82. Os princípios de regar os recém-chegados

(1) É necessário primeiro esclarecer, por meio da comunhão, as verdades a respeito das visões, a fim de levar os recém-chegados a conhecer a obra de Deus e ter verdadeira fé Nele, estabelecendo assim um fundamento;

(2) Deve-se tratar os recém-chegados com amor e paciência, deve-se compartilhar a verdade com eles para resolver seus problemas de acordo com as palavras de Deus, mirando suas várias noções e obstáculos;

(3) Primeiro, vocês devem identificar quais recém-chegados têm verdadeira fé em Deus e amam a verdade. Concentrem-se em regar e prover os de bom calibre, em cultivá-los e treiná-los;

(4) É necessário treinar os que têm talento para pregar o evangelho para que aprendam a compartilhar as verdades relativas às visões, compreender os princípios do evangelismo, pregar o evangelho e dar testemunho de Deus.

Palavras de Deus relevantes:

Vocês devem chegar a conhecer as visões da obra de Deus e captar a direção geral da Sua obra. Essa é uma entrada positiva. Tendo dominado com precisão a verdade das visões, sua entrada será segura; não importa como a obra de Deus mude, você permanecerá firme em seu coração, terá clareza das visões e terá um objetivo para a sua entrada e sua busca. Desse modo, todo o conhecimento e experiência em você se aprofundarão e se tornarão mais detalhados. Tendo compreendido o quadro maior em sua inteireza, você não sofrerá perdas na vida nem se desviará. Se não chegar a conhecer esses passos da obra, você há de sofrer perda a cada passo, e levará mais do que uns poucos dias para que você reverta as coisas, nem você será capaz de se firmar na trilha certa nem mesmo em algumas semanas. Isso não causará atrasos? Há muitas coisas no caminho da entrada e da prática positivas que vocês precisam dominar. Quanto às visões da obra de Deus, você precisa compreender os seguintes pontos: o significado da Sua obra de conquista, a senda futura para ser aperfeiçoado, o que deve ser alcançado ao experimentar provações e tribulações, o significado do julgamento e castigo, os princípios detrás da obra do Espírito Santo e os princípios detrás da perfeição e conquista. Tudo isso pertence à verdade das visões. O restante são os três estágios da obra na Era da Lei, na Era da Graça e na Era do Reino, assim como o testemunho futuro. Também são a verdade das visões e o que é mais fundamental, assim como mais crucial.

Extraído de ‘A diferença entre o ministério de Deus encarnado e o dever do homem’ em “A Palavra manifesta em carne”

Vocês sabem com o que vocês necessitam estar equipados neste momento? Um aspecto disso envolve as visões sobre a obra, e o outro aspecto é a sua prática. Você deve captar esses dois aspectos. Se você não tiver visões em sua busca para fazer progresso na vida, então você não terá um fundamento. Se você tem apenas as sendas da prática, sem a menor visão, e não tem nenhuma compreensão da obra do plano de gerenciamento total, então você é um inútil. Você deve entender as verdades que envolvem visões e, quanto às verdades relativas à prática, precisa encontrar as sendas apropriadas da prática depois de as entender; você deve praticar de acordo com as palavras e entrar de acordo com as suas condições. As visões são o fundamento, e se você não prestar atenção a esse fato, não conseguirá acompanhar até o fim; experimentar dessa maneira levará você a se desviar ou então fará com que você caia e falhe. Não haverá maneira de você ter sucesso! Pessoas que não têm grandes visões como seu fundamento só podem falhar; não podem ter sucesso. Você não pode ficar firme! Você sabe o que envolve crer em Deus? Você sabe o que significa seguir a Deus? Sem visões, que senda você seguiria? Na obra de hoje, se você não tiver visões, você não será capaz, de modo algum, de ser completado. […]

