo carne ou usando o homem para realizar a obra, tudo se baseia no plano de gerenciamento de Deus e nas necessidades da humanidade corrupta. A obra de redenção na Era da Graça e a obra de julgamento nos últimos dias são obras para iniciar e encerrar uma era. São a obra para redimir e salvar a humanidade e devem ser feitas pelo Próprio Deus encarnado. Ninguém pode substituí-Lo. Assim como Deus Todo-Poderoso diz: “A obra de Deus é para ser feita pelo Próprio Deus. É Ele quem põe a Sua obra em movimento e também Ele é quem a conclui. É Ele quem planeja a obra e também Ele é quem a gerencia e, mais que isso, é Ele quem completa a obra. Como está escrito na Bíblia: ‘Eu sou o Princípio e o Fim; Eu sou o Semeador e o Ceifeiro’. Tudo que se relaciona com a obra de Seu gerenciamento é feito por Ele Mesmo. Ele é o Governante do plano de gerenciamento de seis mil anos; ninguém pode fazer Sua obra em Seu lugar e ninguém pode levar a Sua obra a um término, pois é Ele quem segura tudo em Suas mãos. Tendo criado o mundo, Ele levará o mundo inteiro a viver em Sua luz e Ele também concluirá a era inteira, assim completando todo o Seu plano(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “O mistério da encarnação (1)”).

Roteiro do filme “Quem é Ele que voltou”

Anterior: Pergunta 4: Você testificou que Deus Todo-Poderoso é Deus em carne e que Ele está realizando Sua obra de julgamento dos últimos dias. Deus encarnado é mais difícil de reconhecer para a humanidade. Na Coreia do Sul, há muitas pessoas que tratam a obra do homem como obra de Deus. Existem até muitas pessoas que tratam as palavras enganosas dos falsos cristos como uma obra de Deus a ser aceita e seguida, fazendo com que sejam enganadas e sigam a Satanás. Por favor, partilhe conosco como distinguir entre a obra de Deus e a obra do homem e quais são as diferenças entre a obra de Deus encarnado e a obra dos homens usados por Deus. Temos uma necessidade urgente de entender esse aspecto da verdade.

Próximo: Pergunta: Por favor, explique em detalhes o que é obedecer e seguir a Deus, e o que é obedecer e seguir o homem. Compreender esse aspecto da verdade nos é fundamental.

Todos os dias temos 24 horas e 1440 minutos. Você está disposto a dedicar 10 minutos para estudar o caminho de Deus? Você está convidado a se juntar ao nosso grupo de estudo.👇

Conteúdo relacionado

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro

Conecte-se conosco no Messenger