Como buscar a verdade (4)

Suplemento: Aqueles que são avessos à verdade e a odeiam serão eliminados inevitavelmente

Tendo acreditado em Deus por todos esses anos, vocês sentiram a mudança constante acontecendo nas pessoas e nas coisas que os cercam e na situação do mundo lá fora? Particularmente nos últimos anos, vocês viram alguma grande mudança acontecer? (Sim.) Vocês viram. E chegaram a alguma conclusão a respeito? (A obra de Deus está se aproximando do fim.) Está certo, a obra de Deus está, de fato, se aproximando do fim, e as pessoas, os eventos, as coisas e os ambientes todos que os cercam estão em constante estado de mudança. Por exemplo, antes havia dez pessoas neste grupo, agora são oito. O que aconteceu com as outras duas? Uma foi mandada embora e a outra foi dispensada em seus deveres. Todos os diferentes tipos de pessoas na igreja estão constantemente passando por mudanças e sendo constantemente revelados. No começo, algumas pessoas parecem bem entusiasmadas, mas, após um tempo, de repente, ficam fracas e tão negativas que não conseguem continuar. O entusiasmo, a energia ardente e a suposta lealdade que tinham no início desapareceram, a determinação de suportar o sofrimento desapareceu, elas não têm nenhum interesse em acreditar em Deus, e de repente parecem ser pessoas completamente diferentes, e ninguém sabe por quê. Os ambientes também estão em constante mudança. Que mudanças estão acontecendo nos ambientes das pessoas? Em alguns lugares, o ambiente é hostil e a perseguição é severa, então as pessoas não conseguem mais se reunir ou ficar em contato com os irmãos; em outros lugares, o ambiente é um pouco melhor e mais seguro; em outros lugares ainda, o ambiente para o desempenho do dever e as condições de vida são um pouco mais vantajosos, tranquilos e estáveis do que eram antes, e as pessoas lá são muito melhores que aquelas que estavam ali antes; todas se despendem sinceramente por Deus, há mais pessoas capazes de suportar sofrimento e pagar o preço, todos os projetos de trabalho progridem mais suavemente, o trabalho progride com mais eficiência, e os resultados e os efeitos vistos são mais otimistas e satisfatórios. Além disso, os planos, as formas e os meios e métodos pelos quais os projetos de trabalho são executados estão sendo aprimorados constantemente. Em resumo, embora as pessoas vejam todo tipo errado e negativo de pessoas, eventos e coisas surgindo constantemente, também há, claro, todo tipo bom, correto e positivo de pessoas, eventos e coisas surgindo constantemente. Quando as pessoas vivem em tal ambiente social, com várias coisas positivas e negativas constantemente se alternando e mudando ao redor, na realidade as que no fim se beneficiam são aquelas que fortemente desejam a Deus, buscam a verdade e anseiam pela verdade. São aquelas que anseiam por luz e retidão, enquanto as que não buscam a verdade, que se entregam ao vício e têm aversão à verdade são reveladas, eliminadas e abandonadas em relação a diferentes pessoas, eventos, coisas e ambientes. Com todos esses diferentes ambientes, pessoas e eventos sendo revelados, e com novos ambientes, pessoas e eventos aparecendo constantemente, qual é a intenção de Deus? Tendo acreditado em Deus todos esses anos, vocês têm um entendimento disso? Ao menos sentem que Deus está orquestrando tudo isso e que Deus sempre esteve guiando essas coisas? (Sim.) O propósito e o sentido de Deus ao fazer tudo isso é permitir que aqueles que O seguem aprendam as lições, cresçam em percepção e experiência e, assim, entrem gradualmente na verdade realidade. Vocês alcançaram isso sozinhos? Não importa quanto as pessoas estejam ocupadas com o trabalho, ou quanto o ambiente seja vantajoso ou hostil, seu objetivo na crença em Deus é buscar a verdade sem mudar. As pessoas não devem se esquecer de buscar a verdade por estar ocupadas com o trabalho, ocupadas com as coisas, ou por querer evitar o ambiente hostil, nem se esquecer de que todas essas situações são estabelecidas por Deus, nem se esquecer de que a intenção de Deus é que elas aprendam as lições nessas diversas situações, aprendam a discernir entre toda espécie de pessoas, eventos e coisas, para entender a verdade, crescer em percepção e conhecer a Deus. Todos vocês deveriam fazer um resumo sincero sobre se alcançaram essas coisas.

O trabalho da igreja tem sido incrivelmente corrido nos últimos anos, e, por isso, a transferência e a realocação, assim como a revelação, a eliminação e a limpeza dos membros de cada grupo têm sido relativamente frequentes. No processo de conduzir esse trabalho, a transferência de membros de equipe tem sido sobretudo frequente e de amplo escopo. No entanto, independentemente de quantas transferências aconteçam ou de quanto as coisas mudem, a determinação de buscar a verdade naqueles que verdadeiramente acreditam em Deus e O desejam não muda, o desejo de alcançar a salvação não muda, a fé em Deus não diminui, e eles estão sempre se desenvolvendo numa boa direção e continuaram a perseverar no desempenho dos deveres até hoje. Há aqueles que são, ainda, muito melhores que isso, e que, ao ser constantemente realocados, encontram o lugar certo e aprendem como buscar os princípios no dever. Contudo, aqueles que não buscam a verdade, que não amam as coisas positivas e que têm aversão pela verdade não desempenham bem. Atualmente, algumas pessoas estão se forçando para continuar desempenhando seus deveres, quando, na realidade, seu estado interior já é uma bagunça completa, e elas estão totalmente desanimadas e negativas. No entanto, elas ainda não saíram da igreja, e parece que acreditam em Deus e ainda desempenham seus deveres, mas, na realidade, seu coração mudou, e elas se afastaram de Deus e O abandonaram. Algumas pessoas se casam e voltam a viver a vida em casa, dizendo: “Não posso me dar ao luxo de desperdiçar minha juventude. Somos jovens apenas uma vez, e não posso desperdiçar minha juventude de forma alguma! Acredito, no coração, que existe um deus, mas não posso ser tão simplória quanto vocês, sacrificando a juventude para buscar a verdade. Devo me casar e viver minha vida. A vida é curta, e só somos jovens por poucos anos, o que passa num piscar de olhos. Simplesmente não posso desperdiçar minha juventude aqui. Antes que minha juventude acabe, posso ficar despreocupada e viver a vida ao máximo por alguns anos”. Algumas pessoas continuam a buscar o sonho de enriquecer; outras continuam a buscar uma carreira oficial e realizar o sonho de ser funcionárias públicas ou burocratas; alguns buscam a prosperidade de ter filhos, de modo que se casam e começam uma família; outras pessoas são caçadas por causa de sua crença em Deus, são perseguidas durante anos até que ficam fracas e doentes e então abandonam os deveres e voltam para casa, para viver os anos restantes. A situação de cada pessoa é diferente. Algumas saem por iniciativa própria e têm o nome retirado da lista, outras são descrentes e são removidas, e outras, ainda, cometem toda espécie de ato maligno e são expulsas. O que se passa no íntimo de todas essas pessoas? Qual é a essência delas? Vocês viram isso com clareza? Você se sente profundamente tocado cada vez que a história dessas pessoas chega a seus ouvidos? Talvez você pense: “Como puderam acabar assim? Como puderam chegar a tal desfecho? Elas não eram assim antes, eram maravilhosas, então como puderam mudar tão rápido?”. Essas coisas não podem ser calculadas, nem entendidas, não importa quanto você as pondere. Você as considera por um tempo e pensa: “Essa pessoa não ama as coisas positivas; ela é uma descrente”. Após algum tempo, as coisas que essas pessoas fazem, seu desempenho, comportamento, algumas de suas palavras e observações, e suas buscas desaparecem em sua mente, ou na consciência das pessoas, e na sequência você esquece essas coisas, e pouco a pouco seus sentimentos em relação a elas desaparecem. Quando tais pessoas, eventos ou coisas reaparecem, você pensa de novo: “Ah, isso é inconcebível! Como puderam? Elas não eram assim antes. Simplesmente não consigo entender”. Você sente as mesmas coisas outra vez e tem o mesmo entendimento. Diga-Me, é uma pena quando essas pessoas são reveladas e eliminadas? (Não.) Vocês não sentem falta dessas pessoas? (Não.) Não lutam em favor dessas pessoas? (Não.) Então vocês devem ser muito cruéis. Por que são todos tão insensíveis? Elas saíram da igreja; como você não luta a favor delas e não tem empatia nem misericórdia para com elas? Como não tem pena delas? Você é simplesmente incapaz de ter empatia? Você é cruel? (Não.) Diga-Me, essa é uma maneira adequada de a casa de Deus lidar com tais pessoas? (Sim.) Como é adequada? Diga-Me. (Essas pessoas acreditaram em Deus por tantos anos e ouviram tantas verdades que o fato de se comportarem dessa maneira agora, traírem a Deus e se afastarem Dele mostra que elas são descrentes que não merecem nossa piedade, nem que sintamos sua falta.) Então, quando começaram a acreditar em Deus, elas ficaram cheias de entusiasmo, desistiram da casa delas, do emprego, e muitas vezes fizeram ofertas e assumiram tarefas arriscadas pela casa de Deus. Seja lá como você as olhe, todas elas se despenderam sinceramente por Deus. Então, como vieram a mudar agora? É porque Deus não gostava delas e as usou desde o princípio? (Não.) Deus trata todos de forma justa e igual e dá oportunidades a todos. Todas elas viviam a vida de igreja, comiam e bebiam as palavras de Deus e viviam sendo providas, regadas e pastoreadas por Deus, então como vieram a mudar tanto? O comportamento delas, quando começaram a acreditar em Deus, e o comportamento delas no momento em que saíram da igreja — era como se elas fossem duas pessoas. Deus as fez perder a esperança? A casa de Deus ou as ações de Deus as fizeram sentir-se amargamente desapontadas? Deus, as palavras que Deus declara ou a obra que Deus faz feriu a dignidade delas? (Não.) Então, qual é o motivo? Quem pode explicar? (Acho que essas pessoas passaram a acreditar em Deus dominadas pelo desejo de bênçãos. Elas só acreditavam em Deus para receber bênçãos. No momento em que viram que não tinham esperança de receber bênçãos, elas se afastaram de Deus.) Não há uma bênção bem na frente delas? Ainda não é hora de parar de desempenhar os deveres, então por que elas estão com tanta pressa? Como é que nem conseguem entender isso? (Deus, acho que, quando começaram a acreditar em Deus, essas pessoas confiaram em seu entusiasmo e boas intenções e foram capazes de fazer algumas coisas, mas agora a casa de Deus está tratando todo o seu trabalho com cada vez mais seriedade. Ela exige que as pessoas façam as coisas de acordo com as verdades princípios. Mas essas pessoas não aceitam a verdade, elas correm por aí fazendo coisas ruins no desempenho de seus deveres e muitas vezes são podadas. Então, elas sentem cada vez mais que não podem continuar confusas do jeito que estão, até que, no fim, saem da casa de Deus. Acho que esse é um dos motivos.) Elas não podem continuar prosseguindo de qualquer jeito como fazem — isso que falei é uma verdade? (Sim.) Elas não podem continuar prosseguindo de qualquer jeito como fazem — isso é dito em relação às pessoas que fazem as coisas de qualquer jeito. Há algumas pessoas que passam a acreditar em Deus, que não fazem as coisas de qualquer jeito, que são muito sinceras, que tratam essa questão com muita seriedade, então por que não continuaram? (Porque, pela própria natureza, essas pessoas não amam a verdade. Elas passaram a acreditar em Deus para receber bênçãos. Veem a casa de Deus sempre falando sobre a verdade e se sentem avessas e resistentes à verdade, e ficam cada vez menos dispostas a frequentar as reuniões e ouvir sermões, e é assim que acabam reveladas.) Esse é um tipo de situação, e há muitas pessoas como essas. Existem, também, algumas pessoas que sempre desempenham os deveres de maneira descuidada, que nunca desempenham bem o dever, nem assumem responsabilidade por ele, seja qual for o dever que façam. Não é que elas não são capazes, nem que seu calibre não está à altura da tarefa, é que elas são desobedientes e não fazem as coisas de acordo com o que a casa de Deus exige. Elas sempre fazem as coisas do jeito que querem, até que, no fim, causam interrupções e perturbações por correr por aí fazendo coisas ruins. Elas não se arrependem, não importa como sejam podadas, e, assim, acabam sendo mandadas embora. Essas pessoas que são mandadas embora têm um caráter incrivelmente odioso e uma humanidade arrogante. Aonde vão, querem ter a palavra final, desprezam todos e agem como tiranas, até que, no fim, são expurgadas. Depois que são dispensadas e eliminadas, algumas pessoas sentem que nada vai bem para elas aonde quer que vão, e que ninguém mais as valoriza nem lhes dá atenção. Ninguém mais as tem em alta conta, elas não podem mais ter a palavra final, não conseguem mais o que desejam e não têm esperança de alcançar qualquer status, menos ainda de receber bênçãos. Elas sentem que não têm mais esperança de prosseguir de qualquer jeito na igreja, não têm mais interesse nisso, e então escolhem sair — há muitas pessoas desse jeito.