Uma vez que as pessoas tiveram visões, elas possuem um fundamento. Quando você praticar com base nesse fundamento, será muito mais fácil entrar. Sendo assim, você não terá dúvidas quando tiver um fundamento para entrar, e será muito fácil para você entrar. Esse aspecto de compreender visões e de conhecer a obra de Deus é crucial; vocês devem ter isso em seu arsenal. Se você não estiver equipado com esse aspecto da verdade e apenas souber como falar sobre as sendas da prática, então você terá um enorme defeito. Eu descobri que muitos de vocês não enfatizam esse aspecto da verdade, e, quando vocês o ouvem, parecem apenas estar ouvindo palavras e doutrinas. Algum dia você sairá perdendo. Há algumas declarações recentes que você não compreende bem e não aceita; nesses casos, você deve buscar pacientemente, e chegará o dia em que você realmente compreenderá. Equipe-se pouco a pouco com mais e mais visões. Mesmo que você compreenda apenas algumas doutrinas espirituais, isso ainda é melhor do que não prestar atenção alguma às visões, e ainda é melhor do que não compreender nada. Isso tudo é útil para a sua entrada e eliminará aquelas suas dúvidas. É melhor do que estar cheio de noções. Será muito melhor para você se você tiver essas visões como fundamento. Você não terá quaisquer dúvidas, e será capaz de entrar corajosa e confiantemente. Por que se importar sempre em seguir a Deus de uma maneira tão confusa e duvidosa? Isso não é o mesmo que enterrar sua cabeça na areia? Como seria bom entrar andando no reino com ar de superioridade! Por que estar tão cheio de dúvidas? Você não está se fazendo atravessar um absoluto inferno? Quando você tiver ganhado uma compreensão da obra de Jeová, da obra de Jesus e deste estágio da obra, então você terá um fundamento.

Extraído de ‘Vocês devem entender a obra — não sigam confusamente!’ em “A Palavra manifesta em carne”

Trechos de sermão e comunhão para referência:

A fim de coordenar com a obra de Deus de salvar a humanidade nos últimos dias, os líderes e colaboradores de todos os níveis da igreja devem fazer um bom trabalho de regar novos crentes para que eles possam estabelecer bons fundamentos no caminho verdadeiro o mais rápido possível e entrar na trilha certa de crer em Deus. Quando novos crentes aceitam a obra de Deus, se eles não estabelecerem bons fundamentos no primeiro ano, ainda será fácil que sejam enganados por Satanás e anticristos e se percam em território perigoso. Nesse caso, o preço alto que pagamos ao pregar o evangelho para eles se perde. Por que as pessoas que já vieram para diante de Deus seriam enganadas e afastadas por Satanás? A culpa não pode ser atribuída à fraqueza dos novos crentes. Essa situação surge, inicialmente, porque os líderes de todos os níveis da igreja não fizeram um bom trabalho de prover e regar. Essa é uma responsabilidade da qual os líderes de todos os níveis da igreja não podem se esquivar. Todas as pessoas que servem a Deus tomaram a decisão de ser leais a Deus, se despender voluntariamente por Deus e fazer a vontade de Deus. Como a vontade de Deus pode ser feita se elas não conseguem nem mesmo manter as pessoas que já entraram na casa de Deus? Isso não é enganar a Deus e fazê-lo de bobo? Se uma pessoa que serve a Deus não consegue cumprir o que Deus lhe confiou e fazer a vontade de Deus, como, então, ela poderia ganhar o elogio de Deus e entrar em Seu reino? O que é, exatamente, fazer a vontade de Deus? O mais fundamental é ajudar todos aqueles que aceitam a obra de Deus a realmente entender a intenção de Deus de salvar a humanidade, a entender todas as verdades expressadas por Deus e a alcançar adoração e obediência verdadeiras a Deus. Isso significa que a vontade de Deus é realizada na terra. Se os líderes e colaboradores de vários níveis da igreja conseguirem se dedicar totalmente à obra de salvação de Deus e guiar Seus escolhidos para comer e beber das Suas palavras e aceitar e se submeter ao Seu julgamento e castigo para entrar na verdade-realidade, esses líderes e colaboradores serão pessoas que fazem a vontade de Deus. Portanto, regar novos crentes para que possam estabelecer rapidamente uma fundação firme no caminho verdadeiro e entrar na trilha certa em sua fé é o trabalho mais fundamental e essencial da casa de Deus. As verdades com as quais os novos crentes devem ser regados incluem: a verdade dos três estágios da obra de Deus; a verdade da encarnação de Deus; a verdade dos nomes de Deus; a verdade das diferenças entre a obra de Deus e o trabalho do homem; a verdade de discernir o Cristo verdadeiro dos cristos falsos; a verdade de conhecer a obra do Espírito Santo e de discernir o trabalho de espíritos malignos; a verdade de trazer as palavras de Deus para a vida real; a verdade de ser uma pessoa honesta etc. Regue essas verdades bem fundo no coração de todos aqueles que acabaram de aceitar a obra de Deus para que possam estabelecer bons fundamentos. Isso pode garantir que eles sejam capazes de permanecer firmes no caminho verdadeiro e de não trair nem negar a Deus, apesar das perturbações de Satanás, o diabo, que possam vir a encontrar. Somente quando se alcança esse resultado eles servem a Deus de acordo com Sua vontade e genuinamente fazem a vontade de Deus.

