Aplicativo da Igreja de Deus Todo-Poderoso

Ouça a voz de Deus e dê as boas vindas ao retorno do Senhor Jesus!

Convidamos a todos os buscadores da verdade que entrem em contato conosco.

Testemunhos a Cristo dos últimos dias

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Largura da página

0 resultados

Nenhum resultado encontrado

XVII. É preciso comunicar claramente como discernir entre a realidade da verdade e a doutrina e o conhecimento da Bíblia

1. O que é verdade? O que é doutrina e conhecimento da Bíblia?

Referência bíblica:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (João 1:1, 14).

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:6).

Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (João 17:17).

Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens. Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição. [...] invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis” (Marcos 7:6-9,13).

Palavras de Deus relevantes:

“Deus é o caminho, a verdade e a vida”.

de ‘A aparição de Deus trouxe uma nova era’ em “A Palavra manifesta em carne”

Posta na linguagem humana, a verdade vira um aforismo; a humanidade jamais a experimentará plenamente, mas deveria viver na confiança dela. Uma parte da verdade pode fazer com que a humanidade toda sobreviva por milhares de anos, e a verdade é a vida do Próprio Deus, representando o Próprio caráter, representando a Própria substância, representando tudo que há Nele.

de ‘Você sabe o que a verdade é realmente?’ em “Registros das falas de Cristo”

Não importa a qual estágio você já chegou em sua experiência, você é inseparável da palavra de Deus ou da verdade, o que você entende do caráter de Deus e o que você sabe daquilo que Deus tem e é, tudo isso está expresso nas palavras de Deus; elas estão inextricavelmente ligadas à verdade. O caráter de Deus e aquilo que Ele tem e é são, em si mesmos, a verdade; a verdade é uma manifestação autêntica do caráter de Deus e do que Ele tem e é. Isso torna concreto aquilo que Deus tem e é, e afirma isso expressamente; isso diz a você, mais diretamente, o que Deus gosta, o que Ele não gosta, o que Ele quer que você faça e o que Ele não permite que você faça, quais pessoas Ele despreza e em quais pessoas Ele Se deleita. Por trás das verdades que Deus expressa as pessoas podem ver Seu prazer, raiva, tristeza e felicidade, bem como a Sua essência – essa é a revelação do Seu caráter.

de ‘A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus III’ em “A Palavra manifesta em carne”

Minhas palavras são a verdade, o caminho e a vida.

de ‘Vocês precisam considerar seus feitos’ em “A Palavra manifesta em carne”

A verdade é o mais real dos aforismos da vida e o mais alto de tais aforismos entre toda a humanidade. Porque ela é a exigência que Deus faz ao homem e é a obra realizada pessoalmente por Deus, é chamada de aforismo da vida. Não é um aforismo resumido de alguma coisa, nem uma citação famosa de uma grande pers0nalidade; em vez disso, é a declaração para a humanidade do Mestre dos céus e da terra e de todas as coisas e não algumas palavras resumidas pelo homem, mas a vida inerente de Deus. E assim é chamado o mais alto de todos os aforismos da vida.

de ‘Somente aqueles que conhecem Deus e Sua obra podem satisfazer Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

Tudo o que Deus faz é verdade e vida. A verdade para a humanidade é algo que não pode faltar em sua vida, algo sem o qual as pessoas não podem viver; também se poderia dizer que é a maior de todas as coisas. Embora não se possa vê-la nem tocá-la, a importância dela para você não pode ser ignorada; é a única coisa que pode trazer paz ao seu coração.

de ‘A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus III’ em “A Palavra manifesta em carne”

Essa verdade é o caráter da vida da humanidade normal, isto é, o que era exigido do homem quando Deus o criou, no começo, ou seja, tudo referente à humanidade normal (incluindo o sentido humano, a percepção, a sabedoria e o conhecimento básico de ser homem).

de ‘Somente aqueles que conhecem Deus e Sua obra podem satisfazer Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

Cristo dos últimos dias traz vida e traz o duradouro e perpétuo caminho da verdade. Esta verdade é a senda pela qual o homem ganhará vida e a única senda pela qual o homem há de conhecer Deus e ser aprovado por Deus.

de ‘Só o Cristo dos últimos dias pode dar ao homem o caminho de vida eterna’ em “A Palavra manifesta em carne”

O “resumir a verdade” feito por vocês não é feito para permitir que as pessoas obtenham a vida ou alcancem mudanças em seu caráter a partir da verdade. Em vez disso, é feito para que as pessoas possam dominar alguns conhecimentos e doutrinas de dentro da verdade. Elas parecem entender o propósito por trás da obra de Deus, quando na verdade elas apenas dominam algumas palavras de doutrina. Elas não entendem o significado implícito na verdade, e não é diferente de estudar teologia ou ler a Bíblia. Você compila esses livros ou esses materiais, e assim fica de posse desse aspecto da doutrina ou daquele aspecto do conhecimento. Você é um orador de doutrinas de primeira linha – mas o que acontece quando você termina de falar? As pessoas são, portanto, incapazes de experimentar, não têm entendimento da obra de Deus nem entendimento de si mesmas. No final, todas as coisas que elas terão ganho são fórmulas e regras, e elas podem falar sobre essas coisas, mas nada mais. Se Deus fez algo novo, todas as doutrinas que você sabe poderiam estar à altura do que Deus faz? Por isso, essas suas coisas são apenas regras e você está apenas fazendo as pessoas estudarem teologia: você não está permitindo que elas experimentem a palavra de Deus ou experimentem a verdade. Os livros que as pessoas compilam podem levá-las apenas à teologia e ao conhecimento, a novas fórmulas e a regras e convenções. Eles não podem trazer pessoas diante de Deus ou permitir que as pessoas entendam a verdade ou entendam a vontade de Deus. Ao fazer uma pergunta após a outra sobre essas palavras, depois respondendo, formando um esboço ou um resumo, você acha que aqueles abaixo podem entendê-las facilmente. Além de serem fáceis de lembrar, elas são claras sobre essas questões em um relance, e você acha que é ótimo fazer as coisas dessa maneira. Mas o que elas estão entendendo não é o real significado implícito da verdade; ele está em desacordo com a realidade e consiste apenas de palavras doutrinárias. […] Você faz essas coisas para levar as pessoas a entender e dominar o conhecimento. Você traz outras pessoas para as doutrinas, para a religião e as faz seguir a Deus e acreditar em Deus dentro das doutrinas religiosas. Nesse caso, você não é exatamente igual a Paulo? Vocês acham que dominar o conhecimento da verdade é particularmente importante, assim como aprender de cor muitas passagens das palavras de Deus. Mas como as pessoas entendem a palavra de Deus não é importante de forma alguma. Vocês acham que é extremamente importante que as pessoas memorizem muitas das palavras de Deus, possam falar muitas doutrinas e descobrir muitas fórmulas dentro das palavras de Deus. Portanto, vocês sempre querem sistematizar essas coisas para que todas estejam cantando da mesma partitura e dizendo as mesmas coisas, para que todas falem as mesmas doutrinas, tenham o mesmo conhecimento e mantenham as mesmas regras – esse é o objetivo de vocês. Vocês fazem isso para fazer as pessoas entenderem melhor, quando, pelo contrário, vocês não têm ideia de que, ao fazer isso, estão trazendo pessoas para o meio de regras que estão fora da verdade das palavras de Deus.

de ‘Sem a verdade é fácil ofender a Deus’ em “Registros das falas de Cristo”

Chegar a um entendimento real do sentido real da palavra de Deus não é coisa simples. Não pense que você pode simplesmente interpretar o sentido literal de todas as palavras de Deus e todos dizerem que sua interpretação é boa e lhe fizerem um sinal com os polegares para cima, significando que você entende a palavra de Deus. Isso não é o mesmo que entender a palavra de Deus. Se você tiver obtido alguma luz da palavra de Deus e houver descoberto o sentido real da palavra de Deus, se você puder dizer qual é o significado da palavra de Deus e qual é o efeito definitivo que ela produz, só quando tudo isso estiver claro haverá algum nível de entendimento da palavra de Deus. Assim, entender a palavra de Deus não é assim tão simples. Só porque você pode dar uma bela explicação da letra da palavra de Deus, não significa que você a entende. Não importa como você interpreta a letra da palavra de Deus, ainda se trata da imaginação e do modo de pensar do homem e é inútil. […] Se você interpretar mediante a letra da palavra ou as imaginações da sua própria maneira de pensar, seu entendimento não será verdadeiro mesmo que seja capaz de interpretá-la com suma eloquência. Se você não proceder corretamente, você até tirará o sentido fora do contexto e entenderá mal a palavra de Deus, e isso é ainda mais problemático. Assim, a verdade é obtida principalmente mediante receber esclarecimento do Espírito Santo enquanto você chega a conhecer a palavra de Deus. O mero entendimento ou a mera interpretação da letra de Sua palavra não significa que você obteve a verdade. Se você só precisasse interpretar a letra de Sua palavra, qual seria a razão do esclarecimento do Espírito Santo? Nesse caso, um certo nível de educação daria conta e quem não obteve educação estaria numa situação bem difícil. A obra de Deus não pode ser compreendida pelo cérebro humano. Um entendimento verdadeiro da palavra de Deus depende principalmente do esclarecimento do Espírito Santo; esse é o processo de obtenção da verdade.

de ‘Como conhecer a natureza do homem’ em “Registros das falas de Cristo”

Se vocês leram muito da Palavra de Deus, mas só entendem o significado do texto, e não têm conhecimento em primeira mão da Palavra de Deus através de experiências práticas, vocês não conhecerão a Palavra de Deus. No que diz respeito a você, a Palavra de Deus não é vida, mas apenas letras sem vida. Se você se atém apenas a letras sem vida, então não é capaz de captar a essência da Palavra de Deus, nem de entender a vontade de Deus. Somente quando você experimenta a Sua palavra em experiências reais é que o significado espiritual dela se abre para você. E é somente na experiência que você consegue compreender o significado espiritual de muitas verdades, e somente através da experiência é que você consegue desvendar os mistérios da Palavra de Deus. Se você não a colocar em prática, então não importa quão clara ela é, a única coisa a que você se agarrou são letras vazias e doutrinas, que se tornaram regulamentos religiosos em sua vida. Não é isso o que os fariseus faziam? Se vocês praticam e experienciam a Palavra de Deus, ela se torna prática para vocês; se não buscarem praticá-la, então ela não passa de algo pouco mais que a lenda do terceiro céu. [...] [...] A maioria das pessoas está satisfeita com simplesmente entender o texto da Palavra de Deus e se concentrar em equipar-se com doutrinas sem experimentar sua profundidade na prática; não é esse o caminho dos fariseus? Como a expressão “A Palavra de Deus é vida” pode ser verdadeira para elas, então? Somente quando o homem pratica a Palavra de Deus é que sua vida floresce verdadeiramente; ela não pode crescer somente por ler Sua Palavra. Se a sua crença é que entender a Palavra de Deus é tudo o que é necessário para se ter vida, ter estatura, então sua compreensão está distorcida. A verdadeira compreensão da Palavra de Deus ocorre quando se pratica a verdade e você deve entender que “somente por praticar a verdade ela poderá alguma vez ser entendida”.

de ‘Pratiquem a verdade quando a compreenderem’ em “A Palavra manifesta em carne”

Anterior:Caracterizar o único e verdadeiro Deus como “o Deus trino” é desafiar a Deus e blasfemar contra Ele.

Próximo:Qual será a consequência se alguém crer em Deus confiando no conhecimento teológico da Bíblia?