Há também algumas pessoas cujo motivo para sair é o mesmo da maioria das que são eliminadas. Não importa há quanto tempo acreditam em Deus, o que essas pessoas experimentam e veem pessoalmente na casa de Deus é que as reuniões na casa de Deus são perpetuamente para ler as palavras de Deus e comunicar a verdade, falar sobre conhecer a si mesmas, praticar a verdade, aceitar julgamento e castigo, aceitar ser podadas, desempenhar o dever de acordo com as verdades princípios, falar sobre mudança de caráter e livrar-se de caracteres corruptos. A obra que Deus faz — seja ela comunicada na vida de igreja, sejam um tema abordado nos sermões e na comunhão dada pelo alto — é toda a verdade, todas as palavras de Deus e toda positiva. Porém, essas pessoas não aceitam a verdade de forma alguma. Originalmente, elas passaram a acreditar em Deus para receber bênçãos e tirar vantagem. Olhando para sua natureza essência, elas não só não amam as coisas positivas, nem a verdade, como também, o que é ainda mais sério, elas têm aversão e hostilidade extremamente para com as coisas positivas e a verdade. É por isso que, quanto mais a casa de Deus comunica a verdade, quanto mais fala sobre praticar a verdade, quanto mais fala sobre buscar a verdade e fazer as coisas de acordo com os princípios, mais inquietação e repulsa essas pessoas se sentem por dentro, e menos dispostas ficam a ouvir. Diga-Me, o que é que essas pessoas gostam de ouvir? Vocês sabem? (Elas gostam de ouvir temas que falem de destinações e de receber bênçãos, e do trabalho de espalhar o evangelho alcançando níveis sem precedentes.) Essas são algumas coisas que elas querem ouvir. Elas gostam, também, de gritar bordões, pregar doutrinas e falar de teologia, teoria e mistérios. De tempos em tempos, falam sobre quando a obra de Deus chegará ao fim, quando as grandes catástrofes acontecerão, qual será a destinação da humanidade no futuro, como as forças do mal serão destruídas gradualmente quando as catástrofes vierem, como Deus realizará alguns sinais e maravilhas, e como as forças e a escala da casa de Deus estarão em constante expansão e crescimento, e como elas também desfilarão, se exibindo por aí. Além disso, o mais importante para elas é que sejam sempre promovidas e postas em uso na casa de Deus. Dessa forma, elas poderão prosseguir de qualquer jeito na casa de Deus por um tempo, mas, enquanto estão prosseguindo de qualquer jeito, nenhuma obra feita por Deus ou pela casa de Deus é o que elas querem que seja, e tudo que elas ouvem e veem são questões relacionadas à verdade. No coração, portanto, elas são extremamente avessas à vida de igreja; elas não estão interessadas nisso, sentem-se impacientes, incapazes de ficar e atormentadas por isso. Algumas pessoas encontram uma desculpa, um motivo e um pretexto, e encontram uma maneira para sair da igreja, dizendo: “Cometerei um ato maligno, darei vazão a certa negatividade e farei algo ruim. A igreja, então, me removerá e me expulsará, então eu teria uma justificativa perfeita para sair da igreja”. Depois, há aquelas que entregam os livros das palavras de Deus, arrumam as coisas e vão embora quando saem para acertar os vistos de entrada no exterior, sem sequer se despedir. Essas pessoas são como os vândalos e as prostitutas, e não fazem as coisas do modo como as pessoas normais fazem. O que mulheres virtuosas e pessoas normais pensam e o que dizem quando estão com outras pessoas são questões importantes sobre como viver a vida. Como viver uma vida boa, como permitir que a família toda coma bem, que vista roupas decentes e tenha um bom lugar para morar, como educar os filhos até se tornarem adultos, e como fazer os filhos seguirem a senda certa — essas são as coisas em que elas pensam. Aqueles vândalos e prostitutas, porém, nunca pensam nessas coisas. Se você fala com eles sobre essas questões adequadas, eles ficam irritados com você, odeiam você e se distanciam de você. Então, em que é que eles pensam? Estão sempre pensando em comer, beber e festejar? (Sim.) Eles estão sempre pensando em comer, beber, festejar e em coisas lascivas. Quando conversam com pessoas normais sobre essas coisas, as pessoas normais não respondem; as pessoas normais não são como eles, não compartilham uma linguagem em comum e não estão na mesma onda. As coisas sobre as quais as pessoas normais falam não estão no coração deles, eles não conseguem tolerá-las e não querem ouvi-las. Acham que viver dessa maneira é errar gravemente consigo e viver acorrentado, sem liberdade alguma. Acham que estar sempre bem-vestidos para seduzir alguém do sexo oposto é uma maneira empolgante e despreocupada de viver — para eles, é a vida perfeita! Essas pessoas que saem da igreja têm inveja da vida dos não crentes, inveja dos prazeres do pecado, e pensam que passar os dias e viver como os não crentes vivem é a única maneira de ter uma vida empolgante e feliz, e a única maneira de viver sem se desapontar. Esses descrentes, assim como os vândalos e as prostitutas, não têm humanidade normal e não são pessoas normais. Se você lhes pede para fazer algo positivo, eles se recusam terminantemente a fazê-lo, porque, no fundo de seu âmago e de sua natureza essência, eles não amam as coisas positivas e têm aversão pela verdade. Que coisas eles fazem? O que fazem na igreja, entre os irmãos e no curso do desempenho de seus deveres? Eles desempenham os deveres de forma desleixada, falam de teorias pomposas, sempre gritando bordões, mas não fazem nada, de fato — esse é o comportamento normal deles. Nunca dão tudo de si no desempenho do dever, são sempre desleixados e agem sem se envolver, fazendo as coisas só para os outros verem, enquanto também manobram para obter fama e ganho entre os outros. Essas pessoas malignas também fazem os outros sofrer e os reprimem, e onde quer que estão as pessoas malignas não há paz, nem descanso — só há caos. Com pessoas malignas no comando, o trabalho não só não progride de forma eficiente, como também fica paralisado; com pessoas malignas no controle de uma igreja, as pessoas boas são intimidadas, a igreja fica insuportavelmente caótica, a fé do povo escolhido de Deus ficará morna, e ele ficará negativo e fraco. Onde quer que estejam, as pessoas malignas representam um papel perturbador e destrutivo. A manifestação mais óbvia das pessoas malignas é não estarem dispostas a desempenhar os deveres. Mesmo que desempenhem os deveres, elas o fazem de forma desleixada e nunca os tratam com seriedade, além de perturbar os outros no desempenho de seus deveres. Outra coisa a mencionar é que as pessoas malignas nunca leem as palavras de Deus, nunca oram, nunca comunicam a verdade com os outros, e nunca nem abriram seus livros das palavras de Deus. Algumas pessoas apresentam argumentos enganosos em defesa dos malignos, dizendo: “Embora não tenham lido as palavras de Deus, eles ainda ouvem sermões”. Mas eles os entendem? Eles simplesmente não ouvem com seriedade, nunca assistem aos vídeos e filmes produzidos pela casa de Deus, não ouvem os hinos, não ouvem os testemunhos experienciais, e não ouvem as gravações dos sermões. Nas reuniões, ficam sonolentos, e há até quem fuça no celular e assiste a programas de entretenimento, e há também os que assistem a filmes adultos. Nada do que fazem o dia todo tem a ver com acreditar em Deus ou buscar a verdade. Conforme a casa de Deus comunica a verdade com cada vez mais detalhes, a repulsa que sentem pela verdade e pelas coisas positivas fica cada vez mais óbvia. Eles se sentem impacientes e, no limite de tempo que conseguem tolerar, são incapazes de ver a destinação boa, o desfecho bom e as grandes catástrofes pelos quais tanto anseiam, e eles esperam essas coisas em vão. Eles esperam essas coisas em vão, então seu coração não está em tumulto? (Está.) Que tipo de tumulto? Eles não estão sempre fazendo cálculos no coração? Eles nunca estão preparados para aceitar o julgamento e o castigo de Deus, para aceitar a soberania e os arranjos de Deus, para se submeter aos arranjos da casa de Deus e dar tudo de si no desempenho dos deveres a qualquer hora e em qualquer lugar. Qual é sua mentalidade? Eles estão prontos, a qualquer hora e em qualquer lugar, para arrumar suas coisas e ir embora. Faz tempo que estão prontos para ir embora a qualquer momento, para dizer adeus à igreja e aos irmãos, para se separar e cortar todos os laços. O momento de ir embora é quando eles chegam ao fim do limite de tempo que são capazes de tolerar. Não é verdade? (É.)

Após ser dispensadas ou eliminadas, algumas pessoas, seja qual for o motivo, ainda são capazes de perseverar no desempenho do dever com o melhor de sua capacidade. Algumas não buscam a verdade de jeito nenhum, e, por isso, decidem não desempenhar mais o dever. Enquanto estavam desempenhando seu dever, já demonstravam repulsa e impaciência para com ele, sempre querendo escapar da vida de igreja e não desempenhar o dever. Por não estar interessadas na verdade, essas pessoas não gostam de viver a vida de igreja, e não estão dispostas a desempenhar o dever. Elas aguardam ansiosas apenas pela chegada do dia de Deus, para que possam receber bênçãos; elas não são capazes de continuar prosseguindo de qualquer jeito, como estão, elas veem as catástrofes ficando cada vez maiores e acham que, se não buscarem os prazeres carnais agora, elas perderão a oportunidade de fazê-lo. Assim, saem da igreja sem nem olhar para trás, sem relutância alguma. Desse ponto em diante, elas desaparecem no vasto mar de pessoas, e ninguém na igreja ouve mais falar delas — é assim que esses descrentes são revelados e eliminados. Quanto mais a casa de Deus comunica a verdade e exige que as pessoas pratiquem a verdade e entrem na realidade, mais repulsa elas sentem, e não querem ouvir sobre isso de jeito nenhum. Não só não aceitam essas coisas, como também resistem a elas. Elas entendem muito bem a situação: sabem que pessoas como elas não têm lugar na casa de Deus, sabem que não se despendem verdadeiramente por Deus em sua fé, que não dão tudo que têm no desempenho do dever, que são sempre desleixadas em seu dever, e que sentem repulsa e detestação extremas com relação à verdade; sabem também que, mais cedo ou mais tarde, serão eliminadas, que esse certamente será o desfecho. Elas traçaram planos há muito tempo, pensando: “Em todo caso, alguém como eu certamente não receberá bênçãos, então é melhor ir embora agora, aproveitar a vida no mundo por alguns anos, viver uma vida boa por alguns anos e não me prejudicar”. Elas não fazem planos como esse? (Fazem.) Com tais intenções e planos, as pessoas conseguem desempenhar bem o dever? Não, não conseguem. Portanto, não importa há quantos anos elas acreditam em Deus, essas pessoas não relutam em se afastar de Deus, da casa de Deus, da igreja, dos irmãos ou da vida de igreja. Num dia, elas dizem que vão embora, e no dia seguinte estão vestidas como um não crente, muito bem trajadas, usando maquiagem pesada, já se vestindo, falando e agindo como um não crente; elas se vestem com trajes estranhos e não têm uma aparência correta, para você, mas continuam sem saber que aparência elas têm para você. Como é que elas mudam tão rápido? (É porque faz tempo que elas traçaram planos, e é assim que é a natureza delas.) Está certo. Elas já traçam planos faz tempo; não só inventaram esses planos poucos dias antes de irem embora, como também determinaram que fariam isso há muito tempo. Elas vêm tramando e planejando há muito tempo como comerão, beberão e festejarão, como se conduzirão e como viverão. Elas não gostam de viver a vida de igreja, nem de desempenhar o dever, nem de comunicar a verdade, muito menos gostam de ouvir sermões e frequentar reuniões todos os dias. Elas estão fartas desse tipo de vida de igreja, e, se não fosse para receber bênçãos e ganhar uma destinação boa e escapar das grandes catástrofes, elas não conseguiriam continuar um dia sequer — essa é a verdadeira face delas. Então, como vocês deveriam lidar com tais pessoas quando as encontrar outra vez? Vocês apelarão a elas com palavras diplomáticas ou lhes oferecerão mais apoio e ajuda? Ou ficarão tristes ao vê-las partir e usarão seu amor para tentar mudá-las? Como deveriam abordá-las? (Deveríamos pedir-lhes que saiam imediatamente e vão para o mundo não crente.) Correto, peçam-lhes que voltem ao mundo, e não se incomodem mais com elas. Você diz a elas: “Pense bem, para não se arrepender de sua decisão mais tarde”. Elas dizem: “Pensei bem nisso, e, não importa a dificuldade que eu possa enfrentar no futuro, não voltarei atrás e não me arrependerei”. Você diz: “Então vá. Ninguém a está impedindo. Todos nós lhe desejamos o melhor e esperamos que você alcance suas aspirações e realize os sonhos que deseja. Também esperamos que, quando chegar o dia em que vir outras pessoas sendo salvas, você não sinta inveja nem remorso. Até logo”. Não é algo bem apropriado para dizer a elas? (É, sim.) Então, em relação a pessoas como essa, um aspecto é que você deve ver claramente a natureza essência delas, enquanto outro aspecto é que você deve abordá-las da maneira adequada. Se forem descrentes, não crentes, mas estiverem dispostas a labutar e puderem ser obedientes e se submeter, então, mesmo se elas não buscam a verdade, não as incomode e não as remova. Em vez disso, permita que continuem labutando, e, se puder ajudá-las, então as ajude. Se elas não desejarem nem labutar e começarem a ficar desleixadas e a cometer atos malignos, então fizemos tudo que era necessário. Se quiserem ir embora, deixe-as ir, e não sinta saudade delas depois que elas se foram. Elas estão no ponto em que deveriam partir, e tais pessoas não merecem sua piedade, pois são descrentes. O que é mais lamentável é que há algumas pessoas que são incrivelmente tolas, que sempre guardam sentimentos pessoais em relação àqueles que são mandados embora, que sempre sentem saudade deles, que falam em nome deles, que lutam em defesa deles e que até choram, oram e suplicam por eles. O que vocês pensam do que essas pessoas fazem? (É tão tolo.) Por que é tolo? (Aqueles que vão embora são descrentes, não aceitam a verdade e simplesmente não merecem oração, não merecem saudade. Só aqueles a quem Deus dá oportunidades e que têm esperança de ser salvos merecem as lágrimas e as orações dos outros. Se alguém ora por um descrente ou por um diabo, então é muito tolo e ignorante.) Um aspecto é que eles não acreditam verdadeiramente que existe um Deus — eles são descrentes; outro aspecto é que a natureza essência dessas pessoas é a de um não crente. Qual é o significado implicado aqui? É que elas não são pessoas, de maneira alguma, mas que sua natureza essência é a de um diabo, de Satanás, e que essas pessoas se opõem a Deus. É assim que as coisas são em relação à natureza essência delas. Mas há outro aspecto, e é que Deus seleciona pessoas, não diabos. Então, diga-Me, esses diabos são o povo escolhido de Deus e são selecionados por Deus? (Não.) Eles não são o povo escolhido de Deus, então, se você sempre tem envolvimentos emocionais com essas pessoas e fica triste ao vê-las partir, isso não faz de você um tolo? Isso não faz você se opor a Deus? Se você não tem sentimentos profundos por irmãos verdadeiros e, mesmo assim, abriga sentimentos profundos por esses diabos, então o que você é? No mínimo, você está confuso, não vê as pessoas de acordo com as palavras de Deus, ainda não se conduz com o ponto de vista correto, e não lida com as questões com princípios. Você é uma pessoa confusa. Se tiver sentimentos por um desses diabos, você pensará: “Ah, mas ele é uma pessoa tão boa, e temos um relacionamento tão bom! Nós nos damos bem, e ele me ajuda tanto! Quando fico fraco, ele me dá muito conforto, e, quando faço coisas erradas, ele é tolerante e paciente comigo. Ele é tão amoroso!”. Ele era assim só com você, então o que você é? Você não é só mais um ser humano comum e corrupto? E como essa pessoa trata a verdade, trata a Deus e trata o dever que a casa de Deus confia a ela? Por que você não vê as coisas nessas perspectivas? É correto ver as coisas na perspectiva de seus interesses pessoais, com seus olhos e sentimentos carnais? (Não.) Claro que não é! E como não é uma maneira precisa de ver as coisas, você deveria largar isso e mudar a perspectiva e o ponto de vista com os quais você considera essa pessoa. Você deveria procurar abordar e lidar com essa pessoa tomando por base as palavras de Deus — esse é o ponto de vista que o povo escolhido de Deus deveria adotar e a atitude que deveria ter. Não seja um bobalhão! Você se acha uma pessoa bondosa porque sente pena dos outros? Você é incrivelmente tolo, sem quaisquer princípios. Você não está tratando as pessoas de acordo com as palavras de Deus; você está do lado de satanases e se condoendo de satanases e diabos. Sua compaixão não é dirigida ao povo escolhido de Deus, nem àqueles a quem Deus quer salvar, e não é dirigida aos verdadeiros irmãos.

Essas pessoas que são descrentes nunca estão dispostas a desempenhar seu dever e sempre o desempenham como bem entendem. Não importa como você comunique a verdade com elas, elas não a aceitam, e, mesmo que entendam um pouco da verdade, não a põem em prática. Há outra manifestação importante que elas exibem — qual é? É que elas sempre desempenharam o dever de maneira desleixada, são sempre desleixadas e se recusam obstinadamente a se arrepender. São muito atenciosas, sérias e rigorosas com os assuntos próprios, e não ousam negligenciá-los de jeito nenhum. Elas pensaram com cuidado em sua alimentação e vestimentas, em seu status, reputação, respeito próprio, em seus prazeres carnais, nas doenças, no futuro, nas perspectivas, na aposentadoria e até em questões relacionadas à morte — elas têm tudo sob controle. Porém, quando se trata de questões relacionadas ao desempenho do dever, elas são completamente desatentas, e menos ainda buscam a verdade. Algumas pessoas ficam sonolentas e cochilam toda vez que participam de uma reunião, e até sentem repulsa quando ouvem Minha voz. Elas se sentem profundamente apreensivas, inquietas, espreguiçam-se e bocejam, coçam as orelhas e esfregam as bochechas. Comportam-se como animais. Algumas pessoas dizem: “Os sermões demoram muito tempo nas reuniões, e algumas pessoas não conseguem ficar paradas por tanto tempo”. Na realidade, às vezes a reunião acabou de começar e elas começam a se remexer e sentem repulsa enquanto ouvem. É por isso que nunca ouvem sermões nem leem as palavras de Deus. No momento em que ouvem alguém comunicando a verdade, elas sentem repulsa e ficam fartas e cansadas de ver as pessoas ouvindo com a atenção arrebatada. Qual é a natureza essência de tais indivíduos? Eles vestem pele humana; por fora, são humanos, mas, se você retirar a pele, são diabos, não humanos. Deus quer que todas as pessoas sejam salvas, que aquelas com humanidade sejam salvas; Ele não quer que os diabos sejam salvos. Deus não salva diabos! Você precisa se lembrar disso sempre, e não esquecer! Você não deve se associar com nenhum daqueles que vestem a pele de um humano, mas cuja natureza e essência são de um diabo. Se não tiver cortado todos os laços com tal pessoa, e tentar agradá-la e bajulá-la, então você se transformará numa piada de Satanás, e Deus o detestará e dirá: “Você é um tolo cego, não consegue entender ninguém!”. Deus não salva diabos, entendeu? (Sim.) Deus não salva diabos, nem seleciona diabos. Os diabos nunca conseguem amar a verdade, nem buscar a verdade, menos ainda se submeter a Deus — eles nunca conseguem se submeter a Deus. Eles acreditam em Deus não porque amam Sua justiça e equidade, e não de modo que possam buscar obter a salvação. Eles expressam repulsa e desdém por Jó temer a Deus e evitar o mal, e, no coração, sentem repulsa e resistência tremendas pela questão de buscar a verdade. Se vocês não acreditam em Mim, então apenas olhem para aqueles que os cercam que foram mandados embora e revelados, e vejam o que se passa no íntimo deles, sobre o que falam quando ninguém mais está ouvindo, com o que se importam, qual é a atitude deles em relação à vida e à sobrevivência deles, e em relação às pessoas, aos eventos e às coisas ao redor, assim como o que dizem e que opiniões expressam. A partir de todas essas expressões e revelações, você pode ver com clareza o que exatamente eles são, por que são capazes de ir embora e por que a casa de Deus deseja removê-los. Não é uma lição que vale a pena aprender? (Sim, é.) E qual é a lição que você aprendeu? O que é que você entendeu? (Aprendemos como discernir e entender que, no âmago profundo, essas pessoas não amam a verdade e têm aversão pela verdade. Elas simplesmente prosseguem de qualquer jeito na casa de Deus e, mais cedo ou mais tarde, serão removidas.) Ver as coisas dessa maneira mostra que você aprendeu a lição.

Você é capaz de ver como os diabos e Satanás no âmbito espiritual têm aversão pela verdade e são hostis para com a verdade? Você é capaz de ver como os diabos e Satanás desafiam a Deus e blasfemam contra Deus? Você é capaz de ver que palavras, ditados e métodos os diabos e Satanás usam para atacar Deus? Você é capaz de ver o que Deus permite que os diabos e Satanás façam, como eles o fazem e qual é a atitude deles? (Não.) Você não consegue ver essas coisas. Portanto, tudo que Deus diz é meramente uma imaginação ou uma imagem em seu coração; não é fato. Como você ainda não viu essas coisas por si mesmo, tudo que pode fazer é confiar em sua imaginação e imaginar tal quadro ou imaginar algum tipo de ação. No entanto, quando encontra esses diabos vivos e satanases vestindo pele humana, você praticamente entra em contato com o discurso e as ações de diabos e satanases, assim como com os fatos e as provas do julgamento que fazem de Deus, de seu ataque, desafio e blasfêmia contra Deus — você verá com absoluta clareza o caráter deles, que tem aversão pela verdade e que odeia a verdade. Esses diabos e satanases vestindo pele humana atacam a Deus da mesma maneira que os diabos e Satanás no âmbito espiritual atacam a Deus; eles são inteiramente iguais, só que os diabos e satanases vestindo pele humana adotaram uma forma diferente para atacar Deus — mas sua essência permanece a mesma. Eles vestem pele humana e se transformam em humanos, mas ainda assim vêm a julgar, atacar e desafiar a Deus e blasfemar contra Deus. A maneira pela qual esses diabos e satanases na carne e os descrentes julgam, atacam e desafiam a Deus, e como derrubam Sua obra e perturbam o trabalho da igreja é exatamente a maneira pela qual os diabos e Satanás no âmbito espiritual fazem todas essas coisas. Portanto, quando vê como os diabos e satanases no mundo desafiam a Deus, você está vendo como os diabos e Satanás no âmbito espiritual desafiam a Deus — não há diferença alguma. Eles vêm da mesma fonte e possuem a mesma natureza essência, e é por isso que fazem as mesmas coisas. Seja qual for a forma que assumam, todos fazem as mesmas coisas. Esses diabos e satanases vestindo pele humana, portanto, desafiam a Deus e atacam a Deus, e demonstram repulsão e resistência extremas à verdade, por causa de sua natureza, e porque não podem evitar isso. Por que digo que eles não podem evitar isso? Eles parecem ser humanos, vivem juntos com outros humanos, fazem três refeições completas por dia, estudam a educação e o conhecimento humanos, com as mesmas habilidades e os mesmos estilos de vida que de outros humanos; porém, seu espírito interior não é o mesmo que de outros humanos, nem sua essência. Assim, são a essência, a raiz e a fonte por trás das opiniões que eles defendem e as coisas de que são capazes que ditam o que essas pessoas são. Se elas atacam a Deus e blasfemam contra Deus, então são diabos, não humanos. Em pele humana, por mais que soem bem ou por mais corretas que sejam as coisas que elas dizem, sua natureza essência é a dos diabos. Os diabos podem dizer coisas que pareçam boas para desorientar as pessoas, mas não aceitam a verdade nem um pouco, e menos ainda a põem em prática — esse é totalmente o caso. Olhe para aquelas pessoas malignas e anticristos e para aqueles que desafiam e traem a Deus — eles não são esse tipo de pessoa? Todos são capazes de dizer coisas que parecem boas, mas não são capazes de fazer nada prático. Podem mostrar algum respeito e dizer coisas que soam bem às pessoas com status e poder, sobretudo a seus superiores imediatos, mas, quando vêm diante de Deus, não demonstram sequer o mínimo de respeito pelo Deus encarnado. Se você lhes pedir para tratar de alguma questão para Deus, eles realmente não querem, e, mesmo que o façam, fazem de maneira desleixada. Por que são capazes de tratar Deus dessa forma? Foi a verdade que os decepcionou? Deus os decepcionou? Deus interagiu com eles antes? A resposta para essas perguntas é não, e Deus nunca os conheceu. Então, como essas pessoas abrigam esse tipo de atitude para com Deus e a verdade? Há um motivo, e é que sua natureza essência está inerentemente em oposição a Deus. É por isso que eles não podem deixar de ridicularizar a Deus e blasfemar contra Deus, de desprezar, julgar e atacar Deus em seu coração, mesmo fazendo isso de forma completamente inescrupulosa — isso é decidido por sua natureza essência. Eles fazem essas coisas praticamente sem esforço algum, com as palavras transbordando de sua boca, sem consideração, de forma desatenta, apenas revelando-as naturalmente. Eles podem mostrar respeito por outras pessoas, por pessoas com status e por pessoas comuns, mas desprezam totalmente Deus e a verdade. O que eles são? (Diabos.) Está certo, eles são diabos, não humanos, independentemente da idade. Algumas pessoas dizem: “Talvez sejam apenas jovens e não entendam as coisas”. Você pensa que são jovens e não entendem as coisas, mas, quando eles vão para o mundo e para a sociedade e veem pessoas mais velhas, sempre se dirigem a elas de maneira adequada. Só quando veem Deus é que não se dirigem a Ele e, em vez disso, dizem: “Ei”, ou: “Tu que estás aí”, ou apenas: “Tu”. Eles não se dirigem a Deus. Eles sabem respeitar os velhos e cuidar dos jovens na sociedade, e são civilizados e educados. Quando vêm diante de Deus, porém, não são capazes de fazer essas coisas e não entendem como honrá-Lo. Então, o que eles são? (Diabos.) Eles são diabos, diabos típicos! São capazes de mostrar respeito e ser educados com pessoas de prestígio na sociedade, com aqueles que têm status, com aqueles que admiram e até com aqueles de quem podem tirar algum benefício; só que, quando vêm diante de Deus, não demonstram nenhum respeito ou educação, mas, antes, ficam resistentes de imediato, desprezando-O abertamente e tratando-O com uma atitude de desdém. O que eles são? Eles são diabos, diabos típicos! Esses descrentes, essas pessoas que se infiltram na casa de Deus e depois são removidas e cortadas, são todos esse tipo de pessoa, cem por cento. Eles ficam tão resistentes e desdenhosos na maneira como tratam Deus, e, quando se trata do dever que Deus exige que as pessoas desempenhem, menos ainda eles dão atenção. Independentemente de seu status na sociedade, de quão educados sejam ou de idade ou gênero, sua natureza essência é a mesma. Quando estão no mundo e encontram uma autoridade que lhes pede para fazer algo, eles não conseguem rastejar no chão e se curvar rápido o suficiente. Ficam felizes e dispostos a ser escravos da autoridade e tentarão bajulá-la da melhor maneira em que puderem pensar. Se receberem um aperto de mão ou um abraço de uma celebridade ou de um presidente, eles se sentirão honrados e talvez nunca mais lavem as mãos ou troquem de roupa enquanto viverem. Eles sentem que essas celebridades e pessoas importantes são superiores e maiores até que Deus, e é por isso que, no coração, são capazes de desprezar a Deus. Não importa o que Deus diga nem que obra faça, essas pessoas não consideram isso digno de menção. Não só não consideram isso digno de menção, como também desejam sempre trabalhar nas palavras de Deus e mudá-las, acrescentar-lhes um significado seu, torná-las inteiramente de acordo com o que pensam — todas essas são pessoas com problemas com sua natureza essência. Diga-Me, é adequado permitir que essas pessoas que são de diabos, ou essas pessoas com a natureza essência de diabos, permaneçam na casa de Deus? (Não, não é.) Não, não é. Elas não são iguais ao povo escolhido de Deus: o povo escolhido de Deus é selecionado por Deus, enquanto essas pessoas são de diabos e Satanás.

Que tipo de pessoas deve reunir-se para ser chamado de igreja? Que tipo de pessoas é desejado na casa de Deus e que tipo de pessoas pertence à casa de Deus? Diga-Me. (Pessoas que acreditam verdadeiramente em Deus e buscam a verdade.) Isso é um tanto severo demais. Da Minha posição, o limite mais baixo e o padrão mínimo devem ser os de pessoas dispostas a labutar. Elas podem não ter amor pela verdade, mas isso não significa que têm aversão pela verdade, elas fazem o que a casa de Deus lhes pede sem questionar e são obedientes e capazes de submeter-se. Quando se trata das condições para buscar a verdade, algumas pessoas talvez se achem carentes de calibre, não gostem de fazer isso e não estejam tão interessadas. Podem pensar que é aceitável ouvir um sermão de vez em quando, e, às vezes, quando ouvem um sermão, elas adormecem e, quando acordam, se perguntam: “O que eu estava ouvindo? Esqueci. É melhor começar a trabalhar. É suficiente para mim apenas fazer meu trabalho”. Elas não são indisciplinadas nem desordeiras, e trabalham muito em qualquer trabalho que lhes seja arranjado. Elas têm um ar verdadeiro de sinceridade sobre si e são como velhos burros de carga — o dono só lhes diz para trabalhar, seja girando uma pedra de moinho, puxando um arado, trabalhando nos campos ou puxando uma carroça, elas sempre têm um ar verdadeiro de sinceridade sobre si e conseguem terminar as tarefas sem causar problema algum. O que é que elas pensam? “Disseram-me que sou uma labutadora, então labutarei. Não valho nada, sou uma simples ninguém. Quando labuto por Deus, Ele me exalta, e não me sinto nem um pouco errada.” Veja, essa é a atitude que elas têm. Então, pessoas assim deveriam ser mantidas na casa de Deus. Embora possam ter algumas falhas, deficiências e maus hábitos, ou possam carecer de calibre ou ser tolas, Eu consigo suportar e tolerar todas essas pessoas; isso não é problema, e Eu dou oportunidades para essas pessoas. Que oportunidades? Dou-lhes a oportunidade de labutar ou de alcançar a salvação? Ambas, claro. Como seres criados, elas estão dispostas a labutar por Deus, a labutar na casa de Deus, e é seu direito fazê-lo. Além disso, com esse desejo que elas têm, deveria ser dada a elas a oportunidade de alcançar a salvação. Porém, há quem diga: “Mas elas não buscam alcançar a salvação!”. Se não buscam alcançar a salvação, isso é problema delas, mas, pelo menos, essas pessoas podem receber um favor especial e ter a oportunidade de alcançar a salvação, e elas têm a chance de ser salvas. O que quero dizer com “elas têm a chance”? Quero dizer que seu calibre é carente, elas são um tanto tolas, não conseguem assumir trabalhos muito grandes ou importantes no desempenho de seus deveres, só conseguem fazer uma tarefa corriqueira, não desempenham um papel muito importante na casa de Deus, não assumem quaisquer trabalhos importantes enquanto a obra de Deus está se espalhando, e não fazem uma grande contribuição; porém, por ter esse desejo de estar dispostas a labutar por Deus, elas recebem um favor especial e têm a chance de ser salvas — esse é o favor especial que lhes é concedido. Deus dá muitas oportunidades para toda e qualquer pessoa. Deus trata as pessoas com justiça? (Sim.) Pois não importa quão fracas sejam, quão carente seja seu calibre, quão tolas sejam, elas são membros da raça humana comum e corrupta; só não buscam a verdade de maneira pessoal e muito ativa, mas ainda são corretas como pessoas. No fim, sejam capazes de ganhar a verdade ou de alcançar a salvação, no que diz respeito a Deus, Ele lhes concede bondade e lhes mostra um favor especial, pois essas pessoas são feitas de um molde completamente diferente daqueles descrentes e daqueles diabos que se opõem a Deus, e elas têm uma essência diferente. Aquelas pessoas são diabos e inimigas de Deus, enquanto essas pessoas, apesar de buscarem apenas labutar e se contentarem com labutar, não têm resistência a Deus no coração. Elas nunca atacarão ativamente a Deus, nem julgarão a Deus ou blasfemarão contra Deus, e elas abrigam uma atitude positiva e correta para com Deus, isto é, estão dispostas a labutar por Deus, sejam elas capazes de alcançar a salvação ou não. Depois, há algumas que são um pouco melhores que isso e que, durante seu tempo labutando, são capazes de pôr algumas verdades em prática tanto quanto conseguem, que buscam ativa e positivamente algumas das verdades princípios e que se esforçam para não ir contra os princípios. Esses são o desejo e a atitude que elas possuem, e por isso Deus lhes concede bondade. Deus não as trata injustamente, não desiste simplesmente delas e sempre lhes dá oportunidades. Quando a obra de Deus chegar ao fim, se elas tiverem alcançado a submissão a Deus e puderem escapar da influência de Satanás, então Deus as conduzirá ao reino — essa é a destinação que elas deveriam ter. Deus quer salvar essas pessoas e não desistirá delas; sobre como Deus fará isso e cumprirá essas palavras, um dia você saberá. Qual é a atitude de Deus para com os diabos e satanases? (Ele sente aversão por eles.) Sua atitude é que Ele sente aversão por eles. Desnecessário dizer que Ele sente aversão por eles. Deus usa diabos e satanases para fazer serviço na hora e no lugar apropriados, na situação apropriada e com as coisas apropriadas, e, uma vez que tenham feito serviço, eles são expulsos sem qualquer consideração. A natureza essência deles, que não busca a verdade e que sente aversão pela verdade, está constantemente sendo revelada em toda espécie de situação. Deus não lhes concede bondade, pois Deus definitivamente os detesta e está extremamente desgostoso deles. Essas pessoas tolas com calibres pobres, algumas delas podem até ser confusas, porém estão dispostas a labutar por Deus e abrigam a atitude e a determinação de “desejar labutar por Deus e nunca se lamentar”. Portanto, na vida cotidiana, Deus sempre perdoará suas tolices e tolerará suas fraquezas, assim como as protegerá e cuidará delas. O que quero dizer quando digo que Deus as protegerá e cuidará delas? Quero dizer que Deus as iluminará sobre os significados literais das poucas verdades que elas são capazes de compreender e lhes permitirá entender as verdades que elas são capazes de compreender; Deus está com elas, concedendo-lhes paz e alegria, e, quando elas encontrarem uma tentação, Deus estabelecerá ambientes adequados para protegê-las disso. Quais são as tentações principais? Há muitas tentações: casamento, relacionamentos impróprios entre homens e mulheres, dinheiro, status, fama e ganho, reputação, assim como um bom emprego e um bom pacote salarial, etc. — todas essas são tentações. E de que outras formas Deus protege as pessoas? Ele cura você de doenças para evitar que sofra, Ele o protege de ser emboscado e atacado por pessoas malignas, etc. Além disso, quando você encontrar algumas dificuldades ou algumas coisas que pareçam calamitosas, Deus estabelecerá algumas pessoas, alguns eventos e coisas para protegê-lo dessas calamidades e dificuldades, capacitando-o a labutar por Deus sem percalços, em Sua casa, conforme você deseja até o fim — isso não é uma coisa boa? (Sim, é.) Então, para que tudo corra bem e que tudo saia como você deseja, de onde vem isso? (Da proteção de Deus.) Correto, vem da proteção de Deus, de Deus protegendo você e da bondade de Deus. Aquelas pessoas que são diabos, porém, não podem deixar de fazer coisas diabólicas. Elas cometem erros em tudo que fazem, e todas abrigam más intenções. É normal que muitas vezes caiam em tentação; é exatamente disso que elas precisam, como uma grande rocha que cai de repente do céu, atingindo-as na cabeça, esmagando-as, e então elas morrem. As pessoas que estão dispostas a labutar por Deus também encontrarão essas coisas, mas, com a proteção milagrosa de Deus, esse desastre não as acomete, passa por elas, e em seu coração elas dizem: “Deus está me protegendo, não é minha hora de morrer!”. Deus o está mantendo vivo enquanto você ainda é útil para Ele. Deus lhe deu a vida e, uma vez que você está disposto a labutar por Ele e se oferece a Ele, por que Deus não o protegeria? Deus certamente protegerá você. Deus pede muito das pessoas? (Não.) Essas pessoas que estão dispostas a labutar por Deus de fato não são muito talentosas, e seu calibre não é tão bom; elas têm uma compreensão limitada da verdade, a ponto de apenas conseguirem entender algumas palavras e doutrinas, e aprenderem a falar como outras pessoas. Porém, elas simplesmente não são capazes de compreender as verdades princípios, nem conseguem chegar a buscar a verdade ou alcançar a salvação. Sua submissão a Deus envolve apenas fazer o que a casa de Deus lhes pede, e não há como conseguirem submeter-se à verdade, só isso. E assim, por serem apenas seres humanos comuns e corruptos e por estarem dispostas a labutar por Deus, Deus não as descarta. Portanto, aquelas pessoas que são expurgadas certamente não são nada boas. Se você é uma pessoa boa de fato, se é realmente uma pessoa que foi selecionada por Deus, se tem mesmo uma atitude de submissão a Deus, o desejo e a atitude de estar disposto a labutar por Deus e nunca se lamentar disso, então Deus definitivamente nunca o descartará, mas, antes, lhe mostrará bondade. Isso será uma bênção para você, e Deus quer pessoas assim. Deus quer pessoas assim — elas não buscam a verdade e são incapazes de entender a verdade porque seu calibre é carente, mas estão dispostas a labutar por Deus. O outro tipo de pessoas que Deus quer são as que desejam buscar a verdade, que amam a verdade, que amam a justiça, a equidade e as coisas positivas, que desejam submeter-se à verdade, e que, uma vez que tenham entendido e compreendido a verdade, uma vez que conheçam e apreendam a verdade, serão então capazes de obedecer, submeter-se e praticar de acordo com a verdade. Além disso, essas pessoas têm a determinação de buscar a verdade e alcançar a salvação, e nunca duvidaram de Deus. Essas pessoas são, claro, aquelas a quem Deus ama e deseja salvar. Mas você é capaz de atender esse padrão? E o que fará se não for capaz de atendê-lo? No mínimo, sua atitude para com Deus e a verdade não deve ser a dos diabos e Satanás, você deve pelo menos aproximar-se do padrão de aprovação de Deus e deve estar disposto a labutar por Deus. Se colocar-se consistentemente em oposição a Deus, agir contrariamente a Deus, se estiver sempre atacando Deus e blasfemando contra Ele em seu coração, então você se verá em uma situação problemática e perigosa. Você deveria ter claro em seu coração que atitude mantém para com Deus e deveria categorizar-se de acordo com os diferentes tipos de pessoas sobre as quais estive falando aqui.

Buscar a verdade é muito importante, mas não significa que, se não buscarem a verdade, as pessoas não conseguirão chegar ao fim da estrada; isso não é definitivo. Todas as pessoas são seres criados e, enquanto não forem diabos ou satanases, não atacarão ativamente a Deus, nem atacarão e blasfemarão ativamente contra Deus em plena consciência. Portanto, Deus é justo e razoável para com a humanidade comum e corrupta e dá a todos a chance de alcançar a salvação. Enquanto o homem experiencia alcançar a salvação, Deus é bondoso com ele, Deus o protege e cuida dele. Então, qual é a atitude de Deus para com aquelas pessoas que são diabos e satanases? Eles veem Deus como seu inimigo e O julgam, atacam-No e blasfemam contra Deus continuamente, destroem Sua obra e nunca sabem arrepender-se. Se interagem com outras pessoas, eles se entendem bem com algumas, mas, quando vêm diante de Deus, simplesmente não se entendem com Ele de jeito nenhum, nem por um minuto, nem por um segundo; eles não conseguem trabalhar com Deus, nem coexistir com Ele, nem chegar a um consenso com Ele sobre qualquer coisa, e isso mostra que estão no padrão de diabos e satanases. Definitivamente, Deus não tolera tais pessoas, e a casa de Deus definitivamente não mantém tais pessoas. Quando um é descoberto, ele é removido; quando dois são descobertos, eles são removidos; tantos que são revelados, esses tantos são expurgados — o dia em que são revelados é o dia em que estão acabados. Veja, quando boas pessoas são promovidas e postas em algum uso importante, é quando elas são aperfeiçoadas, abençoadas e colhem a maior safra; quando pessoas malignas e diabos são promovidos e postos em uso, eles naturalmente são revelados e eliminados, e seu último dia chegou. Pense naqueles dentre vocês que foram revelados, eliminados ou removidos recentemente, ou bem no início, e naqueles que no fim tiveram seu nome tirado da lista. Foi quando atingiram o auge de sua “carreira” na casa de Deus que eles foram eliminados, seu último dia havia chegado, e um ponto final gigante foi escrito contra sua vida da fé em Deus. Os descrentes ficam zanzando na igreja e não conseguem encontrar um lugar adequado para si, nem conseguem desempenhar dever algum. No momento em que cometem algum ato maligno, eles são revelados, e seu último dia chega. Os diabos gostam de fazer coisas importantes e adquirir renome, e o dia em que mais se deleitam com a glória é seu último dia. Por que digo isso? Você sabe? É assim que as coisas são. É quando mais se deleitam com a glória que eles são mais complacentes, e não é quando são mais complacentes que é mais provável que percam o autocontrole? (Sim.) Quando não têm sucesso nem glória, esses diabos mantêm a cabeça baixa. Mas só porque digo que mantêm a cabeça baixa não significa que são capazes de praticar a verdade, apenas que fazem as coisas com muito cuidado e cautela, sempre com um coração comedido, e não com um coração temente a Deus. No momento em que veem uma oportunidade, ou se acham com algum poder e status, capazes de comandar o vento e a chuva a fazer o que mandam, tornam-se complacentes e perdem o controle de si, e pensam: “Chegou a minha vez. Agora é hora de apresentar minhas habilidades e meus pontos fortes e colocar minhas capacidades em jogo!”. E eles entram em ação. Qual é a motivação por trás de suas ações e qual é a fonte de suas ações? De onde vêm a motivação e a fonte de suas ações? Elas brotam de diabos, de Satanás, de seus desejos e ambições selvagens. Sob tais circunstâncias, as coisas que eles fazem podem estar de acordo com as verdades princípios? Eles podem ter um coração temente a Deus ao fazer as coisas? Podem lidar com questões de acordo com o que a casa de Deus exige? A resposta para todas essas perguntas é não, eles não podem. E quais são as consequências? (Eles causam interrupções e perturbações.) Está certo, as consequências são que eles causam interrupções e perturbações graves, e até causam perturbações e perdas graves para a casa de Deus e para o trabalho da igreja. Então, de acordo com os princípios de como lidar com as pessoas na casa de Deus, como deveriam ser tratadas as pessoas que trazem tais consequências para o trabalho da igreja? Se a questão for pequena, elas deveriam ser dispensadas, e, se for uma questão séria, deveriam ser removidas. Quando alguém for promovido e posto em algum uso importante, ou quando for arranjado para fazer algum trabalho, a casa de Deus sempre lhe comunicará claramente os princípios de fazer o trabalho. Muitos princípios e detalhes são ditos para essa pessoa, e só quando ela tiver entendido e compreendido, quando tiver anotado tudo, é que a transição será considerada completa. Porém, quando deveria fazer algum trabalho e desempenhar seu dever, ela o faz com as garras do diabo expostas, e o diabo que de fato ela é começa a aparecer. Ela não faz as coisas de acordo com os princípios exigidos pela casa de Deus de jeito nenhum, mas, antes, faz completamente como quer, faz as coisas como gosta, como deseja. Ninguém consegue controlá-la, e ela não ouve ninguém, e pensa: “A casa de deus, deus e a verdade podem ficar de lado! Aqui, eu estou dando as ordens!”. É assim que os diabos fazem as coisas, e essa é a atitude que os diabos têm para com o dever e para com a verdade. Se tiver tal atitude para com a verdade, você será revelado. Se você considera o trabalho da casa de Deus e seu dever como questões insignificantes e não faz as coisas de acordo com os princípios que a casa de Deus lhe ordenou seguir, você não será tratado com cortesia. A casa de Deus tem princípios com os quais trata as pessoas; aquelas que deveriam ser demitidas de seus postos são demitidas, e aquelas que deveriam ser removidas são removidas, e isso é tudo que há para dizer a respeito. Não é assim? Não é isso que a casa de Deus faz? E não é assim que aqueles diabos são revelados? E não é essa sua motivação para fazer as coisas, a fonte das suas ações e a forma como fazem as coisas? (Sim.) Ao lidar com eles dessa maneira, a casa de Deus os está tratando injustamente? (Não.) É uma maneira adequada de lidar com eles? (Sim.) É, de fato, muito adequada! Uma pessoa normal aceita seu dever, recebe uma promoção e é posta em algum uso importante. Ela realiza seu trabalho de acordo com as próprias capacidades e o próprio calibre e, em maior ou menor extensão, de acordo com os princípios de trabalho que entende, ou que a casa de Deus lhe ordenou seguir. Apesar do fato de muitas vezes revelar caracteres corruptos, isso não afeta o desempenho normal de seu dever. Não importa que dificuldades encontre, o estado incorreto em que se encontre ou a interrupção que enfrente, no fim ela alcançará alguns resultados positivos no desempenho do dever, e esses resultados são aceitáveis para todos. No entanto, aqueles descrentes, não importa por quanto tempo desempenhem seu dever, nunca alcançam quaisquer resultados positivos. Eles sempre fazem coisas ruins e tentam arruinar as coisas, e isso não só afeta o trabalho da igreja, como também prejudica os interesses da igreja, criando uma atmosfera nociva ao redor de seu trabalho e fazendo dele uma bagunça. Se um diabo perturba e arruína algum trabalho, deve haver muitas pessoas nos bastidores fazendo o trabalho novamente do zero, desperdiçando os recursos humanos e financeiros da casa de Deus e deixando muitos do povo escolhido de Deus irados. Quando o diabo é expurgado, o trabalho da igreja imediatamente assume uma aparência nova e brilhante, e os resultados do trabalho são diferentes. O diabo que causava interrupções e perturbações é banido, as pessoas passam a ter uma mentalidade livre e liberada, a eficiência do trabalho aumenta, e todos desempenham seus deveres normalmente. Portanto, essas pessoas que são diabos e satanases parecem ser pessoas de fora e, independentemente de quantos anos tenham ou quanto sejam instruídas, contanto que sejam pessoas malignas, então podem praticar atos malignos e desempenhar o papel de diabos e Satanás, corrompendo e perturbando as pessoas. Por exemplo, você está fazendo uma panela de canja de galinha que todos estão ansiosos para comer, quando, de repente, uma mosca pousa na sopa. Diga-Me, essa canja de galinha ainda pode ser consumida? Não há nada a fazer, você só tem de jogá-la fora, e duas ou três horas de trabalho são desperdiçadas. Depois, você tem de lavar a panela várias vezes; mesmo após lavá-la, ela ainda não lhe parece limpa, e você fica sentindo um pouco de nojo. O que o perturbou? (A mosca.) Ainda que a mosca seja muito pequena, sua essência contaminada é muito nojenta. Essas pessoas que são diabos são como as moscas. Elas terminam participando da igreja e causam perturbações graves na ordem normal da vida de igreja e perturbam o progresso normal do trabalho da igreja. Então, agora, vocês têm um entendimento claro dessas pessoas que são diabos? Tentar convencê-las a prestar algum serviço e desempenhar bem o dever é mais difícil do que tentar fazer um porco voar; é como tentar fazer um peixe viver em terra firme. A coisa mais difícil é tentar fazer os diabos e satanases praticar a verdade, assim como tentar fazer com que os descrentes desempenhem lealmente seu dever. É assim que as coisas são. Se vocês encontrarem pessoas que são satanases e descrentes e precisar pedir-lhes para ajudá-los a fazer algo durante um tempo, então sem problemas. Mas se lhes arranjar para desempenhar um dever ou fazer um trabalho, você está sendo cego e está sendo feito de bobo. Sobretudo se lhes pedir para fazer um trabalho importante, você está sendo ainda mais bobo. Se, de fato, não conseguir encontrar alguém adequado para ajudá-lo com algo, e, por isso, você lhes pede ajuda, então tudo bem pedir-lhes para fazer algo, mas você deve ficar de olho neles e não deixar a questão de lado. Pessoas como essas são totalmente não confiáveis; por não serem humanas, mas serem diabos, são totalmente não confiáveis. Assim, olhe agora ao redor, para supervisores de equipe ou líderes de equipe, e para aqueles que desempenham deveres vitais e trabalhos importantes, e veja se eles são tais como esses diabos. Se você puder dispensá-los, dispense-os o mais rápido possível; se não puder dispensá-los por não haver ninguém adequado para tomar o lugar deles, fique de olho neles, supervisione-os e acompanhe-os de perto. Você não deve dar aos diabos e satanases a chance de causar perturbações. Um diabo sempre será um diabo, ele não tem humanidade, não tem consciência e razão — você deve se lembrar disso sempre! Os descrentes são todos diabos e satanases, e você não deve acreditar neles! Vamos parar de comunicar esse tema aqui.

A primeira prática para buscar a verdade: largar

I. Largar as diversas emoções negativas

D. As emoções de angústia, ansiedade e preocupação

Quando comunicamos como buscar a verdade antes, falamos sobre duas coisas. Qual era a primeira? (Largar.) Uma delas era largar. E a outra? (Dedicar.) Dedicar. Conversamos sobre a primeira, “largar”, três vezes. O que comunicamos da última vez? (Da última vez, Deus dissecou os motivos pelos quais as emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação surgem nas pessoas a partir da perspectiva das dificuldades que enfrentam e de sua atitude para com a obra de Deus e a verdade.) Há muitos motivos pelos quais as emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação podem surgir, mas em geral elas são causadas pela razão objetiva de que as pessoas não entendem a verdade. Esse é um dos motivos. Há outro motivo, e esse é o motivo principal pelo qual as pessoas não buscam a verdade. Quando as pessoas não entendem ou não buscam a verdade, e não têm fé verdadeira em Deus, então não se submetem verdadeiramente, e é por isso que toda espécie de emoções negativas naturalmente surge nelas. Na vida cotidiana, devido às dificuldades práticas que as pessoas experimentam na vida e a todos os diferentes problemas que encontram em seu pensamento, elas acabam sentindo toda espécie de emoções negativas em seus ambientes objetivos. Em particular, as emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação, de que falamos da última vez, todas surgem porque as pessoas enfrentam todo tipo de dificuldade e problema relacionados à vida carnal. Porque, quando encontram esses problemas, as pessoas não buscam a verdade nem acreditam no que Deus diz, menos ainda buscam nas palavras de Deus a verdade que deveriam entender e praticar, o que lhes permitiria largar suas opiniões erradas, seus pensamentos e visões errados sobre essas questões, assim como largar suas maneiras incorretas de tratar e abordar essas coisas, os dias passam, o tempo passa, e as diversas dificuldades que as pessoas enfrentam na vida cotidiana geram toda espécie de pensamentos que as perturbam e restringem no fundo do coração. Sem o conhecimento delas, esses pensamentos causam o surgimento de sentimentos de angústia, ansiedade e preocupação relativos à vida carnal e a todas as questões diferentes que elas enfrentam. Na realidade, quando as pessoas ainda não vieram diante de Deus ou não têm entendimento da verdade, essas questões causarão o surgimento de sentimentos de angústia, ansiedade e preocupação em cada pessoa em um grau variado — é inevitável. Para as que vivem na carne, qualquer coisa que lhes aconteça causará certa perturbação e impacto em sua vida e em seus pensamentos. Quando essa perturbação e esse impacto se tornam maiores do que elas podem suportar e tolerar, ou quando seus instintos, habilidades e status social são insuficientes para sustentá-los ou para solucionar ou dissipar essas dificuldades, a angústia, a ansiedade e a preocupação surgirão naturalmente no fundo de seu coração e se concentrarão ali, e esses sentimentos se tornarão seu estado normal. Afligir-se por várias coisas, como perspectivas futuras, comida, bebida e casamento, sobrevivência ou saúde futura, idade avançada e status e reputação na sociedade é uma condição compartilhada por toda a humanidade com base no fato de o homem não entender a verdade e não acreditar em Deus. Porém, quando as pessoas passarem a acreditar em Deus, quando entenderem um pouco da verdade, sua resolução de buscar a verdade continuará ficando mais forte. Dessa maneira, as dificuldades e os problemas práticos que elas encontram diminuirão gradualmente, e as emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação enfraquecerão e declinarão gradualmente — isso é muito natural. Isso ocorre porque, após lerem muitas das palavras de Deus e passarem a entender alguma verdade em sua crença em Deus, as pessoas sempre analisarão e abordarão a essência, a raiz e a origem das questões que encontram ao longo da vida de acordo com as palavras de Deus. Em última análise, elas virão a entender, no fim, que sua sina e todas essas coisas que experimentam na vida estão nas mãos de Deus, e, assim, entenderão, de uma perspectiva geral, que tudo isso está sob a soberania de Deus, e nada depende delas. Portanto, o mais simples que as pessoas podem fazer é submeter-se — submeter-se aos arranjos e à soberania do Céu. Elas não deveriam lutar contra sua sina, mas, antes, quando encontram qualquer questão, deveriam sempre buscar de forma positiva e ativa as intenções de Deus e, a partir daí, encontrar o modo mais apropriado de resolver a questão — essa é a coisa mais básica que as pessoas deveriam entender. Em outras palavras, depois que as pessoas passam a acreditar em Deus, por causa das verdades que entendem e porque basicamente se submetem a Deus, sua angústia, ansiedade e preocupação declinam de modo gradual. Isso significa que essas emoções não serão mais capazes de irritá-las tão seriamente, nem de fazê-las sentir-se confusas ou desnorteadas, nem de fazê-las sentir que seu futuro é sombrio e incerto, o que, muitas vezes, as induz a ficar angustiadas, ansiosas e preocupadas com essas coisas. Pelo contrário, porque passaram a acreditar em Deus e a entender um pouco da verdade, e a ter algum discernimento e entendimento de toda espécie de coisas na vida, ou a ter uma forma mais apropriada de lidar com essas coisas, suas emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação declinarão gradualmente. Porém, embora você tenha acreditado em Deus por muitos anos e tenha ouvido muitos sermões, suas emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação ainda não foram eliminadas nem enfraquecidas — quer dizer, sua atitude em relação a como você via as pessoas e as coisas, conduzia-se e agia, e seus pensamentos e opiniões e a maneira como lidava com as coisas antes de vir a acreditar em Deus não mudaram — o que significa que, depois que passou a acreditar em Deus, você não aceitou a verdade, nem ganhou a verdade, nem usou a verdade para resolver essas questões após ler as palavras de Deus e ouvir sermões, resolvendo, com isso, essas emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação. Se você nunca busca a verdade para resolver essas emoções negativas, isso não mostra que você tem um problema? (Sim.) Que problema isso mostra? Você tem sido crente em Deus há muitos anos e ainda sente que seu futuro parece totalmente sombrio e melancólico. Muitas vezes, você ainda se sente vazio e indefeso em seu coração, muitas vezes ainda se sente perdido e sem um caminho a seguir. Você não sabe para onde sua vida está se dirigindo, e ainda sente que está andando às cegas no nevoeiro, sem uma senda, sem uma direção para seguir em frente. O que isso significa? No mínimo, significa que você não ganhou a verdade, certo? E, se ainda não ganhou a verdade, o que você esteve fazendo todos esses anos? Você tem buscado a verdade? (Não.) Se, enquanto esteve desistindo das coisas, despendendo-se e desempenhando seus deveres, você não esteve buscando a verdade e não esteve usando a verdade para resolver problemas práticos, o que esteve fazendo todo esse tempo? (Sendo ocioso e prosseguindo de qualquer jeito.) Há muitas pessoas que desempenham o dever de maneira perfunctória, e essas pessoas, na realidade, estão labutando. Os labutadores se contentam em ser capazes de desempenhar deveres, em pagar um preço e sofrer um pouco, mas não buscam a verdade. É por isso que, após acreditar em Deus por tantos anos, eles não mudaram nada. Na prática, essas pessoas são labutadores, e, se dissermos o que costumava ser dito, podemos dizer que elas estão envolvidas em atividades religiosas. Dê uma olhada nessas atividades religiosas do mundo religioso — aos domingos, as pessoas vão ao culto e fazem reuniões, e, geralmente, oram pela manhã, dão graças, agradecem por tudo, abençoam os outros com suas orações e, quando veem os outros, elas dizem: “Deus a abençoe, Deus a proteja”. Quando veem um provável candidato, pregam o evangelho e leem uma passagem da Bíblia para ele. As melhores vão limpar a igreja e, quando chega um evangelista, recebem-no com entusiasmo; quando encontram idosos com dificuldades na vida, elas os ajudam e têm prazer em ajudá-los. Todas essas não são atividades religiosas? Comer ovos de Páscoa na Páscoa, comemorar o Natal e cantar hinos de Natal — essas são as atividades em que elas se envolvem. As atividades de vocês, agora, são feitas com um pouco mais de frequência que aquelas feitas por pessoas religiosas. Muitos de vocês deixam o lar e desempenham seus deveres em tempo integral. Você faz suas devoções espirituais pela manhã, algum trabalho na igreja durante o dia, vai a reuniões regulares e lê as palavras de Deus, e, antes de ir para a cama à noite, você ora a Deus e pede que Ele o proteja, que lhe conceda uma boa noite de sono e afaste os sonhos ruins, e depois faz tudo de novo no dia seguinte. Sua vida cotidiana é excepcionalmente regular, mas é excepcionalmente insípida e tediosa. Você não ganha nada e não entende nada por um bom tempo, e nunca reflete sobre essas emoções negativas mais básicas, nem as reconhece, nem jamais as desenterrou ou as resolveu. Em seu tempo livre, ou quando encontra algo que não é do seu agrado no dever, ou quando recebe uma mensagem de casa dizendo que seus pais não estão bem, ou que algo triste acontece em casa, você não tem mais vontade de desempenhar o dever e fica fraco por dias seguidos. Enquanto você está se sentindo fraco, aquelas emoções negativas que se acumularam dentro de você por muito tempo irrompem novamente. Você pensa nelas dia e noite, e elas o seguem como sombras. Há até alguns que têm os pensamentos e as opiniões que abrigavam antes de acreditar em Deus irrompendo de repente e de novo quando se sentem fracos e negativos, e pensam: “Talvez teria sido melhor se eu tivesse ido para a faculdade, se tivesse me especializado e encontrado um bom emprego — poderia até estar casado, agora. Meus colegas fulano e beltrano não pareciam nada especiais quando estávamos juntos na escola, mas, depois da escola, eles foram para a faculdade. Foram promovidos depois de conseguir um emprego, e agora têm uma vida familiar perfeita e feliz. Eles têm carro e casa, e vivem uma vida maravilhosa”. Quando pensam nessas coisas e caem nesses estados negativos, toda espécie de emoções negativas irrompe de uma vez. Eles pensam no lar, na mãe, anseiam por como as coisas costumavam ser, e todas as coisas boas, as ruins, as dolorosas, as felizes e as inesquecíveis inundam sua mente, e, quando pensam em todas essas coisas, eles ficam pesarosos, e as lágrimas rolam de seus olhos. O que tudo isso mostra? Mostra que a maneira como você costumava viver e a maneira como costumava conduzir sua vida podem surgir de tempos em tempos e perturbar sua vida atual e o estado de sua vida agora. Essas coisas podem até dominar a maneira como você vive sua vida agora e sua atitude de vida, assim como suas opiniões sobre as coisas. Elas perturbam e dominam constantemente sua vida. Isso não é intencional de sua parte, mas, sim, o caso de você naturalmente ficar atolado nessas emoções negativas. Talvez você pense agora que não tem essas emoções, mas só porque o momento e o ambiente certos ainda não chegaram. Assim que chegarem o momento e o ambiente certos, a qualquer hora e em qualquer lugar você pode cair nessas mesmas emoções. Agora, quando cai nessas emoções, você corre perigo, perigo de retroceder a seu modo de vida original a qualquer hora e em qualquer lugar, e cair sob o domínio de seus pensamentos e opiniões originais — isso é muito perigoso. Esse perigo pode tirar-lhe a chance e a esperança de alcançar a salvação a qualquer hora e em qualquer lugar, e a qualquer hora e em qualquer lugar pode arrastá-lo da senda da fé em Deus. Portanto, por mais que sua determinação e seu desejo de desempenhar o dever sejam fortes agora, ou por mais profundas e elevadas que sejam as verdades que você acha que entende, ou por maior que seja sua estatura, enquanto seus pensamentos não mudarem, enquanto sua percepção de vida não mudar, enquanto a maneira como você vive sua vida não mudar, e enquanto seu desejo pelo que quer na vida não mudar — tudo isso está sob a orientação dessas emoções —, você estará em perigo em todas as horas e em todos os lugares; quando puder ser devorado, subjugado e vencido por esses pensamentos e opiniões a qualquer hora e em qualquer lugar, você estará em perigo. Portanto, não negligencie essas emoções negativas. A qualquer hora e em qualquer lugar, elas podem tirar-lhe a chance de alcançar a salvação e destruir sua chance de ser salvo, e esse não é um assunto sem importância.

Todas as emoções negativas do homem são causadas por seus vários pensamentos errados, opiniões erradas, estilos de vida errados e filosofias satânicas de vida erradas. Há também algumas coisas que acontecem na vida real, em particular nas vezes em que é incapaz de compreender com clareza a essência dessas coisas, você pode facilmente ficar amedrontado e cerceado pela forma como essas coisas aparecem, e pode facilmente cair em confusão, voltando, assim, aos estilos de vida antigos; inconscientemente, você se protegerá, abandonará a Deus, abandonará a verdade e usará métodos e meios próprios que acredita serem os mais tradicionais e confiáveis para buscar uma saída, buscar como viver e buscar a esperança para continuar vivendo. Embora essas emoções negativas superficialmente se apresentem apenas como emoções, e, se as descrevermos em palavras, essas emoções parecem suavizadas quando tomadas em sentido literal e não tão sérias, algumas pessoas se apegam com força a essas emoções negativas e não as largam, como se estivessem agarradas a um canudo que salvará sua vida, e ficam atadas e acorrentadas fortemente por essas coisas. Na realidade, ficar atado por essas emoções negativas é, de fato, causado pelos vários meios de que o homem se vale para sua sobrevivência, assim como pelos vários pensamentos e opiniões que o dominam e por suas várias atitudes em relação à vida e ao viver. Portanto, embora os sentimentos de desânimo, angústia, ansiedade, preocupação, inferioridade, ódio, raiva, etc. sejam todos negativos, as pessoas ainda pensam que podem se valer dessas coisas, e só quando mergulham nessas emoções é que se sentem seguras, sentem que se encontraram e que existem. Na realidade, essas pessoas que ficaram atoladas nessas emoções movem-se na direção oposta e se afastam da verdade, assim como das maneiras corretas de pensar, dos pensamentos e pontos de vista corretos, e da atitude e das opiniões corretas em relação às coisas que Deus lhes diz para ter. Não importa que emoção negativa esteja experimentando, quanto mais profundamente afundar nela, mais atado por ela você será; quanto mais atado por ela for, mais você sentirá necessidade de se proteger; quanto mais sentir necessidade de se proteger, mais você torcerá para ser mais forte, mais capaz e competente para ganhar oportunidades de viver, encontrar vários estilos de vida para superar o mundo, reivindicar a vitória sobre todas as dificuldades que enfrenta no mundo e superar todas as dificuldades e adversidades da vida. Quanto mais mergulha nessas emoções, mais você quer, de fato, controlar ou resolver todas as dificuldades que encontra na vida. Não é assim? (Sim, é.) Então, como surgem esses pensamentos do homem? Tomemos o casamento como exemplo. Você se sente angustiado, ansioso e preocupado com o casamento, mas qual é exatamente a questão por trás de tudo isso? Com o que você está preocupado? De onde vem essa preocupação? Vem de você não saber que esse casamento é arranjado e regido pela sina, que é arranjado e regido pelo Céu. Não sabendo disso, você sempre quer decidir as coisas sozinho, planejar, propor e tramar, e pensa repetidamente em coisas como: “Que tipo de parceiro eu deveria procurar? Que altura ele deveria ter? Qual deveria ser sua aparência? Que tipo de personalidade deveria ter? Quão instruído deveria ser? De que tipo de família deveria vir?”. Quanto mais completos são seus planos, mais você se aflige, não é assim? Quanto maiores se tornam suas exigências e quanto mais exigências tem, mais você se aflige, certo? E fica mais difícil encontrar um parceiro, certo? (Sim.) Quando você não sabe se alguém é adequado para você ou não, maiores se tornam suas dificuldades, e, quanto maiores se tornam suas dificuldades, mais graves se tornam seus sentimentos de angústia e ansiedade, certo? Quanto mais graves se tornam seus sentimentos de angústia e ansiedade, mais essas emoções o enlaçam. Então, como você resolve esse problema? Digamos que você entenda a essência do casamento e que entenda o caminho correto a seguir e a direção a seguir — qual será, então, a abordagem correta a ter para casar-se? Você diz: “O casamento é um evento importante na vida e, não importa o que as pessoas escolham, tudo foi predestinado há muito tempo. Há muito tempo, Deus ordenou e arranjou quem seria seu cônjuge e como ele seria. As pessoas não devem precipitar-se demais nem confiar em suas imaginações, menos ainda em suas preferências. Confiar nas imaginações e preferências e precipitar-se demais são todos manifestações de ignorância e não estão de acordo com a realidade. As pessoas não devem permitir que suas fantasias corram soltas, e toda imaginação diverge da realidade. O mais prático a fazer é deixar as coisas seguirem seu curso natural e esperar a pessoa que Deus arranjou para você”. Então, com essa teoria e esse entendimento prático como base, como você deveria praticar em relação a essa questão? Você deveria ter fé, esperar o tempo de Deus e esperar o arranjo de Deus. Se Deus lhe arranjar um parceiro adequado nesta vida, então ele aparecerá na hora certa, no lugar certo e no ambiente certo. Isso acontecerá quando as condições estiverem amadurecidas, e tudo que você tem de fazer é ser aquele que coopera com essa questão em tal hora e em tal lugar e ambiente. A única coisa que você pode fazer é esperar — esperar esse momento, esperar esse lugar, esperar esse ambiente, esperar que essa pessoa apareça, esperar que tudo isso aconteça, não ser nem ativo nem passivo, mas, antes, só esperar que todas essas coisas aconteçam e cheguem. O que quero dizer com “esperar”? Quero dizer ter uma atitude submissa, não ser nem ativo nem passivo; essa atitude é de busca e submissão, sem impertinência. Após adotar esse tipo de atitude, você ainda se sentirá angustiado, ansioso e preocupado com o casamento? (Não.) Seus planos, imaginações, desejos e predileções pessoais e todos os pensamentos ignorantes que divergem dos fatos desaparecem. Seu coração, então, se acalma, e você não sente mais emoções negativas sobre a questão do casamento. Você se sente relaxado, liberado e livre em relação a essa questão, e deixa as coisas seguirem o curso natural. Uma vez que você passe a ter a atitude correta, tudo que faz e tudo que revela se torna racional e adequado. As emoções que são manifestadas de dentro de sua humanidade normal naturalmente não podem ser angústia, ansiedade e preocupação, mas, antes, são pacíficas e estáveis. Você não está desanimado nem é radical — você só espera. Sua única maneira de prática e atitude em relação a essa questão, em seu coração, é esperar e submeter-se: “Desejo submeter-me a tudo que Deus arranja para mim. Não tenho exigências nem planos pessoais”. Você não largou essas emoções negativas? E não é assim que essas emoções não surgirão? Mesmo se as sentisse, você não as largaria aos poucos? Então, que tipo de processo é o de largar essas emoções negativas? É uma manifestação de busca da verdade? Isso mostra que você está tanto buscando quanto praticando a verdade. O resultado final alcançado através da busca da verdade é o de praticar a verdade — ele é implementado pela prática da verdade. Quando você alcançar o nível de praticar a verdade, sua angústia, ansiedade e preocupação não o seguirão mais como sombras; terão sido completamente removidas do íntimo do seu coração. O processo de remover essas emoções é o processo de largar? (Sim.) Praticar a verdade é simples assim. É fácil? Praticar a verdade é uma transformação de pensamentos e opiniões e, mais ainda, é uma transformação da atitude da pessoa para com as coisas. Para largar uma simples emoção negativa, é preciso praticar e realizar esses processos. Primeiro, passar por uma transformação de pensamentos e opiniões, depois por uma transformação de atitude para a prática, antes de passar por uma transformação da maneira como pratica, dos princípios de prática e da senda de prática. Você não terá, então, largado essa emoção negativa? É simples assim. O resultado final que você alcança através de “largar” é que você não fica mais perturbado, perplexo e controlado por essa emoção negativa, e, ao mesmo tempo, não é mais assombrado por toda espécie de pensamentos e pontos de vista negativos causados por essa emoção negativa. Dessa forma, você viverá sentindo-se relaxado, livre e liberado. Claro, sentir-se relaxado, livre e liberado são só sentimentos humanos — o benefício real que as pessoas ganham, de fato, é que elas passam a entender a verdade. A base da existência do homem são a verdade e as palavras de Deus. Se as pessoas confiarem em suas imaginações para viver dentro de várias emoções negativas para autoproteção, se confiarem em si mesmas e nas próprias capacidades, nos meios e métodos próprios para se salvaguardar, e percorrerem a própria senda, então terão se desviado da verdade e de Deus, e naturalmente passarão a viver sob o domínio de Satanás. Portanto, quando enfrentar essas mesmas dificuldades e situações, você deveria ter entendimento em seu coração, e naturalmente você pensará: “Não preciso me preocupar com essas coisas. Não vale a pena me preocupar. Pessoas que são inteligentes e sábias confiarão em Deus e entregarão todas essas coisas a Deus, se submeterão à Sua soberania, esperarão todas as coisas que Deus arranja e aguardarão o tempo, o lugar, a pessoa ou a coisa que Deus arranjar. O que o homem deve e pode fazer é só cooperar e se submeter — essa é a escolha mais sensata”. Claro, se você não fizer isso e praticar dessa forma, então tudo que Deus arranja ainda acontecerá no fim — nenhuma pessoa, nenhum evento e nenhuma situação podem ser mudados pela vontade do homem. A angústia, a ansiedade e a preocupação do homem são só um sacrifício sem sentido, e são apenas pensamentos tolos e manifestações ignorantes do homem. Por mais profundos ou graves que sejam seus sentimentos de angústia, ansiedade e preocupação, por mais que você pense a fundo em uma questão, é tudo inútil, no fim, e deve ser descartado. Os fatos e resultados finais não podem ser mudados pela vontade do homem. No fim, o homem deve viver sob a soberania e os arranjos de Deus; ninguém pode mudar essas coisas e ninguém pode se libertar de todas essas coisas. Não é assim? (Sim.)

Vamos falar agora sobre doenças. Qualquer doença que a velha carne de uma pessoa contraia, em que grau ela sofra, ou se essa doença pode ser curada — nada disso depende dela, tudo está nas mãos de Deus. Quando a doença vem sobre você, quer você consiga se submeter às orquestrações de Deus ou não, quer esteja disposto a aceitar esse fato ou não, a doença continua em seu corpo; você não consegue se livrar dela. Portanto, os dias passam da mesma maneira, quer você encare sua doença de forma positiva ou negativa, e você não pode mudar o fato de que essa doença está em seu corpo. Você pode, no entanto, escolher que atitude adotar em relação a ela. Então, que escolha fará uma pessoa sábia? E que escolha fará uma pessoa tola? As pessoas tolas escolherão viver com sentimentos de angústia, ansiedade e preocupação. Ficarão até atoladas nesses sentimentos e não desejarão desatolar-se. Elas não ouvem os avisos que lhes são dados e se perguntam: “Ah, como peguei essa doença? Ela foi causada por cansaço? Foi causada por preocupação? Ou foi causada por inibição?”. Todos os dias, elas se perguntam como ficaram doentes e quando isso começou, e pensam: “Por que não percebi? Como pude ser tão estúpida e desempenhar meu dever tão honestamente? As outras pessoas fazem check-up todo ano, no mínimo medem a pressão arterial e fazem um raio X. Como não percebi que deveria fazer um check-up? As outras pessoas vivem com muitos cuidados. Por que vivo de forma tão obtusa? Peguei essa doença e nem sabia. Ah, preciso de tratamento para essa doença! Que tratamento posso receber?”. Elas, então, vão pesquisar na internet como contraíram a doença, o que a causou, como tratá-la com a medicina chinesa, como tratá-la com a medicina ocidental e quais remédios populares existem — procuram todas essas coisas. Na sequência, aplicam a medicina chinesa e depois a ocidental em casa, sempre se sentindo sérias, ansiosas e impacientes por terem adoecido e, no decorrer do tempo, param de desempenhar o dever, põem de lado a fé em Deus, param de acreditar e só pensam em como curar a doença; seu dever, agora, é curar sua doença. Elas ficam consumidas pela doença, sentem-se angustiadas todos os dias por terem adoecido e, quando veem alguém, dizem: “Ah, eu peguei essa doença dessa forma. Deixem o que está acontecendo comigo ser uma lição para vocês, e, quando ficarem doentes, vocês devem fazer exames médicos e receber tratamento. Cuidar da saúde é o mais importante. Você deve ser esperto, e não viver de maneira tão obtusa”. Elas dizem essas coisas para todos que encontram. Ao adoecer, têm essa experiência e aprendem essa lição. Tendo adoecido, tomam cuidado ao comer, tomam cuidado ao caminhar e aprendem a cuidar da própria saúde. No fim, chegam a uma conclusão: “As pessoas têm de confiar em si mesmas para cuidar da própria saúde. Não tenho dado tanta atenção para cuidar da minha saúde nesses últimos anos e, numa hora de descuido, peguei essa doença. Felizmente, percebi logo. Se tivesse descoberto mais tarde, eu estaria nas últimas. Seria muito azar ficar doente e morrer jovem. Ainda não pude aproveitar a vida; há muitas coisas boas para comer que ainda não comi e muitos lugares legais a que ainda não fui!”. Elas adoecem e chegam a essa conclusão. Adoecem, mas não morrem, e acreditam que são espertas e que descobriram a doença a tempo. Nunca dizem que tudo isso se deve à soberania de Deus e foi predestinado por Ele, e que, se não é para alguém morrer, não importa quão gravemente seja assolado por uma doença, ele ainda não pode morrer, e que, se é para morrer, ele então morrerá mesmo sem ficar doente — elas não entendem isso. Acreditam que sua doença as deixou inteligentes, quando, na verdade, vão longe demais com sua “inteligência” e são tolas demais. Quando as pessoas que buscam a verdade se deparam com uma doença, elas ficam atoladas em emoções de angústia, ansiedade e preocupação? (Não.) Que abordagem elas adotam em relação à doença? (Primeiro, elas são capazes de se submeter e, depois, enquanto estão doentes, buscam entender as intenções de Deus e refletem sobre quais caracteres corruptos elas têm.) Refletir sobre si mesmo dessa forma é correto, e ser capaz de resolver seus caracteres corruptos é crucial, mas quando uma doença requer tratamento, ainda assim você tem de receber o tratamento. Se for realmente uma doença grave, não receber tratamento prontamente atrasará sua recuperação. Por um lado, você deve resolver o problema dos seus caracteres corruptos e, por outro, ainda assim tem de receber tratamento para qualquer doença que o exija — é isso que uma pessoa sábia faz. Quando pessoas tolas ficam doentes, elas não sabem refletir sobre si mesmas e tentar se conhecer, nem buscam a verdade. Tudo que fazem é ficar preocupadas e viver na doença, pensando: “Oh, céus, será que eu vou melhorar dessa doença? Tomara que Deus me cure. Se Deus não me curar, com certeza morrerei! Não sofrerei muito quando morrer?”. Não importa que doença uma pessoa tola contraia, ela nunca busca a verdade e é sempre incapaz de perceber bem as questões de doença e de vida e morte. Uma vez que fica doente, sente-se angustiada, preocupada e negativa, e nem sequer quer desempenhar seu dever. Uma pessoa sábia, no entanto, é capaz de buscar a verdade em todas as coisas. Mesmo quando se trata de outras pessoas adoecendo e tendo testemunho experiencial, mesmo assim ela é capaz de aceitar a verdade e aprender lições por meio disso, e, assim, é capaz de perceber bem as questões de adoecer ou enfrentar a morte até certo ponto. Aqueles que não buscam a verdade não a buscam nem mesmo quando eles mesmos ficam doentes, e, como resultado, vivem na doença culpando a todos e a tudo por ela, o que é muito perigoso. Quando se trata da questão da doença, que entendimento e percepção as pessoas deveriam ter? Em primeiro lugar, a doença se afastará de alguém porque ele se sente angustiado, ansioso e preocupado? (Não.) Quando alguém vai ficar doente e quando vai contrair alguma doença grave ou séria — digam-Me, essas coisas não são predeterminadas? Certamente, são. Depois de toda uma vida de experiência, muitas pessoas são capazes de concluir que “o destino do homem é determinado pelo Céu”. E, embora as pessoas não saibam como será toda a sua vida, aqueles adivinhos e leitores de rostos não crentes conseguem perceber bem grande parte do destino de uma pessoa ao longo da vida, e convencem totalmente as pessoas. A partir dessas coisas, também se pode confirmar que tudo é preordenado por Deus. Portanto, não importa quando, na vida de uma pessoa, ela se depara com algo ou contrai uma doença grave, isso está fadado a acontecer. Quando as pessoas comem a mesma comida e mais ou menos fazem o mesmo trabalho e sofrem as mesmas dificuldades e exaustão, por que algumas pessoas ficam gravemente doentes enquanto outras não adoecem? Os não crentes dizem que “isso está fadado a acontecer”, então o que dizemos sobre isso na casa de Deus usando palavras que estão de acordo com a verdade? Tudo isso está sob a soberania e os arranjos de Deus; isso é preordenado por Ele. Portanto, independentemente do que você come e bebe e do ambiente em que vive, essas coisas, na verdade, não têm nada a ver com quando você contrairá uma doença grave. Se alguém está destinado por Deus a ser saudável, então, mesmo que suas condições de vida e seu ambiente de trabalho sejam muito ruins, ele não contrairá uma doença grave. Se estiver fadado a ficar doente, então, mesmo que suas condições de vida sejam boas, ele ficará doente mesmo assim. Portanto, não importa que doença uma pessoa contraia, ela não deveria sempre procurar causas objetivas e sempre pensar que isso é provocado por más condições de vida ou exaustão relacionada ao trabalho — isso é incorreto. Deixe-Me dizer, todos os alimentos diferentes que Deus criou para o homem são alimentos que o homem deveria comer; só não os coma em excesso, mas com moderação. É necessário aprender a cuidar da saúde, mas sempre querer estudar como prevenir doenças é errado. Conforme acabamos de dizer, como será a saúde de alguém em certa idade e se ele contrairá uma doença grave é tudo arranjado por Deus. Até mesmo alguns não crentes sabem quando uma pessoa ficará doente e quando morrerá lendo sua palma da mão, seu rosto ou seu mapa astral, e até eles acreditam que tudo isso já está predeterminado. Se você não acredita na soberania e na preordenação de Deus, apesar de acreditar Nele e de ouvir frequentemente sermões e a comunhão sobre a verdade, então você é simplesmente um descrente, e seu calibre é ainda pior do que o dos não crentes que acreditam na sina. Se você acredita verdadeiramente que tudo está nas mãos de Deus, então deveria acreditar que todas essas coisas — sejam elas doenças graves, enfermidades maiores e menores ou como seja sua condição física — estão sob a soberania e os arranjos de Deus e que o surgimento de uma doença grave e como é a saúde de alguém em certa idade não são coisas que acontecem por acaso. Isso é um tipo de entendimento positivo e exato. Isso está de acordo com a verdade? (Sim.) Está de acordo com a verdade, é a verdade. Você deveria aceitar isso, e sua atitude e suas opiniões sobre essa questão deveriam ser transformadas. E o que fica resolvido uma vez que essas coisas sejam transformadas? Seus sentimentos de angústia, ansiedade e preocupação não foram resolvidos? No mínimo, suas emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação com a doença são resolvidas em um nível cognitivo. Por essa verdade ter transformado seus pensamentos e opiniões, por consequência ela resolve suas emoções negativas. Este é um aspecto: se alguém adoece ou não, que doenças graves tem e como é sua saúde em cada estágio da vida, isso não pode ser mudado pela vontade do homem, mas, antes, tudo isso é preordenado por Deus. Algumas pessoas dizem: “Não quero ficar doente. Tudo bem se eu pedir que Deus tire essa doença de mim e me permita evitar essa calamidade?”. Vocês acham que isso está certo? (Não, não está.) Vocês dizem isso com tanta certeza, mas ninguém é capaz de perceber bem essas coisas. Algumas pessoas desempenham seus deveres com devoção e têm a determinação de buscar a verdade, e elas são muito importantes para algum item de trabalho na casa de Deus. Se contraírem uma doença grave, isso afetará sua energia e força e afetará o desempenho de seu trabalho e dever. Nesse caso, Deus pode tirar a doença delas, pois Deus precisa assumir a responsabilidade por Sua própria obra. Qualquer um a quem tenha sido confiada a comissão de Deus não contrairá uma doença grave que atrase seu trabalho. Se realmente ficarem doentes, Deus não poderia curá-las com uma única palavra? Deus poderia ter um pensamento: “O trabalho está tão intenso agora, não posso deixá-las experienciar essa doença. Eu as poupo disso”. Isso é muito fácil para Deus. Mas quem é abençoado assim? Quem quer que verdadeiramente tenha tal determinação e devoção, e possa verdadeiramente desempenhar um papel importante na obra da casa de Deus, pode receber essa bênção e não mais experienciar grande sofrimento por doença. Vamos deixar esse tópico de lado e falar sobre doença; isso é algo que a maioria das pessoas experienciará durante a vida. Portanto, que tipo de doença alguém experienciará e como será sua saúde em certo momento ou em certa idade, tudo isso são coisas arranjadas por Deus, e as pessoas não podem decidir essas coisas por si mesmas; exatamente como o momento em que alguém nasce, ele não é capaz de decidir por si mesmo. Assim, não é tolice sentir-se angustiado, ansioso e preocupado com coisas que você não consegue decidir por si mesmo? (Sim.) As pessoas deveriam dedicar-se a resolver as coisas que podem resolver por si mesmas, e, quanto àquelas coisas que não podem fazer por si mesmas, elas deveriam esperar por Deus; as pessoas deveriam se submeter em silêncio e pedir que Deus as proteja — essa é a mentalidade que as pessoas deveriam ter. Quando a doença realmente atacar e a morte realmente se aproximar, as pessoas deveriam submeter-se e não se queixar, nem se rebelar contra Deus, nem dizer coisas que blasfemem contra Deus nem coisas que ataquem a Deus. Ao contrário, as pessoas deveriam assumir sua posição adequada como seres criados e experienciar e apreciar tudo que venha de Deus — não deveriam tentar escolher as coisas por si mesmas. Essa poderia ser uma experiência especial que enriquece sua vida, e não necessariamente uma coisa ruim, certo? Portanto, quando se trata de doença, quando os pensamentos e opiniões errados das pessoas sobre a origem da doença são resolvidos em primeiro lugar, elas não se preocuparão mais com isso. Além disso, as pessoas não têm o poder de controlar as coisas conhecidas ou desconhecidas, nem são capazes de controlá-las, pois todas essas coisas estão sob a soberania de Deus. A atitude e o princípio de prática que as pessoas deveriam ter é esperar e submeter-se. Do entendimento à prática, tudo deveria ser feito de acordo com as verdades princípios — isso é buscar a verdade.

Algumas pessoas ficam sempre preocupadas com sua doença, dizendo: “Serei capaz de suportar se a doença piorar? Se a minha condição se deteriorar, isso me matará? Já me submeti a Deus, então será que Ele deixará que essa doença tire a minha vida? Preciso fazer uma cirurgia para essa doença? E, se eu fizer a cirurgia, morrerei na mesa de operação?”. De que adianta pensar nessas coisas? Você deve orar a Deus e buscar a verdade. Contando com você mesmo, certamente você não conseguirá suportar. Ninguém quer ter de suportar doenças, ninguém sorri de alegria, se sente contente e comemora quando adoece. Não existe ninguém assim, porque isso não é humanidade normal. Quando pessoas normais adoecem, todas sofrem e se sentem angustiadas e têm certo limite para o que podem suportar. Mas se as pessoas sempre quiserem depender da própria força para se livrar de sua doença e escapar dela, qual será o resultado final? Elas não só serão incapazes de aliviar seu sofrimento, mas sofrerão e se sentirão angustiadas ainda mais. É por isso que, quanto mais você sofre com a doença, mais deve buscar a verdade e buscar como praticar de acordo com as intenções de Deus. Quanto mais você sofre com a doença, mais deve vir para diante de Deus e conhecer sua própria corrupção e as exigências irracionais que faz a Deus. Quanto mais você sofre com a doença, mais você é testado se realmente se submete. Portanto, se você ainda for capaz de se submeter às orquestrações de Deus enquanto suporta a doença, conseguir se abster de reclamar de Deus e também largar suas exigências irracionais a Ele, mesmo que esteja doente a ponto de morrer, isso mostra que você é alguém que sinceramente busca a verdade e se submete a Deus, que você tem testemunho e que sua lealdade e submissão a Deus são reais, que não são chavões ou doutrinas e, em vez disso, resistem ao teste. Isso é o que as pessoas deveriam praticar quando adoecem. Quando você adoece, de um lado, isso é para revelar todas as suas exigências irrazoáveis, suas imaginações e noções irreais sobre Deus, e, de outro, é para testar sua fé em Deus e sua submissão a Ele. Se passar no teste nesses sentidos, você terá um testemunho verdadeiro e uma prova real de sua fé em Deus, de sua lealdade a Deus e de sua submissão a Ele. Isso é o que Deus quer e é o que um ser criado deveria possuir e viver. Essas coisas não são todas positivas? (São.) Todas essas coisas são o que as pessoas deveriam buscar. Além disso, se Deus pode deixar você ficar doente, Ele também não pode tirar a doença a qualquer hora e em qualquer lugar? (Pode.) Então Ele também não pode fazer com que a doença permaneça em você e não vá embora? (Pode.) E, se Deus fizer com que a sua doença permaneça com você, você será capaz, ainda assim, de desempenhar seu dever? Você será capaz, ainda assim, de se ater à sua crença em Deus? Isso não será um teste para você? (Será.) Se você fica doente e se recupera depois de alguns dias ou um ou dois meses, e não foi revelado como são sua fé em Deus e sua lealdade e submissão a Ele, então não se pode determinar se você tem testemunho ou não. É fácil, para uma pessoa, aguentar uma doença que dura apenas alguns dias ou um ou dois meses. Mas se a doença continuar por dois ou três anos, e sua fé e sua submissão e lealdade a Deus não mudarem, mas, em vez disso, ficarem cada vez mais práticas, você não terá, então, testemunho? (Sim.) Isso é crescimento na vida, e isso é um ganho. Portanto, enquanto alguém que verdadeiramente busca a verdade está doente, ele experiencia os vários benefícios trazidos pela doença e não tem pressa de se livrar dela. Ele não se preocupa com as consequências ou os problemas que surgirão se a doença se arrastar, se ela vai piorar ou se ele vai morrer. Ao não se preocupar com essas coisas, ele também é capaz de entrar ativamente e de buscar a verdade para resolver seus caracteres corruptos e as exigências irracionais que faz a Deus, e, assim, alcançar fé, lealdade e submissão verdadeiras a Deus. Ele passa a ter testemunho e também ganha muito em termos de sua entrada na vida e mudança de caráter, e constrói um alicerce sólido para alcançar a salvação. Como isso é maravilhoso! Além disso, uma doença pode ser grave ou leve, mas, em ambos os casos, é uma provação e um refinamento para as pessoas. Algumas doenças não duram muito, e as pessoas são capazes de suportá-las. Enquanto as pessoas experienciam tais doenças, elas não perdem sua fé em Deus, não reclamam e são submissas a Ele. Suas manifestações estão basicamente de acordo com o padrão, e, depois que experienciaram isso, elas ganharam algo e se sentem bastante satisfeitas. É assim com as doenças comuns. No entanto, há algumas doenças que, apesar de melhorar após um período de tratamento, recorrem e pioram, até que a doença finalmente fica tão grave que mesmo os grandes hospitais não podem tratá-la, e a pessoa que está doente pode vir a morrer a qualquer momento. O que isso significa? Significa que ela tem um tempo limitado de vida, que esse não é mais o período em que ela não está doente e a morte é uma perspectiva distante, e que, em vez disso, ela está enfrentando o fim de seus dias — ou seja, está enfrentando o momento mais difícil e mais crucial da sua vida: a morte. Toda pessoa se sente angustiada, ansiosa, preocupada e incapaz quando a morte se aproxima dela — esse é o momento final e mais difícil da vida de uma pessoa. Quanto mais as pessoas temem a morte, mais esta se aproxima delas, e quanto menos elas querem enfrentar a morte, mais esta avança sobre elas. O que elas devem fazer? Devem tentar evitá-la, rejeitá-la, resistir a ela, reclamar dela, ou devem tentar impor condições a Deus? Nenhuma dessas abordagens funcionará, e elas não podem permitir que as pessoas escapem da morte. Não importa quanto se sintam angustiadas e ansiosas, isso é inútil. Qual é a coisa mais angustiante para uma pessoa quando ela chega ao momento da morte? Talvez ela adorasse comer carne, mas agora seu corpo não aguenta, e ela não pode comer, mesmo que queira; talvez ela adorasse se arrumar, mas agora não tem chance de usar aquelas roupas bonitas. A morte é a coisa mais dolorosa de todas, e, quando pensa nisso, ela sente como se uma faca perfurasse o seu coração, e não consegue evitar o choro. Antes, quando não estava gravemente doente, ela achava que a morte não era assustadora: “Quem não enfrenta a morte? Se eu morrer, morri!”. Agora, porém, ela percebe que essas palavras não vêm facilmente. Quando a morte está realmente sobre ela, quanto mais pensa nisso, mais assustada, incapaz e aflita ela se sente. Mas, mesmo que não queira morrer, o que ela pode fazer? Ela tem de morrer mesmo assim; ninguém pode escapar disso. A morte captura as pessoas; no coração, elas não querem morrer, mas a morte preenche tanto seu coração quanto sua mente. Dá para realmente ter certeza de quando você morrerá? Algumas pessoas dizem que leram a sorte e sabem o ano, o mês e o dia de sua morte. Dá mesmo para ter certeza disso? (Não.) Não há como ter certeza de quando você morrerá — e isso não é o mais importante. A chave é qual será sua atitude se a sua doença puder fazer com que você morra muito em breve. Essa é uma questão sobre a qual você deve ponderar e pensar. Você enfrentará a morte com uma atitude de submissão ou abordará a morte com uma atitude de oposição, rejeição ou indisposição? Que atitude você deve ter? (Uma atitude de submissão.) Essa submissão não pode ser alcançada e colocada em prática apenas dizendo a palavra. Como você pode alcançar essa submissão? Que entendimento você precisa ter para então poder alcançar a submissão voluntária? Isso não é simples, não é? (Não, não é.) Então, digam o que está no seu coração. (Se ficar gravemente doente, eu pensarei que, mesmo que eu realmente morra, a soberania e os arranjos de Deus estão nisso, e, como o homem é tão profundamente corrupto, se eu morrer, isso é justiça de Deus, e o homem não tem o direito de exigir que Deus o proteja da morte. Também pensarei que passei a ver a senda certa na vida e também entendi muitas verdades por meio da crença em Deus, portanto, mesmo que eu morra nesse momento, tudo terá valido a pena.) Essa é a maneira certa de pensar? Pode-se dizer que isso tem certa base teórica? (Sim.) Quem mais vai falar? (Se, um dia, eu realmente ficar doente e estiver prestes a encarar a morte, isso também será soberania e preordenação de Deus, e, por mais que eu me aflija ou me preocupe, não adiantará nada. Passarei o pouco tempo que me resta me concentrando em como posso desempenhar bem meu dever. Dessa forma, mesmo que eu morra, não terei arrependimentos. Ter alguma submissão a Deus nos meus últimos dias será muito melhor do que viver em pavor e terror.) O que você acha desse entendimento? Não é um pouco melhor? (É sim.) Está certo; é assim que você deveria considerar a questão da morte. Todos devem enfrentar a morte em sua vida, ou seja, a morte é o que todos devem enfrentar no fim da jornada. No entanto, existem naturezas diferentes para a morte. Uma delas é que, no momento preordenado por Deus, uma pessoa completou sua própria missão, e Deus põe fim à sua vida física, de modo que sua vida física termina, embora isso não signifique que sua vida acabou. Quando a carne de uma pessoa deixa de existir, sua vida acaba — é assim mesmo? (Não, não é.) A forma em que sua vida existirá após a morte depende de como você trata a obra e as palavras de Deus enquanto está vivo — isso é muito importante. A forma em que você existirá após a morte, ou se existirá ou não, depende de sua atitude para com Deus e para com a verdade enquanto estiver vivo. Enquanto você estiver vivo, quando enfrentar a morte e toda espécie de doenças, se sua atitude em relação à verdade for de rebeldia, oposição e aversão, de que forma você existirá quando sua vida física acabar? Certamente, você existirá de alguma outra forma, e sua vida certamente não continuará. De outro modo, se, enquanto estiver vivo, quando você tiver consciência na carne, sua atitude para com a verdade e para com Deus for de submissão e lealdade e você tiver fé verdadeira, então, mesmo que sua vida física chegue ao fim, sua vida ainda continuará a existir de uma forma diferente em outro âmbito. Essa é a definição de morte. Há outro ponto a acrescentar: a questão da morte é a mesma em natureza que qualquer outro grande evento da vida; nenhuma dessas coisas depende da escolha humana, muito menos pode ser mudada pela vontade humana, antes, todas elas estão sob a preordenação e a soberania do Criador. Se alguém implorasse pela morte, não necessariamente ele morreria; se implorasse para viver, não necessariamente viveria. Tudo isso está sob a soberania e a preordenação de Deus, e é mudado e decidido por Sua autoridade, por Seu caráter justo e por Sua soberania e arranjos. Portanto, mesmo que contraia uma doença grave ou potencialmente fatal, não necessariamente você morrerá. Quem toma a decisão sobre a sua morte? (Deus.) É Deus; as pessoas não podem tomar a decisão sobre esse fato, assim como você não pode escolher quem são seus pais, ou a hora e o lugar do seu nascimento. Quando se trata das questões de doença e morte, a abordagem mais sábia é deixar que as coisas sigam seu curso natural e submeter-se, não fazer escolhas e não gastar nenhum pensamento ou energia com essas questões, nem se sentir angustiado, ansioso ou preocupado com elas. Como as pessoas não são capazes de escolher por si mesmas, gastar tanta energia e pensamento nessas questões é tolice e imprudência. Quando confrontadas com a importante questão da morte, as pessoas não deveriam ficar angustiadas, preocupadas ou com medo — como deveriam abordá-la, então? (Elas deveriam encará-la positivamente e submeter-se às preordenações e aos arranjos de Deus.) Correto. Não fique petrificado com a morte e não use toda a sua energia ponderando sobre a morte. Não passe o dia todo pensando: “Será que eu vou morrer? Quando eu vou morrer? O que acontecerá depois que eu morrer?”. Não pense nessas coisas. Algumas pessoas dizem: “Por que não pensar nessas coisas? Por que não pensar nelas quando estou às portas da morte?”. Porque você não sabe se vai morrer ou não, e é desconhecido se Deus permitirá que você morra. Mais especificamente, você não sabe quando morrerá, onde morrerá, a que horas morrerá ou como sentirá seu corpo quando você morrer. Ao quebrar a cabeça pensando e ponderando sobre coisas que não são conhecidas por você, e sentindo-se ansioso e preocupado com elas, você não está sendo tolo? Já que é tolice, você não deveria quebrar a cabeça com essas coisas.

Qualquer que seja a questão com que lidem, as pessoas devem sempre abordá-la com uma atitude positiva, e isso é ainda mais verdadeiro quando se trata da questão da morte. Ter uma atitude positiva não significa esperar a morte, compactuar com a morte ou buscar a morte de forma ativa. O que, então, significa? (Significa submissão.) A submissão é uma atitude em relação à questão da morte, e largar essa questão e não pensar nela é a melhor abordagem. Algumas pessoas dizem: “Por que não devo pensar nisso? Se eu não pensar bem sobre esse assunto, posso superá-lo? Posso largá-lo?”. Sim, você pode. E por que Eu digo isso? Diga-Me, a hora do seu nascimento foi algo que você imaginou? Sua aparência, sua idade, sua área de trabalho e o fato de que você pode acreditar em Deus e sentar-se aqui ouvindo um sermão — todas essas coisas são algo que você imaginou? Não são; você chegou aonde está hoje com o passar dos dias e meses, levando uma vida normal. Isso é muito natural. A morte é a mesma coisa. Uma pessoa vive inconscientemente até a idade adulta, até a meia-idade e a velhice, e, finalmente, a morte chega. Ela não chegará cedo porque você sempre pensa nela, nem será evitada porque você não pensa nela. Ela não muda de acordo com a vontade humana, portanto não há necessidade de você pensar nela. Se você for enfrentar a morte num futuro próximo, então pensar nela o tempo todo colocará uma pressão invisível sobre você. Essa pressão encherá você de pavor em relação à vida e ao viver, fazendo com que não tenha uma atitude positiva e, em vez disso, deixando-o ainda mais desanimado. Uma pessoa que está enfrentando a morte não tem interesse nem atitude positiva em relação a nada; resta-lhe apenas o desânimo. Quando pensa que vai morrer em breve, que tudo acabou para ela e que, não importa o que busque ou faça, ela não pode mudar o fato de que morrerá, ela sente que não tem mais nada pelo que ansiar nem qualquer motivação, e que não há sentido em buscar ou fazer qualquer coisa. Consequentemente, tudo o que ela faz tem em si o elemento e a natureza de negatividade e morte. Então, é fácil não se sentir angustiado ou ansioso com a questão da morte? Se essa questão é simplesmente o resultado do seu próprio raciocínio mental e imaginação, então é um alarme falso, e você está se assustando — sua morte simplesmente não acontecerá em breve, então qual é o sentido de você pensar nela? Isso fica ainda mais desnecessário. O que é para acontecer sempre acontecerá; o que não é para acontecer não acontecerá, não importa como você pense sobre isso. Temer é inútil, assim como se preocupar. A morte não pode ser evitada por se preocupar com ela, nem passará ao largo só porque você a teme. Portanto, se você se sente constrangido no coração no que tange à morte, você deve confiar essa questão a Deus por meio da oração. Contanto que nos submetamos às orquestrações e aos arranjos de Deus, podemos nos libertar de nos sentirmos constrangidos pela morte. Quando morreremos é uma questão arranjada por Deus. Só precisamos nos submeter às orquestrações e aos arranjos de Deus no nosso coração, e mais nada. Não é muito mais simples praticar dessa forma? Outro aspecto é que você deve ter uma atitude positiva em relação à morte. Diga-Me, quem, entre os bilhões de pessoas de todo o mundo, tem a bênção de ouvir tantas das palavras de Deus, de entender tantas das verdades da vida e de entender tantos mistérios? Quem é capaz de receber a orientação, a provisão, o cuidado e a proteção pessoais de Deus? Quem tem essas bênçãos? Muito poucas pessoas têm. Portanto, para todos vocês — vocês que, atualmente, podem viver na casa de Deus e receber Sua salvação e provisão, e que desfrutaram de tantas bênçãos —, mesmo que morressem agora mesmo, valeria a pena. Com base apenas nesse ponto, vocês não deveriam ficar apavorados com a morte, nem deveriam ser constrangidos pela questão da morte. Mesmo que não tenha desfrutado de qualquer glória e riqueza do mundo, ainda assim você recebeu a piedade do Criador e ouviu muitas das palavras de Deus — isso não é bem-aventurado? (É.) Não importa quantos anos você viva nesta vida, tudo vale a pena, e você não tem arrependimentos, porque tem desempenhado constantemente seu dever na obra de Deus, tem entendido a verdade, entendeu os mistérios da vida, e entendeu a senda e os objetivos que deveria buscar na vida — você ganhou muito! Você tem vivido uma vida que vale a pena! Mesmo que não consiga explicá-las com muita clareza, você é capaz de praticar algumas verdades e possuir alguma realidade, e isso prova que você ganhou alguma provisão de vida e entendeu algumas verdades da obra de Deus. Você ganhou muito — uma abundância verdadeira —, e isso é uma grande bênção! Desde o começo da história humana, nenhuma pessoa, ao longo de todas as eras, desfrutou dessa bênção, mas vocês estão desfrutando dela. Portanto, mesmo que você morresse agora mesmo, não o faria de bom grado? (Sim.) Se você o faria de bom grado, então há submissão verdadeira na sua atitude em relação à morte. Se, por um lado, as pessoas têm um entendimento verdadeiro da morte e, além disso, cooperam ativamente e se submetem de verdade, e têm a atitude correta, que devem ter, em relação à morte, então seus sentimentos de angústia, ansiedade e preocupação com a morte não diminuem muito? (Diminuem.) Eles diminuem muito. Algumas pessoas dizem: “Acabei de ouvir essa comunhão, mas não percebo que esses sentimentos diminuíram tanto para mim. Talvez leve algum tempo. Sobretudo os idosos e aqueles que têm uma doença pensam muito na morte”. As pessoas conhecem as próprias dificuldades. Quando ficam doentes por muito tempo, algumas resumem tudo e pensam: “Tenho acreditado em Deus todos esses anos, e pessoas que contraíram a mesma doença que contraí morreram há muito tempo. Se reencarnassem, elas agora poderiam estar na casa dos vinte ou trinta anos. Tenho vivido tantos anos pela graça de Deus, toda concedida livremente. Se não acreditasse em Deus, eu já estaria morta há muito tempo. Quando fui ao hospital fazer um check-up, os médicos ficaram surpresos. Que grande vantagem e bênção eu tenho! Se tivesse morrido vinte anos atrás, eu não teria ouvido essas verdades e esses sermões, e não os teria entendido; se eu tivesse morrido assim, não teria ganhado nada. Mesmo se eu vivesse uma vida longa, a vida toda teria sido vazia e desperdiçada. Agora, vivi todos esses anos a mais e fui muito favorecida. Não pensei na morte todos esses anos, e não tenho medo dela”. Se as pessoas estão sempre temendo a morte, então sempre pensarão em todas as questões relacionadas à morte. Se as pessoas não temem morrer e não ficam apavoradas com a morte, isso mostra que já sofreram mais que o suficiente e não ficam mais apavoradas com a morte. Algumas pessoas dizem: “Se alguém não fica apavorado com a morte, isso significa que está buscando a morte?”. Não, isso não está certo. Buscar a morte é um tipo de atitude negativa, uma atitude evasiva, enquanto o que Eu disse antes sobre não pensar na morte é uma atitude objetiva e positiva; ou seja, olhar para a morte com indiferença, não a ver como tão importante, não pensar nela como um acontecimento tão doloroso e que provoca ansiedade, não se preocupar mais com ela, não lhe dar mais importância, não ser acorrentado pela morte, deixá-la para trás — as pessoas que conseguem fazer isso têm certa experiência da morte. Se alguém está sempre atado e limitado por doença e morte, está sempre atolado nas emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação, é incapaz de desempenhar seu dever normalmente ou de viver normalmente, então deveria ouvir mais o testemunho experiencial em relação à morte, ver como aqueles que são capazes de olhar a morte com indiferença a experimentam e a entendem em sua experiência, e então poderá ganhar algo precioso.

A morte não é um problema fácil de solucionar e é a maior dificuldade do homem. Se alguém lhe disser: “Seus caracteres corruptos são tão graves, e sua humanidade também é ruim. Se não buscar a verdade seriamente e, consequentemente, fizer muitas coisas malignas no futuro, você descerá ao inferno e será punido!”, talvez você fique chateado por um tempo depois de ouvir isso. Mais tarde, você pode pensar consigo: “Devo buscar a verdade seriamente e devo me arrepender!”, e, após uma noite de sono, você não estará mais tão chateado. No entanto, se você contrair uma doença potencialmente fatal e talvez não tiver muito tempo de vida, isso não é algo que pode ser resolvido com uma noite de sono, e não pode ser deixado de lado tão facilmente. É necessário um período de têmpera. Aqueles que buscam a verdade genuinamente podem emergir da angústia e da ansiedade de temer a morte, e podem dissipar o pavor em seu coração buscando a verdade — contanto que as pessoas busquem a verdade, não há problema que não podem resolver. Se as pessoas não buscam a verdade e tentam usar métodos humanos para resolver esse problema, elas só podem se sentir constantemente angustiadas, ansiosas e preocupadas com isso. Quando as coisas são insolúveis, elas tomam medidas extremas para tentar resolvê-las. Há também algumas pessoas que adotam uma atitude desanimada e negativa, dizendo: “Se eu morrer, morri. Quem tem medo da morte? Depois da morte, eu simplesmente reencarnarei e viverei de novo!”. Você pode ter certeza disso? Você está apenas procurando confortar-se, e isso não resolve o problema. A razão para isso é que tudo e todas as coisas, visíveis ou invisíveis, materiais ou imateriais, são controlados e governados nas mãos do Criador, e ninguém pode controlar seu próprio destino. Seja em relação à doença ou à morte, a única atitude que as pessoas deveriam ter é a de entendimento, aceitação e submissão; as pessoas não deveriam abordar essas coisas de acordo com suas imaginações ou noções, nem buscar uma saída, muito menos rejeitá-las ou resistir a elas. Se você ficar tentando resolver as questões de doença e morte usando seus próprios métodos, então, quanto mais viver, mais você sofrerá, mais deprimido ficará e mais preso estará. No final, você ainda terá de trilhar a senda da morte, e seu desfecho será verdadeiramente o mesmo que a sua morte — você estará completamente morto. Quer esteja enfrentando uma doença que Deus preparou para você ou enfrentando a morte, se puder buscar ativamente a verdade e reconhecer que, como um ser criado, você deve se submeter a todos os arranjos de Deus, incluindo grandes eventos como doença e morte, e for capaz de se submeter a Deus sem reclamar, mesmo que morra, isso é ser capaz de se submeter à soberania e aos arranjos de Deus, e isso está de acordo com Suas intenções. Se você confia no poder e nos métodos do homem para lidar com todas essas coisas e tenta muito resolvê-las ou escapar delas, mesmo se, no final, não morrer e conseguir temporariamente evitar a conjuntura que é a morte, por não abrigar o verdadeiro entendimento, aceitação e submissão a Deus e à verdade, levando-o a não dar testemunho nessa questão, quando encontrar esse mesmo tipo de questão outra vez, será um grande teste para você. Você ainda terá a possibilidade de trair a Deus e cair e, sem dúvida, isso será algo perigoso para você. Portanto, se você realmente está, agora, enfrentando a doença ou a morte, deixe-Me dizer-lhe: é melhor tirar vantagem dessa situação real agora mesmo para buscar a verdade e resolver essa questão pela raiz, em vez de esperar que a morte realmente chegue, apenas para ser pego de surpresa, sentir-se perdido, perplexo e incapacitado e, consequentemente, fazer coisas das quais você se arrependerá pelo resto da vida e que nunca será capaz de remediar. Se você fizer tais coisas, isso poderá levar a um desfecho de destruição para você. Portanto, não importa o que você encontre, você deve primeiro encarar isso e buscar a verdade, e começar sua entrada com as verdades que você deveria entender e o conhecimento que você deveria ter. Se você se sente constantemente angustiado, ansioso e preocupado com coisas como doenças e vive envolvido nesse tipo de emoções negativas, então deveria começar a buscar a verdade imediatamente e resolver esses problemas o mais rápido possível.

Emoções negativas como angústia, ansiedade e preocupação têm a mesma natureza de vários outros tipos de emoções negativas. Todas elas são tipos de emoções negativas que surgem porque as pessoas não entendem a verdade e vivem algemadas por seus múltiplos caracteres satânicos corruptos, ou então vivem sitiadas e impactadas por pensamentos satânicos de todo tipo. Essas emoções negativas fazem as pessoas viverem perpetuamente com toda espécie de pensamentos e pontos de vista incorretos, assim como serem constantemente controladas por toda espécie de pensamentos e pontos de vista incorretos, os quais afetam e obstruem sua busca da verdade. Claro, esses tipos de emoções negativas de angústia, ansiedade e preocupação interrompem a vida das pessoas, orientam sua vida, afetam sua busca da verdade e as impedem de buscar a verdade. Portanto, embora essas emoções negativas sejam emoções em um sentido simples, sua função não deve ser subestimada; o efeito que têm sobre as pessoas e as consequências que trazem para a busca das pessoas e para a senda que trilham são perigosos. Em todo caso, quando é comum alguém ter toda espécie de emoções negativas borbulhando para perturbá-lo, ele deveria descobrir e dissecar imediatamente por que essas emoções negativas surgem com frequência e por que muitas vezes ele é atormentado por essas emoções negativas. Além disso, em certo ambiente em especial, essas emoções negativas atormentarão constantemente essa pessoa e perturbarão sua busca pela verdade em grande medida — essas são coisas que as pessoas deveriam entender. Tendo entendido essas coisas, a próxima coisa que devem fazer é pensar em como buscar e entender a verdade nessa questão, esforçar-se para não continuar sendo atormentadas e afetadas por aqueles pensamentos e pontos de vista incorretos e substituí-los pelas verdades princípios ensinadas por Deus. Tendo entendido as verdades princípios, o passo seguinte é praticar de acordo com as verdades princípios que Deus lhes ensinou. Ao fazer isso, todas as emoções negativas surgirão gradualmente para perturbá-las, apenas para ser gradualmente resolvidas e que se rebelem contra elas uma a uma, até que, sem estar conscientes, elas deixarão para trás todas essas emoções negativas. Assim, em que se apoia a resolução das várias emoções negativas? Apoia-se na dissecação e no entendimento que as pessoas têm delas, apoia-se na aceitação da verdade pelas pessoas e, mais ainda, apoia-se na busca e na prática da verdade pelas pessoas. Não é assim? (É.) Conforme as pessoas gradualmente buscam e praticam a verdade, todas as suas emoções negativas variadas são resolvidas e largadas gradualmente. Assim, olhando para isso agora, quais vocês acham que são mais fáceis de largar e resolver, as várias emoções negativas ou os caracteres corruptos? (As emoções negativas são mais fáceis de resolver.) Você acha que as emoções negativas são mais fáceis de resolver? Isso varia de pessoa para pessoa. Um não é mais difícil nem mais fácil que o outro, depende apenas da pessoa. Em todo caso, começando com a comunhão sobre largar as emoções negativas, acrescentamos certo conteúdo para a busca das pessoas pela mudança de caráter, que é largar as várias emoções negativas. Largar as emoções negativas serve primeiramente para resolver certos pensamentos e pontos de vista incorretos, enquanto resolver os caracteres corruptos exige um entendimento da essência dos caracteres corruptos. Diga-Me, o que é mais fácil, resolver emoções negativas ou resolver caracteres corruptos? Na realidade, nenhum desses problemas é fácil de solucionar. Se realmente tiver determinação e puder buscar a verdade, então qualquer problema que você tentar solucionar não será um problema de maneira alguma. Porém, se não buscar a verdade e for incapaz de perceber quanto esses dois problemas são graves, não será fácil, seja qual for o problema que você tente solucionar. Quando se trata dessas coisas negativas e adversas, você precisa aceitar a verdade, praticar a verdade e submeter-se à verdade a fim de resolvê-las e substituí-las por coisas positivas. O processo é sempre esse, e sempre exige que as pessoas se rebelem contra as coisas negativas e aceitem as coisas positivas e ativas e as coisas que estão de acordo com a verdade. Um aspecto é trabalhar em seus pensamentos e pontos de vista, e o outro é trabalhar em seus caracteres; um é resolver seus pensamentos e pontos de vista, e o outro é resolver seus caracteres corruptos. Claro, essas duas coisas às vezes surgem juntas e envolvem uma à outra. Em todo caso, largar as emoções negativas é algo que as pessoas deveriam praticar enquanto buscam a verdade. Certo, vamos concluir aqui a comunhão de hoje.

29 de outubro de 2022

Anterior: Como buscar a verdade (3)

Próximo: Como buscar a verdade (5)

Tendo lido até aqui, você é uma pessoa abençoada. A salvação de Deus dos últimos dias virá até você.

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro

Conecte-se conosco no Whatsapp