Extraído de “Arranjos de trabalho”

Há um princípio específico da vida da igreja: tenha um cuidado especial com aqueles que buscam a verdade. Comungue mais com eles, dê-lhes mais sustento e regue-os mais para que possam ser aprovados o mais rápido possível, permitindo-lhes a crescer em sua vida assim que possível. Para aqueles que não buscam a verdade, se ficar óbvio que eles não amam a verdade após um período de rega, então não há necessidade de despender muito esforço por eles. Não é necessário porque você já fez tudo o que era humanamente possível. Ter cumprido a sua responsabilidade já basta. Algumas pessoas podem ter uma opinião diferente e dizer: “As pessoas que não buscam a verdade deveriam receber mais rega e provisão; vocês deveriam pensar em maneiras de fazer com que elas busquem a verdade. Aqueles, por sua vez, que já buscam a verdade não precisam mais de tanta preocupação, pois já sabem como buscar”. Essa visão é correta? Não, não é. Você deve reconhecer que é da natureza das pessoas que não buscam a verdade não amar a verdade. É defensável dizer que 90% daqueles que não amam a verdade estão mortos. Você está determinado a trazer os mortos de volta para a vida? O que o leva a pensar que você tem essa capacidade? Se eu me deparasse com uma pessoa morta, eu me afastaria rapidamente. Se o Espírito Santo não está operando em alguém, nada que outro possa fazer vai adiantar. Seria maravilhoso se você pegasse esse bocadinho de amor que possui e o dedicasse a Deus ou o desse aos irmãos e irmãs que genuinamente buscam a verdade. Algumas pessoas são absurdas e não fazem a menor ideia de quem são ou de quão capazes são; quanto mais morta está uma pessoa, mais os outros querem salvá-la. No fim, gastaram uma eternidade tentando salvar pessoas, mas não salvaram ninguém. Acabam atrasando a própria entrada na vida, e aqueles irmãos e irmãs que realmente estão buscando a verdade continuam sem alguém que os regue, e seu crescimento de vida é freado. Esse não é um caso de atrasar trabalho sério? Você precisa ver em quem concentrar sua obra. Deus aperfeiçoará os que não buscam a verdade? Se o Espírito Santo não faz isso, por que o homem deve continuar fazendo isso cegamente? Você não entende a obra do Espírito Santo, e, ainda assim, é sempre age tão confiante — isso não é estupidez e ignorância humana? Portanto, dê mais assistência aos irmãos e irmãs que verdadeiramente buscam a verdade, pois eles são os objetos da salvação de Deus e Seus escolhidos predeterminados. Se comungarmos com frequência sobre a verdade com essas pessoas com um único coração e mente, e apoiarmos e suprirmos uns aos outros, por fim, todos nós obteremos a salvação. Você está traindo a vontade de Deus se não se juntar a essas pessoas. Em toda igreja existe um punhado de pessoas que estão buscando a verdade; são aqueles em que a obra do Espírito Santo se concentra. São o núcleo da igreja. Como o núcleo de uma igreja vem a existir? Quaisquer que sejam as pessoas em que o Espírito Santo se concentra, são estas que se tornam o núcleo da igreja. Se você puder regar essas pessoas, fazer com que sua estatura amadureça e fazer com que embarquem na trilha certa em sua crença em Deus, o cumprimento do seu dever será adequado e estará alinhado com a vontade de Deus. Se você não se concentrar em regar essas pessoas e as descartar e ignorar, e se concentrar principalmente em salvar as pessoas mortas, sem espírito, que pertencem a Satanás, e as que não foram preordenadas e selecionadas por Deus, os servidores, isso prova que você está cantando uma música diferente da de Deus; você está interrompendo Sua obra, não está cooperando com a obra do Espírito Santo e ainda não alcançou os pontos críticos em seu trabalho.

Extraído de “Sermões e comunhão sobre a entrada na vida”

Anterior: 81. Os princípios de propagar o evangelho e de testemunhar a Deus

Próximo: 83. Os princípios de receber o povo escolhido de Deus

Durante desastres, além de rezar, a coisa mais crítica para nós é encontrar a maneira de sermos protegidos. Junte-se ao nosso grupo de estudo gratuitamente.

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro